• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CLUBE] Noctua

Eu tenho a NF-A14 e atualmente uso uma Scythe Kaze Flex de 140mm/1800RPM.
Eu prefiro a Kaze Flex, principalmente por achar o som dela bem mais agradável que o das NF-A14. A NF-A12x25 é maravilhosa, é quase prazeroso ouvir ela girando, mas a NF-A14 faz um som desagradável, na minha opinião. Pra mim, é uma das piores fans da Noctua. Deve ter sido fantástica quando saiu, e dá um banho nas fans genéricas que temos por aí, mas hoje temos opções melhores, na minha opinião.

Eu pegaria as Kaze Flex de 1800 RPM e configuraria de acordo com uma relação performance x ruído que te agradasse.
Também não descartaria as fans de 200mm de imediato. Até onde sei, a Noctua também dá garantia longa pra eles.
Perfeito, era justamente o que eu precisava ouvir, alguém que usou mesmo as duas e não está apenas comparando tabelas. Vou pegar as de 1800RPM mesmo, pelo menos fica lá a opção caso algum dia precisa de um extra ou decida usar elas em algum outro projeto. Obrigado pela opinião, foi bem importante para a escolha, duvido mesmo que algum dia vá ouvir elas girando dentro de um armário.
 
Eu tenho a NF-A14 e atualmente uso uma Scythe Kaze Flex de 140mm/1800RPM.
Eu prefiro a Kaze Flex, principalmente por achar o som dela bem mais agradável que o das NF-A14. A NF-A12x25 é maravilhosa, é quase prazeroso ouvir ela girando, mas a NF-A14 faz um som desagradável, na minha opinião. Pra mim, é uma das piores fans da Noctua. Deve ter sido fantástica quando saiu, e dá um banho nas fans genéricas que temos por aí, mas hoje temos opções melhores, na minha opinião.

Eu pegaria as Kaze Flex de 1800 RPM e configuraria de acordo com uma relação performance x ruído que te agradasse.
Também não descartaria as fans de 200mm de imediato. Até onde sei, a Noctua também dá garantia longa pra eles.
Essas NF-A14 já devem estar bem defasadas mesmo, já devem estar no mercado a um bom tempo. Não é ato que a Noctua esta prevendo lançar uma nova geração de 140mm.
 
Essas NF-A14 já devem estar bem defasadas mesmo, já devem estar no mercado a um bom tempo. Não é ato que a Noctua esta prevendo lançar uma nova geração de 140mm.

Julgando por este anúncio, elas devem ter pelo menos 10 anos. A notícia é do final de 2012, e são modelos adicionais (a NF-A14 comum já existia no mercado).
 
Eu tenho a NF-A14 e atualmente uso uma Scythe Kaze Flex de 140mm/1800RPM.
Eu prefiro a Kaze Flex, principalmente por achar o som dela bem mais agradável que o das NF-A14. A NF-A12x25 é maravilhosa, é quase prazeroso ouvir ela girando, mas a NF-A14 soa desagradável pra mim.
Interessante kkkkk, quem sabe troco as 2 NF-A14 frontais aqui pelas Kaze Flex 140mm, o que desanima é a revenda das Noctua que é devagar, uso aqui no máximo em 70-75% e até aí acho as A14 silenciosas, em quais rpms você diria que elas meio que se equivalem em termos de ruído?

Imagino que a Kaze fique bem barulhenta no máx, apesar de não dizer muito sobre o som ser mais agradável ou não, e ser desnecessário usar nesses rpms também já que baixando um pouquinho o ruído diminui absurdamente e a performance é equivalente ou quase, outra que tenho interesse em testar são as Arctic P14, mas acho que o CxB não fica tão legal importando, pelo menos quando vejo o povo de fora dizendo que paga menos de $10 cada nos 3-pack/5-pack e no Ali passa de 100 conto cada
 
Interessante kkkkk, quem sabe troco as 2 NF-A14 frontais aqui pelas Kaze Flex 140mm, o que desanima é a revenda das Noctua que é devagar, uso aqui no máximo em 70-75% e até aí acho as A14 silenciosas, em quais rpms você diria que elas meio que se equivalem em termos de ruído?

Imagino que a Kaze fique bem barulhenta no máx, apesar de não dizer muito sobre o som ser mais agradável ou não, e ser desnecessário usar nesses rpms também já que baixando um pouquinho o ruído diminui absurdamente e a performance é equivalente ou quase, outra que tenho interesse em testar são as Arctic P14, mas acho que o CxB não fica tão legal importando, pelo menos quando vejo o povo de fora dizendo que paga menos de $10 cada nos 3-pack/5-pack e no Ali passa de 100 conto cada

Rapaz, não sei dizer mais em qual faixa de RPM elas se equivalem porque faz algum tempo que troquei já, essa epopeia foi em 2020.
Ambas em 100%, a Kaze Flex teoricamente faz mais barulho, mas o barulho dela é muito mais agradável que a da NF-A14 a 100%. A NF-A14 era bem chata mesmo. Pela minha percepção, a performance da Scythe foi idêntica ou superior nas mesmas faixas de ruído.
Arctic P14 eu nunca testei (nem as P12), e honestamente eu ficaria longe por causa dos relatos de zumbido de motor. Um usuário do fórum tem, não lembro quem é, e falou que as dele faziam esse barulho, mas não incomodava ele. No meu caso, eu já me imagino ficando nervoso.

De longe as mais barulhentas que já usei foram as NF-A14 industriais. Fui ligar uma aqui na rig de mineração, e ela sozinha fez mais barulho que 4 placas de vídeo com fan alto. :haha: Não aguentei e desliguei, apesar de ela sozinha abaixar uns 3~4 graus da placa em relação a outra fan.
 
Essas NF-A14 já devem estar bem defasadas mesmo, já devem estar no mercado a um bom tempo. Não é ato que a Noctua esta prevendo lançar uma nova geração de 140mm.
Pelo que eu pesquisei eles tinham previsão de lançar no Q3/2022 uma fan de 140mm com base nas NF-A12, mas pelo histórico deles de prorrogar lançamentos eu não confio que aconteça de verdade, as chromax mesmo já foram uma novela.

Acabei fechando as Kaze Flex de 1200rpm mesmo, as de 1800rpm tinham quantidade limitada em 1 unidade por pedido. As de 1200rpm consegui 2 por pedido, então, além de serem naturalmente mais baratas, foram apenas dois fretes. Provavelmente vão trabalhar perto da rotação mínima sempre e em rotação fixa eu imagino que dure bastante, a saída de inércia é o momento de maior desgaste, vou tentar deixar elas rodando lá devagar e sempre. Alguém tem alguma dica de controlador de fan? Posso até ligar eles no PC do server, que vai estar sempre ligado, mas aí as fans teriam que ser atreladas a temperatura de algum sensor da mobo. Pensei naqueles antigos que iam em baia 3.5" de disquete, mas precisam ficar ligadas no molex e dependem de o computador estar ligado para funcionar ou usar fonte externa e fazer gambiarra. Achei um controlador da Infinity muito bacana com configuração por BT, mas bem salgado e aí deixaria para trazer quando fosse viajar. (https://www.acinfinity.com/hvac-hom...ith-scheduling-cycles-dynamic-speed-data-app/ ou https://www.acinfinity.com/componen...telligent-thermal-fan-controller-single-zone/)

Interessante kkkkk, quem sabe troco as 2 NF-A14 frontais aqui pelas Kaze Flex 140mm, o que desanima é a revenda das Noctua que é devagar, uso aqui no máximo em 70-75% e até aí acho as A14 silenciosas, em quais rpms você diria que elas meio que se equivalem em termos de ruído?

Imagino que a Kaze fique bem barulhenta no máx, apesar de não dizer muito sobre o som ser mais agradável ou não, e ser desnecessário usar nesses rpms também já que baixando um pouquinho o ruído diminui absurdamente e a performance é equivalente ou quase, outra que tenho interesse em testar são as Arctic P14, mas acho que o CxB não fica tão legal importando, pelo menos quando vejo o povo de fora dizendo que paga menos de $10 cada nos 3-pack/5-pack e no Ali passa de 100 conto cada
Sim, pesquisando no Reddit o pessoal sempre indica as P14, gente falando que pagou $6 na unidade com os packs, mas importando fica inviável. Vi um cara comentando justamente entre Kaze Flex e P14, falando que o maior problema das Kaze eram serem mais caras, que tinham melhor construção e eram melhores em baixa rotação, mas que perdiam para a P14 conforme a rotação subisse. Outro ponto contra da P14 é que ela tem um ruído em algumas rotações específicas que dizem ser aleatório, mas que subindo ou baixando a rotação ele some, nada muito preocupante, mas quem não fixar a rotação pode se incomodar com isso.
 
Última edição:
Sim, pesquisando no Reddit o pessoal sempre indica as P14, gente falando que pagou $6 na unidade com os packs, mas importando fica inviável. Vi um cara comentando justamente entre Kaze Flex e P14, falando que o maior problema das Kaze eram serem mais caras, que tinham melhor construção e eram melhores em baixa rotação, mas que perdiam para a P14 conforme a rotação subisse. Outro ponto contra da P14 é que ela tem um ruído em algumas rotações específicas que dizem ser aleatório, mas que subindo ou baixando a rotação ele some, nada muito preocupante, mas quem não fixar a rotação pode se incomodar com isso.
Nesse preço tem nem o que pensar mesmo, uma pena que pra importar fica o triplo do preço, dei uma olhada aqui e por algum motivo as Kaze 140mm 1800rpm tem uma limitação de 1 por pedido tanto na Tera quanto na Kabum, vou deixar passar por enquanto só por achar sacanagem isso :haha:

Aqui uso presets fixos ao invés de curva de fan mas acho que até agora não dei o azar de pegar um fan assim também, vi bastante relato do Phanteks T30 com ruído de motor/whine e tava com receio até chegar, mas achei mega silencioso até 2300~ rpm aqui e não percebi outros ruídos desagradáveis
 
Aqui uso presets fixos ao invés de curva de fan mas [...]

Pra dar um pouco mais contexto:
isso era impossível em algumas placas da ASUS até algum tempo atrás. Se o processador passasse de 75 graus, todas as fans iam a 100%. Depois, saiu um update da BIOS que permite o usuário setar um limite máximo absoluto.
Esse update não tinha saído na época, e como eu estava usando meu 3950X com os limites desbloqueados, era impossível segurar abaixo de 75 em testes como Prime95, mesmo com um AIO com 3 NFA12x25. Então, o barulho da fan a 100% era bem importante pra mim na época.

Hoje as fans da frente ficam com RPM alto porque precisam refrigerar a VGA, a qual está fazendo um trabalho bem mais importante :'))))
 
Pra dar um pouco mais contexto:
isso era impossível em algumas placas da ASUS até algum tempo atrás. Se o processador passasse de 75 graus, todas as fans iam a 100%. Depois, saiu um update da BIOS que permite o usuário setar um limite máximo absoluto.
Aí devia fazer bastante diferença mesmo, pelo que testei aqui pro meu uso deixar os fans do case em 70% ou 100% não vi diferença nas temps e o ruído aumenta bastante, mas ainda assim gosto de pegar fans melhorzinhos se possível e ter essa margem caso precise no futuro e até mesmo pra poder testar e ver se muda algo no meu caso, mas chega um ponto que dá um diminishing return brabo em desempenho x ruído

Eu gosto de ter a opção de deixar 100% passivo em uso leve com as NF-A14 e acumular um pouco menos de poeira, mas pelo menos agora no verão mal usei elas assim, parte porque na B450M Steel não tinha dissipador no M2 e as vezes esquentava bastante sem os frontais aí ainda fica uma pulga atrás da orelha sempre, e um pouco de TOC de querer manter sempre mais baixas as temps mesmo estando bem tranquilo, e o cabo mais longo das Kaze facilitaria também passar tudo por trás e botar os 3 fans no mesmo splitter, vou ver se consigo falar com o suporte e pedir 2 no mesmo frete e trocar só de fogo no cu mesmo :limo:
 
Chegaram bem rápido.
Vale mesmo o investimento?
Em relação a troca/aquisição do mesmo modelo bege/marrom.

Da China pra Brasil em menos de uma mês.
Da WAZ para Brasil…
Foram 10 dias corridos até chegar em casa
Quem tem toc, muita atenção:
- Se você gosta de ligar as fans na ordem que a placa mãe dispõe os conectores, poderá haver necessidade de comprar extensores de 4 pinos, pois o cabo original+extensor é curto, em relação ao que a versão bege/marrom disponibiliza;
- A versão bege/marrom vem com 8 pads (borrachinhas amortecedoras) marrom na fan. A versão chromax.black vem originalmente com “4” pads cinza, e dentro de uma caixinha, mais 4 pads de várias cores, ou seja, a não ser que você compre pads à parte da Noctua, você nunca terá a fan com 8 pads da mesma cor.

Sei lá, acho que essas duas considerações são importantes. Não consegui postar antes porque o dia hoje no serviço durou até à noite.
 
Pessoal, apenas um aviso:

Quem quiser comprar a NF-A12x25 chromax.black naquela loja que comprei, acho interessante fechar compra antes da meia noite, pois a menor cotação do dólar foi de terça-feira (hoje subiu um pouquinho). Ah, o engraçado é que se comprar usando o app do AliExpress no smartphone sai um pouco mais barato. Uma unidade da A12x25 chromax.black está saindo no app por R$261,38, mais frete de R$29,69 (uma unidade). A loja ainda oferece cupom de R$5,53 se você for comprar uma unidade (quanto maior o valor da compra final, tem cupom que dá mais desconto), então, acabará saindo no preço final de R$285,54 (com frete incluso).

EDIT: Quando comprei, da vez passada, as 2 unidades chegaram direitinho e bem embalado aqui 👍

Obs: Quem quiser comprar essa chromax.black tem que levar em consideração a diferença para menos de acessórios em relação à versão normal bege/marrom (não vem com os pinos de borracha, que substituem os parafusos metálicos de fixação // não vem com cabo Y // mesmo vindo um cabo extensor, como o cabo que sai da fan é super curta, se você fixar a fan no topo do gabinete e for usar um conector de fan na parte de baixo da placa mãe, a conexão não irá alcançar).

Bom, é isso! :isquero:

Obs2: o frete que mencionei acima foi calculado do meu endereço, que fica em SP/capital. Não sei se tem diferença em outras regiões.
 
Última edição:
Pessoal, apenas um aviso:

Quem quiser comprar a NF-A12x25 chromax.black naquela loja que comprei, acho interessante fechar compra antes da meia noite, pois a menor cotação do dólar foi de terça-feira (hoje subiu um pouquinho). Ah, o engraçado é que se comprar usando o app do AliExpress no smartphone sai um pouco mais barato. Uma unidade da A12x25 chromax.black está saindo no app por R$261,38, mais frete de R$29,69 (uma unidade). A loja ainda oferece cupom de R$5,53 se você for comprar uma unidade (quanto maior o valor da compra final, tem cupom que dá mais desconto), então, acabará saindo no preço final de R$285,54 (com frete incluso).

EDIT: Quando comprei, da vez passada, as 2 unidades chegaram direitinho e bem embalado aqui 👍

Obs: Quem quiser comprar essa chromax.black tem que levar em consideração a diferença para menos de acessórios em relação à versão normal bege/marrom (não vem com os pinos de borracha, que substituem os parafusos metálicos de fixação // não vem com cabo Y // mesmo vindo um cabo extensor, como o cabo que sai da fan é super curta, se você fixar a fan no topo do gabinete e for usar um conector de fan na parte de baixo da placa mãe, a conexão não irá alcançar).

Bom, é isso! :isquero:

Obs2: o frete que mencionei acima foi calculado do meu endereço, que fica em SP/capital. Não sei se tem diferença em outras regiões.
Se já tiver a NF-A12 bege/marrom melhor ainda, não vai ter que se preocupar muito em relação a acessórios que caso venha a precisar.
 
  • Curtir
Reações: RKC
Se já tiver a NF-A12 bege/marrom melhor ainda, não vai ter que se preocupar muito em relação a acessórios que caso venha a precisar.
Vocês usam aqueles pinos de borracha? Todos os fans que eu tenho vieram com aqueles kits e nunca usei nenhum, não consigo confiar naquilo. Na verdade eu acho que só usei uns dois splitters e um ou dois extensores. Tenho uma pilha de caixas lá com um monte de acessórios que eu nunca nem vou usar, os L. N. A mesmo nunca usei nenhum, sempre configurei a curva dos fans. O que achei legal, por ser um kit diferente, foi o NF-A4x20, que vem com uns conectores Scothlock da 3M muito bacanas.
 
Se já tiver a NF-A12 bege/marrom melhor ainda, não vai ter que se preocupar muito em relação a acessórios que caso venha a precisar.
Sim!

Hahah, eu desisto de postar. Eu faço com intuito de ajudar, mas foram 2 bolas fora que eu já dei aqui.
Na virada de sexta pra sábado o Ali não atualiza o preço dos produtos (acredito que por já ser sábado lá na China). Lá atrás eu havia falado pra comprar na sexta, pois na virada pra sábado poderia aumentar.
Ontem à noite passei mensagem informando que, como a cotação do dólar de terça-feira foi menor que a de ontem, quando desse meia noite o preço poderia subir um pouco, mas caiu mais um pouco pra hoje, ao invés de aumentar.
Desculpem!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vocês usam aqueles pinos de borracha? Todos os fans que eu tenho vieram com aqueles kits e nunca usei nenhum, não consigo confiar naquilo. Na verdade eu acho que só usei uns dois splitters e um ou dois extensores. Tenho uma pilha de caixas lá com um monte de acessórios que eu nunca nem vou usar, os L. N. A mesmo nunca usei nenhum, sempre configurei a curva dos fans. O que achei legal, por ser um kit diferente, foi o NF-A4x20, que vem com uns conectores Scothlock da 3M muito bacanas.
Eu também não uso aqueles pinos, mas extensor e cabo Y costumo usar sim. Agora aquele cabo L.N.A. nunca usei.
 
Acabou de chegar meu kit LGA1700.
NM-i17xx-MP78

Enviado da Alemanha em 12/01/2022.
Entrega levou 22 dias corridos.

Apenas enviei a NF do meu NH-U12A e print da tela da loja que comprei a placa mãe correspondente, não enviei a NF da placa mãe.

Eles não informaram que enviaram, tampouco o código de rastreio, fiquei surpreso com a entrega.

Fica aqui meu relato.

9-ACDFC19-4-F56-4-F12-AAAC-28-A26-E28-EA1-B.jpg



D9-D63-CFE-09-FF-400-A-A8-F3-434-F27-B0-FB64.jpg
 
Última edição:
Acabou de chegar meu kit LGA1700.
NM-i17xx-MP78

Enviado da Alemanha em 12/01/2022.
Entrega levou 22 dias corridos.

Apenas enviei a NF do meu NH-U12A e print da tela da loja que comprei a placa mãe correspondente, não enviei a NF da placa mãe.

Eles não informaram que enviaram, tampouco o código de rastreio, fique surpreso com a entrega.

Fica aqui meu relato.
Eu sou azarado. Entrei em contato com a Noctua em 04/11 no dia 22/11 saiu da Alemanha para o Brasil. Só chegou no brasil no dia 18/01.
correios liberaram no dia 25 e mandaram para Belo Horizonte onde eu moro.
Só que por alguma idiotice dos correios mandaram de BH para o Rio e agora parace que está saindo do Rio e indo para São Paulo.
 
DsQ1raR.jpg

Depois de acostumar com os Noctuas é muito difícil pegar um fan simples sem a impressão de ser algo descartável. Como vão ficar escondidas e só quero que ventilem em baixas rotações sem fazer barulho elas vão servir, mas são definitivamente muitos degraus abaixo
 
Depois de acostumar com os Noctuas é muito difícil pegar um fan simples sem a impressão de ser algo descartável. Como vão ficar escondidas e só quero que ventilem em baixas rotações sem fazer barulho elas vão servir, mas são definitivamente muitos degraus abaixo
Apesar dessa impressão não acho que elas vão ficar devendo pras NF-A14 em desempenho mas dá um feedback quando testar, num review que compara essas 2 e outros fans, a Kaze fica equivalente senão um pouquinho melhor ainda, o ruído provavelmente é diferente mas só pessoalmente pra saber, os relatos em geral são bem positivos, recebi os meus 2 140mm sem RGB mas estou esperando chegar a GPU pra trocar tudo de uma vez, infelizmente não tenho equipamento pra fazer uma comparação legal das NF-A14 vs Kaze 140 mas atualizo aqui quando trocar
 
Apesar dessa impressão não acho que elas vão ficar devendo pras NF-A14 em desempenho mas dá um feedback quando testar, num review que compara essas 2 e outros fans, a Kaze fica equivalente senão um pouquinho melhor ainda, o ruído provavelmente é diferente mas só pessoalmente pra saber, os relatos em geral são bem positivos, recebi os meus 2 140mm sem RGB mas estou esperando chegar a GPU pra trocar tudo de uma vez, infelizmente não tenho equipamento pra fazer uma comparação legal das NF-A14 vs Kaze 140 mas atualizo aqui quando trocar
A Noctua já passa a ideia de Premium na caixa, acho que uma caixa de NF-A12 pesa mais que duas caixas dessas Scythe 140mm. Só que é uma construção Premium em algo que não tem tanta necessidade, tenho confiança de que essas Kaze Flex vão ser perfeitamente competentes, é só a estranheza no contato depois de se acostumar com algo que passa a impressão de qualidade desde o primeiro contato.
Amanhã vou testar elas em uma fonte, meus dois PCs são ITX e vou evitar a fadiga de testar as fans neles, da trabalho demais abrir só para ligar elas.
 
DsQ1raR.jpg

Depois de acostumar com os Noctuas é muito difícil pegar um fan simples sem a impressão de ser algo descartável. Como vão ficar escondidas e só quero que ventilem em baixas rotações sem fazer barulho elas vão servir, mas são definitivamente muitos degraus abaixo

A caixa da scythe rgb 140 é assustadora msm haha

Tenho 2 aqui pra intake quebram o galho sem ser barulhentas
 
Testei rapidamente aqui na fonte que alimenta o DVR da empresa, então foi em 100% de rotação. mesmo a 1200rpm elas impressionam com o quanto movimentam de ar e são silenciosas, não achei que seriam tão boas. Seguem sendo feias, mas na função eu achei elas excelente, grata surpresa mesmo, dentro do rack eu poderia deixar elas funcionando a 1200rpm e duvido que algum dia ouviria elas, só não sei se vou precisar de tanto ar assim sendo movido.
 
Depois de 4 meses finalmente coloquei o adaptador para o LGA1700 no meu NH D15.
Rodando o Cinebench23 três vezes no 12900k com o powerlimit de 241W:

yvkPflF.jpeg


Achei a diferença bem pequena.
Eu sei que ele é quente e foi com powerlimit alto, mas não tem como afinar as voltagens para melhorar essa temperatura? Imagino que isso só aconteça em stress test, talvez nem compense o trabalho de ajustar, em uso civil deve ser tranquilo
 
Sai esse:




Entra esse:




Veremos como fica de performace!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo