[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Em imagem ficou muito bonita, tá parelho com o Dlss.

Porém eu não gostei, como posso dizer joguei e fiquei com a sensação de 60fps falsos, tá lá na tela 60fps, mas o jogo não está a 60fps, não tem suavidade, não sei como explicar...

Achei estranho jogar com FRS 3.0, a demo do Forspoken já está com FSR 3.0.

Sobe AA e qualidade de imagem tá tão bom ou até melhor do que Dlss, porém não tem fluidez, pelo menos no Pc ficou assim e depois mudei para Dlss e jogo ficou fluido.

Testei com 1440p e 4k ambas as situações a experiência não foram fluidas, mas é só o primeiro jogo e foi um avanço absurdo do software da AMD, acredito que eles vão melhorar muito e tbm quero ver a resposta da Nvidia sobre isto, mesmo acreditando que a Nvidia não soltará Dlss 3.0 para as placas 3000 pois iria queimar muito o filme da empresa.

O mercado agitou hoje, AMD literalmente chutou a bunda da Nvidia mostrando que dá para fazer o Frame Generator em qualquer VGA.

No fim é mais uma bengala como opção para tentar ganhar uns FPS, porém se jogar a 60hz e tiver opção de não usar ou usar só usar o Dlss 2.0, eu seguiria por este caminho, este recurso será muito bom para galera das VGA low end, vgas que só fazem 20fps ou até menos 15fps, tenho certeza que dobrará os FPS e o resultado será melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voltei no Forspoken para mais uma bateria de testes, este problema que relatei acima só ocorre no modo Native AA, detalhe quando ativo este modo a latência cai para 0.5ms, não faz sentindo uma latência baixa desta, nunca vi uma latência baixa assim em jogos, com DLSS a latência fica em 14ms, FSR 3.0 Qualidade fica com latência em 16ms, desativei o modo latência baixa da Nvidia e continuou o problema.

Porém tecnologia muito boa, mesmo para nós donos de Nvidia o modo Native AA bugando, ter os demais modos funcionamento perfeitamente é sensacional.

FIz uns testes aqui na 3080 tbm, parece que o segredo é travar o fps um pouco abaixo do que o FG consegue gerar

por exemplo, FSR native aqui tava dando uns 95 fps, frametime bem zoado, dai travei pra 90fps no painel de controle da NVIDIA e ficou melhor.
Porém achei de boa jogar em 1440p FSR Quality + FG com fps travado em 120. O cosumo da GPU fica diminui
 
FIz uns testes aqui na 3080 tbm, parece que o segredo é travar o fps um pouco abaixo do que o FG consegue gerar

por exemplo, FSR native aqui tava dando uns 95 fps, frametime bem zoado, dai travei pra 90fps no painel de controle da NVIDIA e ficou melhor.
Porém achei de boa jogar em 1440p FSR Quality + FG com fps travado em 120. O cosumo da GPU fica diminui
Vi vídeos de AMD rodando FSR 3.0 com FG e não tinha problema da latência bugada, achei que poderia ser por conta do Nvidia Reflex e mesmo com ele desativado não mudou nada.

AMD já fez muito em entregar uma tecnologia compatível com o concorrência, espero que a Nvidia faça o mínimo e lance drivers para melhorar a compatibilidade com FSR 3.0 com placas Nvidia.

Porém até hoje a Nvidia parece meio que não ligar para coisas como o ResBar, talvez ela não fará nada e a comunidade resolva isto igual no caso do ResBar que tem as opções no Nvidia Inspetor.
 
Rpz absurdo esse FSR3 em, meu fps no forspoken tudo no max, 3440x1440p, foi de 57 pra 120 cravado pelo limite do jogo.
Deu até uma animada de ficar com a 3080ti mais um tempo, pois já estava quase indo numa 4090 e 4080, mas animei de pular essa gen e partir pra próxima agora.
 
Rpz absurdo esse FSR3 em, meu fps no forspoken tudo no max, 3440x1440p, foi de 57 pra 120 cravado pelo limite do jogo.
Deu até uma animada de ficar com a 3080ti mais um tempo, pois já estava quase indo numa 4090 e 4080, mas animei de pular essa gen e partir pra próxima agora.
Tomara que inclua mais jogos em breve. :notbad:
 
Testei aqui de curiosidade no Forspoken Demo, porque eu tenho acesso aos dois recursos (tenho o Frame Generation da NVIDIA e agora o FSR3 da AMD). Primeiramente, o gerador de quadros da AMD é bom. Os artefatos que eu notei são do FSR, e não do gerador. O de sempre: cabelos e gramas meio "picotados", não tem a mesma definição do DLSS. Ainda ativei o DLSS lado a lado, e realmente, é mais nítido (na mesma escala de nitidez).

Contudo, uma vantagem que percebi no FG da NVIDIA: quando o jogo base, sem o gerador de quadros, está rodando a menos de 60 FPS, a solução da NVIDIA passa uma sensação de fluidez melhor. Mesmo que a empresa só recomende ligar o DLSS3 em jogos que rodem acima de 60 FPS sem IA, aqui consigo jogar de boa Starfield no talo, que em umas áreas pega 45 FPS, e com o FG fica entre 65 e 75 FPS. Muito melhor a experiência, sem nenhum artefato. Joguei horas com o MOD do DLSS3 e foi extremamente superior do que quando joguei sem nada.

No caso do FSR3, se o jogo base rodar abaixo dos 60 FPS, não gostei da fluidez. Deixei Forspoken bem pesadão, rodando acima de QuadHD e com tudo no talo, inclusive Ray Tracing. O jogo sem o Gerador de Quadros da AMD ficou entre 45 ~ 50 FPS (e caia mais em algumas batalhas). Ativei o gerador de quadros e ficou entre 75 ~ 85 FPS... mas não achei bom. A fluidez estava simplesmente ruim (coisa que não acontece com a solução da NVIDIA).

Porém, se o jogo estiver rodando entre 60 e 75 FPS sem o auxílio do FSR3, e você ativa o gerador de quadros, aí dá um pulo para 125 ~ 145 FPS, e realmente, fica bem melhor nas cenas de ação. Como falei, a imagem ainda é inferior ao DLSS 3.5 (atualizado pelo DLSS Swapper), mas flui bem melhor. Cenas que com o DLSS caia para 50 ~ 55 FPS, fica entre 90 ~ 100 FPS e macio.

Resumindo: visualmente falando, ainda testei no mesmo jogo a diferença do FSR3 e DLSS esteticamente, e ainda achei a solução da NVIDIA com uma aparência melhor, principalmente em detalhes finos, como fios de cabelo e grama. Porém, para o pessoal da RTX 30XX e da AMD, caiu do céu esse gerador de quadros da AMD, porque tira bastante o peso do CPU, e em cenas pesadas, DESDE QUE O JOGO CONSIGA RODAR ENTRE 50 ~ 60 FPS NO MÍNIMO, dá um salto de fluidez muito bom.

Recomendo que todos daqui testem e tirem as conclusões. Como eu tenho acesso aos dois recursos, consegui comparar melhor (não no Forsporken, porque ele suporta só a solução da AMD e o DLSS básico sem FG). Se eu tivesse ainda uma RTX 30XX, estaria bem feliz agora. E, mesmo não tendo, fico feliz que em games que não receberão mods para o FG, como Starfield e o Baldur's Gate 3, e são patrocinados pela AMD (logo, não suportam o DLSS com a mesma boa vontade, como Starfield), teremos essa solução do FSR, que com certeza é bem melhor do que não ter nada.

Um possível MOD que reúna o DLSS + Gerador de Quadros da AMD seria a perfeição, e imagino que seja totalmente viável.
 
Última edição:
Testei aqui de curiosidade no Forspoken Demo, porque eu tenho acesso aos dois recursos (tenho o Frame Generation da NVIDIA e agora o FSR3 da AMD). Primeiramente, o gerador de quadros da AMD é bom. Os artefatos que eu notei são do FSR, e não do gerador. O de sempre: cabelos e gramas meio "picotados", não tem a mesma definição do DLSS. Ainda ativei o DLSS lado a lado, e realmente, é mais nítido (na mesma escala de nitidez).

Contudo, uma vantagem que percebi no FG da NVIDIA: quando o jogo base, sem o gerador de quadros, está rodando a menos de 60 FPS, a solução da NVIDIA passa uma sensação de fluidez melhor. Mesmo que a empresa só recomende ligar o DLSS3 em jogos que rodem acima de 60 FPS sem IA, aqui consigo jogar de boa Starfield no talo, que em umas áreas pega 45 FPS, e com o FG fica entre 65 e 75 FPS. Muito melhor a experiência, sem nenhum artefato. Joguei horas com o MOD do DLSS3 e foi extremamente superior do que quando joguei sem nada.

No caso do FSR3, se o jogo base rodar abaixo dos 60 FPS, não gostei da fluidez. Deixei Forspoken bem pesadão, rodando acima de QuadHD e com tudo no talo, inclusive Ray Tracing. O jogo sem o Gerador de Quadros da AMD ficou entre 45 ~ 50 FPS (e caia mais em algumas batalhas). Ativei o gerador de quadros e ficou entre 75 ~ 85 FPS... mas não achei bom. A fluidez estava simplesmente ruim (coisa que não acontece com a solução da NVIDIA).

Porém, se o jogo estiver rodando entre 60 e 75 FPS sem o auxílio do FSR3, e você ativa o gerador de quadros, aí dá um pulo para 125 ~ 145 FPS, e realmente, fica bem melhor nas cenas de ação. Como falei, a imagem ainda é inferior ao DLSS 3.5 (atualizado pelo DLSS Swapper), mas flui bem melhor. Cenas que com o DLSS caia para 50 ~ 55 FPS, fica entre 90 ~ 100 FPS e macio.

Resumindo: visualmente falando, ainda testei no mesmo jogo a diferença do FSR3 e DLSS esteticamente, e ainda achei a solução da NVIDIA com uma aparência melhor, principalmente em detalhes finos, como fios de cabelo e grama. Porém, para o pessoal da RTX 30XX e da AMD, caiu do céu esse gerador de quadros da AMD, porque tira bastante o peso do CPU, e em cenas pesadas, DESDE QUE O JOGO CONSIGA RODAR ENTRE 50 ~ 60 FPS NO MÍNIMO, dá um salto de fluidez muito bom.

Recomendo que todos daqui testem e tirem as conclusões. Como eu tenho acesso aos dois recursos, consegui comparar melhor (não no Forsporken, porque ele suporta só a solução da AMD e o DLSS básico sem FG). Se eu tivesse ainda uma RTX 30XX, estaria bem feliz agora. E, mesmo não tendo, fico feliz que em games que não receberão mods para o FG, como Starfield e o Baldur's Gate 3, e são patrocinados pela AMD (logo, não suportam o DLSS com a mesma boa vontade, como Starfield), teremos essa solução do FSR, que com certeza é bem melhor do que não ter nada.

Um possível MOD que reúna o DLSS + Gerador de Quadros da AMD seria a perfeição, e imagino que seja totalmente viável.
AMD, sendo AMD.

Solta algo nem que seja bruto e vai lapidando com as reclamações dos usuários, é assim com os drivers e jogos otimizados... Porque seria diferente com o FSR.

Pelo o que descreveu, a média de FPS parece melhorar com FSR3, mas a variação de FPS é mais que com o DLSS. Talvez os 1% lows sejam lá em baixo mesmo e depois salta para o dobro da média... Só supunhetando. Seria legal acompanhar o frame time nos dois casos, provavelmente algum canal grande irá analisar isso. No canal do Adrenaline já comentou que ele se desabilita em mudanças de quadros muito grandes.
 
Por quanto a galera tem vendido 3060 Ti usada?

To com vontade de dar um upgrade pra uma 4070, será que vale?
 
Testei o Forkspoken aqui e fiquei surpreso positivamente com o funcionamento do FSR3+FG, sim, tem alguns problemas ja conhecidos, mas fica até dificil avaliar ja que o jogo por si só tem efeitos que parecem artefatos.

Mas vejo gente (non AMD) reclamar e não entendo, a AMD está possibilitando que usuarios de placas concorrentes utilizem a solução, quando a propria fabricante (no caso Nvidia) simplesmente boicotou toda sua base de clientes anteriores as RTX 40XX. Minha critica é realmente na demora para terem lançado o recurso. Mas fico feliz de saber que terei possibilidade de dar um folego na minha RTX 3080 em alguns jogos graças a AMD.

Pessoal que tem placa da AMD ainda vai poder forçar via driver para outros jogos, entendo que vai precisar ainda mais de ajustes nesse aspecto, mas pelo menos não estão sendo boicotados como a galera da série 30 pra baixo foram pela Nvidia.
 
Testei o Forkspoken aqui e fiquei surpreso positivamente com o funcionamento do FSR3+FG, sim, tem alguns problemas ja conhecidos, mas fica até dificil avaliar ja que o jogo por si só tem efeitos que parecem artefatos.

Mas vejo gente (non AMD) reclamar e não entendo, a AMD está possibilitando que usuarios de placas concorrentes utilizem a solução, quando a propria fabricante (no caso Nvidia) simplesmente boicotou toda sua base de clientes anteriores as RTX 40XX. Minha critica é realmente na demora para terem lançado o recurso. Mas fico feliz de saber que terei possibilidade de dar um folego na minha RTX 3080 em alguns jogos graças a AMD.

Pessoal que tem placa da AMD ainda vai poder forçar via driver para outros jogos, entendo que vai precisar ainda mais de ajustes nesse aspecto, mas pelo menos não estão sendo boicotados como a galera da série 30 pra baixo foram pela Nvidia.
Apesar dos problemas, todo mundo ganha. Tbm não entendo as críticas que só denigrem a ferramenta. O DLSS é superior, mas tbm começou com problemas. Com o tempo a AMD melhora, o importante é que lançaram beneficiando muitas placas
 
Pessoal boa tarde,

o hotspot da minha 3070ti tem me incomodado um pouco, ficando acima dos 100º C, a temperatura na media dos 78º C sem mexer em nada na curva de fans.

ICJakRF.png


Indicam algo que eu possa fazer?

Obrigado
 
Última edição:
Pessoal boa tarde,

o hotspot da minha 3070ti tem me incomodado um pouco, ficando acima dos 100º C, a temperatura na media dos 78º C sem mexer em nada na curva de fans.

ICJakRF.png


Indicam algo que eu possa fazer?

Obrigado

Trocar a pasta térmica obviamente.
 
Trocar a pasta térmica obviamente.

Desculpe a falta de detalhes, já foi trocada, estou usando uma da Noctua.

Os thermalpads estavam todos bons também.
 
Desculpe a falta de detalhes, já foi trocada, estou usando uma da Noctua.

Os thermalpads estavam todos bons também.
nao tive boa experiencia com noctua h2 depois que coloquei cooler master mastergel melhorou bem, para cpu a noctua atende bem.

 
nao tive boa experiencia com noctua h2 depois que coloquei cooler master mastergel melhorou bem, para cpu a noctua atende bem.

Tenho uma ZF-12 famosinha do Aliexpress aqui, vou testa-la então.

Nem cogitei antes por pensar que a Noctua fosse melhor.
 
@kamikaze999 obrigado pelo relato, como eu disse, nunca ia esperar que o problema fosse a pasta térmica da Noctua, eu havia aplicado ela a uns 2 ou 3 meses apenas, ao abrir a placa encontrei isso:

S29QO0b.jpeg


É como se a pasta tivesse evaporado, ou escorrido por falta de pressão, o que não foi o caso.

Usei a ZF-12 chinese democracy que tenho aqui e o hot spot não passou dos 93C, temperatura e pincipalmente o nível de rotação dos fans baixaram bem.
 
@kamikaze999 obrigado pelo relato, como eu disse, nunca ia esperar que o problema fosse a pasta térmica da Noctua, eu havia aplicado ela a uns 2 ou 3 meses apenas, ao abrir a placa encontrei isso:

S29QO0b.jpeg


É como se a pasta tivesse evaporado, ou escorrido por falta de pressão, o que não foi o caso.

Usei a ZF-12 chinese democracy que tenho aqui e o hot spot não passou dos 93C, temperatura e pincipalmente o nível de rotação dos fans baixaram bem.
estranho mesmo essa noctua, assim que passa parece que fica de boa, porem depois de 1 mes eu notava a temp subir sem explicacao. Investi em um pote de 40gramas de master gel. Ja deu 3 meses e esta consistente ainda.
ainda bem que resolveu ai...
 
estranho mesmo essa noctua, assim que passa parece que fica de boa, porem depois de 1 mes eu notava a temp subir sem explicacao. Investi em um pote de 40gramas de master gel. Ja deu 3 meses e esta consistente ainda.
ainda bem que resolveu ai...

Já vi isso acontecer com a placa que usaram a pasta de baixa qualidade.

Depois vou procurar uma mais confiável para a próxima limpeza.
 

NVIDIA GeForce Game Ready 537.58​


desktop

Laptop

Destaques​


  • Call of Duty: Modern Warfare III Open Beta
  • Forza Motorsport
  • Lords of the Fallen.


qwb4zEp.jpg


QxQFlsx.jpg


cioKFb2.jpg


Jogo pronto para Call of Duty: Modern Warfare III

Este novo driver Game Ready oferece a melhor experiência de jogo para os jogos mais recentes com suporte à tecnologia DLSS. Isso inclui o lançamento do Open Beta de Call of Duty: Modern Warfare III, Forza Motorsport e Lords of the Fallen.

Problemas corrigidos​

Bugs de jogo corrigidos

  • Adicionar perfil de aplicativo Microsoft Store/Xbox Game Pass para Lies of P [4290286]
Erros gerais corrigidos

  • [GeForce RTX 4060] Utilitários de monitoramento de GPU relatando uso incorreto de energia ociosa [4186490]
  • O aumento da latência DPC pode ser observado quando a GPU está conectada via HDMI 2.1 FRL a 10bpc/12bpc [4253581]

Problemas conhecidos​

  • [Halo Infinite] Queda significativa de desempenho é observada em GPUs baseadas em Maxwell. [4052711]
  • Alguns monitores podem exibir oscilações aleatórias na tela preta quando estão no modo Display Stream Compression ao usar drivers R530 [4034096]

conteúdo do pacote​

  • Driver de áudio HD – 1.3.40.14
  • Software de sistema NVIDIA PhysX — 9.21.0713
  • Experiência GeForce – 3.27.0.112
  • CUDA-12.2
  • Painel de controle NVIDIA DCH — 8.1.964.0
 
Quanto será que vale uma rtx 2070 usadinha, sem ser a Super?
 
Galera, dúvida cruel e bem específica.

3060ti gddr6x R$ 2,099 vs 4060ti R$ 2,499

Somente para CS2, visando competitivo em baixas resoluções 4:3, sem dlss e afins.

Qual recomendariam? Em alguns testes a 3060ti se sai melhor, mas só vi em full HD pra cima, não sei até que ponto o bus interface de 256 bits pode influenciar no desempenho bruto da placa nesse uso específico.

A eficiência energética da 4060ti é absurda, mas nesse momento não importa tanto.

Esses 400 reais a mais justificaria a ida na 4060ti por ser mais nova e consumir menos? Meu medo é que a Nvidia comece a capar as 30xx pra justificar essas 40xx, apesar da 3060ti gddr6x ser um lançamento de outubro de 2022… Como eu disse, dúvida cruel hehehe valeu!
 
Acho engraçado quando vejo uma pessoa dizer que quer investir numa placa de vídeo pra rodar CS em resoluções baixas e tudo no mínimo... é pra pegar 900fps e sentir que tá mais fluído por conta disso? Pq qualquer 1660 Super vai rodar CS acima de 200 fps nessas condições, mesmo sendo o CS2. Depende mais de CPU do que de VGA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo