ahhhh sim mas nessa época aí realmente as placas não morriam, eu mesmo tive voodoo 3 3000 e voodoo 5 5500 e vendi anos e anos depois funcionando bem e sei que até onde eu perdi contato com quem as comprou ainda funcionavam perfeitamente
bem ou mal as placas de vídeo começaram a ter vida útil menor quando começaram aí a precisar de projetos com conectores extras de energia, não sei quantos mosfets, phases, pcb com tantas lanes, foram virando projetos bem mais robustos e aí obviamente a confiabilidade tb cai, tanto que até um tempo atrás eu tinha lido que essas plaquinhas aí super low ends sem conector extra, que mal precisam de refrigeração ativa e etc são as que menos tem taxas de reenvio pra rma
esses dias mesmo um amigo meu tava falando que a gt210 reserva dele lá funciona de boa há quase uma década, e eu falei claro po, se vc tirar a gpu do pcb e colar em uma caixa de papelão ela vai funcionar, agora essas placas aí que precisam de 30 mosfets que se der problema em 1 a gpu já não aguenta ligar é outra história