Galera, vendo o benefício que este Fórum e Tópico já me ofereceram, gostaria de deixar registrado um fato ocorrido comigo na esperança de também orientar outros que estão na busca de sua RTX 3000.
Em janeiro comprei na KaBuM! uma EVGA GeForce RTX 3070 Ti XC3 Ultra Gaming (vendida e entregue pela KaBuM!) por exatos 7k pagos via PIX. A empresa responsável pelo transporte - Sequoia - não entregou-me o produto alegando "avaria" no transporte. Ao entrar em contato com a KaBuM!, esta informou-me que não havia mais o produto da EVGA em estoque e que eu deveria ou solicitar estorno, ou solicitar troca por produto semelhante.
Num primeiro momento pensei em estorno e nunca mais comprar nada na KaBuM! Mas, passada a raiva, e considerando que 7k era, na ocasião, um "bom" valor para uma 3070 Ti (hoje tem até mais barato), aceitei ver as opções de troca. Mas aí começou minha dor de cabeça.
Primeiramente ofereceram-me uma Zotac RTX 3070 Ti TRINITY. Sei que Zotac é boa placa, mas não preciso comentar aqui sobre RMA dela, né?... Não! Comprei uma boa EVGA, com 3 anos de garantia (mesmo que fora do Brasil, mas que funciona), e gostaria de algo no mínimo semelhante. Só que, fora a Zotac, as únicas opções de 3070 Ti eram uma Galax basicona de 2 fans e a Asus ROG STRIX, pois os outros modelos eram de lojas parceiras e, segundo eles, não faziam parte do estoque da KaBuM! para troca... Claro que solicitei, então, a Strix.
Mas parece que eles ignoraram totalmente minha contraproposta e começaram a querer me empurrar várias ofertas de AMD RX 6700. Tá, sem entrar na discussão de quem é melhor, eu queria uma Nvidia RTX 3070 Ti! Continuei insistindo na STRIX, até que, após 20 dias corridos da "avaria" da minha placa, eles aceitam enviar-me a STRIX, mas que o produto
E eis a minha tentativa de contribuição aos colegas:
Na página de Políticas do Site e Marketplace KaBuM! (
https://www.kabum.com.br/politicas) não há menção alguma de cobrança de valores excedentes para o caso de produto que sofreu avaria. Lá lê-se apenas as opções de: (i) consertar o vício; (ii) enviar um novo produto igual ou superior ao Cliente; ou (iii) estornar o valor pago. Estando fora de estoque o produto que comprei, entendo que a obrigação da loja seria enviar-me "produto igual ou superior", sem acréscimo de valores. Claro que não aceitei a cobrança (até porque não tinha mais dinheiro)!
Tentei
Reclame AQUI e no Consumidor.gov.br. Mas, vendo a demora e até a recusa da loja em cumprir com suas próprias regras, decidi pedir estorno, o qual recebi em poucos dias.
Já comprei muita coisa na KaBuM!, mas parece que depois da "Kagalu", a coisa piorou, e muito.
Como disse acima o colega
@Andromeda's Ryder, estão pouco se lixando pra gente.
Ainda vou ver se pego uma RTX 3070 por aí, já que estão aparecendo uns preços melhores. Mas fiquei com medo dessas "baratinhas" da GKInfostore/FGTEC...
Vlw. E boa sorte a quem, como eu, ainda quer comprar uma série 30 nova.