[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
@neo666
@azeitonaPOWER

Bom dia pessoal, tudo bem ? Descobri o que fazia beepar o pc no boot, era o parafuso que ia nesse local e estava encostando na parte traseira de metal da gpu:

20221027190123.jpg


Tirei o parafuso e resolveu, graças a DEUS! Muito obrigado por toda a ajuda.
Fico feliz meu amigo. Salvou um componente caro 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
 
galera, saquei uma 3060 12gb da GALAX
To precisando trocar o 1600 af agora, tá gargalando que só!
Devo ir de 5700x ou 5600x já supre?

Tenho 8GBx2, monitor 165hz, 500w e uma b350 ds3h v2

valeu!
 
Boa tarde povo, seguinte, estou pesquisando de comprar uma RTX 3080 12gb, gostaria de saber qual o menor preço que vocês já viram (em lojas brasileiras com garantia e tals, nada contra aliexpress mas eu prefiro evitar dor de cabeça) e também o quanto vocês acham que ela deve chegar nos próximos meses, pessoalmente a mais barata que ja achei foi uma da Gainward por 5400 nova, e usadas já vi por pouco menos de 5000, ja vi tbm 3080ti com poucos meses de uso por 5700, o que achei bem interessante, o que vocês acham? Especialmente na Black Fraude
 
Boa tarde povo, seguinte, estou pesquisando de comprar uma RTX 3080 12gb, gostaria de saber qual o menor preço que vocês já viram (em lojas brasileiras com garantia e tals, nada contra aliexpress mas eu prefiro evitar dor de cabeça) e também o quanto vocês acham que ela deve chegar nos próximos meses, pessoalmente a mais barata que ja achei foi uma da Gainward por 5400 nova, e usadas já vi por pouco menos de 5000, ja vi tbm 3080ti com poucos meses de uso por 5700, o que achei bem interessante, o que vocês acham? Especialmente na Black Fraude
Há uns 2 meses no máximo eu estava vendo por 5.499 a galax SG em lojas como kabum, pichau e trerabyte. Agora deu uma aumentada, mas acredito que vá voltar para esse preço na black fraude rs.
 
galera, saquei uma 3060 12gb da GALAX
To precisando trocar o 1600 af agora, tá gargalando que só!
Devo ir de 5700x ou 5600x já supre?

Tenho 8GBx2, monitor 165hz, 500w e uma b350 ds3h v2

valeu!
5700x com certeza, independente do uso.
 
Senhores boa tarde,
Qual melhor preço que voces ja viram no Brasil de 3090 e 3090ti?
Acham melhor esperar ate ano que vem para ver se abaixa mais por causa das 4080?
Talvez eu consiga comprar e trazer em 02/2023 dos EUA! hoja no site da nvidia USA tem 3090ti Founders Edition por US$1099!!
O que voces sugerem?
Gabriel
 

Terceiro design DUAL para a série RTX 3060​

A ASUS lança um novo modelo baseado no mais recente RTX 3060 Ti SKU.

A Dual OC é uma placa de dois slots e duas ventoinhas baseada na RTX 3060 Ti atualizada com memória GDDR6X. É um design totalmente novo, um terceiro na geração da série RTX 3060.


RVPSGDJ.jpg




06ldGmk.jpg



O formato compacto não impediu a ASUS de adicionar frequência extra a qualquer um dos dois modelos lançados esta semana. A empresa possui um modelo OC com velocidade de clock de até 1680 MHz pronta para uso e até 1710 MHz com overclock de software. A ASUS garante que a variante não-OC suportará até 1665 e 1695 MHz, respectivamente.

DUAL-RTX3060TI-8GD6X

  • Modo OC: 1695 MHz (Relógio Boost)
  • Modo padrão: 1665 MHz (relógio de reforço)
DUAL-RTX3060TI-O8GD6X

  • Modo OC: 1710 MHz (relógio de reforço)
  • Modo padrão: 1680 MHz (relógio de reforço)
Este não é o clock mais alto de todas as placas RTX 3060 Ti. A ASUS oferece até 1785 MHz com suas séries TUF e KO, mas apenas a primeira foi reintroduzida com a memória GDDR6X.

A RTX 3060 Ti possui GPU GA104 com 4864 núcleos CUDA. Este modelo está equipado com memória GDDR6X de 19 Gbps mais rápida em comparação com o SKU GDDR6 de 14 Gbps lançado no final de 2020.

Em termos de tamanho, fica entre o design Mini e o antigo Dual. Incluímos uma comparação de todas as três cartas abaixo.

  • Mini duplo — 200 × 123 × 38 mm
  • Duplo (Novo) — 230 × 120 × 42 mm
  • Duplo (Antigo) — 269 × 136 × 52 mm


6qcOZSP.jpg




aEKNmc2.jpg




2D2wbYB.jpg



Deve-se mencionar também que o novo design DUAL possui quatro conectores de exibição (3x DP + 1 x HDMI), portanto, a mesma configuração do Mini. O DUAL original tinha uma porta HDMI adicional, então 5 no total.



7XmVKIa.jpg




Uvey1WB.jpg




CIHXjMw.png



Ao que parece, nem os modelos DUAL OC nem os modelos não OC estão em estoque em qualquer varejista. No entanto, esses cartões só foram lançados ontem, então provavelmente levará alguns dias.
 
Uma fonte Nidus 500W leva uma 3070 com undervolt + Ryzen 5600 de boas? Temporariamente, até conseguir uma fonte e monitores melhores. Monitor FULL HD 60FPS, então posso limitar a GPU também pra diminuir ainda mais o consumo. Ou melhor ir de 3060 ti?
3070 no Ali por R$1668 e 3060Ti por R$1380. Usadas, mas bem tentador...
A VGA ai ficar por muitos anos no PC, inclusive com futura troca de monitor.
 
Uma fonte Nidus 500W leva uma 3070 com undervolt + Ryzen 5600 de boas? Temporariamente, até conseguir uma fonte e monitores melhores. Monitor FULL HD 60FPS, então posso limitar a GPU também pra diminuir ainda mais o consumo. Ou melhor ir de 3060 ti?
3070 no Ali por R$1668 e 3060Ti por R$1380. Usadas, mas bem tentador...
A VGA ai ficar por muitos anos no PC, inclusive com futura troca de monitor.
Sim, em 1080p/60 vai sobrar muita GPU ainda e tem margem pra usar o DLDSR e subir pra 2880x1620 pra melhorar os gráficos, usei em 1620p/60 por um tempo e muitos jogos sobrava performance ainda, agora to usando 4k (e sem travar nos 60fps) e com undervolt fica nos 175w~, e em outro perfil mais agressivo pra jogos mais leves nos 120w~, e a diferença de consumo da 3060ti pra 3070 é quase nada
 
Sim, em 1080p/60 vai sobrar muita GPU ainda e tem margem pra usar o DLDSR e subir pra 2880x1620 pra melhorar os gráficos, usei em 1620p/60 por um tempo e muitos jogos sobrava performance ainda, agora to usando 4k (e sem travar nos 60fps) e com undervolt fica nos 175w~, e em outro perfil mais agressivo pra jogos mais leves nos 120w~, e a diferença de consumo da 3060ti pra 3070 é quase nada

Me passa por favor os valores desse undervolting, tentar reproduzir na placa de um colega.
 
Me passa por favor os valores desse undervolting, tentar reproduzir na placa de um colega.
1755mhz/750mv e 1905mhz/906mv ambos com +1000 nas memórias, no geral recomendo usar de base algo assim pra começar a testar (1700mhz/700mv, 1800mhz/800mv, etc), mas vai depender de jogo e resolução também, eu jogo pouquíssimo e recentemente baixei o Star Wars Jedi Fallen Order e AC Valhalla então em 4k só testei nesses 2 jogos até o momento, em 1750mhz~ estava com média de 135w no Star Wars e 120w no AC nas partes que joguei, se botar Cyberpunk e/ou jogos com RT vai dar outro resultado (talvez nem 100% estável em alguns) e por aí vai

O ideal acho que seria testar em algum jogo pesado com RT e otimizar cada ponto da curva, mas apenas travando assim pra mim já supre muito bem e não ligo se tô perdendo 1-2% de performance ou consumindo um pouquinho a mais também já que comparado com stock ou só jogar o powerlimit no máx e botar um +100 no core clock já melhora muito, 1900/900 aqui fica bem próximo de stock mas reduzindo 50-60w, lembrando também que isso é em 4k e os clocks ficam mais baixos, em 1080p e 1620p eu conseguia jogar lá pra 2000-2100mhz dependendo do jogo
 
1755mhz/750mv e 1905mhz/906mv ambos com +1000 nas memórias, no geral recomendo usar de base algo assim pra começar a testar (1700mhz/700mv, 1800mhz/800mv, etc), mas vai depender de jogo e resolução também, eu jogo pouquíssimo e recentemente baixei o Star Wars Jedi Fallen Order e AC Valhalla então em 4k só testei nesses 2 jogos até o momento, em 1750mhz~ estava com média de 135w no Star Wars e 120w no AC nas partes que joguei, se botar Cyberpunk e/ou jogos com RT vai dar outro resultado (talvez nem 100% estável em alguns) e por aí vai

O ideal acho que seria testar em algum jogo pesado com RT e otimizar cada ponto da curva, mas apenas travando assim pra mim já supre muito bem e não ligo se tô perdendo 1-2% de performance ou consumindo um pouquinho a mais também já que comparado com stock ou só jogar o powerlimit no máx e botar um +100 no core clock, 1900/900 aqui fica bem próximo de stock mas reduzindo 50-60w, lembrando também que isso é em 4k e os clocks ficam mais baixos, em 1080p e 1620p eu conseguia jogar lá pra 2000-2100mhz dependendo do jogo

Ótimo, eu também não ligo para perder um pouco de performance, se mantenho temperatura/consumo baixos e estabilizo o clock da gpu para mim está GG.


Ta usando o método para "perder" menos clock efetivo né ? aprendi essa semana esse esquema.


Caso não saiba, o jeito tradicional de de undervolting, que a maioria do pessoal ensina, o cara perde cerca de 50/100mhz de clock efetivo(clock real).


Exemplo, faço 1950mhz, geralmente se "perde" 3 bins de 15mhz cada, ficando 1905, mas o clock efetivo pode ficar na casa dos 1850/1830 ou até menos dependendo do uso.


No meu caso, eu faço para 1830 com clock efetivo de 1815 e usando 100% em um dia de calor o mínimo de clock efetivo é de 1800.


Se ja tiver ciente desconsidera o textão kkk.
 
jkaXtGJ.jpg
Ótimo, eu também não ligo para perder um pouco de performance, se mantenho temperatura/consumo baixos e estabilizo o clock da gpu para mim está GG.

Ta usando o método para "perder" menos clock efetivo né ? aprendi essa semana esse esquema.

Caso não saiba, o jeito tradicional de de undervolting, que a maioria do pessoal ensina, o cara perde cerca de 50/100mhz de clock efetivo(clock real).

Exemplo, faço 1950mhz, geralmente se "perde" 3 bins de 15mhz cada, ficando 1905, mas o clock efetivo pode ficar na casa dos 1850/1830 ou até menos dependendo do uso.

No meu caso, eu faço para 1830 com clock efetivo de 1815 e usando 100% em um dia de calor o mínimo de clock efetivo é de 1800.

Se ja tiver ciente desconsidera o textão kkk.
Acho que essa variação do clock é por causa da temperatura e vai variar se ajustar com a placa mais quente ou mais fria (1 bin/15mhz a cada 10c), não lembro como setei mas geralmente ficava 30mhz acima do clock em si (Print 1, Print 2), agora que migrei pra 4k ainda to me acostumando porque o comportamento é diferente de quando usava res menor, mas só joguei umas 5 horas no último mês e nem fico fuçando em UV/OC se tá estável aqui

O clock efetivo tem ficado um pouco menor no perfil 1900mhz/900mv pelo menos no Star Wars Fallen Order, e pra subir o clock efetivo aí preciso subir a voltagem e consequentemente sobe o power também, só que aí no pouco que fucei não achei que compensa, o consumo vai pra 240w dependendo do caso pra ganhar uma mixaria de desempenho, no perfil 1750/750mhz ficou 1:1 até o momento então talvez tenha até margem pra subir um pouco o clock, e não sei se o comportamento seria o mesmo no AC Valhalla (acho que no AC dá pra subir um pouco mais o clock até), então prefiro deixar tudo com uma margem ao invés de min-max perfeitamente cada jogo em si, seria MUITO trabalhoso pra um ganho mínimo no meu caso, eu ajeito mais de acordo com os resultados de FPS/consumo de cada jogo mesmo, a temperatura mesmo em 240w é tranquilo e os clocks nunca tem uma discrepância muito grande

Uns prints bem rápidos que tirei agora
Stock, 220w~ (100% PL), 1815mhz~ GPU clock e effClock

vndXYNY.jpg


1905mhz/906mv, 200-210w~ nessa cena, 1890mhz GPU clock e 1850mhz effClock, se eu subo a voltagem pra 950mv~ o effClock sobe, mas aí o consumo também vai bater nos 240w com 109% de PL

4CfhhbB.jpg


1755mhz/756mv, 140w~, 1755mhz GPU Clock e effClock

NGKti4X.jpg



Testei aqui rapidinho de novo e setei pra 1935mhz/906mv, quando apliquei o perfil a curva estava em 1920mhz por algum motivo, não sei se pela placa ter subido 10c e acabou caindo 1bin lá na curva mesmo
1935mhz/906mv mas como dito acima caiu 15mhz (chuto que pela temperatura)

1920mhz GPU Clock, 1910mhz~ effective e 220w

jkaXtGJ.jpg



1935mhz/906mv, método quick and dirty só travando a frequência e voltagem

1935mhz GPU clock e 1905mhz~ effective clock, 220w~

uulLK49.jpg

Parece ser um pouquinho melhor mesmo apesar de ao meu ver ser algo muito sutil, 15-30mhz a mais não chegaram a melhorar a performance/consumo vs apenas travando freq/voltagem aqui, mas deu pra ver que no perfil com 1905/906mv dá pra subir um pouco o GPU clock e o effclock sobe um pouco também (até bater no power limit) mesmo que não fique 1:1 e acaba dando quase na mesma, diferença entre um e outro deve ser de <2% se o UV fuleiro for feito +- bem

No final, acho que comparando com 100% stock qualquer método vai ser uma melhora considerável, e entre um método e outro é algo mínimo, geralmente recomendo a galera a fazer apenas travando freq/voltagem por facilitar o processo e espantar menos gente que nunca fuçou nessas coisas porque ao meu ver a simplicidade do método é um atrativo, no geral pelo que vejo com OC+UV da pra manter o consumo e ganhar uns 5-7%, e num UV mais agressivo dá pra reduzir o consumo em 30-40% perdendo uns 5-7% também, masss dependendo sempre de jogo/resolução/settings e por aí vai, eu acabo usando quase sempre com UV mesmo agora em 4k que a 3070 pena mais porque a diferença de consumo/temp é brutal pra uma diferença de FPS que não dá pra notar na prática, de vez em quando uso com OC ainda mas sou tarado por perf/watt :melior2:
 
Última edição:
Acho que essa variação do clock é por causa da temperatura e vai variar se ajustar com a placa mais quente ou mais fria (1 bin/15mhz a cada 10c), não lembro como setei mas geralmente ficava 30mhz acima do clock em si (Print 1, Print 2), agora que migrei pra 4k ainda to me acostumando porque o comportamento é diferente de quando usava res menor, mas só joguei umas 5 horas no último mês e nem fico fuçando em UV/OC se tá estável aqui

O clock efetivo tem ficado um pouco menor no perfil 1900mhz/900mv pelo menos no Star Wars Fallen Order, e pra subir o clock efetivo aí preciso subir a voltagem e consequentemente sobe o power também, só que aí no pouco que fucei não achei que compensa, o consumo vai pra 240w dependendo do caso pra ganhar uma mixaria de desempenho, no perfil 1750/750mhz ficou 1:1 até o momento então talvez tenha até margem pra subir um pouco o clock, e não sei se o comportamento seria o mesmo no AC Valhalla (acho que no AC dá pra subir um pouco mais o clock até), então prefiro deixar tudo com uma margem ao invés de min-max perfeitamente cada jogo em si, seria MUITO trabalhoso pra um ganho mínimo no meu caso, eu ajeito mais de acordo com os resultados de FPS/consumo de cada jogo mesmo, a temperatura mesmo em 240w é tranquilo e os clocks nunca tem uma discrepância muito grande

Uns prints bem rápidos que tirei agora
Stock, 220w~ (100% PL), 1815mhz~ GPU clock e effClock

vndXYNY.jpg


1905mhz/906mv, 200-210w~ nessa cena, 1890mhz GPU clock e 1850mhz effClock, se eu subo a voltagem pra 950mv~ o effClock sobe, mas aí o consumo também vai bater nos 240w com 109% de PL

4CfhhbB.jpg


1755mhz/756mv, 140w~, 1755mhz GPU Clock e effClock

NGKti4X.jpg
Clock efetivo muito bom no print.



No caso, para diminuir a diferença do clock efetivo, é só mudar a forma que você altera as curvas, sem alterar voltagens e afins, vou colocar o video do tutorial, assiste que tu vai perceber o "pulo do gato" que tem de diferente.


https://reddit.com/link/tw8j6r/video/2hvel8tainr81/player
 
Clock efetivo muito bom no print.



No caso, para diminuir a diferença do clock efetivo, é só mudar a forma que você altera as curvas, sem alterar voltagens e afins, vou colocar o video do tutorial, assiste que tu vai perceber o "pulo do gato" que tem de diferente.


https://reddit.com/link/tw8j6r/video/2hvel8tainr81/player
Vou testar aqui depois, porque como fiz só consegui aumentar um pouquinho o effClock subindo a voltagem mas isso dependendo do jogo em si, alguns dá pra botar até acima de 1900mhz/900mv e fica certinho mas outros fica abaixo, e do ponto que eu estou no momento se eu subo um pouco o GPU clock na curva em si já vai direto pra instabilidade aqui, tentei subir uns 30/45mhz antes e ou dava crash ou o effClock continuava o mesmo, aí resolvi deixar quieto porque já imaginei que deve estar no limite, depois vou testar dessa forma e adiciono no spoiler
 
Vou testar aqui depois, porque como fiz só consegui aumentar um pouquinho o effClock subindo a voltagem mas isso dependendo do jogo em si, alguns dá pra botar até acima de 1900mhz/900mv e fica certinho mas outros fica abaixo, e do ponto que eu estou no momento se eu subo um pouco o GPU clock na curva em si já vai direto pra instabilidade aqui, tentei subir uns 30/45mhz antes e ou dava crash ou o effClock continuava o mesmo, aí resolvi deixar quieto porque já imaginei que deve estar no limite, depois vou testar dessa forma e adiciono no spoiler

Para finalizar, quais games/programas você testa para ver se ta rock solid ? E o que seria essa instabilidade, os crashs ou outra coisa ?
 
Para finalizar, quais games/programas você testa para ver se ta rock solid ? E o que seria essa instabilidade, os crashs ou outra coisa ?
Só tenho usado jogos mesmo pra testar, lá por 2019 com uma RX 570 quando comecei a fuçar nisso até usava alguns softwares mas larguei mão, eu estava testando no Control com RT ligado na 3060 porque sempre via dizerem que era o pior cenário na época, Control e Metro Exodus se não me engano (e depois o Cyberpunk, mas não tenho esse, e Exodus eu joguei na 1660super ainda), mas nem sei se seria o ideal sinceramente porque o clock nesses cenários mais extremos tende a ficar mais baixo por bater no power limit antes, e na prática não é um cenário realístico pra mim porque eu nem vou jogar aquilo mais, então o meu benchmark é a gameplay do que eu estiver jogando no momento mesmo e pra facilitar só dou lock na frequência/voltagem nos pontos que ficarem bom em cada jogo (que não costuma variar tanto), nos últimos 2 anos só joguei Control, Metro Exodus/Last Light, Kena, Horizon Zero Dawn e agora o Star Wars e AC Valhalla (que provavelmente vou levar uns 6 meses pra zerar os 2 :haha:), até o momento nunca tive crashes fazendo dessa forma mas quando fui testar pra botar os prints aqui subi 30mhz e já deu ruim no Star Wars, mas no AC continuou ok
 
Última edição:
Boa tarde pessoal, depois de vários anos sem console e nem pc, resolvi montar um.
Pensando na longevidade do uso em jogos no máximo desempenho por bons anos a frente, estou em dúvida se realmente é viável abrir o bolso para as 3080/90+ ou as 3060/70 já me atenderiam. Poderiam opinar?

o que já tenho para montar: R7 5800X, X570PlusBr, Xpg 850W, Corsair Vengeance 2x16GB, Watercooler ML360 mirror e gabinete CoolerMaster K501L MT
 
Boa tarde pessoal, depois de vários anos sem console e nem pc, resolvi montar um.
Pensando na longevidade do uso em jogos no máximo desempenho por bons anos a frente, estou em dúvida se realmente é viável abrir o bolso para as 3080/90+ ou as 3060/70 já me atenderiam. Poderiam opinar?

o que já tenho para montar: R7 5800X, X570PlusBr, Xpg 850W, Corsair Vengeance 2x16GB, Watercooler ML360 mirror e gabinete CoolerMaster K501L MT
Qual o teu monitor e frequência dele?
 
Boa tarde pessoal, depois de vários anos sem console e nem pc, resolvi montar um.
Pensando na longevidade do uso em jogos no máximo desempenho por bons anos a frente, estou em dúvida se realmente é viável abrir o bolso para as 3080/90+ ou as 3060/70 já me atenderiam. Poderiam opinar?

o que já tenho para montar: R7 5800X, X570PlusBr, Xpg 850W, Corsair Vengeance 2x16GB, Watercooler ML360 mirror e gabinete CoolerMaster K501L MT
Tu joga em qual resolução? qual frequência do teu monitor? que tipo de jogos tu pretende jogar e etc.

Eu tenho um monitor 1440p 75hz, não jogo nada competitivo, quer dizer, até jogo mas não ligo pra 144hz (meu notebook tem tela 144hz então não sinto falta no pc), jogo na maioria dos casos só jogos de campanha e alguns de gerenciamento, uso muito revit e outros programas de engenharia por conta do trampo faculdade, a 3060ti tá levando tudo maravilhosamente bem, mesmo com o R7 2700 não empurrando ela 100% em alguns casos (vou trocar pra um R7 5700x ou 5600x assim que possível)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo