[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

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Estou sem placa de vídeo.
Vale a pena pegar AGORA a Palito RTX 4070 Super por 4200 reais (na Tera) ou esperar pela RTX 5070 ou RX 9070 (XT) ??



Obs : já tive algumas vgas AMD (ainda tenho uma RX 580 no segundo PC) e não costumo ter problemas com drivers, portanto não tenho restrições a marca.

Pessoal, estou com a mesma duvida do colega acima.

Pensando em pega essa RTX 4070 Super por 4200 reais da Palit. Acho que não veremos a 5070 e RX 9070 tão cedo no Brasil.
 


Nvidia anunciou numa entrevista que a nova função Smooth Motion (Movimentação Suave, o novo FG que funciona em qualquer jogo, igual Lossless Scaling e AMD AFMF), virá também para a série 40 em uma atualização futura.
 


Nvidia anunciou numa entrevista que a nova função Smooth Motion (Movimentação Suave, o novo FG que funciona em qualquer jogo, igual Lossless Scaling e AMD AFMF), virá também para a série 40 em uma atualização futura.


Que noticia maravilhosa véi, nóis mais póbrin agradecemos
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Pessoal, estou com a mesma duvida do colega acima.

Pensando em pega essa RTX 4070 Super por 4200 reais da Palit. Acho que não veremos a 5070 e RX 9070 tão cedo no Brasil.

EU compraria facil, ainda mais agora com o novo FG vindo pra série 4x
 
Será que esse Smooth Motion fica bom tipo um DLSS3 ou fica que nem interpolação de tv?
 
Pessoal, estou com a mesma duvida do colega acima.

Pensando em pega essa RTX 4070 Super por 4200 reais da Palit. Acho que não veremos a 5070 e RX 9070 tão cedo no Brasil.

5070 mês que vem já acha pra comprar, mas é disputando a tapa, provavelmente na pré-venda, por 5500-6000 reais e com uns 10% de desempenho em cima da 4070-S na melhor das hipóteses.

Comprei a 4070-S Gigabyte Eagle esse mês na Tera por 4399 e zero arrependimentos.
 
Será que esse Smooth Motion fica bom tipo um DLSS3 ou fica que nem interpolação de tv?
Esperando algum vídeo de reviewer ou dono das 5000 (são raros heuheuheuh) pra comparar, principalmente com o Lossless Scaling.
 
5070 mês que vem já acha pra comprar, mas é disputando a tapa, provavelmente na pré-venda, por 5500-6000 reais e com uns 10% de desempenho em cima da 4070-S na melhor das hipóteses.

Comprei a 4070-S Gigabyte Eagle esse mês na Tera por 4399 e zero arrependimentos.
Placas só vão amadurecer os drivers e os jogos receber atualizações depois de 6 meses lançados.
Dou exemplo do ninja Gaiden 2 Black , saiu no game pass sem dlss , e depois que a nvidia atualizou os drives apareceu o dlss na versão game pass e o modo ultradesempenho rodando em 4k ficou sensacional mas o gerador de flames está bugando na rtx 4060, mas estou conseguindo jogar com dlss sem gerador de flames em 4k no standard pegando 60fps .

No início nem dlss funcionava a qualidade de imagem toda embaçado em 4k.

O jogo ainda tem que ser atualizado para gerador de flames e coisa vai piorar quando for nas rtx5000 , até os desenvolvedores souber tirar proveito do gerador de flames vai demorar pelo menos 1 ano.

Quem comprar placa agora só faça se tiver sem nenhum mesmo , pois não é o momento de comprar, preço super faturado e tudo bugado.

Se tivesse alguma placa que hoje arriscaria comprar era uma promoção de rx 7900xt ou 7900xtx devido a vram , 20gb e 24gb de vram e esperar amd soltar alguma coisa boa, mas só se tiver super barato essas placas.

Só lembrando que o consumo de vram da rtx 4060 de 8gb caiu para 6gb no ninja Gaiden 2 Black, achei isso sensacional.
 
Estou sem placa de vídeo.
Vale a pena pegar AGORA a Palito RTX 4070 Super por 4200 reais (na Tera) ou esperar pela RTX 5070 ou RX 9070 (XT) ??



Obs : já tive algumas vgas AMD (ainda tenho uma RX 580 no segundo PC) e não costumo ter problemas com drivers, portanto não tenho restrições a marca.
Por experiência própria com as fabricantes tive 3 placas AMD e 3 placas Nvidia. E 90% dos problemas que tive foi com AMD. Não que Nvidia não tenha eventuais problemas, porém não se compara. Fora DLSS que é muito superior ao FSR. A prioridade dos desenvolvedores é sempre Nvidia, então geralmente teremos melhor otimizações por parte deles, fora que a equipe da Radeon é muito lerda pra tudo. Hoje minha prioridade vem sendo Nvidia, pode mudar no futuro? Claro Ryzen tá aí para provar. Prefiro pagar um pouco mais caro e evitar dor de cabeça. E voltando ao DLSS que coisa incrível que é!
 
Como eu uso esse esquema do DLSS novo na minha placa com os jogos antigos? :haha3:
 
Galera no app da Nvidia tem uma parte de forçar o dlss mais novo para todos os jogos, eu fiz isso e também,
eu sigo usando o dlss swapper, alias la ja saiu a versao mais nova do dlss4 (310.2.1) ... E agora sim eu vi muito mais nitidez em Stalker 2, absurdo mesmo o DLSS Qualidade, fica tudo muito nitido.
Tambem sigo usando o Nvidia Inspector, e la tambem da pra forçar as dlss em todos os jogos, e ainda por cima exporto o dlss4 310.2.1 (o mais novo se nao me engano) la no dlss swapper tem esta opção, e coloco nos Binaries - nvidia - dlss dos jogos que estou jogando copiando e colando, eu faço todas as pontas que é pra nao ter erro mesmo.
Meu PC ta parecendo um 9900k + 4070ti (jogo em 1080p) \0/
você deixou o perfil J de antes ou habilitou o K mais novo?
 
Será que esse Smooth Motion fica bom tipo um DLSS3 ou fica que nem interpolação de tv?
Fica que nem interpolação de TV, tipo o FG e MFG :v

Falando sério, vai gerar um frame "burro" entre dois frames (tipo o AFMF), então vai ter uma qualidade um pouco inferior ao FG do DLSS3, mas como tem muito cego por ai, digo, muitos cenários/tipos de jogos que não geram tantos artefatos vai ser bom para muitos. O irônico é que esse SmoothMotion (via driver) só vai sair para as gerações que já possuem geradores de frames, logo teoricamente não se fazia necessário afinal é bem menos preciso, se viesse para as RTX2000 e (principalmente) RTX3000 faria muito mais sentido, mas bem, NVIDIA sendo NVIDIA.
 
A tecnologia NVIDIA Smooth Motion, uma alternativa aos AMD Fluid Motion Frames, também está chegando à série GeForce RTX 40

NVIDIA Smooth Motion não será exclusivo da série GeForce RTX 50
Finalmente, algo que a NVIDIA está copiando da AMD.

BShByqc.png

O que é Smooth Motion? É uma tecnologia de geração de quadros em nível de driver semelhante ao AMD Fluid Motion Frames. Em vez de depender da implementação do jogo, ele gera um quadro inferido adicional entre dois quadros renderizados. O quadro inteiro é ampliado, o que significa que elementos como a IU do jogo, dicas de ferramentas de texto ou mapas também serão gerados. Em outras palavras, alguns elementos do jogo podem não ter uma ótima aparência, pois nenhum vetor de movimento está envolvido.

Isso significa que a latência e a qualidade da imagem nunca corresponderão à DLSS Frame Generation. No entanto, os jogadores não terão que esperar que os desenvolvedores adicionem suporte à tecnologia. Além disso, eles podem escolher habilitá-la apenas para determinados jogos.

A NVIDIA anunciou o Smooth Motion junto com os drivers NVIDIA App e Game Ready mais recentes. A tecnologia é oficialmente suportada exclusivamente nas GPUs GeForce RTX série 50, mas essa exclusividade não durará muito. De acordo com a NVIDIA, a tecnologia será adicionada à série RTX 40 posteriormente.

NVIDIA Smooth Motion é uma tecnologia de driver totalmente nova e requer tempo para validação e controle de qualidade em vários produtos. O suporte para GPUs GeForce RTX Série 40 virá em uma atualização futura.



Os jogadores podem habilitar o Smooth Motion nas configurações do driver ou em perfis por jogo

um3kZKZ.png


A NVIDIA não anunciou oficialmente o Smooth Motion com a série RTX 50, nem informou a imprensa. Em vez disso, o recurso apareceu discretamente com a atualização de driver mais recente. Os jogadores também devem saber que o Smooth Motion está disponível apenas para jogos DirectX 11 e DirectX 12.

Fonte: Wccftech
 
Fica que nem interpolação de TV, tipo o FG e MFG :v

Falando sério, vai gerar um frame "burro" entre dois frames (tipo o AFMF), então vai ter uma qualidade um pouco inferior ao FG do DLSS3, mas como tem muito cego por ai, digo, muitos cenários/tipos de jogos que não geram tantos artefatos vai ser bom para muitos. O irônico é que esse SmoothMotion (via driver) só vai sair para as gerações que já possuem geradores de frames, logo teoricamente não se fazia necessário afinal é bem menos preciso, se viesse para as RTX2000 e (principalmente) RTX3000 faria muito mais sentido, mas bem, NVIDIA sendo NVIDIA.
A questão é que FG está disponível em pouquíssimos jogos, o SM já seria a lá Lossless Scaling (pelo menos deveria), de funcionar em quase tudo. Se os devs começarem a colocar DLSS 4 FG em todo jogo novo, aí sim ficaria meio irrelevante, mas ainda tem os jogos antigos e emuladores.
 
O meta agora então é 7 frames fake pra cada frame real? Jesus!
 
você deixou o perfil J de antes ou habilitou o K mais novo?

O mais novo que tinha disponivel nao to em casa agora assim que checar te aviso. Mas Stalker 2 ficou muito bonito parece DSLL mesmo, bem nitido,
e estou jogando DLSS Qualidade, performance nem testei porque nem precisa, ta rodando liso.
 
Pessoal, esse novo driver tá fazendo meus jogos crasharem. Tá acontecendo com mais alguém?
 
O meu nvidia app bugou..

Alguns jogos não entram na lista de otimizações... Já reinstalei 3x o app, já reinstalei o driver sem ele, com ele.. Usando DDU e nada..
Como resolver?

 
Pessoal, esse novo driver tá fazendo meus jogos crasharem. Tá acontecendo com mais alguém?
Aqui tá normal.
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O meu nvidia app bugou..

Alguns jogos não entram na lista de otimizações... Já reinstalei 3x o app, já reinstalei o driver sem ele, com ele.. Usando DDU e nada..
Como resolver?

Isso não é bug, a Nvidia liberou o novo modelo de DLSS só pra uma lista de 75 jogos, os outros ficam marcados como não compatíveis. Se quiser DLSS 4 nesses outros, tem que fazer manualmente lá no esquema de dlss swapper + nvidia inspector.
 
Aqui tá normal.
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Isso não é bug, a Nvidia liberou o novo modelo de DLSS só pra uma lista de 75 jogos, os outros ficam marcados como não compatíveis. Se quiser DLSS 4 nesses outros, tem que fazer manualmente lá no esquema de dlss swapper + nvidia inspector.




EDIT : Parece ser um problema velho, mas "novo"... Se eu tivesse visto isso antes, não teria reinstalado 10x o app.

De fato alguns jogos você consegue mudar a DLLS, mas a otimização está off em alguns jogos.

 
Última edição:
Não aguentei ver meu PC parado e comprei uma RTX 4070Ti Super que ainda vai levar um tempo pra chegar.
Os preços e principalmente os ganhos da nova geração me deram zero motivos pra comprá-los.
Em fim, tenho uma pequena dúvida. Essa placa é capaz de rodar o Cyberpunk no talo em 1440p?
Pergunto, pois ainda está na minha mira uma 4080 Super.
 
Não aguentei ver meu PC parado e comprei uma RTX 4070Ti Super que ainda vai levar um tempo pra chegar.
Os preços e principalmente os ganhos da nova geração me deram zero motivos pra comprá-los.
Em fim, tenho uma pequena dúvida. Essa placa é capaz de rodar o Cyberpunk no talo em 1440p?
Pergunto, pois ainda está na minha mira uma 4080 Super.

Meu preset com a 4070 Super (não Ti), que é 15% mais lenta que a S-Ti, em 3440x1440, que é 15 a 20% mais lento que 2560x1440, é "praticamente" no talo, desde que tu finja que path tracing não exista.

Consigo 64 fps no benchmark com o preset abaixo, o que na prática são 50 a 60 fps em locais fechados cheios de gente e 60 a 70 fps em áreas mais abertas:

DLSS qualidade no transformer model, ray reconstruction on, o único efeito de ray tracing que eu não liguei foi sun shadows (me comeria mais uns 2 fps e eu achei o efeito meia boca - mas local shadows tá on), ray tracing de iluminação tá no ultra, psycho não. Dos efeitos de raster, eu botei tudo no talo, exceto volumetric clouds no high e color precision no medium, pq isso me dá mais uns 2 fps também, por literalmente zero diferença visual. E screen space reflections eu botei no high só pra garantir, pq essa setting é uma huge comedora de frames, mas parece que o ray tracing substitui ela, no benchmark ela não fez diferença não.

Então, com a 4070-Ti-S, em 2560x1440, com DLSS quality, ray tracing ultra e o resto tudo no talo, minha conta é que vc vá fazer uns 80 fps no benchmark e manter mínimas de 60 fps in-game.

Tudo isso é sem frame generation.

Com DLSS balanced, path tracing ficaria jogável pra vc, com framerate próximo ao que consigo no meu setup e no meu preset que eu citei, então mínimas em torno de 50-55 fps, o que também dá pra suavizar com frame generation.

Mas se quiser path tracing em dlss qualidade com framerate jogável sem frame gen, aí eu recomendaria uma 4080-S, a Ti vai peidar.

Tudo isso é só uma estimativa extrapolando o que consegui nesses cenários com minha 4070-S em uma resolução ligeiramente maior, YMMV.
 
Última edição:
Meu preset com a 4070 Super (não Ti), que é 15% mais lenta que a S-Ti, em 3440x1440, que é 15 a 20% mais lento que 2560x1440, é "praticamente" no talo, desde que tu finja que path tracing não exista.

Consigo 64 fps no benchmark com o preset abaixo, o que na prática são 50 a 60 fps em locais fechados cheios de gente e 60 a 70 fps em áreas mais abertas:

DLSS qualidade no transformer model, ray reconstruction on, o único efeito de ray tracing que eu não liguei foi sun shadows (me comeria mais uns 2 fps e eu achei o efeito meia boca - mas local shadows tá on), ray tracing de iluminação tá no ultra, psycho não. Dos efeitos de raster, eu botei tudo no talo, exceto volumetric clouds no high e color precision no medium, pq isso me dá mais uns 2 fps também, por literalmente zero diferença visual. E screen space reflections eu botei no high só pra garantir, pq essa setting é uma huge comedora de frames, mas parece que o ray tracing substitui ela, no benchmark ela não fez diferença não.

Então, com a 4070-Ti-S, em 2560x1440, com DLSS quality, ray tracing ultra e o resto tudo no talo, minha conta é que vc vá fazer uns 80 fps no benchmark e manter mínimas de 60 fps in-game.

Tudo isso é sem frame generation.

Com DLSS balanced, path tracing ficaria jogável pra vc, com framerate próximo ao que consigo no meu setup e no meu preset que eu citei, então mínimas em torno de 50-55 fps, o que também dá pra suavizar com frame generation.

Mas se quiser path tracing em dlss qualidade com framerate jogável sem frame gen, aí eu recomendaria uma 4080-S, a Ti vai peidar.

Tudo isso é só uma estimativa extrapolando o que consegui nesses cenários com minha 4070-S em uma resolução ligeiramente maior, YMMV.
Boa. Vlw pelas infos.
Cyberpunk é bem pesado mesmo.
Eu até cheguei a comprar uma RTX 4080 Super, mas voltei atrás e achei melhor segurar a grana pra próxima geração.
A 4080S era 35% mais cara do que a 4070ti Super que comprei, isso pra ter um desempenho no máximo 15% melhor pelos teste que eu vi.
 
A tecnologia NVIDIA Smooth Motion, uma alternativa aos AMD Fluid Motion Frames, também está chegando à série GeForce RTX 40

NVIDIA Smooth Motion não será exclusivo da série GeForce RTX 50
Finalmente, algo que a NVIDIA está copiando da AMD.


BShByqc.png

O que é Smooth Motion? É uma tecnologia de geração de quadros em nível de driver semelhante ao AMD Fluid Motion Frames. Em vez de depender da implementação do jogo, ele gera um quadro inferido adicional entre dois quadros renderizados. O quadro inteiro é ampliado, o que significa que elementos como a IU do jogo, dicas de ferramentas de texto ou mapas também serão gerados. Em outras palavras, alguns elementos do jogo podem não ter uma ótima aparência, pois nenhum vetor de movimento está envolvido.

Isso significa que a latência e a qualidade da imagem nunca corresponderão à DLSS Frame Generation. No entanto, os jogadores não terão que esperar que os desenvolvedores adicionem suporte à tecnologia. Além disso, eles podem escolher habilitá-la apenas para determinados jogos.

A NVIDIA anunciou o Smooth Motion junto com os drivers NVIDIA App e Game Ready mais recentes. A tecnologia é oficialmente suportada exclusivamente nas GPUs GeForce RTX série 50, mas essa exclusividade não durará muito. De acordo com a NVIDIA, a tecnologia será adicionada à série RTX 40 posteriormente.





Os jogadores podem habilitar o Smooth Motion nas configurações do driver ou em perfis por jogo

um3kZKZ.png


A NVIDIA não anunciou oficialmente o Smooth Motion com a série RTX 50, nem informou a imprensa. Em vez disso, o recurso apareceu discretamente com a atualização de driver mais recente. Os jogadores também devem saber que o Smooth Motion está disponível apenas para jogos DirectX 11 e DirectX 12.

Fonte: Wccftech

quer dizer que o input lag e latência vai ser ainda pior do que já é no frame generation?
 

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