Acho que tem que existir bom senso, tem muita crítica que é feita só para zonear, mas vamos ser sinceros:
MSRP mentiroso (todas as placas)
Estoque quase nulo
5090 - 30% de aumento de consumo, 30% de de ganho de performance por 30% a mais de grana (onde tá o salto geracional?)
Vender MFG como performance (Eu vou me beneficiar pois tenho monitor para isso, mas quantos tem monitor e conhecimento para usufruir e entender as penalidades da tecnologia?)
5070ti não batendo a 80 anterior e custando quase a mesma coisa
5080 custando 20-30% mais que a 4080 entregando 13%
Sistema de alimentação simplificado que dá margem para os casos de derretimento
Mesmo desconsiderando fator Brasil, dólar, etc, todas as críticas acima valem para qualquer lugar do mundo.
Nesse caso dos ROPs, a primeira avaliação leva a crer que é problema no chip mesmo e que não pode ser resolvido via bios.
Tomara mesmo que seja reversível, pois Imagina gastar 2.5k-3k dólares e dependender de troca para uma placa que mal existe para venda.
Quantos compraram e nem vão se dar o trabalho de abrir gpu-z e talvez nunca perceber que não levaram o que pagaram? Onde tá o controle de qualidade disso? Não é um errinho qualquer.
Enfim, sei que é muito chato comprar algo e vir aqui todo dia ler gente marretando sobre os problemas, mas precisamos ser críticos e torcer todos os dias para concorrência de verdade, pois só tende a piorar se continuar assim.
Atualização:
Também afeta 5070ti e precisa de troca de placa mesmo, mas será que dá para acreditar nesses 0,5%?
Concordo com você, principalmente ao bom senso, quantos aos problemas:
Acho que o pior problema de todos é esse caso dos ROPs – absurdo mesmo – quem vier com placa alterada tem que trocar, inaceitável.
O resto tende a melhorar um pouco com o aumento de estoques daqui alguns meses.
Sabemos que a Nvidia e as fabricantes tá controlando pra aproveitar – na série 4000 aconteceu semelhante; e preços razoavelmente mais baixos não voltam enquanto não tiver concorrência (a queda de preço será mais acentuada porque a demanda é alta mesmo com estoque maior - mas vai melhorar os preços de MSRP absurdos quando estabilizar).
O caso do cabo também é um problema amador, uma margem de segurança muito pequena nos casos da 5090 (As outras estão mais safes até pelo consumo menor - maior margem), o que o usuário pode fazer no caso dela é ter uma fonte de altíssima qualidade já com o cabo do novo padrão que naturalmente terá boa qualidade:
Fontes certificadas com o padrão ATX 3.1 e PCIE 5.1 já seguem o 12V2x6 ao invés do 12VHPRW que é mais seguro e fruto de revisão nos contatos dos conectores justamente por causa dos problemas de derretimento nas 4000 - E aqui é um investimento natural até porque a 5090 é um produto mais premium, até por isso é mais ''Ok''.
Agora sem concorrência o cenário é esse ai.
Nvidia tá nessa justamente por está isolada sem competição, AMD dormindo no ponto como sempre (Agora que vai vir um FSR com uso de hardware específico e já chega apanhando do DLSS transformer provavelmente... FG deles então precisa melhorar até mais pra chegar na Nvidia), Intel com produtos promissores, mas precisa de mais tempo até porque entrou há pouco (Até por isso minha exigência é menor com eles do que a AMD).
E a AMD e INTEL só dão sinais de que tentarão acompanhar a Nvidia dentro do possível - ou seja, quem vai ditar as ''novidades'' é ela.
Pela postura da Nvidia, tá ficando claro que os ganhos em raster serão pequenos (Terá um pouco mais na troca pra 2nm - isso se a propria não aumentar o corte do chip mais ainda pra capar esse potencial - esperem por tudo...).
As maiores novidades serão melhorias e aprofundamentos em IA.
Pode parecer ruim inicialmente, mas o usuário terá mais tempo antes da sua VGA ficar obsoleta por raster – o que é ótimo; literalmente escolherá se aquilo que está vindo pra ele em IA é útil ou não.
Me surpreendeu muito a Nvidia ter tornado esse modelo ''Transformer'' algo universal - se ela quisesse realmente dá um destaque monstruoso nas RTX 5000 restringia tudo a ela.
Ah... e vai chegar o Nvidia Smooth pra série RTX 4000 também, tecnologia muito útil na minha opinião; outra surpresa pelo mesmo motivo.
Quem não tem monitor 144hz+ pode ficar tranquilo na série 4000 visto que o principal ganho tá no MFG... e a própria série 4000 já tem o FG pra menos que isso.
Esse lançamento não mudou praticamente nada na vida de quem jogava em 60hz e uns 120hz (Maioria das pessoas).
Pessoal pode fazer up de degrau pra ganhar algo mais em raster e o MFG, mas isso se achar necessário - acho que pra maioria nem é, pra outros serão dependendo do monitor (144hz+ já faz uso do X3 e X4. - meu caso e o seu).
O DLSS4 mesmo melhorou a qualidade do upcaling e deu mais margem para a performance nas placas, inclusive pra usar o FG ou o próprio MFG.
A série 5000 é um upgrade muito bom como um todo para quem tem placa AMD e RTX 3000 ou anterior.