[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
E daí na próxima compra uma 6070? Em 4 anos nesse pensamento ele tá usando a Intel integrada
Da 4090 para 5080 deve ter um bom ganho de desempenho...essa é a vantagem.

Se depois da 5080 pra 6070 ganhar desempenho sem gastar, ora, alguma coisa ganhou. Daí já vão 6 anos sem gastar com nada e rodando tudo.

Não tem nada de ruim nisso.

Da 4090 para 5080 deve ter um bom ganho de desempenho...essa é a vantagem.

Se depois da 5080 pra 6070 ganhar desempenho sem gastar, ora, alguma coisa ganhou. Daí já vão 6 anos sem gastar com nada e rodando tudo.

Não tem nada de ruim nisso.
Da 4090 pra 5080 o desempenho vai ser +- a mesma coisa, vantagem da 5080 seria o MFG 3x/4x que teria uso mais limitado

Da 4090 pra 5080 o desempenho vai ser +- a mesma coisa, vantagem da 5080 seria o MFG 3x/4x que teria uso mais limitado

Bom, não boto a mão no fogo, so nos reviews pra saber.

Alphacool apresenta GPU Waterblocks para placas-mãe NVIDIA GeForce RTX 5090/5080
A Alphacool revelou novos waterblocks para as placas de vídeo GeForce RTX 5090 e 5080 da NVIDIA na CES 2025. A empresa redesenhou sua série Core GPU waterblock com espaçamento de componentes e características de fluxo atualizados, desenvolvidos por meio de simulações de dinâmica de fluidos e testes práticos. Uma mudança em relação aos waterblocks anteriores para a série RTX 40 inclui a troca para superfícies de resfriamento de cobre cromado em vez de revestimento de níquel, o que oferece melhor durabilidade e acabamento de superfície. Os waterblocks retêm acessórios de latão e apresentam um emblema Core acima do jetplate. Os waterblocks suportarão placas dos principais fabricantes, incluindo ASUS, MSI, Palit, Gainward e Inno3D. Especificamente, a compatibilidade se estende aos modelos ASUS ROG Strix e TUF Gaming, bem como às variantes MSI Suprim e Gaming. Os waterblocks Core RTX 5090 e 5080 custam € 199,98.

3V81nal.jpeg

TyXlpOm.jpeg

RpY8P0g.jpeg

OgWyixv.jpeg

0BoVhgt.jpeg

Junto com a série Core padrão, a Alphacool desenvolveu uma variante ES (Enterprise Solutions). Esses waterblocks de 1 slot são projetados para configurações multi-GPU, apresentando encaixes voltados para trás para acomodar configurações densas de servidores e estações de trabalho. Os modelos ES têm um preço mais alto, € 299,98. Cada water block Core é enviado com uma placa traseira, hardware de montagem, pasta térmica e almofadas térmicas pré-cortadas. Os produtos estarão disponíveis quando as placas de vídeo forem lançadas em 30 de janeiro, com alguns modelos oferecidos para compra imediata e outros por meio de pré-encomenda.

hLe7UOO.jpeg

sblvtjy.jpeg

GjU5Ey0.jpeg

iqU9Hxx.jpeg

SO6JB6f.jpeg

Não sei se já colocaram aqui, mas um video explicando o novo design das Founders e a engenharia envolvida... eles consideraram até a curvatura das aletas de alumínio na saída :v

PS: Veio aqui na minha cabeça que, com duas saídas vazadas de ar essa placa deve ficar ruim ao ser montada na vertical, já que uma dessas saídas vai soprar ar quente bem em cima do cabo extensor PCIe, fazendo uma bolha de ar quente entre o backplate, o cabo extensor e a placa-mãe =X

A Founders é outro nível, queria muito que vendessem no Brasil

Tá ligado que essa de exigir termo de venda é uma cláusula exorbitante né? CDC é claro, a garantia recai sobre o produto e não sobre o comprador.
A garantia LEGAL no Brasil é de 90 dias direto com o fabricante, mediante apresentação da NF... no caso dessas GPUs com 3 ou 4 anos de garantia, a fabricante consegue se esquivar do CDC tranquilamente...

Não sei se já colocaram aqui, mas um video explicando o novo design das Founders e a engenharia envolvida... eles consideraram até a curvatura das aletas de alumínio na saída :v

PS: Veio aqui na minha cabeça que, com duas saídas vazadas de ar essa placa deve ficar ruim ao ser montada na vertical, já que uma dessas saídas vai soprar ar quente bem em cima do cabo extensor PCIe, fazendo uma bolha de ar quente entre o backplate, o cabo extensor e a placa-mãe =X

Por outro lado, essa config parece perfeita pra ter mais de 1 GPU lado a lado 👀

não tem um erro aí no que se refere a 3090 Ti ?

Já esperava isso, mas vendo através de um grafico fica bem "revoltante".

1h9

A aí, vcs acham que a nvidia foi mesmo "boazinha" com os preços? :limo:
Pra mim não passou de medo de geral invadir o recinto com tochas e queimar a jaqueta do velhote.

Estas dias falei pra um amigo que num cenário competitivo essa 5080 era pra ser praticamente uma 5060 Ti. Com refrigeração redimensionada era placa pra ser vendida por uns 3000. Vão encher de leds, 2 quilos de alumínio, cobre e plástico pra justificar o preço.

1h9

Pra mim não passou de medo de geral invadir o recinto com tochas e queimar a jaqueta do velhote.

Olha o tamanho do oco nessa última coluna. Nem vou criticar se não a patrulha ostensiva do Ministério da IA vem multar.

Apesar dos pesares, a RTX 3080 foi uma bela placa. Não consigo entender pessoal usar uma placa assim por 1~2 anos e já entrar no desespero pra trocar.

Por outro lado, essa config parece perfeita pra ter mais de 1 GPU lado a lado 👀
Agora que você falou... vai se criar dois corredores de arrefecimento, da primeira à última, vai ficar muito bom mesmo para as placas no meio do sanduíche :o

PS: Você viu que a GPU daquele DIGiTS não é apenas uma, mas duas GPUs coladas no mesmo encapsulamento? Primeiro MCM """comercial""" da verdinha?

Estas dias falei pra um amigo que num cenário competitivo essa 5080 era pra ser praticamente uma 5060 Ti. Com refrigeração redimensionada era placa pra ser vendida por uns 3000. Vão encher de leds, 2 quilos de alumínio, cobre e plástico pra justificar o preço.
Infelizmente com isso eu concordo, a 5080 deveria ser uma 60, tem um gap gigantesco e pelo visto essa diferença sempre vai aumentar. Eles querem colocar um produto que realmente valha a pena por muita grana e o resto lá em baixo, especificações com cortes gigantescos. E é engraçado que de uma geração pra outra eles literalmente matam as placas anteriores, mostrando como agora é tudo mais barato e que até uma 70 consegue entregar o que uma highend fazia ano passado, por isso é mais fácil eu gastar em zona esse dinheiro que comprar uma 90 pra daqui a dois anos ficar de fora das tecnologias e ver ela apanhando pra uma 70, simples assim.

O cara la do canal PC Facts vendeu a dele a 4 meses atras, e fez vídeo argumentando e avisando a todos pra fazer a mesma coisa...

Os caras cairam em cima dele dizendo que ele não sabia de nada.

O mundo da voltas...

E a 4090 não reduziu 1 centavo do preço de tabela até aquela epoca, no maximo alguma breve promoção...

A 5090 não deve ser diferente.

Esse é meu problema com ele, ele sempre fala o óbvio, qualquer segmento, quando lança o modelo novo o antigo cai de preço, seja iPhone, seja Samsung, seja carro, etc. Obviamente existem exceções a regra, mas no geral acontece GPU não é diferente.

Eu vendi a minha na 1a metade de Julho, um amigo comprou e me deu uma 3080 no negócio (to usando agora), mas é um negócio meio "chato" porque normalmente você fica sem GPU, ou com uma muito ruim, você não sabe quando a Nvidia lança a linha nova (eu mesmo achei que seria em setembro).

Quem soube pegar a 4090, pagou 9-10k nela, vai vender ela agora perdendo 1-2 mil reais, em 2 anos de uso, não é muito, e principalmente, quem não é desesperado, não precisa nem trocar a 4090/80.

O problema no geral é a inteligencia CNTP do Brasileiro médio que não conseguiu refletir o minimo e achou que a 5090 viria custando 5 mil dolares, por mais que a Nvidia tenha total dominio do setor, existem outras questões pra ela não subir o preço a vontade.

Bom, não boto a mão no fogo, so nos reviews pra saber.
Poisé, mas se mesmo nos sliders da Nvidia aparentemente tava longe de 1.5x de ganho das 4000 pras 5000 não to muito esperançoso, se a 4080 subir uns 30% vai ficar bem ali no nível da 4090 em raster

1h9

Da 4000 pra 5000 não aumentou o MSRP e o usuário final vai ter desempenho da 4090 de $1600 por $999 com a 5080, então talvez a maioria não fique pulando de felicidade mas imagino que fiquem contentes em parte sim, fazer o quê se não tem competição? Empresa não faz caridade

Também, pela foto aí parece que a diferença de desempenho vai ser algo completamente de outro mundo mas pelos próprios slides da Nvidia não parece que vai ser o caso, exemplo:
3070 como baseline de 100% desempenho tem 55% de cuda, a 3090 Ti tem 172% de desempenho (média TPU) com 100% dos cudas, por essa lógica a 5080 com 49% de cudas da 5090 devia dar lá uns 80% de diferença? Mas pelos slides da própria Nvidia a 5080 parece ser uns 30% acima da 4080 e olhe lá, e a 5090 parece ser uns 30% acima da 4090 e olhe lá, então mesmo com uma diferença maior de cuda cores a diferença de desempenho parece que vai ser bem menor

E também não sei qual o custo de fabricação/R&D de cada geração mas imagino que o custo da 780 é diferente da 980, que é diferente da 1080, que é diferente da 2080 e assim segue, sem ter números exatos é difícil dizer muita coisa também, obviamente se ela quisesse ser boazinha poderia baixar o preço mas pra quê se gamer não é a maior fatia do mercado e ela já tá liderando tanto em desempenho bruto, quanto em features, quanto eficiência e por aí vai?

Longe de mim fazer passação de pano mas acho que tem que considerar o cenário como um todo, e também 99% da galera que tá aí metendo o pau não vê a hora de pegar sua nova plaquinha da Nvidia :haha:

Sim, já ouvi essa.
Fazer valer que é o problema.
Aí é good luck ficar sem placa e sem sono por um bom tempo.

A garantia LEGAL no Brasil é de 90 dias direto com o fabricante, mediante apresentação da NF... no caso dessas GPUs com 3 ou 4 anos de garantia, a fabricante consegue se esquivar do CDC tranquilamente...
Uma cláusula contratual não pode sobrepor uma lei, por exemplo no código civil a tradição de bens móveis não exige documento administrativo(recibo de compra e venda reconhecido em cartório).
Pode ver que na telefonia vc não vê isso pq é a coisa mais normal vc dar um celular de presente para um ente querido.
E chega de "juridiquês" até pq não sou bacharel em Direito, sou apenas um pangaré que teve noções de Direito estudando pra concurso. :rub1:

Poisé, mas se mesmo nos sliders da Nvidia aparentemente tava longe de 1.5x de ganho das 4000 pras 5000 não to muito esperançoso, se a 4080 subir uns 30% vai ficar bem ali no nível da 4090 em raster

Da 4000 pra 5000 não aumentou o MSRP e o usuário final vai ter desempenho da 4090 de $1600 por $999 com a 5080, então talvez a maioria não fique pulando de felicidade mas imagino que fiquem contentes em parte sim, fazer o quê se não tem competição? Empresa não faz caridade

Também, pela foto aí parece que a diferença de desempenho vai ser algo completamente de outro mundo mas pelos próprios slides da Nvidia não parece que vai ser o caso, exemplo:
3070 como baseline de 100% desempenho tem 55% de cuda, a 3090 Ti tem 172% de desempenho (média TPU) com 100% dos cudas, por essa lógica a 5080 com 49% de cudas da 5090 devia dar lá uns 80% de diferença? Mas pelos slides da própria Nvidia a 5080 parece ser uns 30% acima da 4080 e olhe lá, e a 5090 parece ser uns 30% acima da 4090 e olhe lá, então mesmo com uma diferença maior de cuda cores a diferença de desempenho parece que vai ser bem menor

E também não sei qual o custo de fabricação/R&D de cada geração mas imagino que o custo da 780 é diferente da 980, que é diferente da 1080, que é diferente da 2080 e assim segue, sem ter números exatos é difícil dizer muita coisa também, obviamente se ela quisesse ser boazinha poderia baixar o preço mas pra quê se gamer não é a maior fatia do mercado e ela já tá liderando tanto em desempenho bruto, quanto em features, quanto eficiência e por aí vai?

Longe de mim fazer passação de pano mas acho que tem que considerar o cenário como um todo, e também 99% da galera que tá aí metendo o pau não vê a hora de pegar sua nova plaquinha da Nvidia :haha:

Acho que a maioria dos users tem essa noção do cenário atual, da falta de concorrência, na real é bem facil de entender. A questão é que, ao passo que ela não tem motivos pra fazer caridade, o comprador não tem motivos pra agir passivamente, não existe nenhum sentimento de "gratidão", muito pelo contrário, estamos gastando muito mais por muito menos, e qualquer narrativa que remotamente possa pressionar a empresa a rever o caminho que tomou, pra mim é vantajoso.
Apoio totalmente quem reclama, e infelizmente vão comprar a placa porque simplesmente não há outra opção.

Acho que a maioria dos users tem essa noção do cenário atual, da falta de concorrência, na real é bem facil de entender. A questão é que, ao passo que ela não tem motivos pra fazer caridade, o comprador não tem motivos pra agir passivamente, não existe nenhum sentimento de "gratidão", muito pelo contrário, estamos gastando muito mais por muito menos, e qualquer narrativa que remotamente possa pressionar a empresa a rever o caminho que tomou, pra mim é vantajoso.
Apoio totalmente quem reclama, e infelizmente vão comprar a placa porque simplesmente não há outra opção.
Poisé, cenário complicado como um todo e se a AMD/Intel não conseguirem alcançar a Nvidia em nenhum sentido é complicado e vai continuar sendo infelizmente, pelo menos a 9070XT deve conseguir brigar lá pro nível da 4080 que já é mais que suficiente pra grande maioria e entregando um CxB melhor

Na verdade Peparaio foi desonesto neste gráfico aí

A linha Titan não era considerada uma XX90 da época. Não mesmo, NÃO MESMO. Muito longe disso. Isso aí é safadeza intelectual.

Pessoal que acompanha hardware sabia muito bem que a linha Titan não era a Top de linha para gamers. A Top era a GTX 980 Ti, vindo depois da GTX 980.
Mesma lógica para a série 1000. A GTX 1080 era a top top, depois veio a 1080 Ti para ser top top na linha gamer. A Titan era um modelo exclusivo, pouco comercializado, raro e dificil ter.

Quando eles introduzem a linha XX90, não é somente dizer que a Titan virou XX90. Houve um aumento descomunal de produção de chips, etc, toda uma mudança estratégica da empresa, um maior suporte e por aí vai.

Então na minha opinião, é muito injusto botar na mesma linha uma titan e uma xx90.

1h9

Ta igual Panetone, mantém o mesmo preço porém diminui o tamanho:haha:

Última edição:
O recurso Safety Light da Zotac evita o colapso do conector de alimentação de 16 pinos em GPUs RTX 50 — o mecanismo impede a inicialização da GPU até que o cabo esteja totalmente inserido

slAHOOj.png

Para evitar a repetição de incidentes de derretimento da RTX 4090 , a Zotac está introduzindo um novo recurso para suas ofertas RTX 5090 e RTX 5080. Chamada de "Safety Light", essa medida de segurança impede que a GPU ligue se o cabo de alimentação de 16 pinos (12VHPWR) não estiver encaixado corretamente. Da mesma forma, essas GPUs também incluem pinos de conexão banhados a ouro que são supostamente mais resistentes à corrosão e oferecem condutividade elétrica aprimorada.

No final de 2022 , a notícia do derretimento dos conectores de energia RTX 4090 se espalhou como um incêndio. Para os não iniciados, a Nvidia foi a primeira e ainda a única a usar o conector de energia de 16 pinos em uma placa de vídeo convencional para fornecer mais energia em um único conector em vez de vários menores, até 600 W. Após uma investigação completa, foi descoberto que uma conexão inadequada levaria ao aumento da resistência e do calor, o que faria com que o conector derretesse. Uma revisão mais recente, apelidada de " 12V-2x6 ", foi lançada posteriormente, que oferece melhor desempenho e confiabilidade, mesmo quando o cabo não está totalmente inserido.

A Zotac está dando um passo à frente com uma camada adicional de proteção que desabilita a inicialização da GPU se detectar que o cabo está parcialmente inserido. Curiosamente, seu texto menciona "Melhorias de 12VHPWR", não 12V-2x6. Podemos estar lendo muito sobre isso, mas a Zotac pode usar o padrão antigo de 16 pinos para sua série RTX 50. Para contextualizar, nem todo AIB mudou para o conector revisado no ano passado, quando a Nvidia anunciou a atualização do RTX 40 Super.

Além disso, a Zotac está adicionando suporte ACTIVE FAN CONTROL 2.0 para seus modelos RTX 5090 que permite controle independente sobre cada ventoinha, para a qual a MSI Afterburner planeja trazer suporte de software em breve. Além da estética, a Zotac também retrabalhou essas GPUs para serem resistentes, apresentando reforço de quadro médio para rigidez. Além disso, todos os modelos de GPU com três ventoinhas virão com um suporte de metal para evitar que a GPU ceda.

A RTX 5090 e a RTX 5080, com preços de US$ 1.999 e US$ 999, respectivamente, chegarão às lojas a partir de 30 de janeiro. Enquanto isso, a família RTX 5070 deve estrear em algum momento de fevereiro. Alimentada pela Blackwell com exclusividades incluindo Multi Frame Generation , a Nvidia posicionou sua RTX 5070 de US$ 549 como uma fera de médio porte, alegando igualar a RTX 4090 em quase um terço dos núcleos CUDA, metade da VRAM e TBP (Total Board Power). Veremos o quão bem essas alegações se sustentam em nossa análise independente dessas GPUs.

Users who are viewing this thread

Voltar