• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Bom, colocaram as placas solares, trocaram o relógio, falaram que tá td funcionando e me passaram um app, mas o que eu faço com isso :apelo:? Ah...
747JoBi.jpg


O revenue está em yens, como que muda para BRL? Alguém sabe?
Qual o nome do app? Posso tentar dar uma olhada.
Normalmente a moeda está nas opções do usuário ou da planta.
 
Qual o nome do app? Posso tentar dar uma olhada.
Normalmente a moeda está nas opções do usuário ou da planta.
Vi aqui o app. Tava em dúvida se era o Zonergy ou o ShinePhone pois são parecidos, mas é o segundo com certeza.
Acho que a única maneira de resolver vai ser criar uma nova planta no app pelo comissionamento local, eliminando o anterior. Na hora de cadastrar a usina vai pedir todos os parâmetros, inclusive localização e moeda. Pelo menos não consegui visualizar nada que me fizesse acessar e mudar os parâmetros da "caixa preta" da planta.

Acredito que vai ter que pedir pro técnico fazer novamente, mas posso estar errado por não conseguir logar "de verdade" numa planta, não tendo nada instalado.
 
A Porto quer me cobrar R$927 pra fazer o seguro com a cobertura das placas, tá muito caro, onde vocês fazem é esse preço absurdo?!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o nome do app? Posso tentar dar uma olhada.
Normalmente a moeda está nas opções do usuário ou da planta.
Desculpa, não tinha aparecido que alguém havia respondido, o app é ShinePhone
 
Nada de virem trocar o relógio aqui ;/

Da uma dó o negócio tudo ok ali e o disjuntor desligado kkkkk

Falando nisso fiz a instalação do DR que faltava e já ajustei meu quadro todo com um barramento, melhorou 240%
 
Nada de virem trocar o relógio aqui ;/

Da uma dó o negócio tudo ok ali e o disjuntor desligado kkkkk

Falando nisso fiz a instalação do DR que faltava e já ajustei meu quadro todo com um barramento, melhorou 240%
quanto tempo levou o processo de homologação na concessionária? Aqui ja esta a quase 1 mês e nada, hj vieram começar a instalação dos equipamentos, mas pra variar, começou a chover pela manhã. Aguardar o tempo melhorar pra ve se terminam essa semana
 
Nada de virem trocar o relógio aqui ;/

Da uma dó o negócio tudo ok ali e o disjuntor desligado kkkkk

Falando nisso fiz a instalação do DR que faltava e já ajustei meu quadro todo com um barramento, melhorou 240%
Geralmente eles vão no ultimo dia do prazo da Aneel.
Energisa faz isso em sua área de atuação, chegaram as 16 horas do ultimo dia.
 
quanto tempo levou o processo de homologação na concessionária? Aqui ja esta a quase 1 mês e nada, hj vieram começar a instalação dos equipamentos, mas pra variar, começou a chover pela manhã. Aguardar o tempo melhorar pra ve se terminam essa semana
Pra realizar a instalação menos de um mês após fechar o contrato.

E a homologação solicitaram no mesmo dia da instalação pra Celesc vir realizar a troca do relógio e etc, estou neste aguardo desde o dia 24/08.
 
Pra realizar a instalação menos de um mês após fechar o contrato.

E a homologação solicitaram no mesmo dia da instalação pra Celesc vir realizar a troca do relógio e etc, estou neste aguardo desde o dia 24/08.
Entao é por isso q esta demorando, aqui me passaram que a homologação leva uns 20 dias, depois de aprovada, sao mais 7 dias pra troca do medidor, eles deveriam pedir bem antes do inicio da instalação
 
Entao é por isso q esta demorando, aqui me passaram que a homologação leva uns 20 dias, depois de aprovada, sao mais 7 dias pra troca do medidor, eles deveriam pedir bem antes do inicio da instalação
No meu caso aqui pelo que entendi eles tiraram N fotos durante a instalação e tal pra fazer essa solicitação.

Pelo que eu entendi vai tipo um "laudo" com as imagens na hora de realizar essa solicitação, talvez por isso só fazem após a instalação.
 
No meu caso aqui pelo que entendi eles tiraram N fotos durante a instalação e tal pra fazer essa solicitação.

Pelo que eu entendi vai tipo um "laudo" com as imagens na hora de realizar essa solicitação, talvez por isso só fazem após a instalação.
Estranho, aqui é diferente, pelo menos foi os detalhes que o vendedor me passou são:
é enviado pra concessionária um projeto feito pelo engenheiro referente a instalação, o projeto deve constar todos os materiais usados, descrição dos equipamentos etc, acho que é isso, eles avaliam e dão parecer de aprovação ou nao, depois de aprovado, e a instalação feita, vem o tecnico da concessionária e faz a vistoria pra ver se tudo bate com o projeto e ai sim após 7 dias é feita a mudança do medidor
 
dia 15 agora vai fechar 1 ano de sistema solar la na casa na roça, só tenho um porem com o sistema: PQ NÃO INSTALEI SA PORCARIA ANTES :haha: :haha: :haha: :haha:

pela projeção, vai fechar 1 ano tendo produzido ~15MWh, e nas contas tem estocado la ~3 a 4MWh pra usar :haha:

só uma por cima do sistema aqui, são 8 hoymiles mi-1200 com 30 placas canadian half-cell policristalinas 350w
24 placas alinhadas para o norte, 6 alinhadas para o oeste(sim apontadas para o por do sol, pra poder ter geração + ou - justamente no horário de pico de uso) e to pensando em comprar mais 2 placas de 350w pra fechar as 32 mas não é prioridade no momento.
image.png


melhor mês de produção ate hj: 01/2021 1,52MWh
image.png


pior mês de produção ate hj: 02/2021 1,04MWh
image.png



a o preço do kWh aqui no ap em BH e na casa la na roça girava em torno de R$0,90 quando instalei o sistema, hj ta em R$1,10 a R$1,20
fora o valor da bandeira tarifaria ne.
 
dia 15 agora vai fechar 1 ano de sistema solar la na casa na roça, só tenho um porem com o sistema: PQ NÃO INSTALEI SA PORCARIA ANTES :haha: :haha: :haha: :haha:

pela projeção, vai fechar 1 ano tendo produzido ~15MWh, e nas contas tem estocado la ~3 a 4MWh pra usar :haha:

só uma por cima do sistema aqui, são 8 hoymiles mi-1200 com 30 placas canadian half-cell policristalinas 350w
24 placas alinhadas para o norte, 6 alinhadas para o oeste(sim apontadas para o por do sol, pra poder ter geração + ou - justamente no horário de pico de uso) e to pensando em comprar mais 2 placas de 350w pra fechar as 32 mas não é prioridade no momento.
image.png


melhor mês de produção ate hj: 01/2021 1,52MWh
image.png


pior mês de produção ate hj: 02/2021 1,04MWh
image.png



a o preço do kWh aqui no ap em BH e na casa la na roça girava em torno de R$0,90 quando instalei o sistema, hj ta em R$1,10 a R$1,20
fora o valor da bandeira tarifaria ne.
Outra hora posta umas fotos da instalação de como ficou :)

To agoniado demais pra ligar o disjuntor aqui e começar a gerar, que dó ver o negócio parado aqui kkkk
 
Outra hora posta umas fotos da instalação de como ficou :)

To agoniado demais pra ligar o disjuntor aqui e começar a gerar, que dó ver o negócio parado aqui kkkk
foto vai ser difícil, to a uns 70KM de distancia do sistema :haha:

cara não sei qual a concessionaria ae, mas a cemig aqui, entre o tempo que levou pra instalar o sistema e mudarem o relógio, foi 7 dias.
projeto elétrico já tinha sido aprovado antecipado pela concessionaria antes mesmo de ser instalado, levou mais tempo da carreta fazer o frete dos materiais e equipamentos de SP pra casa na roça, do que a concessionaria aprovar tudo :haha:
vistoria foi nem feita praticamente tb, pessoal da concessionaria só apareceu, viu as placas já no telhado, pediu a planta pra ver a assinatura do engenheiro elétrico e trocou o medidor no maior foda-se :haha:

melhor esperar mudarem o medidor ae do que ligar o equipamento e encherem o teu saco.
 
@dudu1505 pelo que sei a cemig apoia a energia solar, ao contrario da maioria dessas empresas bandidas,
todo mundo que vi por ai que colocou sistema solar onde a concessionária é a cemig, a liberação foi muito rapida
 
@dudu1505 pelo que sei a cemig apoia a energia solar, ao contrario da maioria dessas empresas bandidas,
todo mundo que vi por ai que colocou sistema solar onde a concessionária é a cemig, a liberação foi muito rapida
sim, eles realmente fazer vários testes e incentivam energias alternativas aqui no estado.
ate lembro que foi ela própria que instalou a primeira usina eólica interligada a rede SIN anos a trás.
 
Aos entendidos....

Se eu comprar um carro eletrico, tipo com uma bateria com capacidade de 53,5KWH essa é a informacao que eu tenho o fabricante nao fala muito mais, teria como montar uma estaçao solar de recarga em casa, tipo assim uma bateria que iria carregar em casa durante o dia e essa mesma bateria iria carregar o carro a noite. Se nao me engano a Tesla ofereçe esse kit em US mas aqui na Bananalandia a coisa fica dificil voce nao vai pagar imposto :bem:

Alguem para ajudar :bat:
 
Aos entendidos....

Se eu comprar um carro eletrico, tipo com uma bateria com capacidade de 53,5KWH essa é a informacao que eu tenho o fabricante nao fala muito mais, teria como montar uma estaçao solar de recarga em casa, tipo assim uma bateria que iria carregar em casa durante o dia e essa mesma bateria iria carregar o carro a noite. Se nao me engano a Tesla ofereçe esse kit em US mas aqui na Bananalandia a coisa fica dificil voce nao vai pagar imposto :bem:

Alguem para ajudar :bat:

uma bateria dessa ae de ~50kWh, se pegar meu sistema ae como exemplo, pra carregar puramente com energia sonar iria levar 1 dia inteiro e na media não sobraria energia para a casa.

ate o kit de baterias para casa que a tesla vende, o powerwall, das inúmeras instalações que o povo por la faz e posta video, ninguém coloca o carregador do carro para carregar da bateria.
é questão de o powerwall ter ae ~7kWh de energia armazenada(que não é nada para um carro elétrico), e só sustenta carga continua de ~5000W(praticamente um chuveiro elétrico aqui no BR).

agora a ideia de usar a bateria do carro como um hibrido pra substituir o powerwall, a tesla msm falava que iria fazer e ate hj não liberaram, e que tenha visto só a f150 nova da ford e um carro da VW fazem isso.

de qual quer forma, se migrar para um carro elétrico, mesmo pagando a conta de energia FULL sem sistema solar, sai mais barato do que pagar o preço da gasolina/etanol/diesel por KM rodado.
 
Última edição:
uma bateria dessa ae de ~50kWh, se pegar meu sistema ae como exemplo, pra carregar puramente com energia sonar iria levar 1 dia inteiro e na media não sobraria energia para a casa.

ate o kit de baterias para casa que a tesla vende, o powerwall, das inúmeras instalações que o povo por la faz e posta video, ninguém coloca o carregador do carro para carregar da bateria.
é questão de o powerwall ter ae ~7kWh de energia armazenada(que não é nada para um carro elétrico), e só sustenta carga continua de ~5000W(praticamente um chuveiro elétrico aqui no BR).

agora a ideia de usar a bateria do carro como um hibrido pra substituir o powerwall, a tesla msm falava que iria fazer e ate hj não liberaram, e que tenha visto só a f150 nova da ford e um carro da VW fazem isso.

de qual quer forma, se migrar para um carro elétrico, mesmo pagando a conta de energia FULL sem sistema solar, sai mais barato do que pagar o preço da gasolina/etanol/diesel por KM rodado.

Seria um sistema unicamente para o carro, nao fica ninguem na casa durante o dia.
 
Se for unicamente para o carro da pra fazer (sem a recarga rápida), mas se for alimentar a casa é impossível, vai gastar uma violência com inversor e pacote de baterias pra aguentar a corrente de pico.

Por isso que normalmente chuveiros elétricos, aparelhos de ar condicionado e recarga veicular não são contemplados nos sistemas off grid (no caso do chuveiro, ele desliga as cargas restantes durante o tempo do banho, mas os outros nem são instalados)
 
Se for unicamente para o carro da pra fazer (sem a recarga rápida), mas se for alimentar a casa é impossível, vai gastar uma violência com inversor e pacote de baterias pra aguentar a corrente de pico.

Por isso que normalmente chuveiros elétricos, aparelhos de ar condicionado e recarga veicular não são contemplados nos sistemas off grid (no caso do chuveiro, ele desliga as cargas restantes durante o tempo do banho, mas os outros nem são instalados)

Nao apenas para o carro, acho que umas 4 placas e umas 4 baterias ja daria, eu iria conectar uma unidade de (suposta) carga rapida mas que é bemmmm mais rapida que a tomada comum mas mais lenta que uma unidade profissional/posto.
 
Nao apenas para o carro, acho que umas 4 placas e umas 4 baterias ja daria, eu iria conectar uma unidade de (suposta) carga rapida mas que é bemmmm mais rapida que a tomada comum mas mais lenta que uma unidade profissional/posto.
Pelo padrão IEC vc teria:

- 250V 16A (3.5kW)
- 250V 32A (7kW)
- 400V 200A (80kW, a tal recarga rápida, obviamente não residencial)

Sua usina vai ter que ser capaz de lidar com essa carga, levando em conta as duas primeiras possibilidades.
Se posso te dar um conselho, eu avaliaria a possibilidade de fazer um sistema "normal" com inversor híbrido sem bateria, pra depois, caso seja necessário, fazer a instalação das mesmas e passar pra off grid.
 
Pelo padrão IEC vc teria:

- 250V 16A (3.5kW)
- 250V 32A (7kW)
- 400V 200A (80kW, a tal recarga rápida, obviamente não residencial)

Sua usina vai ter que ser capaz de lidar com essa carga, levando em conta as duas primeiras possibilidades.
Se posso te dar um conselho, eu avaliaria a possibilidade de fazer um sistema "normal" com inversor híbrido sem bateria, pra depois, caso seja necessário, fazer a instalação das mesmas e passar pra off grid.

As baterias sao fundamentais ja que a carga sera efetuada durante a noite, mas valeu pelas informacoes vou pesquisar a respeito :bat:
 
As baterias sao fundamentais ja que a carga sera efetuada durante a noite, mas valeu pelas informacoes vou pesquisar a respeito :bat:
não compensa financeiramente hj ter sistema de baterias para carregar um carro elétrico.

o custo das baterias é exorbitante ainda, e pior de tudo, pegar um carro com 50kWh de carga, tem baterias ae no mercado que tem carga de 2kWh com descarga na casa dos 24v 20a custando módicos R$4000 cada.
só fazer as contas de quantas baterias seriam necessárias, já da pra ver que pra armazenar 1 carga completa de um carro elétrico em baterias estacionarias em casa é extremamente caro.
fora questão de equipamentos extras que vc tem que comprar tb(controladores de carga e etc).

pior de tudo ainda, são os ciclos de vida das baterias, acabou o ciclo de vida dela, a mesma tem que ser substituída.

o ideal é a ideia que a tesla não libera por nada de usar a própria bateria do carro como armazenamento de energia pra casa, e consequentemente a mesma já é carregada pelo sistema solar ou rede da concessionaria.
 
não compensa financeiramente hj ter sistema de baterias para carregar um carro elétrico.

o custo das baterias é exorbitante ainda, e pior de tudo, pegar um carro com 50kWh de carga, tem baterias ae no mercado que tem carga de 2kWh com descarga na casa dos 24v 20a custando módicos R$4000 cada.
só fazer as contas de quantas baterias seriam necessárias, já da pra ver que pra armazenar 1 carga completa de um carro elétrico em baterias estacionarias em casa é extremamente caro.
fora questão de equipamentos extras que vc tem que comprar tb(controladores de carga e etc).

pior de tudo ainda, são os ciclos de vida das baterias, acabou o ciclo de vida dela, a mesma tem que ser substituída.

o ideal é a ideia que a tesla não libera por nada de usar a própria bateria do carro como armazenamento de energia pra casa, e consequentemente a mesma já é carregada pelo sistema solar ou rede da concessionaria.
Exato, além da questão da corrente de pico, tem a capacidade de armazenamento.
Eu considerei um uso normal do carro, acredito que use uns 10kWh/dia no máximo. Mas se for fazer uma carga completa por dia, a coisa complica bastante no quesito custos.

O ideal mesmo, como frisei no post anterior, seria usar um sistema on grid com predisposição pra híbrido/off caso queira mudar depois. Mesmo com a taxação gradativa do solar, deve continuar valendo a pena.
 
Atualizando meus status aqui, vieram trocar o medidor no sábado e logo que trocaram fui correndo ligar o disjuntor do inversor já que tava um sol desgraçado kkkk

Ai a surpresa, o idr caiu na hora... comentei com o pessoal que fez a instalação e me perguntaram se meu padrão (neutro ali do poste/relógio) é aterrado junto a casa, e de fato era... Ai solicitaram pra eu fazer uma haste separada para cada item, sendo assim hoje fui lá comprei a outra haste de 5/8 de 2,4m ou mais não lembro agora e coloquei mais ou menos 4,5m de distancia da haste já existente (minha fiação é tudo 16mm até o quadro, então segui com o fio de 16mm até a haste nova).

Deixei a ligação da seguinte forma, a haste que ja existia deixei o padrão ali aterrado, e na nova visto que é maior e mais grossa aterrei a casa.

Fui ligar o negócio de novo, e pau mesma coisa o negócio desarmando, agora nem sei oq pode ta pegando.... o instalador foi ver com o engenheiro lá e vai me retornar.

Spoiler da bagunça e também do buraco que ta fazendo aniversário ai pela prefeitura:
Whats-App-Image-2021-09-13-at-08-54-26.jpg

Edit:
O estranho é que com o disjuntor do inversor off, o idr não cai e minha casa toda está nele ali 100%.

Quando fizeram a instalação, ainda não tinha o idr então solicitaram pra colocar e eu coloquei um weg de 30mAh/40a. No dia foi testado e funcionou, tanto que gerou 0,04kw entre as medições dele de acordo com o FusionSolar.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo