• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

poW, cryptonaut não anda :confused:


06-02-2021.png





já levantou o note ou colocou base cooler em baixo?
problema é q esse i7-4810MQ é um legítimo 4/8 fritador de ovo.
uma "solução" paliativa seria capar o CPU no esquema de energia em desempenho máximo na tomada e bateria com 80% de uso.

energia.png

Fiz uma base inclinada pra ele e botei 2 fans de 120mm diretamente nas entradas de ar.
Esse esquema de capar já tinha feito e as vezes funciona e as vezes não adianta nada...Acho que depois que o windows atualizou parou de funcionar, o clock pelo menos não reduz mais como antes.

Eu abri tudo de novo e parece que a pasta tinha evaporado um pouco em algumas partes, tava meio estranho...Então reapliquei a pasta zf-12 e tive a audácia de misturar com a gd900, coloquei pouca quantidade da zf-12 e espalhei bem, a ponto de ficar algumas partes sem depois botei um pequeno pingo da gd900 e deixei espalhar só com a pressão do dissipador... Já tem uns 3 dias e por enquanto está segurando de boa... no primeiro dia ainda estava um calor infernal aqui no hell de janeiro, mas desde ontem a temperatura caiu bem depois do temporal....

Vamos ver como vai ficar nos próximos dias, mas a principio essa zf-12 parece ser de baixa qualidade... a condutividade térmica é ótima, mas parece que perde a eficiência ou evapora em dias.

Mas além da pasta parece que tem algum erro de projeto nesse note... pq é apenas um cooler para o i7-4810mq e gtx 860m, o fabricante deveria botar no máximo um i7-4710mq....Apesar de que a gtx 860m fica sempre muito fria, mesmo nos jogos e benchmarks nunca passa de 70ºC, ainda fiz um leve oc nela.
Como eu comprei esse note baratinho pra quebrar um galho eu até cogitei trocar o processador por um i7-4712mq ou 4710mq... mas não vale gastar essa grana a mais nele.

Se depois de alguns dias voltar a esquentar muito vou ter que gastar uma graninha e tentar a sorte com uma pasta de qualidade.
 
Fiz uma base inclinada pra ele e botei 2 fans de 120mm diretamente nas entradas de ar.
Esse esquema de capar já tinha feito e as vezes funciona e as vezes não adianta nada...Acho que depois que o windows atualizou parou de funcionar, o clock pelo menos não reduz mais como antes.

Eu abri tudo de novo e parece que a pasta tinha evaporado um pouco em algumas partes, tava meio estranho...Então reapliquei a pasta zf-12 e tive a audácia de misturar com a gd900, coloquei pouca quantidade da zf-12 e espalhei bem, a ponto de ficar algumas partes sem depois botei um pequeno pingo da gd900 e deixei espalhar só com a pressão do dissipador... Já tem uns 3 dias e por enquanto está segurando de boa... no primeiro dia ainda estava um calor infernal aqui no hell de janeiro, mas desde ontem a temperatura caiu bem depois do temporal....

Vamos ver como vai ficar nos próximos dias, mas a principio essa zf-12 parece ser de baixa qualidade... a condutividade térmica é ótima, mas parece que perde a eficiência ou evapora em dias.

Mas além da pasta parece que tem algum erro de projeto nesse note... pq é apenas um cooler para o i7-4810mq e gtx 860m, o fabricante deveria botar no máximo um i7-4710mq....Apesar de que a gtx 860m fica sempre muito fria, mesmo nos jogos e benchmarks nunca passa de 70ºC, ainda fiz um leve oc nela.
Como eu comprei esse note baratinho pra quebrar um galho eu até cogitei trocar o processador por um i7-4712mq ou 4710mq... mas não vale gastar essa grana a mais nele.

Se depois de alguns dias voltar a esquentar muito vou ter que gastar uma graninha e tentar a sorte com uma pasta de qualidade.
Se começar a esquenta muito tu pode trocar a pasta térmica mas por enquanto não vejo necessidade disso.
 
Galera, seguinte: tenho um MSI GS71 que eu comprei faz 6 anos atras e nunca mexi na parte de refrigeracao dele.
Jah abri ele para fazer uma limpeza superficial, trocar memoria e trocar HD, mas me faltou coragem para mexer no heatpipe e nas ventoinhas. Mas chegou o momento de quebrar paradigmas.
Ele tem um i7 4720HQ + 970m, cada uma com um heatpipe e ventoinha proprio.
Rodando o Afterburner e The Witcher 3 (jogo bem bom pra testes, jah que ele usa 100% tanto de GPU qnto CPU) vi que a GPU ta sossegada, fazendo 99% a 86 celsius.
A minha treta ta na CPU: 95~98 celsius, 70% e nunca entrando no modo turbo. :rip:
Mesmo em idle ela ta ficando entre 50~55 celsius. Preciso dar um jeito nisso, ou vou ficar surdo com o barulho da ventoinha.

Lendo as ultimas duas paginas e fuçando na Amazon daqui, encontrei esse kit Grizzly por 11 Merkeis.
Posso ir de boa com esse?

Vi uns concorrentes (MX-4 e TM-30) mas como eles nao veem em um kit (aplicador, alcool isopropilico etc) acho que nao compensa os 4 euros de economia.
 
Galera, seguinte: tenho um MSI GS71 que eu comprei faz 6 anos atras e nunca mexi na parte de refrigeracao dele.
Jah abri ele para fazer uma limpeza superficial, trocar memoria e trocar HD, mas me faltou coragem para mexer no heatpipe e nas ventoinhas. Mas chegou o momento de quebrar paradigmas.
Ele tem um i7 4720HQ + 970m, cada uma com um heatpipe e ventoinha proprio.
Rodando o Afterburner e The Witcher 3 (jogo bem bom pra testes, jah que ele usa 100% tanto de GPU qnto CPU) vi que a GPU ta sossegada, fazendo 99% a 86 celsius.
A minha treta ta na CPU: 95~98 celsius, 70% e nunca entrando no modo turbo. :rip:
Mesmo em idle ela ta ficando entre 50~55 celsius. Preciso dar um jeito nisso, ou vou ficar surdo com o barulho da ventoinha.

Lendo as ultimas duas paginas e fuçando na Amazon daqui, encontrei esse kit Grizzly por 11 Merkeis.
Posso ir de boa com esse?

Vi uns concorrentes (MX-4 e TM-30) mas como eles nao veem em um kit (aplicador, alcool isopropilico etc) acho que nao compensa os 4 euros de economia.
Pode ir na Grizzly ou na MX-4 caso preferir mas lembre-se que depois de aplicar a pasta térmica tu tem que fazer undevolt no processador pra ele trabalhar na casa dos 80~82°.
 
já tem um pote de 40g pra usar, quer outra pra q?
40g vai estragar com certeza. Ninguém usa essa quantidade em alguns anos em 1 ou 2 máquinas.
isso é quantidade pra quem trabalha fazendo manutenção.

Compra seringas sem agulha, coloca dentro e vende. Fica só com 10g.

tempo médio de vida da pasta guardada é de 5 a 8 anos.
Concordo com o Flamenguista, tu vai pegar outra pasta pra que ? 40G é coisa pra caramba vai usando ou tenta vender algumas gramas pra dar uma aliviada nesse pote, sobre o tempo médio como a sua que é excelente deve durar de 05 anos pra mais.
O pote de 40g está lacrado, então estou pensando em vender ele e comprar outra, por isso a pergunta.
 
Galera, seguinte: tenho um MSI GS71 que eu comprei faz 6 anos atras e nunca mexi na parte de refrigeracao dele.
Jah abri ele para fazer uma limpeza superficial, trocar memoria e trocar HD, mas me faltou coragem para mexer no heatpipe e nas ventoinhas. Mas chegou o momento de quebrar paradigmas.
Ele tem um i7 4720HQ + 970m, cada uma com um heatpipe e ventoinha proprio.
Rodando o Afterburner e The Witcher 3 (jogo bem bom pra testes, jah que ele usa 100% tanto de GPU qnto CPU) vi que a GPU ta sossegada, fazendo 99% a 86 celsius.
A minha treta ta na CPU: 95~98 celsius, 70% e nunca entrando no modo turbo. :rip:
Mesmo em idle ela ta ficando entre 50~55 celsius. Preciso dar um jeito nisso, ou vou ficar surdo com o barulho da ventoinha.

Lendo as ultimas duas paginas e fuçando na Amazon daqui, encontrei esse kit Grizzly por 11 Merkeis.
Posso ir de boa com esse?

Vi uns concorrentes (MX-4 e TM-30) mas como eles nao veem em um kit (aplicador, alcool isopropilico etc) acho que nao compensa os 4 euros de economia.

Se vc não tiver experiência não recomendo a Grizzly Conductonaut, ainda mais em notebook.... pq é metal liquido e se vazar pra placa mãe vai dar curto e queimar... E ainda tem a questão de corrosão no alumínio, então é mais recomendado apenas para dissipadores de cobre ou niquel.
Veja a Grizzly kryounaut ou cooler master mastergel maker que são muito boas tbm e não tem esse risco.
 
Última edição:
Se vc não tiver experiência não recomendo a Grizzly Conductonaut, ainda mais em notebook.... pq é metal liquido e se vazar pra placa mãe vai dar curto e queimar... E ainda tem a questão de corrosão no alumínio, então é mais recomendado apenas para dissipadores de cobre ou niquel.
Veja a Grizzly kryounaut ou cooler master mastergel maker que são muito boas tbm e não tem esse risco.
Bah velho! Que dica importante!
Muito obrigado mesmo. Jah cancelei minha compra na Amazon e comprei a Kryonaut.
Sobre limpeza do die, eu tenho aqui comigo um alcool 96,6%. Posso usar sem medo, certo? Vi um monte de comentarios de gente soh falando em alcool 99,9% para a limpeza, mas tambem vi gente refutando isso e falando que usou alcool 70% e o die ta firme e forte rodando.
 
Bah velho! Que dica importante!
Muito obrigado mesmo. Jah cancelei minha compra na Amazon e comprei a Kryonaut.
Sobre limpeza do die, eu tenho aqui comigo um alcool 96,6%. Posso usar sem medo, certo? Vi um monte de comentarios de gente soh falando em alcool 99,9% para a limpeza, mas tambem vi gente refutando isso e falando que usou alcool 70% e o die ta firme e forte rodando.
Usa álcool isopropilico para limpar, sempre usei aqui para aplicar a nova pasta térmica.
 
E na tele-aula do curso de Quimica de hoje, nos vimos que:
Etanol
O etanol, também conhecido como álcool de cereais, álcool etílico ou álcool consumível, é uma das substâncias recreacionais mais utilizadas atualmente. Está presente em bebidas alcoólicas e é consumido desde os tempos mais antigos. Como desinfetante, funciona desnaturando proteínas e dissolvendo lipídios, destruindo assim muitos tipos de bactérias e células virais. Por outro lado, é ineficaz contra esporos. É tipicamente usado em concentrações de 70 %, pois concentrações maiores evaporam muito rápido e as menores não são tão efetivas. Também pode ser encontrado em alguns sabonetes e lenços para as mãos, mas não deve ser usado diretamente na pele, pois pode ressecá-la.

Álcool isopropílico
O álcool isopropílico, geralmente chamado de IPA ou isopropanol, tem funções e estrutura similar ao etanol. Ele evapora em uma taxa parecida e destrói células bacterianas e virais através do mesmo mecanismo. Entretanto, por não desidratar tanto os tecidos vivos, é mais indicado para desinfetar a pele do que o etanol, e é por essa razão que é mais frequentemente usado como antisséptico.

Diferenças
A fórmula química do etanol é C2H5OH. A do álcool isopropílico é C3H8O. Ambos são produzidos através da fermentação, embora o agente de fermentação do isopropanol seja uma bactéria e não uma levedura. Enquanto que o etanol não tem efeitos tóxicos a curto prazo, o isopropanol é convertido em acetona pelo fígado, tornando-o extremamente perigoso. Outra diferença é que o álcool etílico desidrata células mais rapidamente.

Conclusão
Para desinfetar superfícies, o etanol e o isopropanol têm praticamente a mesma eficiência. O etanol é mais utilizado puro para limpar qualquer tipo de superfícies, o outro é mais usado como antisséptico e em hospitais. Ambos são mais eficientes em concentração de 70 % e podem ser usados para limpar pequenas ferramentas se elas forem imergidas por cerca de dez minutos. Evaporam rapidamente sem deixar resíduos e são úteis para limpar discos ópticos e componentes de computadores.

Ou seja, podemos usar tanto o alcool etilico/etanol quanto o isopropilico, pois em termos de alcoois, eles sao muito parecidos.
O importante para nao danificar os componentes eh a concentracao de agua.

Usa álcool isopropilico para limpar, sempre usei aqui para aplicar a nova pasta térmica.
Cara, valeu mesmo pelas dicas. Me fez pesquisar para saber a real diferenca entre alcoois, logo eu aprendi algo. Jah valeu o meu dia.
 
E na tele-aula do curso de Quimica de hoje, nos vimos que:


Ou seja, podemos usar tanto o alcool etilico/etanol quanto o isopropilico, pois em termos de alcoois, eles sao muito parecidos.
O importante para nao danificar os componentes eh a concentracao de agua.


Cara, valeu mesmo pelas dicas. Me fez pesquisar para saber a real diferenca entre alcoois, logo eu aprendi algo. Jah valeu o meu dia.
O importante é não danificar os componentes é bem isso aí mesmo, quando chegar a pasta manda um feedback das temperaturas 👍
 
Por favor, pessoas que compraram a tal Grizzly Kryonaut: é obrigatório vir aquele cartãozinho com validação dentro da embalagem para considerar verdadeiro o produto ou isso mudou?
 
Por favor, pessoas que compraram a tal Grizzly Kryonaut: é obrigatório vir aquele cartãozinho com validação dentro da embalagem para considerar verdadeiro o produto ou isso mudou?
Quando comprei ela não veio esse cartão mas desconfio que seja falsificado porque o desempenho foi pior que a OCX e mx-4 que testei mas não recordo se vem o cartão.
 
Quando comprei ela não veio esse cartão mas desconfio que seja falsificado porque o desempenho foi pior que a OCX e mx-4 que testei mas não recordo se vem o cartão.
Pois é. Comprei nas Americanas. Não achei data de validade e nem o tal cartão, além de ter um adesivo estranho de importação ou coisa parecida...
Como é a primeira vez que comprei dessa marca, não sei dizer.
Waleu!

EDIT: A única informação que consegui obter, sem fonte segura, é que a partir de 2019 esse produto passou a vir com o tal cartão para validação. Isso pode significar que minha pasta é mais antiga, mas não significar que necessariamente é falsa.
 
Última edição:
Pois é. Comprei nas Americanas. Não achei data de validade e nem o tal cartão, além de ter um adesivo estranho de importação ou coisa parecida...
Como é a primeira vez que comprei dessa marca, não sei dizer.
Waleu!
Mas acredito que não venha cartão nesse modelo pelo menos pelo meu conhecimento.
 
O importante é não danificar os componentes é bem isso aí mesmo, quando chegar a pasta manda um feedback das temperaturas 👍
No fim acabei comprando a MX-4 mesmo, por causa do prazo de entrega.
Ainda estou no processo da validar o processo inteiro, mas os primeiros resultados sao promissores:
- Em idle o proc ta rodando dentro da margem 42-47 C (ou seja, ganhei uns 7 graus aqui).
- Rodando o Cinebench, o proc nao passou de 88 C, me dando um ganho de uns 9 graus.
Isso foi com o main proc, que era o que mais me incomodava.
Para o 970m eu ainda nao parei para rodar nenhum bench, mas em idle ele foi de 45 C para 37 C.
Dentro de The Witcher, o main proc ainda esta atingindo os 97 C, mas pelo menos agora ele atinge essa temperatura usando o Turbo Boost. Ou seja, no more thermal throttling. :full:
Fiz uns pequenos testes com under volt, mas vou me contentar em usar o proc stock mesmo.
Fiz uns testes diminuindo soh 50 micro volts, tanto antes da troca da pasta termica qnto depois, e o main proc congela qndo atinge os 97 C.
Estou feliz com o resultado obtido. Baixíssimo investimento, muita coragem, mas agora dei uma esticada na vida util do meu laptop.
Valeu rapaziada!
 
No fim acabei comprando a MX-4 mesmo, por causa do prazo de entrega.
Ainda estou no processo da validar o processo inteiro, mas os primeiros resultados sao promissores:
- Em idle o proc ta rodando dentro da margem 42-47 C (ou seja, ganhei uns 7 graus aqui).
- Rodando o Cinebench, o proc nao passou de 88 C, me dando um ganho de uns 9 graus.
Isso foi com o main proc, que era o que mais me incomodava.
Para o 970m eu ainda nao parei para rodar nenhum bench, mas em idle ele foi de 45 C para 37 C.
Dentro de The Witcher, o main proc ainda esta atingindo os 97 C, mas pelo menos agora ele atinge essa temperatura usando o Turbo Boost. Ou seja, no more thermal throttling. :full:
Fiz uns pequenos testes com under volt, mas vou me contentar em usar o proc stock mesmo.
Fiz uns testes diminuindo soh 50 micro volts, tanto antes da troca da pasta termica qnto depois, e o main proc congela qndo atinge os 97 C.
Estou feliz com o resultado obtido. Baixíssimo investimento, muita coragem, mas agora dei uma esticada na vida util do meu laptop.
Valeu rapaziada!
Já baixou bem a temperatura, tu pode desligar o turbo boost do processador que vai cair mais ainda na GPU não tem jeito é obrigado a fazer undervolt mesmo trocando a pasta térmica.
 
Até hoje eu estava usando uma Arctic Silver 5, fiz uma aplicação recente inclusive mas o cooler já era, ai tive que colocar a box (instalei com a própria que vem nela, estava lá jogada a 6 anos e só com uma proteção de plástico, esta segurando 50c em idle kkkk).

Pelo jeito vou ter que comprar outra pois.....é uma pasta de 3.5g de mais ou menos 15 anos! Eu comprei ela para meu o athlon 64 hahah e sim esta viva até hoje, provável que eu coloque ela nessa box para aguentar um pouco mais, só não sei se ainda tem o suficiente, já fiz aplicação dela em todos os meus processadores e coolers, deve ter sido umas 10 aplicação fácil durante esses anos.

Mas dei uma olhada pelo topico, ela nem é citada mais, bom, faz 15 anos que comprei, ainda vale pegar ela? Ou já era? Pois na real, sempre segurou todos os meus processadores, durou 15 anos e nunca estragou nada, inclusive devia estar nesse meu i7 já faz uns 4 anos sem trocar e estava segurando 60~65 em full em uma h100i.
 
Até hoje eu estava usando uma Arctic Silver 5, fiz uma aplicação recente inclusive mas o cooler já era, ai tive que colocar a box (instalei com a própria que vem nela, estava lá jogada a 6 anos e só com uma proteção de plástico, esta segurando 50c em idle kkkk).

Pelo jeito vou ter que comprar outra pois.....é uma pasta de 3.5g de mais ou menos 15 anos! Eu comprei ela para meu o athlon 64 hahah e sim esta viva até hoje, provável que eu coloque ela nessa box para aguentar um pouco mais, só não sei se ainda tem o suficiente, já fiz aplicação dela em todos os meus processadores e coolers, deve ter sido umas 10 aplicação fácil durante esses anos.

Mas dei uma olhada pelo topico, ela nem é citada mais, bom, faz 15 anos que comprei, ainda vale pegar ela? Ou já era? Pois na real, sempre segurou todos os meus processadores, durou 15 anos e nunca estragou nada, inclusive devia estar nesse meu i7 já faz uns 4 anos sem trocar e estava segurando 60~65 em full em uma h100i.
Tem outras mais interessante que ela como a Master Gel, OCX PCYES MX-4.
 
Esqueci de postar aqui minhas impressões sobre a Thermal Grizzly Aeronaut. Paguei R$40 em 1g aqui no BR mesmo... Apliquei ela na instalação do Gammaxx GTE. Basicamente ficou dessa forma:

Antes:

-Cooler Box + PCYes OCX (Gelid Extreme)
-1.28V VCORE / 1.02V VSOC / RAM @2666Mhz
-Temperatura máxima 88 °C Stress Test / 85 °C jogando (Média de 75 °C).

Depois:

-Gammaxx GTE V2 + TG Aeronaut
-1.30V VCORE / 1.1V VSOC / RAM @3200Mhz
-Temperatura máxima 70 °C Stress Test / 67 °C jogando (Média de 65 °C).

Essas temperaturas foram atingidas basicamente na mesma temperatura ambiente (28-30 °C), nos mesmos testes e jogos. Vale ressaltar que agora estou usando uma configuração de over mais agressiva, com mais calor sendo gerado tanto pelo VCORE, quanto pela controladora de memória. E também a troca de calor é extremamente rápida, em poucos segundos a temperatura sai do pico citado para a faixa de 40 °C em Idle, em temperaturas ambiente em torno de 25 °C, pelo preço acho difícil achar algo melhor aqui no Brasil. Apliquei na forma de gota no centro, bem pouco, e esse tubo de 1g deve dar para umas 3 aplicações.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo