[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Pessoal, acabei de adiquirir um 7700k e vou fazer o delid, qual a melhor pasta pra usar? São tantas opiniões aqui que acaba deixando a gente confuso. Obrigado pela atenção.
Se quiser a melhor possível que não seja metal líquido, é mais ou menos consenso que a Kryonaut é a melhor. Se vai fazer delid, talvez valha considerar também usar metal líquido.
 
Se quiser a melhor possível que não seja metal líquido, é mais ou menos consenso que a Kryonaut é a melhor. Se vai fazer delid, talvez valha considerar também usar metal líquido.
Vc indicaria alguma específica? E tbm posso usar essa de metal líquido entre o processador é o cooler? Obrigado pela resposta
 
Vc indicaria alguma específica? E tbm posso usar essa de metal líquido entre o processador é o cooler? Obrigado pela resposta
A mais conhecida é a Conductonaut, mas a diferença de desempenho entre as marcas de metal líquido é muito pequena.

Antes de decidir por usar metal líquido, tem que pesquisar muito sobre aplicação e cuidados, já que o uso de metal líquido trás vários riscos que não existem com pastas convencionais não condutoras. Recomendo o canal Gamers Nexus no Youtube.

Tem alguma razão especial pra decidir fazer delid no 7700K?
 
A mais conhecida é a Conductonaut, mas a diferença de desempenho entre as marcas de metal líquido é muito pequena.

Antes de decidir por usar metal líquido, tem que pesquisar muito sobre aplicação e cuidados, já que o uso de metal líquido trás vários riscos que não existem com pastas convencionais não condutoras. Recomendo o canal Gamers Nexus no Youtube.

Tem alguma razão especial pra decidir fazer delid no 7700K?

Vou fazer over, e pelo que andei lendo, ele esquenta bastante
 
Vou fazer over, e pelo que andei lendo, ele esquenta bastante
Eu não tenho experiência com esse processador, mas recomendo que antes de tudo faça testes com o processador antes do delid pra verificar se é realmente necessário. Embora Delid tenha ficado beeeem menos arriscado nos últimos anos devido às ferramentas dedicadas, ainda tem algum risco. Essas dicas são genéricas, não são específicas pro 7700K.

Se você chegar à conclusão que o CPU realmente não chega aos clocks que você deseja por limitação de temperatura, faça o delid e use a princípio uma boa pasta e verifique novamente se agora ele chega aos clocks que você deseja. Se não chegar, parta para o metal líquido entre o IHS e o die.

Esses testes são importantes porque você pode descobrir que o seu CPU possui outros gargalos que vão surgir antes da temperatura virar um fator limitante. Alguns processadores simplesmente não vão chegar a determinado clock, mesmo que você use nitrogênio líquido. Além disso, você pode acabar chegando num clock aceitável sem delid e nesse caso é melhor evitar o risco e o custo extra.

Outro fator importante é ter em mente que a diferenças de clock pequenas (0,1 - 0,2 GHz) geram diferenças de desempenho pequenas, mas podem gerar consumo energético e aquecimento muito grandes. Eu estou entre os que prefere um clock de 4,8GHz com boas temperaturas do que um clock de 5,0GHz fritando o CPU e os componentes da placa mãe. A diferença de desempenho entre os dois é mínima, mas o temperatura, consumo de energia e o desgaste de componentes pode ser muito maior.

Sugestão de leitura: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/kaby-lake-guia-de-overclock.608256/
 
Eu não tenho experiência com esse processador, mas recomendo que antes de tudo faça testes com o processador antes do delid pra verificar se é realmente necessário. Embora Delid tenha ficado beeeem menos arriscado nos últimos anos devido às ferramentas dedicadas, ainda tem algum risco. Essas dicas são genéricas, não são específicas pro 7700K.

Se você chegar à conclusão que o CPU realmente não chega aos clocks que você deseja por limitação de temperatura, faça o delid e use a princípio uma boa pasta e verifique novamente se agora ele chega aos clocks que você deseja. Se não chegar, parta para o metal líquido entre o IHS e o die.

Esses testes são importantes porque você pode descobrir que o seu CPU possui outros gargalos que vão surgir antes da temperatura virar um fator limitante. Alguns processadores simplesmente não vão chegar a determinado clock, mesmo que você use nitrogênio líquido. Além disso, você pode acabar chegando num clock aceitável sem delid e nesse caso é melhor evitar o risco e o custo extra.

Outro fator importante é ter em mente que a diferenças de clock pequenas (0,1 - 0,2 GHz) geram diferenças de desempenho pequenas, mas podem gerar consumo energético e aquecimento muito grandes. Eu estou entre os que prefere um clock de 4,8GHz com boas temperaturas do que um clock de 5,0GHz fritando o CPU e os componentes da placa mãe. A diferença de desempenho entre os dois é mínima, mas o temperatura, consumo de energia e o desgaste de componentes pode ser muito maior.

Sugestão de leitura: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/kaby-lake-guia-de-overclock.608256/

Muito obrigado pela explicação.
 
Galera, to olhando no mercado livre e me deparei com a Thermal Grizzly Kryonaut, me pergunto se eh original. As embalagens que vi por ai não são iguais a essa.
 
Outa duvida, pode usar em placas de video?
 
Galera, to olhando no mercado livre e me deparei com a Thermal Grizzly Kryonaut, me pergunto se eh original. As embalagens que vi por ai não são iguais a essa.
Pergunta pro vendedor se essa pasta térmica vem na embalagem lacrada original de plástico preto.
E sim, ela pode ser utilizada em placas de vídeo.
 
Pode.

Se é original, é difícil saber, mas muito provavelmente sim. No Ebay tem bem mais barata.

Rapaz, pior que o medo bateu pq fui ver no Aliexpress e la ta cheio tbm. E todas ven nakela embalagem lacrada preta, o vendedor confirmou.
 
Rapaz, pior que o medo bateu pq fui ver no Aliexpress e la ta cheio tbm. E todas ven nakela embalagem lacrada preta, o vendedor confirmou.
No ebay tem opções mais confiáveis.

Eu comprei uma MX-4 no Ali há bastante tempo (acho que no ano passado) e quando chegou eu fiquei com medo de usar com medo de ser pirata. Só essa semana tomei coragem de usar. Como fui usar em um notebook com die exposto, ser ou não condutora faz toda a diferença. Arrisquei, usei, tomando cuidado pra espalhar uma camada fina sobre o die e não escorrer pros outros componentes. Pelo desempenho térmico é original (foi a pau a pau com a AS5).

Mas mesmo assim não compro mais pasta no Ali. Prefiro pagar mais e ter uma procedência mais confiável. No ebay tem vendedores no Reino Unido com preços razoáveis e bem avaliados. Eu arriscaria lá.
 
No ebay tem opções mais confiáveis.

Eu comprei uma MX-4 no Ali há bastante tempo (acho que no ano passado) e quando chegou eu fiquei com medo de usar com medo de ser pirata. Só essa semana tomei coragem de usar. Como fui usar em um notebook com die exposto, ser ou não condutora faz toda a diferença. Arrisquei, usei, tomando cuidado pra espalhar uma camada fina sobre o die e não escorrer pros outros componentes. Pelo desempenho térmico é original (foi a pau a pau com a AS5).

Mas mesmo assim não compro mais pasta no Ali. Prefiro pagar mais e ter uma procedência mais confiável. No ebay tem vendedores no Reino Unido com preços razoáveis e bem avaliados. Eu arriscaria lá.

Eu citei o Ali pq todo mundo pode comprar lá, inclusive os vendedores do mercado livre...
 
Alguém me tira uma dúvida. Eu comprei essa pasta ai. Mas eu to com muita dificuldade pra estar aplicando. A ultima q usei foi uma ceramique2 e era muuuuito mais fácil.
Essa gelid by pc yes gruda em absolutamente tudo. Menos no cpu. Eu tentei usar cartão, plástico, dedo e nada. No final das contas so me frustrei pq foi tudo nessa brincadeira e sai catando os poquinhos e juntei um tanto no meio dele e meti o cooler assim msm. Dei uma girada e ok. Mas n sei se foi suficiente. O cpu é um i5 4690k stock e no cpuz stressando bateu 49
Meu cooler é um zalman cnps10flex.
Eu to com outra pasta awui q veio no zalman, mas ela e pior ainda pra passar.
 
Alguém me tira uma dúvida. Eu comprei essa pasta ai. Mas eu to com muita dificuldade pra estar aplicando. A ultima q usei foi uma ceramique2 e era muuuuito mais fácil.
Essa gelid by pc yes gruda em absolutamente tudo. Menos no cpu. Eu tentei usar cartão, plástico, dedo e nada. No final das contas so me frustrei pq foi tudo nessa brincadeira e sai catando os poquinhos e juntei um tanto no meio dele e meti o cooler assim msm. Dei uma girada e ok. Mas n sei se foi suficiente. O cpu é um i5 4690k stock e no cpuz stressando bateu 49
Meu cooler é um zalman cnps10flex.
Eu to com outra pasta awui q veio no zalman, mas ela e pior ainda pra passar.
Se cobriu toda a superfície do dissipador, não tem com que se preocupar. Só fica de olho nas temperaturas nos próximos meses. Tem gente reclamando que essa pasta seca depois de meses de uso, então tem que ficar de olho.
 
Se cobriu toda a superfície do dissipador, não tem com que se preocupar. Só fica de olho nas temperaturas nos próximos meses. Tem gente reclamando que essa pasta seca depois de meses de uso, então tem que ficar de olho.
Stressando ele deu 49c no máximo. Iddle ficou 34/37
Mas eu queria mesmo aprender a fazer. To cansado de passar raiva .Vejo os videos os cara tranquilo aplicando e eu fazendo do msm jeito n da.
 
Se cobriu toda a superfície do dissipador, não tem com que se preocupar. Só fica de olho nas temperaturas nos próximos meses. Tem gente reclamando que essa pasta seca depois de meses de uso, então tem que ficar de olho.

Quanto a ressecar. Eu sempre momitoro a temp. N confio k. Kk k
 
Pessoal entre estas duas pastas qual é melhor?

Xigmatek XI - 3 HDT ou Arctic Silver 5.
 
Pessoal entre estas duas pastas qual é melhor?

Xigmatek XI - 3 HDT ou Arctic Silver 5.
Não conheço a Xigmatek, mas a Arctic Silver 5 já é uma pasta consagrada no mercado. Tem desempenho bom e dura quase eternamente sem ressecar.
 
Sera que essa pasta que vem junto no cooler master hyper h410r é boa? Comprei anos atrás uma MX-4 mas vi o comentário do pessoal de que pelo ML poderia ser da china, consequentemente falsificada, e fiquei cismado.

Hoje ela mantém meu processador na casa dos 65º (o V6GT esta sem um fan mas não sei se daria diferença grande com os dois), usei ela na placa de vídeo também trocando junto os thermal pads (que comprei no ML também, supostamente da Arctic) e a temperatura dela não passa dos 80º na parte mais quente do dia (aqui da 35~40 com facilidade), os VRMs até agora só monitorei a temperatura em idle e eles ficam na faixa dos 32º.

img_inst.jpg
 
Sera que essa pasta que vem junto no cooler master hyper h410r é boa? Comprei anos atrás uma MX-4 mas vi o comentário do pessoal de que pelo ML poderia ser da china, consequentemente falsificada, e fiquei cismado.

Hoje ela mantém meu processador na casa dos 65º (o V6GT esta sem um fan mas não sei se daria diferença grande com os dois), usei ela na placa de vídeo também trocando junto os thermal pads (que comprei no ML também, supostamente da Arctic) e a temperatura dela não passa dos 80º na parte mais quente do dia (aqui da 35~40 com facilidade), os VRMs até agora só monitorei a temperatura em idle e eles ficam na faixa dos 32º.

img_inst.jpg
MasterGel Pro é uma boa pasta. Nenhuma maravilha, mas serve.

Quanto à Arctic, acredito que a original seja mesmo fabricada na China.

Se você ainda tiver a Arctic que comprou há anos e ela não tiver secado, é bem provável que seja original.
 
MasterGel Pro é uma boa pasta. Nenhuma maravilha, mas serve.

Quanto à Arctic, acredito que a original seja mesmo fabricada na China.

Se você ainda tiver a Arctic que comprou há anos e ela não tiver secado, é bem provável que seja original.

Vou checar isso. Comprei em junho de 2017 na verdade.
 
Eu não tenho experiência com esse processador, mas recomendo que antes de tudo faça testes com o processador antes do delid pra verificar se é realmente necessário. Embora Delid tenha ficado beeeem menos arriscado nos últimos anos devido às ferramentas dedicadas, ainda tem algum risco. Essas dicas são genéricas, não são específicas pro 7700K.

Se você chegar à conclusão que o CPU realmente não chega aos clocks que você deseja por limitação de temperatura, faça o delid e use a princípio uma boa pasta e verifique novamente se agora ele chega aos clocks que você deseja. Se não chegar, parta para o metal líquido entre o IHS e o die.

Esses testes são importantes porque você pode descobrir que o seu CPU possui outros gargalos que vão surgir antes da temperatura virar um fator limitante. Alguns processadores simplesmente não vão chegar a determinado clock, mesmo que você use nitrogênio líquido. Além disso, você pode acabar chegando num clock aceitável sem delid e nesse caso é melhor evitar o risco e o custo extra.

Outro fator importante é ter em mente que a diferenças de clock pequenas (0,1 - 0,2 GHz) geram diferenças de desempenho pequenas, mas podem gerar consumo energético e aquecimento muito grandes. Eu estou entre os que prefere um clock de 4,8GHz com boas temperaturas do que um clock de 5,0GHz fritando o CPU e os componentes da placa mãe. A diferença de desempenho entre os dois é mínima, mas o temperatura, consumo de energia e o desgaste de componentes pode ser muito maior.

Sugestão de leitura: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/kaby-lake-guia-de-overclock.608256/
Ótimo post!
 
Pessoal alguem testou a nova pasta da implastec a ice fusion? será que ela continua tao ruim quanto a branca antiguinha do potinho? eauheauh
 
meu note tava com a Gelid GC Extreme a 2 anos, temperaturas estáveis, fui inventar de abrir pra limpar e trocar a pasta pela MX-4 e as temperaturas subiram um pouco uns 5 graus a mais. apliquei a gelid no note do meu primo q era um HP churrasqueira e baixou de 95 graus pra 60, apliquei a MX-4 no note da filha dele (outro HP churrasqueira) e continua quente, o resultado na foi tão satisfatório. Não curti essa pasta. É original comprada na WAZ. quem quiser pasta boa vai de gelid mesmo.
 
Última edição:
Comprei hoje uma Cooler Master MasterGel Maker, já que fiz um up no CPU do Notebook e só tinha à mão no momento a velha Implastec. Como tem uma loja bacana perto de onde moro, fui lá buscar essa ao invés de comprar na interwebs uma outra. Como o produto tem bons reviews, resolvi prestigiar o comércio local. Paguei R$ 45.

Vamos ver as mudanças de temperatura. Hoje fica em 50 C idle.

Se alguém de Brasília fizer delid de CPU, ou faz parte de grupo de LAN ou conhece quem faça, por favor, entre em contato. Pensei em comprar a ferramenta para fazer o delid no i5 de 4a geração que tenho no Optiplex, mas se alguém tiver e quiser exercitar o social dividindo a ferramenta, estamos aí. Retribuo com Coca-cola e doritos.

Edit com resultado: Basicamente tive um corte de 10% nas temperaturas. Espalhei pelo die com a espátula, ao invés de usar só a "gota", como normalmente fazia, para "seguir as instruções da caixa."
  • Idle entre 40 e 45 C.
  • Uso normal em 50 C (internet, Writer).
  • Youtube 4K por volta de 60 C (não assisto nessa resolução, claro. é só para estressar).
  • Prime 95 estabilizado em 90 C no núcleo mais quente.
Curioso que esse do Prime 95 fui testar com a Implastec e em questão de segundos chegou em 100C. Não esperei o throttle e por puro medo já parei o teste. Dessa vez, deixei vários minutos rodando e não saiu dos 90C. Óbvio que essa é uma situação meramente teórica. Chance zero de uso normal assim.
O Youtube em 4K também me surpreendeu. Novamente, chance zero de uso normal assim, mas a diferença de temperatura foi o suficiente para manter o cooler em um patamar em que não consigo ouvi-lo, ao contrário de quando estava com a Implastec.

Muitíssimo satisfeito com os resultados. É a primeira vez na vida que comprei uma pasta térmica de verdade, ao invés de usar a pasta de dente branca do potinho. Próximo passo é o esperado delid do processador, troca da pasta do IHS e também da GPU no Desktop.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo