Gostaria de relatar um um caso aqui meu...
Comprei um Pichau Kazan, estava decidindo entre ele e o Gadit X, entao ao chegar fiquei muito contente com a aparente qualidade do gabinete ele realmente e lindo, e tem um espaco consideravel entre o vidro e os coolers entao achei que nao teria problemas de ventilacao.
Pois entao montei meu computador novo, falta so trocar a placa de video, enquanto espero por ela decidi fazer overclock no processador e nas memorias, queria tirar o maximo do r5 1600 usando somente o cooler box. Consegui colocar ate 4Ghz e passar pelo cinebench r15, mas ao realizar testes de tortura o processador superaquecia e eventualmente o pc reiniciava. Entao fui descendo a voltagem e vendo aonde conseguia um conjunto que conseguise usar uma voltagem e frequencia que o cooler box aguenta-se. Consegui estabilizar com 1.225v a 3.9 maxima de 71 graus, isso com o gabinite com a tampa lateral aberta.
Quando fechei o pc nao dava conta virou um estufa o processador ia a 86 graus e o pc reiniciava. Entao decici mexer na posicao dos coolers, so estou com os 3 que vieram junto com o pc, primeiramente estava usando com os 3 na frente, sem sucesso, entao tentei colocar 2 encima e um na frente, mas nao ajudou, entao tirei o filtro de poeira superior, a temperatura abaixou 5 graus. Quando percebi isso retirei o filtro de metal dianteiro e desceu mais 4 graus, a minha maior surpresa foi quando retirei o cooler da dianteira e coloquei na parte traseira do gabinete ele ficou na mesma temperatura de quando ele estava aberto menos 6 graus.
Moral da historia, tire os filtro de poeira dos seus computadores e seu airflow melhorara muitooo as temperaturas.
Acredito tambem que a posicao de coolers que mais fazem diferenca para a temperatura e o que fica na parte traseira do pc.
Quando chegarem as minhas 3 fan da china que vou colocar na parte frontal posto aqui se deu uma diferenca na temperatura.
Pessoal finalmente chegaram os meus coolers da china, sao pccoolers corona, fazem uma boa pressao, entao vou dar um parecer final sobre o gabinte pichau kazan, agora que estou com 6 coolers instalados.
Comecar pelo principal que e o fluxo de ar, e cara e uma merda mesmo... mesmo com coolers mais fortes a entrada de ar fica infinitamente prejudicada tampa de vidro. A tampa de vidro do pichau kazan tem +- 1 cm de expaco para entrada de ar, o que eu achei que seria o suficiente para entrada ar, mas eu estava errado, assim como estava errado com a grelha de metal que ele tem na frente, ela nao atrapalha muito o fluxo de ar.
Os resultados que obtive, fazendo stress test com aida 64 :
Sem os coolers frontais + com tampa de vidro 78C
Com coolers frontais + tampa de vidro 75C
Com coolers frontais - tampa de vidro 68 C
Sem coolers com gabinete todo aberto (lateral e frontal) 71 C
Eu vi que em outro gabinte da pichau da pra instalar alguns parafusos para almentar a distancia do vidro mas nesse gabinete infelizmente nao funciona pelo modo que a parte frontal foi construida, eu teria que ir em uma tornearia para fazer uma peca sobre medida mas acho que custaria caro de mais por alguns graus. Acho que vou abaixar um pouco o overclock, para manter as temperaturas mais baixas, derepente consig um undervolt melhor.
Peco que prestem atencao que esses resultados foram com testes sinteticos, em jogos o processador nao passa de 55 C, mas sua utilizacao fica em torno de 30%, que para o meu caso seria situacao de uso real.
No geral recomendo esse gabinete se voce nao pensa em fazer overclock extremo, como pude perceber a beleza esta acima da funcionalidade dele.
Ainda bem que a pichau faz upgrades nos gabintes dela com certa frequencia, dai da pra corrigir esses erros.