• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Polaris - a próxima geração de GPUs da AMD

Se você aguentar, dá pra aguardar a GTX 1050Ti.

Essa daí vai vir custando igual ou mais caro que a 960, pode acreditar... Não é que seja uma opção ruim, mas infelizmente o preço acaba fazendo muitos deixarem sua aquisição de lado.

cara, onde você conseguiu a gtr? no brasil mesmo?

Ele mora na Inglaterra, portanto comprou a GTR lá.

Aqui, só nos resta aguardar a Formigari abaixar o preço dela ou então as demais lojas receberem esse modelo em estoque, também com um preço atrativo.

Falouws :cool:
 
Essa daí vai vir custando igual ou mais caro que a 960, pode acreditar... Não é que seja uma opção ruim, mas infelizmente o preço acaba fazendo muitos deixarem sua aquisição de lado.



Ele mora na Inglaterra, portanto comprou a GTR lá.

Aqui, só nos resta aguardar a Formigari abaixar o preço dela ou então as demais lojas receberem esse modelo em estoque, também com um preço atrativo.

Falouws :cool:
aff, que inveja kkkk
 
3dmark com minha Sapphire 470 OC Platinum, aquela que 'imita' a 480 reference:

Firestrike
http://www.3dmark.com/3dm/15357458

Time Spy
http://www.3dmark.com/3dm/15357614

Definitivamente mais fraca que as outras, mas é a que consome menos também, o que era necessário para meu PC (Dell stock na garantia).
O ruim dela é que o backplate acaba encostando no slot de memória. Se eu quiser tirar ou acrescentar memória, tem que tirar a placa de vídeo.

De resto tá ótimo. Funcionou. Deu certo. Amém.

a minha da red dragon chegou hj, ja fui nos correios pegar, a noite ou no almoço espeto ela e instalo o win 10 pra testar a danada, dxar tudo limpo pra ela, testar meu freesync e me divertir com gta v, the witcher 3 e bf4, o importante é a diversão, mais tarde quem sabe posto fotos dela, como quase n tem na net, serei um dos primeiros a mostrar a mesma
 
Algum de vocês está tendo problemas de instabilidade com as RX? Tava animadaço para comprar uma RX 460 de 4Gb da Sapphire mas depois de dar uma garimpada verifiquei que um monte de gente está tendo problemas de instabilidade com essas placas independente do fabricante. Uma das "soluções" encontradas por alguns usuários foi reduzir o clock da GPU em 20% e alterar algo no Wattman para o valor -20. Agora fiquei com o é atrás de apostar nessas AMD, sei que pode ser um problema intermitente mas não quero dor de cabeça :mad:
Meu filho está usando uma Sapphire RX 460 4GB sem problema. A placa está com um overclock para 1350MHz com +70mV, se não me engano é esse o valor (correção +75mV de voltage). Tudo isso usando a última versão do Trixx que é beta. Essa versão funciona certinho, fora não manter o valor do voltage na reinicialização, aí é só carregar o perfil de OC salvo.

Eu pegaria sem medo uma RX 460 4GB. Só rode um DDU antes de instalar a placa nova. No caso ele fez uma instalação limpa do Windows. Se for Sapphire pode usar o último Trixx (beta). Em jogo DX12 a RX 460 4GB fica acima da GTX960 2GB.
http://www.guru3d.com/articles_pages/asus_radeon_rx_460_strix_gaming_4gb_review,10.html
http://www.guru3d.com/articles_pages/asus_radeon_rx_460_strix_gaming_4gb_review,11.html
http://www.guru3d.com/articles_pages/asus_radeon_rx_460_strix_gaming_4gb_review,12.html

Para ter melhor desempenho compre um modelo 4GB com conector auxiliar 6 pinos. Sapphire Nitro é uma opção e essa placa consegue manter o clock boost em 1250MHz direto sem quedas de clock (tirando furmark hehehe). Está conseguindo manter também 1350MHz no micro do meu filho.


Agora se o micro tiver comportamento estranho, desinstale qualquer programa para overclock e espere sair uma versão estável. Por exemplo, dependendo da versão do programa para overclock instalado, a fan da RX dispara sem motivo algum. Nesse caso precisa esperar sair novas versões do Trixx, Afterburner, etc. Usando as últimas versões do Crimson isso (aparentemente) não acontece, então fique com ele.

Não esqueça de atualizar bios da placa-mãe para a última versão.Tem placa que só funciona direito com bios atualizado.

Se você gosta de overclock, só lembre que no Crimson o limite voltage é meio baixo, por isso meu filho instalou o Trixx hehehe.
 
Última edição:
@user101 Relato interessante!

Tenho um referencia (ASUS AMD Rx480) com WC rodando a 1350/2200 (dia a dia) e não tive nenhum problema.

E concordo com as BIOS atualizadas da MOBO.

@L... Estava pra rolar uns testes entre os membros do fórum, não deu certo?

Flws!
 
bem o programa da amd permite isso.
seria o FurMark ?
Se aguentar meia hora de crysis 3 no máximo ta bem estável o over rs
 
O que me dizem da Powercolor RX480 Red Devil? Relatos de problemas? Era a placa que eu queria das rx480, preciso trocar urgentemente de vga, minha gtx 770 não ta segurando mais os jogos atuais de maneira satisfatória.:bua:
E nvidia não quero nunca mais.
Vai com fé! supimpex! tenho e aprovo, eu recomendo e compraria novamente, a vantagem ainda que geralmente é a mais barata no mercado das custom
 
Relato interessante!

Tenho um referencia (ASUS AMD Rx480) com WC rodando a 1350/2200 (dia a dia) e não tive nenhum problema.

E concordo com as BIOS atualizadas da MOBO.
O que meu filho comentou que eu achei interessante é sobre o overclock e temperatura. Não ficava estável acima de 1300MHz e com temperatura > 70 graus. Aí ele resolveu usar o Trixx.

Fez um perfil de fan custom no Trixx pra reduzir a temperatura em carga. Primeiro verificou qual era a rotação máxima que não incomodava (barulho) e setou como máximo. Aí ele foi gradativamente subindo o clock e voltage.

Com temperatura de no máximo 60 graus, o overclock ficou 100% estável em 1350MHz e +75mV. Nos jogos fica cravado em 1350MHz e no Furmark tem quedas. O ASIC Quality do chip dele é de uns 63% se não me falha a memória. Ele parou nesse valor e nem mexeu no VRAM, está usando stock. Deve dar para subir mais, porém aí fica com um voltage muito acima de 1.2 que não seria ideal para 24/7. Apesar que o pessoal lá fora (pros em OCs) comentam que até 1.25 é tranquilo desde que a temperatura do chip seja fria. Aí vai da cabeça de cada um hehehe.

Essa experiência de overclock vale pra esse exemplar (chip), mas pode variar dependendo da sorte do cidadão. Achamos que subiu bem levando em conta os reviews da RX 460 Nitro.

Pra quem vai pegar uma RX 460 4GB, essa Nitro é boazinha. Faz um overclock decente e o cooler aguenta bem esse chip. Na loja que explode estava sendo vendida por 639 reais, um preço aceitável.
 
@rexBauru oloco, porque você não trocou já?

vou esperar passar minha ferias ai entro em contato com eles.
 
Obrigada!

Andei lendo uns comentários no Newagg e tinha uma galera falando que a Nitro+ 480 estava apresentando problemas de aquecimento, coisa que não tinha acontecido com a 470.

Ninguém merece, porque estava querendo pegar ela. Vou procurar ver o nível de recorrência e veracidade desses comentários, porque senão vou partir para outra marca.

Sobre aquecimento se eu deixar TUDO no automático a nitro+ realmente vai ficar um pouco quente a ponto de bater 81ºC, porem se eu coloco a velocidade da fan em 60% (ruido quase zero, realmente imperceptível) a temp fica no maximo em 62ºC dependendo do jogo e da resolução fullHD ou 4k,é uma coisa que estou fazendo mas ao meu ver não era pra ser assim, a VGA em modo automatico deveria baixar bem sua própria temperatura porque simplesmente muitos usuários querem apenas plugar e jogar, eu mesmo nunca fiz isso com as antigas VGA's....Me soa como: adapte-se a mim, pois eu não me adaptarei a vc.
 
Rex, a minha placa dispara a fan pra 100% com qualquer tipo de programa de monitoramento, até o radeonpro que usava só pra ver temperatura mesmo.
Tem bastante gente com esse problema, seja referencia ou não, até as 470 acontecem isso.

Da uma olhada. https://community.amd.com/message/2737447#comment-2737447

O fator em comum sempre é algum software de monitoramento, mesmo que não altere em nada na fan ou na gpu.
poowwww Deh que bosta em :eca:, vou parar de usar qualquer programa pra monitorar a VGA! só que eu entro na bomba do watmam e ele simplesmente não responde meus comando, coloco la uma velocidade nas fans, clico em aplicar e nada acontece......eai como eu fico?!?!:coolface:
 
O sensor é interno à GPU, não é um diodo externo como acontecia nos PCs mais antigos onde existia um medidor que ia entre o socket e a CPU.

Se ele está indicando uma temperatura muito acima do normal, mesmo dentro do Wattman, então só pode ser 2 coisas: bug na leitura ou, de fato, a temperatura está zoada graças à alguma zica na refrigeração (uso da GPU que aumentou, incrementou a temperatura, mas impediu as fans de saírem do seu estado Zero Cool.

É fato que o problema existe, infelizmente, mas é fato que você pode acionar a garantia a qualquer momento. Agora, se você ainda quiser manter o mesmo modelo, eu faria meio que rápido, pois se a Kabum não tiver a placa dentro dos 30 dias, e não quiser te dar outra RX de outro fabricante, então eles serão obrigados a te devolver a grana. Com ela, ao menos no momento atual, não será possível comprar outra RX pagando o mesmo valor, já que, apesar dos preços terem abaixado, eles ainda não atingiram o patamar dessa Nitro+ na promoção que tu pegou (exceto a Powercolor na Formigari, mas eu ainda considero esse modelo bem inferior à Nitro+ que você adquiriu).

Também temos que deixar claro que seu caso pode ser um caso isolado, pois algumas outras pessoas também pegaram a mesma placa e não relataram problemas com ela. O @HANDROX, acredito eu, já deve ter estuprado a placa do filho dele até ela dizer chega, então se ela estivesse defeituosa, ele já teria relatado a experiência aqui sem sombra de dúvidas.

Fico na torcida pra que a RMA da Kabum seja boa e você consiga resolver esse impasse o mais rápido possível.

Falouws :cool:

não é um caso tão isolado não, tem o link do Deh e os 2 videos acima postado e isso é preocupante....to começando a entender porque a sahppfire chegou antes no mercado, deve ter sido feita as presas =/
 
@Leon-BR To pensando do mesmo jeito que vc, em breve devo ir de console, ficar com uma vga simples só pra jogos indies/exclusivos, é tanto jogo mal programado e tanto cheat online que da raiva.
 
ae galera,

ja discutiram sobre esse video?



tão falando que o jayztwocents ganhou uma 99% da XFX, a bichinha bateu 1470mhz a 1.168v automatico e a 60-65°C com consumo de 135w fazendo 15k no firestrike! em ela stock em 1288mhz opera a 1.062v consumindo menos de 90w, as 480 era para ser isso hahahha, sqn

a minha só pega 1370mhz, com fan automatico ela bate uns 78°C, com curva custom fica nos 67°C
 
Última edição:
De cara já me deparo com a bosta do PayPal como único método parcelado de pagamento! É sério isso? Com PagSeguro, MercadoPago e o caralho a quatro disponível e os caras me vem com PayPal?

Com paypal pra usar, dos mais seguros do mundo e você querendo usar tranquiera? haha
 
vou esperar passar minha ferias ai entro em contato com eles.
 


Sobre aquecimento se eu deixar TUDO no automático a nitro+ realmente vai ficar um pouco quente a ponto de bater 81ºC, porem se eu coloco a velocidade da fan em 60% (ruido quase zero, realmente imperceptível) a temp fica no maximo em 62ºC dependendo do jogo e da resolução fullHD ou 4k,é uma coisa que estou fazendo mas ao meu ver não era pra ser assim, a VGA em modo automatico deveria baixar bem sua própria temperatura porque simplesmente muitos usuários querem apenas plugar e jogar, eu mesmo nunca fiz isso com as antigas VGA's....Me soa como: adapte-se a mim, pois eu não me adaptarei a vc.
 

poowwww Deh que bosta em :eca:, vou parar de usar qualquer programa pra monitorar a VGA! só que eu entro na bomba do watmam e ele simplesmente não responde meus comando, coloco la uma velocidade nas fans, clico em aplicar e nada acontece......eai como eu fico?!?!:coolface:
 


não é um caso tão isolado não, tem o link do Deh e os 2 videos acima postado e isso é preocupante....to começando a entender porque a sahppfire chegou antes no mercado, deve ter sido feita as presas =/
 
@Leon-BR To pensando do mesmo jeito que vc, em breve devo ir de console, ficar com uma vga simples só pra jogos indies/exclusivos, é tanto jogo mal programado e tanto cheat online que da raiva.

Como fica? Você tem placa dual BIOS, então faça biosmod, alterando a curva da fan dela, ora bolas! :mao: Só se lembre de usar o GPU-Z (na versão mais atual) para fazer o backup de AMBAS as BIOS, dando nomes distintos para cada uma delas, e salvando num local confiável (jogar na nuvem, tipo Dropbox/Onedrive, também é recomendável); feito isso, duplique o arquivo da BIOS que você pretende alterar (para não mexer no arquivo original, por motivos óbvios) e use o editor de BIOS para fazer as modificações necessárias na curva de rotação da fan. Daí, basta usar o ATIFlash, versão Windows ou DOS, para fazer o upload, lembrando de manter a chave na posição da BIOS que você pretende alterar.

Eu supus que fosse caso isolado, mas já que existe correlação com o software de monitoramento, então a dica é não usar esse software até que alguma correção saia futuramente, seja do programa que faz o monitoramento, seja do driver.

O problema dos jogos mal programados é que eles também saem pros consoles, ou queremos tapar o som com a peneira no caso do All Man's Lies, onde o PS4 reiniciava do nada depois de algumas horas de jogatina? Se for pra ter a mesma experiência péssima, prefiro tê-la no PC, já que ele é flexível o suficiente para me permitir escolher a qualidade/resolução e forma de interação com o jogo (controle ou teclado/mouse). Quanto aos cheaters, realmente são um problema chato, mas se engana quem pensa que nos consoles eles não existem; pode não ser no mesmo número, mas sempre vai ter algum FDP trapaceando na jogatina online do seu jogo predileto... Portanto, se são elas por elas, prefiro o PC pelos motivos expostos.

Falouws :cool:
 
Agora as 470 começaram a ficar com bons preços ... bem que eu deveria ter esperado por essa XFX rs

Vai vender muito isso aí, espero.

Quase 900 pilas... tá difícil c x b melhor. Se juntar com um monitor AOC Freesync (ou LG), vixe, melhor c x b do Brasil para jogar 1080p.

Dito isso, há de se reconhecer que acima de 1080p, só há opções "nverdes" viáveis(1070 e além).
Crossfire não é opção nunca (a não ser para sofredores).

[ ]
 
Como fica? Você tem placa dual BIOS, então faça biosmod, alterando a curva da fan dela, ora bolas! :mao: Só se lembre de usar o GPU-Z (na versão mais atual) para fazer o backup de AMBAS as BIOS, dando nomes distintos para cada uma delas, e salvando num local confiável (jogar na nuvem, tipo Dropbox/Onedrive, também é recomendável); feito isso, duplique o arquivo da BIOS que você pretende alterar (para não mexer no arquivo original, por motivos óbvios) e use o editor de BIOS para fazer as modificações necessárias na curva de rotação da fan. Daí, basta usar o ATIFlash, versão Windows ou DOS, para fazer o upload, lembrando de manter a chave na posição da BIOS que você pretende alterar.

Eu supus que fosse caso isolado, mas já que existe correlação com o software de monitoramento, então a dica é não usar esse software até que alguma correção saia futuramente, seja do programa que faz o monitoramento, seja do driver.

O problema dos jogos mal programados é que eles também saem pros consoles, ou queremos tapar o som com a peneira no caso do All Man's Lies, onde o PS4 reiniciava do nada depois de algumas horas de jogatina? Se for pra ter a mesma experiência péssima, prefiro tê-la no PC, já que ele é flexível o suficiente para me permitir escolher a qualidade/resolução e forma de interação com o jogo (controle ou teclado/mouse). Quanto aos cheaters, realmente são um problema chato, mas se engana quem pensa que nos consoles eles não existem; pode não ser no mesmo número, mas sempre vai ter algum FDP trapaceando na jogatina online do seu jogo predileto... Portanto, se são elas por elas, prefiro o PC pelos motivos expostos.

Falouws :cool:
compreendo seu ponto de vista, MAS como mencionei antes "eu nunca fui de ficar mexendo nisso, regular fans etc" o que eu quero é plugar a VGA, instalar o drive mais recente e poder jogar sem precisar ficar monitorando temperaturas e afins, CUSTA SER PRATICO?!?!?!?!?!?!?!
ou sou obrigado a fazer como vc me indicou?
vão falar que eu to no lugar errado, mas não eu gosto de PC, sempre que da dou assistência com montagem e manutenções, só que tem coisas que soam meio bizarras, como essa que estamos comentando, drive que não regula direito o que é pra regular, fan disparando sozinhas, desempenhos ruins etc..

novamente isso me soa "adapte-se a mim pois não me adaptarei a vc" , se for pra eu me moldar ao PC é preferível ir mesmo para os consoles, vc deve ter citado o no man sky certo?! ontem joguei umas 4hors seguidas dele totalizando quase 10hrs, hj exclui do PC, vi que é só exploração e nada além, isso nunca foi praia:haha:

olho lá no tópico do forza 3 e tem nego achando o máximo rodar o jogo com uma gtx 1080 em 30fps e ainda colocam carinhas assim " :mr::isquero:''
ai vou no tópico do máfia 3 e o jogo TRAVADO em 30fps..
VC acha justo isso? visto a grana que se gasta pra ter esse tipo de qualidade, programação horrivelmente mal feita (forza) e jogo com quadros travado (máfia)..
quero jogar um fifa online e tem como?? todo mundo la do tópico sabe o quanto hacker tem nesse jogo na versão PC.
só dei exemplos, não vamos nos estender ao assunto consoles :joia:

no mais a VGA aqui ta indo, pra tirar os artefatos é só mudar a resolução em algum jogo pra 2k e depois voltar , to pegando as manhas rsrrsrsrs
 
aff, que inveja kkkk

Fica muito não, minha internet não passa de 4MB :fail:.

@user101 Relato interessante!

Tenho um referencia (ASUS AMD Rx480) com WC rodando a 1350/2200 (dia a dia) e não tive nenhum problema.

E concordo com as BIOS atualizadas da MOBO.

@L... Estava pra rolar uns testes entre os membros do fórum, não deu certo?

Flws!

Vai rolar :true:, só não deu tempo ainda.

ae galera,

ja discutiram sobre esse video?



tão falando que o jayztwocents ganhou uma 99% da XFX, a bichinha bateu 1470mhz a 1.168v automatico e a 60-65°C com consumo de 135w fazendo 15k no firestrike! em ela stock em 1288mhz opera a 1.062v consumindo menos de 90w, as 480 era para ser isso hahahha, sqn

a minha só pega 1370mhz, com fan automatico ela bate uns 78°C, com curva custom fica nos 67°C


Das duas uma, ou ele recebeu (intencionalmente ou não) uma placa com chip gold, ou o over que ele fez simplesmente não estava estável mas o teste não durou o suficiente para dar crash, 1470 é muita coisa para o vcore padrão :medo:.
 
Sobre aquecimento se eu deixar TUDO no automático a nitro+ realmente vai ficar um pouco quente a ponto de bater 81ºC, porem se eu coloco a velocidade da fan em 60% (ruido quase zero, realmente imperceptível) a temp fica no maximo em 62ºC dependendo do jogo e da resolução fullHD ou 4k,é uma coisa que estou fazendo mas ao meu ver não era pra ser assim, a VGA em modo automatico deveria baixar bem sua própria temperatura porque simplesmente muitos usuários querem apenas plugar e jogar, eu mesmo nunca fiz isso com as antigas VGA's....Me soa como: adapte-se a mim, pois eu não me adaptarei a vc.
 

Infelizmente é assim mesmo, foi-se a época em que produto se adaptava ao consumidor e procurava facilitar. Pelo menos o ruído imperceptível, mas 81° é muito quente para mim também, então vou com calma, mesmo que ficar sem placa seja uma tortura, porém vou pelo lado bom: final de semestre na universidade chegando e como não consigo não viciar, melhor esperar e aproveitar com as férias do trabalho;).

Vou alimentar a esperança que as XFX cheguem com preços amigáveis ou então que a Black Fraday ajude e quem sabe ver se no caso das RX 480 Nitro+ foi um problema de lote e não de sorte.


Que bom! Que a 480 siga o exemplo da prima mais fraca e surja com preços bons também.
 
Poxa, Faltou uma rx 470 xfx com 8gb.

PS => Tem NITRO+ Dando pau, é isso mesmo?
Somente a 480 ou a 470 também?

Poxa, eu tinha a sapphire como fabricante acima de qualquer suspeita!
 
compreendo seu ponto de vista, MAS como mencionei antes "eu nunca fui de ficar mexendo nisso, regular fans etc" o que eu quero é plugar a VGA, instalar o drive mais recente e poder jogar sem precisar ficar monitorando temperaturas e afins, CUSTA SER PRATICO?!?!?!?!?!?!?!
ou sou obrigado a fazer como vc me indicou?
vão falar que eu to no lugar errado, mas não eu gosto de PC, sempre que da dou assistência com montagem e manutenções, só que tem coisas que soam meio bizarras, como essa que estamos comentando, drive que não regula direito o que é pra regular, fan disparando sozinhas, desempenhos ruins etc..

novamente isso me soa "adapte-se a mim pois não me adaptarei a vc" , se for pra eu me moldar ao PC é preferível ir mesmo para os consoles, vc deve ter citado o no man sky certo?! ontem joguei umas 4hors seguidas dele totalizando quase 10hrs, hj exclui do PC, vi que é só exploração e nada além, isso nunca foi praia:haha:

olho lá no tópico do forza 3 e tem nego achando o máximo rodar o jogo com uma gtx 1080 em 30fps e ainda colocam carinhas assim " :mr::isquero:''
ai vou no tópico do máfia 3 e o jogo TRAVADO em 30fps..
VC acha justo isso? visto a grana que se gasta pra ter esse tipo de qualidade, programação horrivelmente mal feita (forza) e jogo com quadros travado (máfia)..
quero jogar um fifa online e tem como?? todo mundo la do tópico sabe o quanto hacker tem nesse jogo na versão PC.
só dei exemplos, não vamos nos estender ao assunto consoles :joia:

no mais a VGA aqui ta indo, pra tirar os artefatos é só mudar a resolução em algum jogo pra 2k e depois voltar , to pegando as manhas rsrrsrsrs

Temos que analisar alguns fatos. Para quem a Sapphire vende mais suas placas? Para o pessoal que mora no hemisfério norte, isto é, EUA, Europa, Japão. Como é o clima desses países? Frio, em grande parte do ano, portanto, dá pra deduzir que o projeto que a Sapphire elaborou foca-se no clima frio desses países, ao invés do clima tropical nosso, que é bem mais quente. É o certo a se fazer? Bem, do ponto de vista mercadológico, do retorno do investimento, sim, até porque a refrigeração pode ser controlada alterando a rotação das fans, coisa que o driver da AMD faz e os softwares de monitoramento também (o bug da rotação a 100% infelizmente nada mais é que um bug chato, mas que precisa ser corrigido sem sombra de dúvidas). A Sapphire tem culpa em ter feito uma curva de rotação não tão agressiva? De certa forma, não, pois além dela focar suas vendas nos países de clima mais ameno (que é da onde o dinheiro vem, querendo ou não), ela também focou em manter o ruído do cooler o mais baixo possível; pra mim, ela só pecou em não disponibilizar uma ferramenta que permitisse ao usuário ter maior controle dessa rotação, para aqueles que acham que 81ºC é muita coisa (eu incluso) e que poderiam muito bem sacrificar o silêncio do cooler em prol de verem sua VGA rodando mais fria.

Temos que levar em conta também que 81ºC, apesar de alto, ainda está dentro da margem de segurança da Polaris, pois ele só começa a sofrer thermal throtling quando atinge 90°C. Claro que a temperatura influencia negativamente na longevidade do produto, então a regra do quanto menor, melhor, encaixa-se perfeitamente nesse caso, mas aos olhos da AMD/Sapphire, eles considerariam essa temperatura como "normal". Se os programas de monitoramento funcionassem adequadamente, esse problema já teria sido facilmente resolvido, mas infelizmente a realidade atual é bem diferente e a única solução prática que consigo enxergar, pelo menos até eles corrigirem esse bug, seria fazendo biosmod para alterar a curva de rotação diretamente no software que comanda a placa sem precisar de um controle externo, ainda mais na sua situação em particular, onde você está usando a BIOS na posição Uber (com overclock e, creio eu, overvolting também).

Outro fator a ser considerado é a temperatura ambiente, o case que você usa, o nível de refrigeração que ele tem e onde ele se encontra instalado. Se a temperatura ambiente estiver muito elevada, ela sem sombra de dúvidas afetará a temperatura máxima atingida pela VGA. Se o case que você usa tiver um volume pequeno que seja insuficiente para proporcionar uma boa circulação de ar, a VGA também terá dificuldade para dissipar o calor produzido. Se a quantidade de fans for insuficiente ou o formato/CFM delas for inadequado para o tipo de case que você usa, idem; sem nenhuma corrente de ar que venha pela parte frontal ou lateral do case, fica difícil da VGA "respirar" aliviada. Se o case também estiver instalado no chão ou dentro de um móvel que o impossibilite de receber uma corrente de ar renovado vindo de um ambiente externo, isso também vai afetar negativamente a temperatura que a GPU atingirá. Em suma, existem muitas variáveis que afetam diretamente a temperatura que a GPU atinge e não dá pra simplesmente jogar a culpa toda no cooler da placa. Cada um teve uma experiência diferente: o @HANDROX, por exemplo, só reclamou de aquecimento dessa placa quando a instalou no case do filho dele, que é bem compacto; quando ele utilizou a placa no seu próprio PC, que usa um case bem maior, as temperaturas reduziram bastante (senão me engano ficaram abaixo dos 70°C); de qualquer forma, devemos lembrar que ele também mora na Europa e que lá o clima deve ser mais ameno em relação ao da sua ou da minha cidade.

Quanto aos jogos de PC x consoles, eu não quis dizer que os problemas não existem, só quis dizer que eles não são exclusivos do PC e que eu consigo relevá-los (até certo ponto) em virtude da flexibilidade que o PC proporciona. Os problemas existentes devem sim ser consertados, independente do que os tenha causados, mas eu não troco meu PC por um console nem ferrando, pelo menos não até eu ver um console que seja capaz de entregar a mesma performance/qualidade que vemos num PC top de linha, com um custo mais barato e dando suporte aos periféricos do PC. Até pode ser que aconteça, mas acredito que ainda vai demorar muito tempo. Até lá, fico com meu PC, com ou sem bug :joia: De todo modo, uma coisa que já deveríamos ter parado de fazer é COMPRAR JOGO NA PRÉ-VENDA E COMPRAR SEASON PASS/DLC, seja antes ou depois do jogo ter sido lançado e que ainda esteja em full price... Os jogos estão saindo cagados desse jeito porque os engravatados estão pouco se lixando para a qualidade ou para o conteúdo ofertado: eles querem apenas o SEU DINHEIRO e quanto mais rápido (e mais fragmentados) eles puderem lançar os jogos no mercado, melhor pro bolso deles (ao menos à curto prazo). Precisamos URGENTEMENTE parar com esse ciclo vicioso, independente de jogarmos no PC ou nos consoles, pois isso é o que está matando a indústria dos games...

Infelizmente é assim mesmo, foi-se a época em que produto se adaptava ao consumidor e procurava facilitar. Pelo menos o ruído imperceptível, mas 81° é muito quente para mim também, então vou com calma, mesmo que ficar sem placa seja uma tortura, porém vou pelo lado bom: final de semestre na universidade chegando e como não consigo não viciar, melhor esperar e aproveitar com as férias do trabalho;).

Vou alimentar a esperança que as XFX cheguem com preços amigáveis ou então que a Black Fraday ajude e quem sabe ver se no caso das RX 480 Nitro+ foi um problema de lote e não de sorte.

Meu foco ainda está em pegar a GTR, mas não descartei totalmente a aquisição da Nitro+; tudo vai depender da oferta e do preço no dia que decidir por realizar a compra. De todo jeito, foi como eu relatei pro @rexBauru: a experiência de temperatura é variável, depende de vários fatores, então os valores que ele obteve com a placa dele poderão não ser idênticos aos valores que você obterá com a sua placa. 81°C é realmente muito alto, principalmente pra gente que mora no Nordeste (eu incluso), mas como citei acima, existem soluções para solução desse impasse. A melhor delas seria fazer tudo por meio do MSI Afterburner, mas pelo visto é uma solução que apresenta bugs ainda não corrigidos :feelbad:

Falouws :cool:
 
Última edição:
@_EagleMan_ :joia: :)
 


só da o play, muitas verdades e desabafos do Diego, eu curto quando ele não fica de meias palavras.
 
Minha GTX 760 infelizmente morreu semana passada. Pesquisando me deparei com a RX 470 4GB e gostei bastante tanto do preço quanto da performance.

Aos atuais proprietários de AMD o que estão achando dos drivers da AMD? Ela demora muito para otimizar seus drivers para lançamentos?
 
Minha GTX 760 infelizmente morreu semana passada. Pesquisando me deparei com a RX 470 4GB e gostei bastante tanto do preço quanto da performance.

Aos atuais proprietários de AMD o que estão achando dos drivers da AMD? Ela demora muito para otimizar seus drivers para lançamentos?
recebi ontem minha 470 de 4gb, estou testando ainda, mas gostando bastante dos resultados, usando ela com o g2260 da aoc com freesync, witcher 3 é lindo demais o jogo pqp, gta v ainda testando a config perfeita, mas tmb mto bonito, meu i5 2310 ta segurando ela bem até
 
Aos atuais proprietários de AMD o que estão achando dos drivers da AMD? Ela demora muito para otimizar seus drivers para lançamentos?
Zero problemas e ta saindo driver novo antes de cada lançamento...
 
recebi ontem minha 470 de 4gb, estou testando ainda, mas gostando bastante dos resultados, usando ela com o g2260 da aoc com freesync, witcher 3 é lindo demais o jogo pqp, gta v ainda testando a config perfeita, mas tmb mto bonito, meu i5 2310 ta segurando ela bem até

PÕE OS TESTES amigo !
To na duvida de qual rx 470 pegar (ja que a rx 480 4gb acabou na pichau) então quanto mais testes de users eu ver, melhor!
Ja cansei de ver benchmarks gringos hehe.

Rx 470 da XFX estão com um custo benefício ABSURDO demais, tudo menos de 1k!

Qual versão/fabricante é tua placa? :D

vlw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo