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Death Stranding
Esse jogo me chamou atenção desde seu lançamento com seus trailers enigmáticos e por toda polêmica gerada em volta dele. Lembro que assisti poucos vídeos a respeito dele, mas o que eu vi achei interessante, então, esperei uma promoção e adquiri o game para tirar minhas próprias conclusões a respeito dele.
História
Nesse aspecto, acho que enfim entendi o porque de Hideo Kojima ser considerado por muitos um gênio no mundo dos games (nunca joguei nenhum game criado por ele).
A história é complexa, profunda, misteriosa e subjetiva. No início você se depara com muita informação sobre o universo, mas poucas respostas e explicações. Fiquei grande parte do tempo tentando raciocinar o motivo dos acontecimentos, das relações entre os personagens e da ambientação em que jogamos. Felizmente, acertei pouca coisa do que eu havia teorizado (o que é ótimo, pois mostra como a trama é complexa e imprevisível), mas aos poucos, conforme eu fui jogando e lendo os e-mail e entrevistas que foram sendo fornecidas, eu consegui entender cada vez mais sobre o que diabos estava acontecendo ali. Por incrível que pareça, apesar da história estar muito relacionada com "fantasia", Hideo Kojima introduziu isso de uma forma que conseguiu ser extremamente coerente, pois ele utilizou de conceitos científicos e religiosos para explicar a ficção presente no jogo, o que me deixou muito impressionado (percebe-se com isso que o nível intelectual do desenvolvedor é impressionante).
A trama tem uma direção muito boa com um ritmo de informações agradável que sempre te deixa com um gosto de "quero mais". Somado a isso, você tem uma atuação fenomenal dos personagens, que fez com que eu me questionasse em alguns momentos, se eu estava assistindo um filme de tão bem feito que as CG's desse game são. A dublagem, expressão facial e as animações foram uma das melhores que eu já presenciei em um jogo eletrônico. Possui muitos momentos emocionantes com varias reviravoltas interessantes, abordando muito o tema da morte, conexão entre as pessoas, solidão, ciência e religião.
Um coisa muito bacana que eu achei no game, é que vários dos personagens introduzidos foram baseados em pessoas reais, como o próprio Norman Reedus (que teve um papel excepcional), Guillermo del Toro e Mads Mikkelsen (outra interpretação show).
Gameplay
Esse é o ponto em que o game causou grande polêmica. O que eu mais percebia na data de lançamento eram os memes generalizados de "Walking Simulator" e "Correios Simulator". Mas no meio dessas pessoas, percebi um público que tinham opiniões fortes sobre o game, o que me atraiu a tirar minhas próprias conclusões. A verdade é que hoje a internet é uma verdadeira bagunça onde as pessoas são reprodutoras de opinião alheia sem embasamento e procedência.
Durante boa parte da gameplay, você realmente vai andar de um ponto para o outro realizando entregas com algumas variações. De maneira grosseira, realmente não parece ser atrativo, mas, o jogo vai muito além disso.
Em se tratando de mecânica, fazia tempo que eu não percebia um game com tamanha complexidade. Todo o ambiente em que você joga influência seu personagem de alguma forma e as cargas que ele carrega. Você tem que passar por planícies, rios, córregos, neve, cânions, montanhas, tendo que cuidar o tempo todo com a carga que você está carregando (para ela não ser danificada) e passando pelos fenômenos sobrenaturais do jogo. Tudo isso é muito difícil para se fazer sozinho, e é ae que o jogo brilha. O game possui um sistema em que as outras pessoas que jogam, compartilha equipamentos de escalada, escadas, abrigos, placas, cargas perdidas entre muitas outras coisas. Conforme você interage com esses equipamentos, você pode enviar curtidas para essas pessoas, reconhecendo a ajuda que ela te deu. Então, ao mesmo tempo que você passa grande parte do jogo andando sozinho pelo vasto mundo de Death Stranding, você se sente acompanhando pelas estruturas e o pelo auxilio indireto que os outros players te dão. Isso foi uma pegada genial do Kojima, pois um dos temas que o game aborda é a relação e conexão entre as pessoas, levando isso ao pé da letra na gameplay.
Para algumas pessoas que curte jogar jogos em que acontece ação a todo momento, realmente talvez o jogo não te agrade, pois o mesmo necessita de uma certa paciência do jogador para ser apreciado. Apesar de a gameplay ser lenta, eu ficava maravilhado com as paisagens que eu passava para entregar as cargas e me sentia realizado depois de superar tantos obstáculos para enfim conseguir fazer a minha entrega. Além disso, o fato de você ir até um lugar para entregar um pedido, envolve muitas mecânicas que faria meu texto ficar ainda maior caso eu liste todas elas aqui. Mas não se preocupe, pq conforme você avança no game, você vai conquistando equipamentos e veículos que deixam a aventura mais dinâmica e menos lenta.
Uma coisa que eu acredito que chamaria mais a atenção das pessoas para esse jogo, seria expandir um pouco mais momentos de ação e conflito, pois no game, você tem esses momentos e eles são muito bons, porém, não muito explorados durante a gameplay.
Gráfico/Arte
Recentemente montei um PC novo para jogar games mais recentes, e Death Stranding foi o primeiro game que eu peguei e pensei comigo mesmo "isso sim é a próxima geração dos jogos". O gráfico é maravilhoso de lindo, possuindo uma ambientação espetacular com diversos tipos de paisagens e locais para se explorar. Os personagens e suas animações são extremamente realistas, sendo a expressão facial deles algo que me chamou muita atenção conforme eu jogava. Apesar de ser um game sandbox, eu presenciei poucos bugs que comprometeram minha jogabilidade (2x), o que da um grande crédito para o game devido a magnitude de detalhes do mapa.
A trilha sonora do game é espetacular e se encaixa perfeitamente nos momentos de ação, drama e mistério que o jogo apresenta.
Conclusão
Death Stranding é uma obra de arte que não é para qualquer jogador. Se você procura um game para apreciar uma história profunda, filosófica e interessante, com uma jogabilidade mais lenta porém complexa, compre que você não vai se arrepender. Para aqueles que estão acostumados com o padrão de jogos de hoje em dia, onde a todo momento algo está acontecendo e você mal consegue apreciar detalhes de um jogo, talvez esse não seja o game para você
Nota: 9/10
Pontos que poderiam melhorar:
- Momentos de ação um pouco mais presente no game
- Entregas secundárias não é tão recompensador e torna-se enjoativa
Tempo de Gameplay: 90 horas