Middle-Earth: Shadow of Mordor
História
Por mais que eu não seja um grande consumidor do universo do Senhor dos Anéis (assisti apenas os filmes e achei muito bom), a história desse game me desapontou um pouco pelo vasto universo que o game está inserido.
O enredo é contado de uma forma muito rápida e pouco explicada no início do game, não sabendo explorar muito bem o personagem e os acontecimentos de seu passado, fazendo com que eu me apegasse muito pouco a ele. A impressão que eu tive, é que pelo menos a parte da história, foi feito as pressa pelos desenvolvedores, pois eu percebi um potencial muito grande que não foi explorado adequadamente, principalmente em termos de direção.
Um outro fator negativo nesse ponto, é que para pessoas que não conhecem todo o universo apresentado (como foi o meu caso), o jogo pode ser confuso em alguns momentos, pois muita coisa do contexto em que o game se passa e algumas figuras que ele apresenta, não é devidamente explicado.
Apesar de tudo isso, a história de forma geral é regular, apresentando poucos momentos impactantes e marcantes.
Gameplay
Essa é a parte em que o game mais brilha.
A impressão que eu tive é que a jogabilidade misturou os melhores elementos dos games Assassin's Creed e Batman Arkham.
O combate do game é muito dinâmico e fluído, apresentando varias possibilidades de você enfrentar seus inimigos utilizando de habilidade, combos e interações com o cenário, que geram cenas de ação extremamente bem feitas.
Um ponto muito interessante nesse jogo, é o sistema "Nemesis" que os desenvolvedores implementaram, onde ele de oferece uma grande quantidade de capitães para você enfrentar, cada um possuindo fraquezas e forças específicas que podem ser descobertas de varias formas. Mas o que chama atenção nesse sistema, é que suas ações no universo podem influenciar o destino de alguns desses capitães, influenciando em sua força ou até mesmo aparência. Por exemplo: eu estava enfrentando um capitão e deixei ele gravemente ferido no combate, e o mesmo conseguiu fugir de mim. Mais tarde no game, esse capitão reapareceu desfigurado e mais forte para me enfrentar, com um diálogo único sobre o nosso combate. Diante desse exemplo, você consegue entender que esse sistema te da inúmeras possibilidades de interação com esses NPC's, tornando-se um grande diferencial nesse jogo (eu poderia escrever um texto gigante falando sobre esse sistema Nemesis).
Um ponto negativo sobre a gameplay, é que com o passar do desenvolvimento da campanha, o protagonista vai liberando novas habilidades e runas para suas armas, tornando ele a partir de um ponto muito apelão e overpower, sendo extremamente fácil você lidar com algumas situações que deveriam ser supostamente desafiadoras (o game não dispõe de seleção de dificuldade).
Gráficos/Arte
O cenário em que o game se passa é lindo e muito bem desenvolvido, principalmente para a época em que o jogo foi lançado, tendo texturas e iluminação de excelente qualidade (para PC, ele é extremamente otimizado).
Infelizmente não temos a escolha de selecionar a língua da dublagem e legenda quando iniciamos o game, porém, eu me surpreendi bastante com as vozes em Português-BR, principalmente dos personagens secundários como alguns capitães e orcs.
A trilha sonora combina perfeitamente com a temática e contexto do game. Em momentos de combate, tocam-se tambores de guerra que lembram muito a trilha sonora do filme Senhor dos Anéis. Além disso, cada chefe que você enfrenta tem sua música temática ao som do seu nome, o que é bastante interessante.
Conclusão
Middle-Earth: Shadow of Mordor é um game de ação extremamente bem feito, porém, como uma história que não foi muito bem dirigida e nem muito bem explorada por todo o potencial que ela apresentava nesse vasto universo em que o game se insere. Para aqueles que não se importam muito com enredo e querem ir direto para a ação, sem dúvida alguma esse é seu game.
Nota: 8/10
Pontos que poderiam melhorar:
- História rushada e mau dirigida
- Personagem principal pouco carismático
- Furos para aqueles que não conhecem bem o universo
- Jogo se torna muito fácil a partir de um momento
- Luta final desaponta
Tempo de Gameplay: 27 horas