Assassin's Creed - Odyssey
O elefante na sala é: o jogo não tem muita coisa de Assassin's Creed clássico e tudo está um pouco mais "fantasioso" do que era comum pra franquia.
Isso é ruim?
Achei que seria, mas no final das contas, Odyssey é um ótimo jogo, independente de levar o nome Assassin's Creed ou não.
Origins tentou uma narrativa mais alinhada com o que seria o estilo clássico da franquia, mas cagou miseravelmente em pontos chaves e personagens importantes e acabou entregando uma narrativa bastante agridoce e apática. Tinha tudo pra ser grandioso e não foi.
Odyssey não tentou propor algo tão denso. Ele foi pelo caminho do 'espetáculo', aproveitando o clima fantástico dos mitos gregos e entregando um excelente jogo de aventura e exploração com um enredo de seção da tarde, mas que funcionou.
Houve um interesse maior em trazer personagens interessantes e mantê-los interessantes durante o jogo, com missões que ampliassem o contexto que você tem deles e criando histórias à parte que fossem tão intrigantes (se brincar, algumas eram até mais elaboradas) do que a missão principal. O gameplay está mais sólido que em Origins, os elementos de RPG estão bem melhor integrados no core do jogo ainda que sejam mais simples. Ser mais leve em tom e ter liberdade pra justificar que todos os mitos tinham um fundo de verdade (um oferecimento todas as várias Piece of Eden), resultou num jogo que é distante do que AC tinha como filosofia, mas ainda assim é um jogo sólido, divertido, cheio de conteúdo e com mecânicas sólidas.
Tem muita coisa que eu queria elogiar e criticar em Odyssey que deixariam esse texto gigantesco, mas acho que dá pra dizer que essas ressalvas não diminuem o quão divertido o jogo de fato é.
Se eu fosse classificar ele entre todos os jogos da franquia, pessoalmente ele ficaria logo atrás de AC2 e Brotherhood porque faz tempo que não me divirto tanto jogando um AC.
Agora, eu sei que tem um sentimento agridoce nesse novo modelo de RPG-like que estão colocando todos os jogos, principalmente vindos da Ubisoft, pra poder prender o jogador em sides um tanto rasas, mapas gigantescos sem muito conteúdo e uma loja com mil itens, potencializadores e time-savers e, sinceramente, Odyssey sofre um disso sim, mas sofre beeem menos do que eu fui levado a acreditar pela opinião geral das pessoas.
É sim uma tarefa que demanda tempo se você um complecionista, e eu não conseguiria fazer isso se não tivesse pego uma folga grande, mas valeu muito a pena pra mim. Mesmo depois do fim do jogo, algumas missões ainda dão a sensação de progresso na história e de conclusão para vários personagens interessantes. Só é estranho que, terminando a missão principal, é quase obrigatório ter que jogar a DLC de Atlantis pra poder ter de fato uma conclusão para a história (principalmente a dos tempos modernos). Mas esse é o "modelo de negócio" atual né....
Falo das DLCs depois.
Nota final 09/10
Ahh e obrigado
@_CP_ pela dica de que as missões nos murais são só pra dinheiro e XP.