Acho que a crítica aos jogos da Naught Dog é que eles são "nos trilhos" demais. Apesar de que eu senti isso muito mais nos Uncharted que no TLOU.
Pra explicar essa sensação, uso Half Life como exemplo. HL é um jogo linear, mas os cenários e a forma de interagir com eles são dinâmicas ao ponto de dar a impressão de se ter mais liberdade do que realmente se tem.
Uncharted e Mass Effect estão no mesmo grupo dos jogos lineares, mas penso que há uma gradação entre a quantidade de agência dada ao jogador num e noutro. Mas sei la, posso estar errado tb.
caso deste jogo considero defeito em muitos jogo level designer mapas são como labirinto com intenção tirar sensação de corredor ou linha reta e aumentar dificuldade, exemplo batman arkham city etc .
1. Batman Arkham City é mundo aberto, então não serve como exemplo de como jogo linear devia ser.
2. WTF, Mass Efect é linear? Só joguei alguns minutos então sei lá, mas acho que não hein, bem longe disso.
Então, os jogos da ND são definitivamente nos trilhos. Mas eu não acho isso necessariamente um defeito. Isso permite um controle perfeito do pacing da história e gera jogos que normalmente me agradam mais do que esses de mundo aberto cheios de pontos de interesse sem a menor importância e quests genéricas. No Uncharted eu concordo que fica muito repetitivo, sou muito fã de Uncharted não, mas no TLOU, apesar de não haver liberdade de rota, há uma liberdade razoável na forma de abordar cada combate, por causa disso até que eu gostei bastante do gameplay.
Pra mim o equilíbrio ideal é algo semi-aberto meio metroidvania tipo Resident Evil, God of War ou Control. Mas entre jogos totalmente lineares como os da Naughty Dog, Hellblade, Plague Tale, e os mundo aberto genéricos tipo todos os da Ubisoft, Spider Man, HZD, eu sem dúvida prefiro os lineares. Então meu ponto é que isso aí é questão de gosto.