Chained Echoes
Excelente Rpg em pixel art, pixel art belíssima por sinal.
Parece ser apenas um jogo que homenageia os clássicos Jrpgs dos anos 90, mas isso é só no visual, o jogo é um pouco mais que isso
A história é aquela velha típica história medieval de briga entre reinos. O continente Valandis possui 3 reinos que já lutaram muito entre si, mas estão em paz, até que...
Vou focar no combate.
O combate do jogo é por turnos tradicional com ordem de personagens, mas com uma pitada de novidade, por conta da barra de overdrive
A barra de overdrive é dividida em 3 cores, amarelo, verde e vermelho que é uma espécie de status da sua party em combate.
O combate sempre inicia no amarelo e a cada ação sua e do inimigo seu status vai mudando chegando na parte verde da barra, isso significa que vc atingiu status de overdrive e fará com que vc receba menos dano, cause mais dano e gaste menos TP (mana). Se chegar na parte vermelha, você vai estar em overheat receberá mais dano, causa menos dano e gasta mais TP.
Então é interessante manter o status em overdrive gerenciando suas ações e skills de combate.
A party do jogo no combate são de 4+4, ou seja, você luta com 4 personagens "titulares" e cada titular possui 1 "reserva", totalizando 4 reservas, titulares e reservas podem ser substituídos durante o combate. Então vc pode ter 8 personagens e criar jogadas para "combar" golpes em turnos diferentes ( óleo inflamável com magia de fogo ou quebrar defesa inimiga para atingir um dano físico mais forte, paralisar inimigos...) ou buffar aliados. O jogo te possibilita criar uma bela estratégia gerando múltiplas possibilidades.
Os personagens possuem Ultra Moves - é similar ao Limit Break do Final Fantasy, e o Ultra Move vai variar de personagem para personagem, dano físico, dano mágico, buff, mais agilidade.....
Além desse combate, existe o combate de Mechas, as armaduras gigantes. Mechas em um jogo medieval? Sim.
Foram 10 personagens que formaram minha party (não sei se existem mais personagens), além de um acampamento que vc meio que consegue administrar.
Os mapa é similar a um mapa clássico de RPG dos anos 90, com um mundo aberto, cavernas e algumas vilas e uma boa quantidade de segredos espalhados pelo mundo.
O jogo tem cristais espalhados pelo mapa que funcionam como gemas/runas que vc pode evoluir e colocar na arma para ganhar atributos (é um sistema de crafiting).
Em cada nova área do mapa vc tem certas tarefas (na verdade desafios) para fazer (matar X inimigos, coletar X itens...) e completando esses desafios vc consegue recompensas.
O jogo tb possui um sistema de Fast Travel que são através de um cristal gigante que fica espalhado pelo mapa e em algumas cidades/vilas, então você pode ir e vir para completar side quests.
Então vale a pena dar uma explorada no mapa do jogo pois haverá recompensas e novos jogadores para sua party.
Evolução do personagem não é pelo tradicional Xp, não tem grind
Vc "destrava" novas habilidades e atribultos e evolui apenas a skill que possui um teto máximo.
Uma pena absurda o jogo não estar traduzido para PT-Br e a tradução da comunidade, até o momento esta quebrada.
Principal destaque do jogo fica para o sistema de combate e gameplay que são bem prazerosos.
A trilha sonora funciona bem e tem algumas trilhas que curti.