Mas isso é sempre esperado, especialmente porque os jogos mais novos vão utilizado mais recursos e aproveitando melhor as arquiteturas mais novas. Gente, isso tudo é o básico do básico em computação mesmo. Cada novo chip gráfico lançado, seja uma revolução ou atualização, tende a, com o passar do tempo, se distanciar em relação a performance do que se teve antes. De verdade, é o conceito básico e é exatamente o que se espera na área. Seria muito estranho se não fosse o contrário.
Ah, ok, então você tá confirmando que isso acontece? Sim, mas não é exclusividade da nVidia. A 280x era ligeiramente superior a R9 380 em vários jogos no lançamento da segunda. Alguns ela superava até com certo louvor. Inverteu-se. Eu sei porque vivi exatamente isso. Houve uma atualização de tecnologia ali. Os jogos começaram a deixar de lado a arquitetura anterior e começaram a focar seu desenvolvimento em placas mais recentes.
Isso é normal. Não só normal, esperado na computação. Claro que seria absurdo placas não similares alternarem assim consistentemente. Nada impede, no entanto, aí indo de encontro ao que vocês estão falando, de placas AMD terem especificações mais parecidas, sem grandes atualizações ou revoluções e, por isto, envelhecerem mais tempo. Isso poderia acontecer, mas pelo que já apurei quando muito ainda se falava disso nos gringos, não se comprovou não.