Meu problema é relativamente simples, mas não tenho nenhuma experiência para achar a resposta.
Tenho 2 roteadores bem configurados (router+AP) ligados por um cabo CAT5e da SohoPlus U/UTP de aproximadamente 80 metros. Ele atravessa 2 apartamentos e passa internamente por 8 andares do meu prédio através de dutos de telefone, mas tem pouco contato com a rede elétrica.
O problema está no seguinte: consigo usar, no máximo, 10Mb Full duplex. Atualmente, estou usando 10 Half, que eh o mais estável. Teoricamente, CAT5e deveria ser suficiente, além da marcar SohoPlus ser aceitável. Será que tenho problemas de quebra de cabo no caminho, ou conectores problemáticos? Trocar por um CAT6 resolveria?
Sou novo no fórum e desde já agradeço qualquer possível ajuda.
Eu fiz uma instalação completa com cabos cat5e com conectores blindados e keystones da soho plus no meu apartamento e não tive problemas. Eu achei a marca muito boa, inclusive na instalação dos pontos de wi-fi no teto devo usar cabos da soho plus novamente.
O único detalhe que achei meio diferente neles foi que a espessura do cabo é ligeiramente menor que os furukawa, mas isso até me ajudou a poder passar 4 cabos dentro daqueles conduítes apertadinhos que as construtoras colocam pra baratear a obra.
Sobre o teu problema aí eu acho que o cat5 deveria dar conta porque está dentro da distância aceitável. O Cat6 aceitaria apenas 55m, então você teria que ir pra um Cat6a para aguentar a distância de 100m. E o cabo cat6a é bem mais grosso que os cat5e, porque ele tem tipo uma malha interna separando os fios.
Eu acho que o problema pode estar nos aparelhos mesmo. Ou configuração, ligação, etc..