[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Meu problema é relativamente simples, mas não tenho nenhuma experiência para achar a resposta.

Tenho 2 roteadores bem configurados (router+AP) ligados por um cabo CAT5e da SohoPlus U/UTP de aproximadamente 80 metros. Ele atravessa 2 apartamentos e passa internamente por 8 andares do meu prédio através de dutos de telefone, mas tem pouco contato com a rede elétrica.

O problema está no seguinte: consigo usar, no máximo, 10Mb Full duplex. Atualmente, estou usando 10 Half, que eh o mais estável. Teoricamente, CAT5e deveria ser suficiente, além da marcar SohoPlus ser aceitável. Será que tenho problemas de quebra de cabo no caminho, ou conectores problemáticos? Trocar por um CAT6 resolveria?

Sou novo no fórum e desde já agradeço qualquer possível ajuda.

Eu fiz uma instalação completa com cabos cat5e com conectores blindados e keystones da soho plus no meu apartamento e não tive problemas. Eu achei a marca muito boa, inclusive na instalação dos pontos de wi-fi no teto devo usar cabos da soho plus novamente.

O único detalhe que achei meio diferente neles foi que a espessura do cabo é ligeiramente menor que os furukawa, mas isso até me ajudou a poder passar 4 cabos dentro daqueles conduítes apertadinhos que as construtoras colocam pra baratear a obra.

Sobre o teu problema aí eu acho que o cat5 deveria dar conta porque está dentro da distância aceitável. O Cat6 aceitaria apenas 55m, então você teria que ir pra um Cat6a para aguentar a distância de 100m. E o cabo cat6a é bem mais grosso que os cat5e, porque ele tem tipo uma malha interna separando os fios.

Eu acho que o problema pode estar nos aparelhos mesmo. Ou configuração, ligação, etc..
 
Meu problema é relativamente simples, mas não tenho nenhuma experiência para achar a resposta.

Tenho 2 roteadores bem configurados (router+AP) ligados por um cabo CAT5e da SohoPlus U/UTP de aproximadamente 80 metros. Ele atravessa 2 apartamentos e passa internamente por 8 andares do meu prédio através de dutos de telefone, mas tem pouco contato com a rede elétrica.

O problema está no seguinte: consigo usar, no máximo, 10Mb Full duplex. Atualmente, estou usando 10 Half, que eh o mais estável. Teoricamente, CAT5e deveria ser suficiente, além da marcar SohoPlus ser aceitável. Será que tenho problemas de quebra de cabo no caminho, ou conectores problemáticos? Trocar por um CAT6 resolveria?

Sou novo no fórum e desde já agradeço qualquer possível ajuda.

Cat6 não vai resolver.
Eu analisaria os custos de trocar esse cabo de rede por uma fibra óptica.
 
Meu problema é relativamente simples, mas não tenho nenhuma experiência para achar a resposta.

Tenho 2 roteadores bem configurados (router+AP) ligados por um cabo CAT5e da SohoPlus U/UTP de aproximadamente 80 metros. Ele atravessa 2 apartamentos e passa internamente por 8 andares do meu prédio através de dutos de telefone, mas tem pouco contato com a rede elétrica.

O problema está no seguinte: consigo usar, no máximo, 10Mb Full duplex. Atualmente, estou usando 10 Half, que eh o mais estável. Teoricamente, CAT5e deveria ser suficiente, além da marcar SohoPlus ser aceitável. Será que tenho problemas de quebra de cabo no caminho, ou conectores problemáticos? Trocar por um CAT6 resolveria?

Sou novo no fórum e desde já agradeço qualquer possível ajuda.

Eu fiz uma instalação completa com cabos cat5e com conectores blindados e keystones da soho plus no meu apartamento e não tive problemas. Eu achei a marca muito boa, inclusive na instalação dos pontos de wi-fi no teto devo usar cabos da soho plus novamente.

O único detalhe que achei meio diferente neles foi que a espessura do cabo é ligeiramente menor que os furukawa, mas isso até me ajudou a poder passar 4 cabos dentro daqueles conduítes apertadinhos que as construtoras colocam pra baratear a obra.

Sobre o teu problema aí eu acho que o cat5 deveria dar conta porque está dentro da distância aceitável. O Cat6 aceitaria apenas 55m, então você teria que ir pra um Cat6a para aguentar a distância de 100m. E o cabo cat6a é bem mais grosso que os cat5e, porque ele tem tipo uma malha interna separando os fios.

Eu acho que o problema pode estar nos aparelhos mesmo. Ou configuração, ligação, etc..

Cat6 não vai resolver.
Eu analisaria os custos de trocar esse cabo de rede por uma fibra óptica.

Boa noite Pessoal!

@Lisno Desde o primeiro dia você só consegue 10Mbps Full Duplex no máximo?

@Trendkill99 , @denysws Será que esse cabo na passagem por todo esse caminho não teve um rompimento em algum local? Conectores mal crimpados?

Pelo que me lembro esse SOHO Plus é uma linha Small Office Home Office (daí SOHO) da própria Furukawa, com custo mais baixo, capa mais fina, mas boa qualidade.

Abs!
 
Boa noite Pessoal!

@Lisno Desde o primeiro dia você só consegue 10Mbps Full Duplex no máximo?

@Trendkill99 , @denysws Será que esse cabo na passagem por todo esse caminho não teve um rompimento em algum local? Conectores mal crimpados?

Pelo que me lembro esse SOHO Plus é uma linha Small Office Home Office (daí SOHO) da própria Furukawa, com custo mais baixo, capa mais fina, mas boa qualidade.

Abs!

Pois é, não sabemos as condições de como foi passado o cabo. Pode ser sim que tenha alguma torção ou rompimento que esteja dando esse problema.

Eu não encontro mais os furuwaka na minha cidade, mas gostei dos soho plus. Eu até tinha umas sobras de furukawa aqui, mas como era uma instalação nova resolvi usar cabos totalmente novos. E se não me engano eles tem uma vida útil também né? acho que por volta de 20 anos, algo assim.

Mas de qualquer forma no caso dele eu daria uma olhada nos equipamentos.
 
Pois é, não sabemos as condições de como foi passado o cabo. Pode ser sim que tenha alguma torção ou rompimento que esteja dando esse problema.

Eu não encontro mais os furuwaka na minha cidade, mas gostei dos soho plus. Eu até tinha umas sobras de furukawa aqui, mas como era uma instalação nova resolvi usar cabos totalmente novos. E se não me engano eles tem uma vida útil também né? acho que por volta de 20 anos, algo assim.

Mas de qualquer forma no caso dele eu daria uma olhada nos equipamentos.

Sim, o SOHO Plus é bom, 100% cobre, certificado. Fala-se que a vida útil na prática é a vida útil da rede. Acho que aguentaria 15-20 anos sim, mas o acaba acontecendo por exemplo é que o cabo se torna "obsoleto" mais rápido com a evolução dos equipamentos, velocidades atingidas, etc. Vide o CAT5 ou até o CAT5e dependendo da aplicação.

Concordo contigo, acho legal o @Lisno dar uma olhada nesses equipamentos e também testar a continuidade e sequência desses pares desse cabo com um bom e simples testador, o que já dirá muita coisa.
 
Sei lá, podem ser várias coisas mesmo.
Cabos LAN aguentam até 100 metros, sim, aguentam, em condições ideais, cabos, conectores e a crimpagem, os equipamentos nas pontas...
Eu não arriscaria um cabo soho de 80 metros, com devices pra uso "residencial" nas condições que ele citou.
Partiria pra fibra mesmo, ainda mais que já tem o cabo de rede pra "guiar" a fibra.
 
Sei lá, podem ser várias coisas mesmo.
Cabos LAN aguentam até 100 metros, sim, aguentam, em condições ideais, cabos, conectores e a crimpagem, os equipamentos nas pontas...
Eu não arriscaria um cabo soho de 80 metros, com devices pra uso "residencial" nas condições que ele citou.
Partiria pra fibra mesmo, ainda mais que já tem o cabo de rede pra "guiar" a fibra.

Sim, concordo com você. Não pensei por esse lado. Os devices residenciais de fato complicam as coisas.
Tenho bons resultados nas redes domésticas que montei para amigos porque todos queriam alta performance e confiabilidade e automaticamente acabei me espelhando nos padrões business de equipamentos, estrutura e cabos da época que trabalhei com isso. Em casa mesmo coloquei tudo CAT6, e equipamentos de Home Office/Small Business. Fugi dos residenciais comuns.

A fibra realmente resolverá o problema. No entanto dependendo da disponibilidade financeira do user talvez dê pra melhorar essa situação com um custo mais baixo?
 
Oi pessoal,

Desde o primeiro dia já ficava no 10mb Full, mas eu tenho a impressão de que piorou um pouco, pois atualmente consigo mais estabilidade no Half. Digo estabilidade pois eventualmente o AP não consegue nem validar o seu IP fixo no router em Full.

Muitíssimo obrigado por todos os comentários. Neste fim de semana vou repassar todo o cabo procurando por torções e quebras. Se nada for encontrado, vou atrás de ponteiras blindadas e, em último caso, vou ver a viabilidade de passar uma fibra. O único incoveniente da fibra, creio eu, seria comprar conversores, pois não quero abrir mão dos meus MI-3's.
 
Oi pessoal,

Desde o primeiro dia já ficava no 10mb Full, mas eu tenho a impressão de que piorou um pouco, pois atualmente consigo mais estabilidade no Half. Digo estabilidade pois eventualmente o AP não consegue nem validar o seu IP fixo no router em Full.

Muitíssimo obrigado por todos os comentários. Neste fim de semana vou repassar todo o cabo procurando por torções e quebras. Se nada for encontrado, vou atrás de ponteiras blindadas e, em último caso, vou ver a viabilidade de passar uma fibra. O único incoveniente da fibra, creio eu, seria comprar conversores, pois não quero abrir mão dos meus MI-3's.

Como é uma distância grande, qualquer alteração de uma variável [S.I.C.] pode degradar o sinal.
Tenta refazer as pontas, tentativa barata, passa o testador depois. Confira se todos os cabos ligados em toda a rede estão no mesmo padrão de crimpagem.
Ponteiras blindadas sem cabo blindado, e sem switches aterrados corretamente não vão adiantar.
Um switch no meio do caminho com certeza resolveria seu problema.
Na verdade o uso da fibra com os conversores não altera a necessidade dos seus MI3.
Abraços, e boa sorte na empreitada.
Posta pra gente depois.

P.S.: seus drives de placa de rede estão corretos? Teve alguma atualização de software ultimamente? Você precisa eliminar essa variável também!
 
Galera sobre o meu caso.

Não é culpa do Dlink, um instalador trouxe um outro modem wi-fi, e continuou o problema. Foi o que falou que era normal esse tipo de situação,

To concordando com ele, a velocidade não cai tanto, com o adaptador e I. K.S ligados, nos testes ficam de 9.7 a 10Mb. Desligados ficam entre 10.1 a 10.4MB
O problema é o ping, vai a mais de 80 no meu cel(obs: tudo medindo neste)
é um Moto X
 
Galera sobre o meu caso.

Não é culpa do Dlink, um instalador trouxe um outro modem wi-fi, e continuou o problema. Foi o que falou que era normal esse tipo de situação,

To concordando com ele, a velocidade não cai tanto, com o adaptador e I. K.S ligados, nos testes ficam de 9.7 a 10Mb. Desligados ficam entre 10.1 a 10.4MB
O problema é o ping, vai a mais de 80 no meu cel(obs: tudo medindo neste)
é um Moto X

0,4 mega pra iks... isso não existe, iks roda até com linha discada de de 56 k.
 
Entra no seu roteador e vai na aba wireless>security
É isso?
TIPO SSID: xRoot VAP0 VAP1 VAP2
Encriptação: WAP
Se utiliza a Autenticação 802.1x
64bits WEP WEP 128 bits
Modo de Autenticação WPA: Empresa (RADIUS) Personal (senha precompartida)
Pre-partilha senha Format:
Pre-partilha senha:
Autenticação RADIUS do servidor: Porta 1812 Endereço IP
0.0.0.0
 
Entra no seu roteador e vai na aba wireless>security
É isso?
TIPO SSID: xRoot VAP0 VAP1 VAP2
Encriptação: WAP
Se utiliza a Autenticação 802.1x
64bits WEP WEP 128 bits
Modo de Autenticação WPA: Empresa (RADIUS) Personal (senha precompartida)
Pre-partilha senha Format:
Pre-partilha senha:
Autenticação RADIUS do servidor: Porta 1812 Endereço IP
0.0.0.0
[/QUOTE]

SSID ta marcado o Root
 
É isso?
TIPO SSID: xRoot VAP0 VAP1 VAP2
Encriptação: WAP
Se utiliza a Autenticação 802.1x
64bits WEP WEP 128 bits
Modo de Autenticação WPA: Empresa (RADIUS) Personal (senha precompartida)
Pre-partilha senha Format:
Pre-partilha senha:
Autenticação RADIUS do servidor: Porta 1812 Endereço IP
0.0.0.0

Desabilita a segurança, deixe sua rede aberta, sem sem senha.
Faça o teste com o receptor e seu celular na rede.
 
Uma dúvida que estou tendo aqui, onde esta instalado o Modem/roteador da Tim o Sagemcom 4315 eu conectei um roteador Asus RT53 apenas pra quebrar o galho até chegar o Xiaomi 3g, porém o seguinte nesse modem da Tim tem 4 portas lan e uma WAN, apenas a LAN1 sendo usada que vai para o roteador da Asus e saem 3 cabos (2 vão para o TV BOX e outro para o andar de cima que tem outro roteador da TPlink até ai funcionando tudo OK) eu conectei esses 2 cabos do TV Box diretamente no Modem da Tim e não funciona, será que preciso deixar em Bridge ou é alguma configuração a parte no próprio modem que estou deixando de fazer ? Pergunto isso porque quando chegar o Xioami 3g ele só tem 2 portas LAN e ficaria no lugar da Asus.
 
Desabilita a segurança, deixe sua rede aberta, sem sem senha.
Faça o teste com o receptor e seu celular na rede.

Mudou nada
Ja estou procurando uns cabos de Rede e vou testar no LAN,
O meu receptor fica em outro comodo, e a linha da internet tbm

Se persistir acho que vai ser problema estranho no celular ou da Oi ne
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo