• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

PRECISO DE UMA SUPER AJUDA: TENHO UM QUIOSQUE, CONEXÃO DE 50MB, QUERO DEIXAR 10MB NO MEU PC, E OS OUTROS 40MB EU QUERO DEIXAR PROS CLIENTES ACESSAREM, PRECISO SEPARAR 10MB SÓ PRO PC, COMO SE A PRIORIDADE FOSSE DELE, PRECISO DELE PRA REPRODUZIR AS MÚSICAS.
EU SEI CONTROLAR A BANDA MAXIMA PRA ELE, MAS COMO OS OUTROS CLIENTES EU NÃO POSSO FICAR CADASTRANDOS OS MAC's PR CONTROLAR A BANDA FICA FODA.
ALGUÉM SABE COMO FAZER ISSO ? RESUMO: DE 50MB EU QUERO DEIXAR 10 SÓ PRO MEU PC E 40 PRA DIVIDIR COM TODOS CLIENTES.
No meu antigo tplink eu tinha como definir um ip fixo pro meu pc (192.168.1.2) e definia o range 192.168.1.2 - 192.168.1.2 com upload e download mínimos. Fazendo assim, os demais se conectarão em 192.168.1.3 pra frente e você terá a reserva da tua conexão no pc.
 
Alguém usando Mikrotik em rede doméstica aí?
Comprei um rb951g-2hnd com a intenção de estudar, a princípio. Já que não tenho NENHUM problema com o meu setup atual, que seria:

Archer C7 @ LEDE, com duas WAN entrando (Vivo 50Mbps = WAN1, Link local 10Mbps = WAN2).
Tenho o mwan3 configurado no roteador, com algumas regras (políticas) básicas:

1) Todo o acesso TCP nas portas 443 ou 80 é jogado diretamente para o WAN1 (isso previne que acesso a site de banco, etc. dê algum problema por conta da mudança de IP no meio do acesso).
2) Todo o acesso UDP para os ips do meu PC e do PC do meu irmão (feitos por cabo), vem preferencialmente pela WAN2. Isso garante que alguns jogos (CSGO e LOL por exemplo) usem a WAN2 para acesso. O ping para SP nesse meu link local é 38ms, o ping par SP na Vivo é 81ms.
3) Todo o acesso que não se encaixa na regra acima vai por load balance (75% de peso na WAN1, 25% de peso na WAN2).

Tudo funciona como tem que funcionar, estou bem satisfeito.
Não sei se consigo otimizar mais, ou ter mais controle com o Mikrotik, mas estou com ele aqui. Pensei em tentar um load balance por nth... Alguém tem experiência?

Obrigado desde já :)
 
galera a sumicity começou a fornecer ipv6so que o roteador não esta distribuindo pela rede
mostra que ta conectado mais o teste do ipv6 falha
hGbQmgR.png

o que tenho que mudar pra funcionar ?
 
galera a sumicity começou a fornecer ipv6so que o roteador não esta distribuindo pela rede
mostra que ta conectado mais o teste do ipv6 falha
hGbQmgR.png

o que tenho que mudar pra funcionar ?
Amigo, estou em Areal/RJ, do lado de itaipava, e contratei a sumicity de 50mb, irão instalar amanha, porém o atendente não sabia informar quase nada. Você sabe me dizer se eles fornecem roteador? Qual sua velocidade ai?
 
Amigo, estou em Areal/RJ, do lado de itaipava, e contratei a sumicity de 50mb, irão instalar amanha, porém o atendente não sabia informar quase nada. Você sabe me dizer se eles fornecem roteador? Qual sua velocidade ai?
aqui e 80/20
não vale a pena o roteador deles pois ira te cobra 20 a mais pra uma bost@ de onu com wifi
se não quer wifi na rede pode colocar um hub
tem ipv4 em CGNAT e ipv6 publico
redireciona ate 10 portas tcp no ipv4
 
aqui e 80/20
não vale a pena o roteador deles pois ira te cobra 20 a mais pra uma bost@ de onu com wifi
se não quer wifi na rede pode colocar um hub
tem ipv4 em CGNAT e ipv6 publico
redireciona ate 10 portas tcp no ipv4
Opa. Valeu pela dica. Vou aguardar instalarem amanha. Estou pesquisando um roteador bom. Que de conta do recado. Mas ate 250 reais ta dificil. Tem algum pra recomendar? Corrigindo, contratei 80mb.
 
Opa. Valeu pela dica. Vou aguardar instalarem amanha. Estou pesquisando um roteador bom. Que de conta do recado. Mas ate 250 reais ta dificil. Tem algum pra recomendar? Corrigindo, contratei 80mb.
ve algum que suporte ipv6 iria recomendar esse que uso mais como ele não esta detectando o ipv6 não recomendo ve no tópico de roteadores se alguém tem alguma dica
 
Oi galera, eu tenho uma tv smart com fio sem wifi, conectei o cabo de rede atras da tv e conectei no modem da gvt Sagemcom f@ast 5302 na porta 1, na tv eu deixei a configuração dos ips automatico, mas nao conectou, tentei colocar o mesmo dns, subrede, e gateway la do meu quarto, só i ip com final diferente, mas mesmo assim nao conectou, o problema é q esse Sagemcom f@ast 5302 ta bloqueado, mas mesmo assim ele consegue puxar o sinal wifi da vivo fibra la do meu quarto? ou eu tenho q desbloquear? alguem sabe como faz isso?
 
O que aconteceu com @ts_b0b foi expulso do tópico, fórum ? Nunca mais vir participar das conversas, ajudava muito o pessoal. Só curiosidade mesmo.
 
Tai, concordo com o maismais, cadê o @tb_b0b ? O cara é fera, possui um conhecimento muito gde de Redes, Internet etc e ajudou muitas pessoas aqui no Fórum, além da criação de alguns Tópicos super legais, como esse aqui, que sem dúvida alguma só agrega valor a esse Fórum.___Agradeço pelo seu empenho e dedicação!!!


vr5W8Di.jpg
 
Topico com muitas informações depois vou dar uma lida melhor.
Obrigado por compartilhar.
 
Galera, estou procurando um Roteador que seja modem ao mesmo tempo e que tenha Dual Channel para instalar na minha casa e trocar essa gambiarra que tem aqui. Vi varios modelos citados no topico mas nenhum deles é os 2 ao mesmo tempo. Alguem saberia em indicar um????
 
Eu cheguei nesse modelo aqui, alguem saberia informar se ele vale a pena????
https://www.magazineluiza.com.br/mo...MIw9GQNldaiHv8yxswRjOoMd7HDRnZIBoC7wkQAvD_BwE
 
Galera, estou procurando um Roteador que seja modem ao mesmo tempo e que tenha Dual Channel para instalar na minha casa e trocar essa gambiarra que tem aqui. Vi varios modelos citados no topico mas nenhum deles é os 2 ao mesmo tempo. Alguem saberia em indicar um????
 
Eu cheguei nesse modelo aqui, alguem saberia informar se ele vale a pena????
https://www.magazineluiza.com.br/mo...MIw9GQNldaiHv8yxswRjOoMd7HDRnZIBoC7wkQAvD_BwE
Tudo depende de qual provedora você tem!!
 
Galera, bom dia, boa tarde e boa noite!

Uma RouterBoard RB 941-2ND-TC L4 atenderia a demanda de 12 máquinas + 10 smartphones para conexão com a internet?
 
Galera, bom dia, boa tarde e boa noite!

Uma RouterBoard RB 941-2ND-TC L4 atenderia a demanda de 12 máquinas + 10 smartphones para conexão com a internet?

Provavelmente sim. Qual o seu link?
 
Gurizada preciso de ajuda em um problema de capacidade da rede do escritório. Temos uma rede com a seguinte arquitetura: TPLINK TL-R470+ (/100mbps) > TLSG3210 (/1000mbps) > switch 24 portas (/100mbps).

A questão é que está sendo avaliado a contratação de 240/20mbps pela NET e existe um gargalo entre as duas ligações do switch gigabit e investir em outro equipamento não é interessante no momento.

O TL-SG3210 conta com LAG e SpanningTree possibilitando a agregação das ethernets e abrindo capacidade o suficiente pros 240mbps (imagino eu...)

Alguém com maior conhecimento técnico nesses dois protocolos poderia me ajudar? Não faço a mínima idéia de por onde começar, já fiz vários testes na rede e consegui como resultado vários loops de 80mbps em todas as portas...:p
 
Alguém usando Mikrotik em rede doméstica aí?
Comprei um rb951g-2hnd com a intenção de estudar, a princípio. Já que não tenho NENHUM problema com o meu setup atual, que seria:

Archer C7 @ LEDE, com duas WAN entrando (Vivo 50Mbps = WAN1, Link local 10Mbps = WAN2).
Tenho o mwan3 configurado no roteador, com algumas regras (políticas) básicas:

1) Todo o acesso TCP nas portas 443 ou 80 é jogado diretamente para o WAN1 (isso previne que acesso a site de banco, etc. dê algum problema por conta da mudança de IP no meio do acesso).
2) Todo o acesso UDP para os ips do meu PC e do PC do meu irmão (feitos por cabo), vem preferencialmente pela WAN2. Isso garante que alguns jogos (CSGO e LOL por exemplo) usem a WAN2 para acesso. O ping para SP nesse meu link local é 38ms, o ping par SP na Vivo é 81ms.
3) Todo o acesso que não se encaixa na regra acima vai por load balance (75% de peso na WAN1, 25% de peso na WAN2).

Tudo funciona como tem que funcionar, estou bem satisfeito.
Não sei se consigo otimizar mais, ou ter mais controle com o Mikrotik, mas estou com ele aqui. Pensei em tentar um load balance por nth... Alguém tem experiência?

Obrigado desde já :)

Estou pensando em fazer algo parecido aqui com um archer c7+openwrt, porém você saberia me dizer se tem como configurar apenas como failover? Pretendo usar o link da vivo 200/100 como principal e live tim 50/30 como secundário, o segundo funcionando apenas quando o primeiro cair e desativando assim que o primeiro volta (failback). Obrigado!
 
Estou pensando em fazer algo parecido aqui com um archer c7+openwrt, porém você saberia me dizer se tem como configurar apenas como failover? Pretendo usar o link da vivo 200/100 como principal e live tim 50/30 como secundário, o segundo funcionando apenas quando o primeiro cair e desativando assim que o primeiro volta (failback). Obrigado!
Da pra fazer isso facilmente!
 
Provavelmente sim. Qual o seu link?

Oi amigo, desculpe pela demora no retorno.

Não é bem uma rede caseira, é para um pequeno escritório, mas o que funciona lá hoje, considero como "caseira" kkkk.

Já troquei o switch de 16 portas 10/100 por um TP-Link 24 portas 100/1000 e as máquinas que não tinham interface Giga eu coloquei plaquinhas simples PCI mesmo, isso tudo apenas para melhorar o tráfego interno de dados, pois o link de internet é de 10/1mbps.

A ideia do Mikrotik a ser instalado lá seria para fazer talvez check-in no Facebook, diminuir a banda no Wi-Fi para evitar smartphones atualizando, rodando vídeos e consumindo toda banda, uma vlan para duas ou três máquinas terem acesso a qualquer site, outra vlan para bloquer determinados sites e redes sociais no período das 08:00 as 11:30 e das 13:00 as 18:00.
 
Oi amigo, desculpe pela demora no retorno.

Não é bem uma rede caseira, é para um pequeno escritório, mas o que funciona lá hoje, considero como "caseira" kkkk.

Já troquei o switch de 16 portas 10/100 por um TP-Link 24 portas 100/1000 e as máquinas que não tinham interface Giga eu coloquei plaquinhas simples PCI mesmo, isso tudo apenas para melhorar o tráfego interno de dados, pois o link de internet é de 10/1mbps.

A ideia do Mikrotik a ser instalado lá seria para fazer talvez check-in no Facebook, diminuir a banda no Wi-Fi para evitar smartphones atualizando, rodando vídeos e consumindo toda banda, uma vlan para duas ou três máquinas terem acesso a qualquer site, outra vlan para bloquer determinados sites e redes sociais no período das 08:00 as 11:30 e das 13:00 as 18:00.

Entendi. Bem, o Mikrotik vai servir bem pra esse propósito. :)
O problema é a curva de aprendizado no Mikrotik. Normalmente quem domina, cobra pra fazer esse tipo de serviço.
E eu nem tenho como oferecer, primeiro pq seria injusto com quem trabalha com isso, segundo que estou com o tempo bem corrido.
De toda forma, uma RB750GS3 serviria além do necessário para o seu cenário.
 
Como nunca experimentei o LEDE, vou colocar aqui num roteador barato (tp link 740n) pra testar e ver como é a configuração, depois parto em definitivo pro c7. Obrigado novamente!

Joia.
No caso, a instalação é simples e intuitiva, devem ter 50 mil tutoriais no google.
A única configuração necessária, é, após inicializar o LEDE, configurar o "switch" para ele ter uma das portas LANs como WAN. Depois ir nas interfaces e criar uma com DHCP mesmo para a porta que voce ligará o segundo modem. Após isso coloca o peso mais baixo (mais prioridade, 1 por exemplo) na sua primeira conexão, e um peso maior (2 por exemplo) na segunda conexão. Nesse caso ele vai usar todo o tráfego na primeira conexão enquanto ela estiver habilitada.
 
Entendi. Bem, o Mikrotik vai servir bem pra esse propósito. :)
O problema é a curva de aprendizado no Mikrotik. Normalmente quem domina, cobra pra fazer esse tipo de serviço.
E eu nem tenho como oferecer, primeiro pq seria injusto com quem trabalha com isso, segundo que estou com o tempo bem corrido.
De toda forma, uma RB750GS3 serviria além do necessário para o seu cenário.
 

Certo, na verdade eu tenho um conhecimento básico em Mikrotik e estou estudando também o RouterOS, mas isso é feito com a RB que tenho em casa e em ambiente virtual, a minha dúvida mesmo não é quanto a implementação dos serviços, pois sei que é possível, mas sim sobre o hardware das RB Mikrotik, já que nunca utilizei uma variedade delas e nem instalei em ambiente reais com quantidade diferentes de dispositivos conectados a rede, gostaria de saber se a CPU e a quantidade de memória do modelo citado suporta a quantidade de usuários descritas anteriormente, pois o modem/roteador que foi fornecido pela operadora (Technicolor TD5130) acredito eu ser bem fraco em questões de processamento e pode estar causando lentidão na internet por estar sempre ocupado, sem falar que o sinal Wi-Fi dele é péssimo e costuma cair bastante a internet.
 
Certo, na verdade eu tenho um conhecimento básico em Mikrotik e estou estudando também o RouterOS, mas isso é feito com a RB que tenho em casa e em ambiente virtual, a minha dúvida mesmo não é quanto a implementação dos serviços, pois sei que é possível, mas sim sobre o hardware das RB Mikrotik, já que nunca utilizei uma variedade delas e nem instalei em ambiente reais com quantidade diferentes de dispositivos conectados a rede, gostaria de saber se a CPU e a quantidade de memória do modelo citado suporta a quantidade de usuários descritas anteriormente, pois o modem/roteador que foi fornecido pela operadora (Technicolor TD5130) acredito eu ser bem fraco em questões de processamento e pode estar causando lentidão na internet por estar sempre ocupado, sem falar que o sinal Wi-Fi dele é péssimo e costuma cair bastante a internet.

Rapaz, ela é fraquinha, mas pro cenário descrito, acho que vai funcionar "normal" com CPU com 80% de uso (dependendo da quantidade de regras que você criar, e o quão otimizado isso vai estar).
Eu tenho atualmente uma 951G-2HND (600MHz de CPU, 128MB de RAM). Meu cenário é:

2 desktops com uso moderadamente alto;
4 Smartphones;
1 chromecast;
1 VLAN com um WiFi público, normalmente tem uns 10 usuários conectados, o pico foi de 25~30 usuários ao mesmo tempo nessa rede. Coloquei um Queue com 10/1Mbps liberado para esses usuários (fiz isso apenas para se algum vizinho por acaso estiver com problemas na sua internet, ele pode usar essa pras suas atividades mais básicas).

Nesse meu cenário, no pico de uso, fica próximo dos 40% de uso do CPU.

No seu caso, a única forma de saber, é testando. Não é a RB que eu indicaria, mas se é a que você tem, o que fazer? Você está disposto a comprar algo novo?

EDIT

Segue na print a quantidade de pessoas conectadas na minha RB no momento e o uso de CPU.
Detalhe, rede 10.0.0.x é minha WiFi pública. Rede 192.168.88.y é a minha rede interna (uso exclusivo da minha família).

gkjiH2t.jpg
 
Última edição:
Rapaz, ela é fraquinha, mas pro cenário descrito, acho que vai funcionar "normal" com CPU com 80% de uso (dependendo da quantidade de regras que você criar, e o quão otimizado isso vai estar).
Eu tenho atualmente uma 951G-2HND (600MHz de CPU, 128MB de RAM). Meu cenário é:

2 desktops com uso moderadamente alto;
4 Smartphones;
1 chromecast;
1 VLAN com um WiFi público, normalmente tem uns 10 usuários conectados, o pico foi de 25~30 usuários ao mesmo tempo nessa rede. Coloquei um Queue com 10/1Mbps liberado para esses usuários (fiz isso apenas para se algum vizinho por acaso estiver com problemas na sua internet, ele pode usar essa pras suas atividades mais básicas).

Nesse meu cenário, no pico de uso, fica próximo dos 40% de uso do CPU.

No seu caso, a única forma de saber, é testando. Não é a RB que eu indicaria, mas se é a que você tem, o que fazer? Você está disposto a comprar algo novo?

EDIT

Segue na print a quantidade de pessoas conectadas na minha RB no momento e o uso de CPU.
Detalhe, rede 10.0.0.x é minha WiFi pública. Rede 192.168.88.y é a minha rede interna (uso exclusivo da minha família).

gkjiH2t.jpg

A RB ainda não foi adquirida, neste caso acho que vou sugerir uma melhor então, alguma até uns R$ 300,00.

Muito obrigado amigo pelas sugestões e disposição em ajudar.
 
Rapaz, ela é fraquinha, mas pro cenário descrito, acho que vai funcionar "normal" com CPU com 80% de uso (dependendo da quantidade de regras que você criar, e o quão otimizado isso vai estar).
Eu tenho atualmente uma 951G-2HND (600MHz de CPU, 128MB de RAM). Meu cenário é:

2 desktops com uso moderadamente alto;
4 Smartphones;
1 chromecast;
1 VLAN com um WiFi público, normalmente tem uns 10 usuários conectados, o pico foi de 25~30 usuários ao mesmo tempo nessa rede. Coloquei um Queue com 10/1Mbps liberado para esses usuários (fiz isso apenas para se algum vizinho por acaso estiver com problemas na sua internet, ele pode usar essa pras suas atividades mais básicas).

Nesse meu cenário, no pico de uso, fica próximo dos 40% de uso do CPU.

No seu caso, a única forma de saber, é testando. Não é a RB que eu indicaria, mas se é a que você tem, o que fazer? Você está disposto a comprar algo novo?

EDIT

Segue na print a quantidade de pessoas conectadas na minha RB no momento e o uso de CPU.
Detalhe, rede 10.0.0.x é minha WiFi pública. Rede 192.168.88.y é a minha rede interna (uso exclusivo da minha família).

gkjiH2t.jpg
Desculpe a ignorancia, mas esses mikrotik são bolados mesmo? Dá pra ter acesso externo ao painel, limitar banda, fazer vlan e tudo mais?
---
To vendo uns modelos aqui e o bixo é bão memo, hein?!
Vi um de 599 no mercadolivre mas foge do meu orçamento...
 
  • Curtir
Reações: sLk

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo