[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
eu peguei esse daqui. Não faço ideia de que classe que é rsrsrs
GcOFeAZ.png
Esse é class 10 bem melhor do que o class 4.

Mas cartão sd capa a velocidade da internet?
Ainda não sei qual impacto um cartão SD de baixo desempenho teria quanto ao desempenho do openwrt no nano...

No caso ai vc poderia responder isso ao ver se vai afetar algo no seu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas cartão sd capa a velocidade da internet?
O recomendado pela friendly arm é class 10 ou para cima.

Tirei da wiki deles:

ywEaXKv.png

Última edição:
Ainda não sei qual impacto um cartão SD de baixo desempenho teria quanto ao desempenho do openwrt no nano...

No caso ai vc poderia responder isso ao ver se vai afetar algo no seu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O recomendado pela friendly arm é class 10 ou para cima.

Tirei da wiki deles:

ywEaXKv.png
A classe do dispositivo de armazenamento afetará ( ou não ) o OpenWrt de 2 formas:
- Se o filesystem for ext3/4 ou algo semelhante, a velocidade e a durabilidade do cartão são muito importantes
- Se o filsystem é compactado em squashfs e expandido na ram durante o boot, a classe do cartão faz pouco efeito pra fins do sistema, pois tudo roda a partir da memória RAM. O único efeito seria a performace para o armazenamento de arquivos. No caso se usa F2FS para o filesystem da partição de dados / configurações.

Particularmente eu sugiro que se faça a configuração inicial em ext3/4, e após consolidar em um squashfs. Fica bem mais confiável e sem corrupção de dados e envelhecimento do cartão SD.

A classe do dispositivo de armazenamento afetará ( ou não ) o OpenWrt de 2 formas:
- Se o filesystem for ext3/4 ou algo semelhante, a velocidade e a durabilidade do cartão são muito importantes
- Se o filsystem é compactado em squashfs e expandido na ram durante o boot, a classe do cartão faz pouco efeito pra fins do sistema, pois tudo roda a partir da memória RAM. O único efeito seria a performace para o armazenamento de arquivos. No caso se usa F2FS para o filesystem da partição de dados / configurações.

Particularmente eu sugiro que se faça a configuração inicial em ext3/4, e após consolidar em um squashfs. Fica bem mais confiável e sem corrupção de dados e envelhecimento do cartão SD.
Boa! Eu estava dando uma pesquisada sobre o assunto :D

vou comprar um orange pi r1 plus lts o case praticamente ja tenho, o problema é o dissipador que não tenho, que eu encontro acho que não vai da certo, não sei se precisa do dissipar

vou comprar um orange pi r1 plus lts o case praticamente ja tenho, o problema é o dissipador que não tenho, que eu encontro acho que não vai da certo, não sei se precisa do dissipar
Sim, precisa de um dissipador! No caso do NanoPi R4S a própria case de metal(toda ela) serve como dissipador.

To com problema de NAT Moderado com OpenWRT no Xbox Live do PC, UPnP está ativo, já conferi o pacote, não tem nenhum update... alguém me da uma luz?

Isso ta me atrapalhando a jogar no PC, agora no Xbox mesmo, parece que está funcionando sem problemas, mas no PC da restrito ou moderado, não consigo fazer o Open rolar.

---

Vale a pena investir em um NanoPi desses e aposentar meu edgerouter x? Algum beneficio do ponto de vista de recurso?

To com problema de NAT Moderado com OpenWRT no Xbox Live do PC, UPnP está ativo, já conferi o pacote, não tem nenhum update... alguém me da uma luz?

Isso ta me atrapalhando a jogar no PC, agora no Xbox mesmo, parece que está funcionando sem problemas, mas no PC da restrito ou moderado, não consigo fazer o Open rolar.

---

Vale a pena investir em um NanoPi desses e aposentar meu edgerouter x? Algum beneficio do ponto de vista de recurso?
Tem IPv4 válido?
Caso tenha talvez de pra vc pesquisar na Net as portas e tentar abrir no roteador

---

Está usando versão snapshot? Quando testei a snapshot mais recente semana passada o UPnP não estava pegando.

Mas o amigo @xShARkx conseguiu fazer funcionar baixando os seguintes pacotes
luci-app-upnp_git-20.332.74200-03c77da_all.ipk
miniupnpc_2.2.1-1_aarch64_generic.ipk
miniupnpd_2.2.1-3_aarch64_generic.ipk

---

Testou alguma outra coisa que abre upnp para o seu pc tipo um programa torrent com o qbittorrent? Se o qbittorent abrir sem problemas então o problema e do windows! Pelo que eu me lembre, é bem instável essa questão de nat no serviço de jogos do windows, aqui no windows 11 não estou tendo esses problemas mais no windows 10 eu mandava testar e sempre dava nat restrito ao tu clicava naquele botão corrigir e tinha hora que corrigia e hora que não lul

Tem IPv4 válido?
Caso tenha talvez de pra vc pesquisar na Net as portas e tentar abrir no roteador
Tenho sim, inclusive o IP entra direto na WAN, tipo bridge.

Está usando versão snapshot? Quando testei a snapshot mais recente semana passada o UPnP não estava pegando.

Mas o amigo @xShARkx conseguiu fazer funcionar baixando os seguintes pacotes
estou usando o OpenWrt 21.02.1, r16325-88151b8303, na 20 eu não tinha esse problema.

Testou alguma outra coisa que abre upnp para o seu pc tipo um programa torrent com o qbittorrent? Se o qbittorent abrir sem problemas então o problema e do windows! Pelo que eu me lembre, é bem instável essa questão de nat no serviço de jogos do windows, aqui no windows 11 não estou tendo esses problemas mais no windows 10 eu mandava testar e sempre dava nat restrito ao tu clicava naquele botão corrigir e tinha hora que corrigia e hora que não lul
Sim, o UPnP funciona, fiz o teste com o Plex e ele está abrindo as portas lá normalmente.
Abro o Plex e vou lá no Active UPnP Redirects e o Plex consegue colocar a regra dele lá bonitinho, zero problemas.
Estou com Windows 11 também.

Tenho sim, inclusive o IP entra direto na WAN, tipo bridge.

estou usando o OpenWrt 21.02.1, r16325-88151b8303, na 20 eu não tinha esse problema.

Sim, o UPnP funciona, fiz o teste com o Plex e ele está abrindo as portas lá normalmente.
Abro o Plex e vou lá no Active UPnP Redirects e o Plex consegue colocar a regra dele lá bonitinho, zero problemas.
Estou com Windows 11 também.
Se outras coisas instaladas no seu pc conseguem usar o UPnP normalmente, então tem cara de ser problema no windows e não no openwrt.

Chegou a ver se aparece algum log tanto no visualizador de eventos do windows como no log do openwrt\upnp?

Eu não tenho Xbox, mas não é possível configurar sem UPnP?

Do ponto de vista da segurança, na minha opinião, ninguém deveria usar. Entendo que é para facilitar a configuração, mas acho arriscado demais...

Se outras coisas instaladas no seu pc conseguem usar o UPnP normalmente, então tem cara de ser problema no windows e não no openwrt.

Chegou a ver se aparece algum log tanto no visualizador de eventos do windows como no log do openwrt\upnp?
é, acabei de conferir, eu tenho os mesmos pacotes citados acima,

o problema ta com cara de ser algo no PC mesmo.

Do ponto de vista da segurança, na minha opinião, ninguém deveria usar. Entendo que é para facilitar a configuração, mas acho arriscado demais...
Acredito que sim, não sei quanto ao caso de eu ter Xbox e Windows.

Os logs tem isso:

Thu Feb 3 21:45:16 2022 daemon.warn miniupnpd[4130]: upnp_event_process_notify: connect(192.168.0.68:2869): Operation timed out
Thu Feb 3 21:45:20 2022 daemon.warn miniupnpd[4130]: upnp_event_process_notify: connect(192.168.0.68:2869): Operation timed out
Thu Feb 3 22:03:52 2022 daemon.err miniupnpd[4130]: upnp_event_recv: recv(): Connection reset by peer
Thu Feb 3 22:03:52 2022 daemon.err miniupnpd[4130]: upnpevents_processfds: 0x77d733d0, remove subscriber uuid:7017d819-41f9-4ae8-ad7a-baf2773f0e5e after an ERROR cb: http://192.168.0.68:2869/upnp/eventing/bolefmgbuj

não acho arriscado, pois as portas são mapeadas a partir da necessidade de um dispositivo da rede interna. Seria um problema se abrisse as portas a partir de solicitações externas, daí nao faria sentido existir firewall.

não acho arriscado, pois as portas são mapeadas a partir da necessidade de um dispositivo da rede interna. Seria um problema se abrisse as portas a partir de solicitações externas, daí nao faria sentido existir firewall.
No sentido arriscado que ele quer dizer, é caso a pessoa instale um software malicioso ou algo do tipo, portanto tal software teria acesso a abertura de portas via UPnP.

Fiz o teste no PS5 e está funcionando, o problema parece realmente ser pessoal com o Windows/PC... que porcaria viu.

Um risco que eu vejo com UPnP é por exemplo, um equipamento IoT é comprometido e ai ele libera entrada pelo UPnP para facilitar comunicação externa com a minha rede, concordo que é um ponto de atenção mesmo.

uso o banip, se for de um país ou ASN manjado, pode até tentar abrir, mas nao vai conseguir
ainda tem umas listas pré-configuradas no estilo adblock, com as faixas de IPs usadas em ataques.

Edit: na contra esses países, estão aí apenas por serem os maiores originários de ataques maliciosos na internet.
Faltou o Brasil e EUA, mas aí iria precisar de muita whitelist pra nao atrapalhar o uso diário.

Users who are viewing this thread

Voltar