Pro sistema até ok, mas se quiser rodar aplicações e extrair um pouco mais vai precisar de cartão melhor
Esse é class 10 bem melhor do que o class 4.eu peguei esse daqui. Não faço ideia de que classe que é rsrsrs
![]()
Ainda não sei qual impacto um cartão SD de baixo desempenho teria quanto ao desempenho do openwrt no nano...Mas cartão sd capa a velocidade da internet?
O recomendado pela friendly arm é class 10 ou para cima.Mas cartão sd capa a velocidade da internet?
A classe do dispositivo de armazenamento afetará ( ou não ) o OpenWrt de 2 formas:Ainda não sei qual impacto um cartão SD de baixo desempenho teria quanto ao desempenho do openwrt no nano...
No caso ai vc poderia responder isso ao ver se vai afetar algo no seu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O recomendado pela friendly arm é class 10 ou para cima.
Tirei da wiki deles:
![]()
Boa! Eu estava dando uma pesquisada sobre o assuntoA classe do dispositivo de armazenamento afetará ( ou não ) o OpenWrt de 2 formas:
- Se o filesystem for ext3/4 ou algo semelhante, a velocidade e a durabilidade do cartão são muito importantes
- Se o filsystem é compactado em squashfs e expandido na ram durante o boot, a classe do cartão faz pouco efeito pra fins do sistema, pois tudo roda a partir da memória RAM. O único efeito seria a performace para o armazenamento de arquivos. No caso se usa F2FS para o filesystem da partição de dados / configurações.
Particularmente eu sugiro que se faça a configuração inicial em ext3/4, e após consolidar em um squashfs. Fica bem mais confiável e sem corrupção de dados e envelhecimento do cartão SD.
Sim, precisa de um dissipador! No caso do NanoPi R4S a própria case de metal(toda ela) serve como dissipador.vou comprar um orange pi r1 plus lts o case praticamente ja tenho, o problema é o dissipador que não tenho, que eu encontro acho que não vai da certo, não sei se precisa do dissipar
meu amigo tem 1 que 28x28 10mm de alturaSim, precisa de um dissipador! No caso do NanoPi R4S a própria case de metal(toda ela) serve como dissipador.
No YouTube não tem nem um tutorial que explique como monta esse cartão, tem algum site com o passo a passo?
Lá em baixo na Wiki parece ter tutorialNo YouTube não tem nem um tutorial que explique como monta esse cartão, tem algum site com o passo a passo?
No YouTube não tem nem um tutorial que explique como monta esse cartão, tem algum site com o passo a passo?
Tem IPv4 válido?To com problema de NAT Moderado com OpenWRT no Xbox Live do PC, UPnP está ativo, já conferi o pacote, não tem nenhum update... alguém me da uma luz?
Isso ta me atrapalhando a jogar no PC, agora no Xbox mesmo, parece que está funcionando sem problemas, mas no PC da restrito ou moderado, não consigo fazer o Open rolar.
---
Vale a pena investir em um NanoPi desses e aposentar meu edgerouter x? Algum beneficio do ponto de vista de recurso?
Está usando versão snapshot? Quando testei a snapshot mais recente semana passada o UPnP não estava pegando.To com problema de NAT Moderado com OpenWRT no Xbox Live do PC, UPnP está ativo, já conferi o pacote, não tem nenhum update... alguém me da uma luz?
Isso ta me atrapalhando a jogar no PC, agora no Xbox mesmo, parece que está funcionando sem problemas, mas no PC da restrito ou moderado, não consigo fazer o Open rolar.
---
Vale a pena investir em um NanoPi desses e aposentar meu edgerouter x? Algum beneficio do ponto de vista de recurso?
Testou alguma outra coisa que abre upnp para o seu pc tipo um programa torrent com o qbittorrent? Se o qbittorent abrir sem problemas então o problema e do windows! Pelo que eu me lembre, é bem instável essa questão de nat no serviço de jogos do windows, aqui no windows 11 não estou tendo esses problemas mais no windows 10 eu mandava testar e sempre dava nat restrito ao tu clicava naquele botão corrigir e tinha hora que corrigia e hora que não lulTo com problema de NAT Moderado com OpenWRT no Xbox Live do PC, UPnP está ativo, já conferi o pacote, não tem nenhum update... alguém me da uma luz?
---
Tenho sim, inclusive o IP entra direto na WAN, tipo bridge.Tem IPv4 válido?
Caso tenha talvez de pra vc pesquisar na Net as portas e tentar abrir no roteador
estou usando o OpenWrt 21.02.1, r16325-88151b8303, na 20 eu não tinha esse problema.Está usando versão snapshot? Quando testei a snapshot mais recente semana passada o UPnP não estava pegando.
Mas o amigo @xShARkx conseguiu fazer funcionar baixando os seguintes pacotes
luci-app-upnp_git-20.332.74200-03c77da_all.ipk
miniupnpc_2.2.1-1_aarch64_generic.ipk
miniupnpd_2.2.1-3_aarch64_generic.ipk
Sim, o UPnP funciona, fiz o teste com o Plex e ele está abrindo as portas lá normalmente.Testou alguma outra coisa que abre upnp para o seu pc tipo um programa torrent com o qbittorrent? Se o qbittorent abrir sem problemas então o problema e do windows! Pelo que eu me lembre, é bem instável essa questão de nat no serviço de jogos do windows, aqui no windows 11 não estou tendo esses problemas mais no windows 10 eu mandava testar e sempre dava nat restrito ao tu clicava naquele botão corrigir e tinha hora que corrigia e hora que não lul
Se outras coisas instaladas no seu pc conseguem usar o UPnP normalmente, então tem cara de ser problema no windows e não no openwrt.Tenho sim, inclusive o IP entra direto na WAN, tipo bridge.
estou usando o OpenWrt 21.02.1, r16325-88151b8303, na 20 eu não tinha esse problema.
Sim, o UPnP funciona, fiz o teste com o Plex e ele está abrindo as portas lá normalmente.
Abro o Plex e vou lá no Active UPnP Redirects e o Plex consegue colocar a regra dele lá bonitinho, zero problemas.
Estou com Windows 11 também.
é, acabei de conferir, eu tenho os mesmos pacotes citados acima,Se outras coisas instaladas no seu pc conseguem usar o UPnP normalmente, então tem cara de ser problema no windows e não no openwrt.
Chegou a ver se aparece algum log tanto no visualizador de eventos do windows como no log do openwrt\upnp?
Acredito que sim, não sei quanto ao caso de eu ter Xbox e Windows.Eu não tenho Xbox, mas não é possível configurar sem UPnP?
Do ponto de vista da segurança, na minha opinião, ninguém deveria usar. Entendo que é para facilitar a configuração, mas acho arriscado demais...
não acho arriscado, pois as portas são mapeadas a partir da necessidade de um dispositivo da rede interna. Seria um problema se abrisse as portas a partir de solicitações externas, daí nao faria sentido existir firewall.Eu não tenho Xbox, mas não é possível configurar sem UPnP?
Do ponto de vista da segurança, na minha opinião, ninguém deveria usar. Entendo que é para facilitar a configuração, mas acho arriscado demais...
No sentido arriscado que ele quer dizer, é caso a pessoa instale um software malicioso ou algo do tipo, portanto tal software teria acesso a abertura de portas via UPnP.não acho arriscado, pois as portas são mapeadas a partir da necessidade de um dispositivo da rede interna. Seria um problema se abrisse as portas a partir de solicitações externas, daí nao faria sentido existir firewall.