• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Eu vi essa notícia, isso torna ele o mais potente de todos e até do nano?
Sim, pois esse OrangePi novo é bem mais potente já que o RK3588S é muito mais forte pois tem mais núcleos, os núcleos são mais fortes e ele tem uma NPU também, porém, ele foi pensado para substituir\competir com o Raspberry Pi 4 e não os NanoPi R4S ou R5S, pois esse OrangePi novo ai só tem uma porta ethernet e não duas.
 
Última edição:
Mas não degrada a rede Wi-Fi? Uma vez pesquisei sobre, porém fiquei sabendo que consome muita banda da rede Wi-Fi.
pau nela. whatsapp usa praticamente nada de banda. Mas falando sério um filme ai em vai consumir uns 60/100Mbps, numa wifi com capacidade de 300Mbps em 5Ghz com 80mhz ativado ainda sobra muita banda pra ficar trocando figurinha no whatsapp. E dependendo da distância dá pra ligar a tv via cabo UTP também.
 
Gringo botou um fan noctua no x86 dele com case slim, é aquela case nova que tem as aberturas na laterais para passagem de ar:

Cxf9HpV.jpeg

tXFuKNJ.jpeg

GVMTJvE.jpeg


Perguntei a ele como está o airflow, ou seja, se o ar está sendo exaustado por essa abertura laterais como deveria ser e ele disse que sim:

he1x4Pp.png


Inclusive postou que as temperaturas do x86 foram de 46°C para 32°C no SSD NVME e de 52°C para 37°C no N5105 em IDLE em um local que a temperatura ambiente está em 27°C.

Quando se coloca um fan, essa case slim me parece ser superior devido as grandes aberturas nas laterais para o ar quente escapar com facilidade! Agora sem um fan, ai não sei qual case de metal tem o melhor desempenho, se é a fat ou a slim?

O gringo lá postou que a case fat não precisa de fan enquanto a slim sim, porém, no caso dele a case fat dele veio com a nova tampa inferior, ou seja, a tampa nova tem muitos buracos de ventilação, tem também local para colocar o fan de 40 mm e mais buracos de ventilação ainda fica o fan e etc!

Essa tampa aqui é a nova:

w31IEIT.png


E a tampa antiga que veio na case do x86 slim dele, não tem esses buracos de ventilação! Ou seja, a antiga só tem os buracos dos parafusos para o SSD sata dos parafusos do suporte VESA.

uPQ4Rdj.png


1 - Essa é a case normal e não tem aberturas na lateral para ventilação, logo o ar quente não escaparia facilmente de dentro caso um fan fosse adicionado, pois o ar quente só teria como escapar através das aberturas da tampa de baixo.

oW4CXnd.png

b65Yyhy.png

cGcyUKA.png


OBS: Aberturas debaixo que eu falei, estão marcadas com o número 5 e 3.

2 - Essa é a slim, e a mesma possui diversas aberturas em ambos os lados e na tampa de baixo também.

qUCgkgB.png

jkUX9Lm.png

cGcyUKA.png


Outro detalhe, é que essa case slim é 26 dólares mais barata que a normal, ou seja, basicamente uns R$ 145,00 reais de diferença!

Opiniões?
 
Última edição:
Fui sorteado com a taxinha de 145 no mini pc
:therip:
 
Fui sorteado com a taxinha de 145 no mini pc
:therip:
Você não foi o único.
Recebi hoje a notificação
:fire:
Rip, será que a receita ta fiscalizando mais profundamente então?

Tive dois colegas reclamando em um grupo no whats aqui da cidade que eles foram taxados em coisas que compraram na shopee e que eles não eram taxados a um tempão antes dessa taxa que aconteceu essa semana e semana passada.
 
Mas, porque quer mudar a case? Está tendo throttling por conta de temperatura em load?

Ou é uma questão estética?
Não rsrsrs

Não é sobre mudar a case, é só ler o histórico da situação, ou seja, desse post aqui em diante:


É sobre dois modelos do mesmo router x86 que tem a mesma placa mãe e mesmo CPU, porém, que usam cases diferentes, uma slim e uma fat! Para saber qual case vai ter as melhores temps, tanto quando o x86 é mantido totalmente passivo, ou seja, sem fan como quando alguém bota uma fan de 40 mm que ambas as cases suportam na tampa debaixo!

Já que a case slim tem aberturas na lateral, na minha opinião isso vai fazer com que o airflow quando colocado um fan seja melhor do que na case fat que só vai ter aberturas de ventilação na parte de baixo que é o mesmo local aonde está preso o fan e como sabemos ar quente sobe.

Agora quando é mantido totalmente passivo, ai eu não tenho como prever como case vai ter melhores temps.
 
Não rsrsrs

Não é sobre mudar a case, é só ler o histórico da situação, ou seja, desse post aqui em diante:


É sobre dois modelos do mesmo router x86 que tem a mesma placa mãe e mesmo CPU, porém, que usam cases diferentes, uma slim e uma fat! Para saber qual case vai ter as melhores temps, tanto quando o x86 é mantido totalmente passivo, ou seja, sem fan como quando alguém bota uma fan de 40 mm que ambas as cases suportam na tampa debaixo!

Já que a case slim tem aberturas na lateral, na minha opinião isso vai fazer com que o airflow quando colocado um fan seja melhor do que na case fat que só vai ter aberturas de ventilação na parte de baixo que é o mesmo local aonde está preso o fan e como sabemos ar quente sobe.

Agora quando é mantido totalmente passivo, ai eu não tenho como prever como case vai ter melhores temps.
esse q eu comprei tem a temp ruim?
 
esse q eu comprei tem a temp ruim?
Vc só vai saber quando testar, o gringo comprou a dele de loja diferente e não da topton.

De qualquer forma o máximo que vai precisar fazer caso a temp não fique ao seu gosto, é trocar a pasta térmica por uma melhor tipo a kryonaut da vida ou k5-pro e colocar uma fan, de 40 mm pequenininho resolve igual ele fez ai!

Tem que ser 40x40x10mm a fan.

Edit:

E também ajustar a bios caso necessário...

Configs que os gringos estão usando:

Advanced -> Power & Performance -> CPU
  • Boot performance mode = Max non-turbo performance
  • View/Configure Turbo Options
    • Energy Efficient P-state = enabled
    • Power Limit 1 override = disabled
    • Power Limit 2 override = enabled
    • Power Limit 2 = 20000 (= 20W)
  • CPU VR Settings
    • PSYS PMax Power = 176
    • Acoustic Noise Mitigation = enabled
    • Slow Slew Rate for Vccln Domain = fast/16
  • C states = enabled
Outros estão abaixando mais o PL2 ao invés de 20w para 15w ou até 10w e também limitando o PL1, isso varia de acordo com cada um já que vai da necessidade de cada um e preocupação com gasto de energia de cada um.
 
Última edição:
Agora quando é mantido totalmente passivo, ai eu não tenho como prever como case vai ter melhores temps.

Ah, entendi... o drama é que o slim é mais barato, e não tem certeza se é uma boa ir com ele. Bem, o fan da Noctua é caro pra dedéu, então entre comprar o fan e fazer furos... não sei se fez sentido para o gringo.

52 em idle é bem estranho mesmo. Meu Pfsense com um Celeron 3865U (tudo bem que é bem menos potente, mas o TDP é 5W a mais que o Celeron N5105) numa case parecida com essa fat (sem abertura alguma) nunca passa dos 40. Neste momento, em uso, está em 27.
 
Ah, entendi... o drama é que o slim é mais barato, e não tem certeza se é uma boa ir com ele. Bem, o fan da Noctua é caro pra dedéu, então entre comprar o fan e fazer furos... não sei se fez sentido para o gringo.

52 em idle é bem estranho mesmo. Meu Pfsense com um Celeron 3865U (tudo bem que é bem menos potente, mas o TDP é 5W a mais que o Celeron N5105) numa case parecida com essa fat (sem abertura alguma) nunca passa dos 40. Neste momento, em uso, está em 27.
Fans noctuas são caros realmente, agora são de qualidade e tem uma puta eficiência! Porém, não precisa pegar um noctua... Pode pegar um outro 40x40x10 mm de marca mais barata rsrs.

Custa 120,00(fora frete) esse fan da noctua que o gringo usou:

 
Fans noctuas são caros realmente, agora são de qualidade e tem uma puta eficiência! Porém, não precisa pegar um noctua... Pode pegar um outro 40x40x10 mm de marca mais barata rsrs.

Custa 120,00(fora frete) esse fan da noctua que o gringo usou:

Então... mas fan que vai ficar ligado 24x7... não sei se é boa idéia pegar fan muito vagabundo. O ideal seria não precisar de fan (hehe)
 
Então... mas fan que vai ficar ligado 24x7... não sei se é boa idéia pegar fan muito vagabundo. O ideal seria não precisar de fan (hehe)
Sim, o ideal é não precisar de fan! Porém, nem todo mundo mora em local que a temperatura é boa ou vai colocar o x86 em um local ventilado ou de temperatura boa, igual o gringo ai com a temp ambiente dele perto dos 30 graus.

Igual eu aqui com o NanoPi R4S, aonde eu não fiz nada e está totalmente em stock:

GRkfPqV.png


Minha temps são boas, enquanto outras pessoas como o @capa_da_gaita trocaram o thermal pad que veio nele por pasta térmica ou thermal pad melhor e colocaram até fan, pois a temp dessas pessoas estava mais alta! Senão me falha a memória acima dos 45 graus em idle.

Eu moro na serra em Petrópolis aonde as temperaturas são boas na grande maior parte do ano :D

6oZu1xw.png


Enquanto o @capa_da_gaita vive em local mais quente, se eu não me engano!
 
Última edição:
nem todo mundo mora em local que a temperatura é boa ou vai colocar o x86 em um local ventilado ou de temperatura boa, igual o gringo ai com a temp ambiente dele perto dos 30 graus.

Pois é... o cara tem 27 de ambiente, e em idle a caixa está a 52.

Bem, para uso como roteador esse N5105 é um tremendo overkill. No trabalho uso caixinhas com Atom muito inferiores até ao meu Celeron 3865U e elas aguentam muito tranquilamente dezenas de conexões VPN, com dezenas de regras e centenas de clientes simultâneos... então em ultimo caso basta travar o clock no mais baixo possível na BIOS.
 
Pois é... o cara tem 27 de ambiente, e em idle a caixa está a 52.
Sim, mais vai saber aonde que o cara coloca o x86 dele! Pois isso ele não deu detalhes sobre rsrsrs

Se for local fechado tipo um rack sem ventilação ou algo do tipo, então faz sentido.
Bem, para uso como roteador esse N5105 é um tremendo overkill. No trabalho uso caixinhas com Atom muito inferiores até ao meu Celeron 3865U e elas aguentam muito tranquilamente dezenas de conexões VPN, com dezenas de regras e centenas de clientes simultâneos... então em ultimo caso basta travar o clock no mais baixo possível na BIOS.
Depende bastante, tem pessoas que estão literalmente comprando para durar anos e atender o que eles precisarem como load-balance acima de 1 Gb/s, querem rodar suricarata, snort e etc que demandam processamento, outros querem juntar várias coisas em um aparelho só ao invés de usar o x86 para roteador apenas e etc.

Portanto nem todo mundo tem a mesma necessidade e\ou vai usar do mesmo jeito.

Outra coisa é que de acordo com os gringos, esses celerons como o N5105 são atoms na verdade pois núcleos são do tipo E e chamar de celeron é apenas marketing da intel.
 
Pois é... o cara tem 27 de ambiente, e em idle a caixa está a 52.

Bem, para uso como roteador esse N5105 é um tremendo overkill. No trabalho uso caixinhas com Atom muito inferiores até ao meu Celeron 3865U e elas aguentam muito tranquilamente dezenas de conexões VPN, com dezenas de regras e centenas de clientes simultâneos... então em ultimo caso basta travar o clock no mais baixo possível na BIOS.
Outra coisa que eu esqueci de falar, é que os gringos la que estão metendo SSD NVME de mais alta performance nesses aparelhos o que não faz muito sentido para ser sincero se eles querem algo totalmente passivo! Pois é um fato conhecido que SSD NVME esquenta para caralho e os de alto performance então são muito piores e esquentam muito mais...

O Orange aqui fica na média de 40° graus com o cooler, sem o cooler fica 65° a 70°
Aonde que o seu fica?

O meu NanoPi atualmente está em cima da mesa do PC, porém, antigamente ficava em uma prateleira de madeira custom aonde ficava o dvr em um compartimento embaixo e o NanoPI em cima totalmente ventilado, portanto sempre tive temps boas! Uma vez quando testei botar ele em cima do DVR que era bem menos ventilado o local, a temp subiu mais de 5 graus.
 
Última edição:
Outra coisa que eu esqueci de falar, é que os gringos la que estão metendo SSD NVME de mais alta performance nesses aparelhos o que não faz muito sentido para ser sincero se eles querem algo totalmente passivo! Pois é um fato conhecido que SSD NVME esquenta para caralho e os de alto performance então são muito piores e esquentam muito mais...


Aonde que o seu fica?

O meu NanoPi atualmente está em cima da mesa do PC, porém, antigamente ficava em uma prateleira de madeira custom aonde ficava o dvr em um compartimento embaixo e o NanoPI em cima totalmente ventilado, portanto sempre tive temps boas! Uma vez quando testei botar ele em cima do DVR que era bem menos ventilado o local, a temp subiu mais de 5 graus.
Fica de baixo da mesa, se colocar em cima da mesa não faz tanto diferença assim.
A temperatura aqui na cidade é de 30 a 35 graus durante o dia

E vi alguns falando que rk3328 é meio esquentadinho, bem não sei se é verdade já que não tenho outro para comprar ainda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

R4S ainda não chegou já faz uma semana que está na unidade de distribuição do correio aqui perto
O foda que eles não liberam a encomenda, só libera se o entregador fez as 3 tentativa de entrega que é uma bosta isto
 
Última edição:
@xShARkx, qual collectd-app vc instalou para coletar a temperatura da CPU do R4S? Instalei o collectd-app-thermal porém não tem temperatura da CPU (só aparece thermal_zone0 e thermal_zone1, não sei de onde são essas temperaturas):

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo