• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

O meu é a versão xpon e não passa de 55ºC ( baixo para um dispositivo tão compacto ).
44ºC agora.
sw04-03.png
Mas ele não está configurado? Não está mostrando a potência do laser e não tem estado O5 ali no print ...
 
Eu acho que salvei essas alterações que eu fiz, quando eu voltar pra casa vou testar se sim ou se preciso salvar mesmo.

Tu tá aquecendo água com o ODI? 🤣

Eu tenho um que é a versão GPON apenas, eu errei quando comprei e não peguei a versão XPON que também funciona como GPON. A minha acho que já torrou e não tá mais funcionando, eu coloquei uma Vsol 2802rh e está funcionando de boa até agora. Estou pensando se compro o ODI XPON pra usar direto numa entrada SFP+, mas aí vou ficar com a Vsol sem uso ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tu pegou o xikestor com 8 Rj45 ou 8 SFP+? Eu peguei o com 8 portas SFP+ ...
Uns meses atrás ( antes da remessa conforme ) comprei no Aliexpress a versão switch ( L2 ) com 8x2.5Gb/s baseT + 1x10Gb/swsfp+ .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas ele não está configurado? Não está mostrando a potência do laser e não tem estado O5 ali no print ...
Estou usando a ONU da operadora por enquanto. Desconectei a ODI do Bananapi R3 e pluguei no switch novo para testar a compatibilidade.
 
Uns meses atrás ( antes da remessa conforme ) comprei no Aliexpress a versão switch ( L2 ) com 8x2.5Gb/s baseT + 1x10Gb/swsfp+ .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estou usando a ONU da operadora por enquanto. Desconectei a ODI do Bananapi R3 e pluguei no switch novo para testar a compatibilidade.
Switch novo tu diz o SKS?

Eu estava afim de pegar o BPI R4 e usar uma placa wi-fi 7 BE200 como AP, mas não sei se esse modelo e tipo placa funciona como AP ou apenas como client ...
 
Switch novo tu diz o SKS?

Eu estava afim de pegar o BPI R4 e usar uma placa wi-fi 7 BE200 como AP, mas não sei se esse modelo e tipo placa funciona como AP ou apenas como client ...
O novo que me refiro é o HORACO de 4x2.5Gb/s e 2x10GB/s SFP+. Tenho o SKS de 8 portas de 2.5Gb/s e 01 porta SFP+, comprado meses atrás.

A BPI-R4 não me parece grande coisa... não tem WIFI. O BPI-R3 tem 02 wifi 802.11ax.
Cuidado, os modulos Intel ( AX200, AX201, AX210, BE200 etc ) vem bloqueados para usar como AP nas bandas de 5 e 6 GHz. Se quiser usar como AP, pesquise o Mediatek MT7922 ( wifi 6e ) , o Qualcomm Atheros QCNCM865 ( wifi7 mas muito pouco suportado ainda ).
 
O novo que me refiro é o HORACO de 4x2.5Gb/s e 2x10GB/s SFP+. Tenho o SKS de 8 portas de 2.5Gb/s e 01 porta SFP+, comprado meses atrás.

A BPI-R4 não me parece grande coisa... não tem WIFI. O BPI-R3 tem 02 wifi 802.11ax.
Cuidado, os modulos Intel ( AX200, AX201, AX210, BE200 etc ) vem bloqueados para usar como AP nas bandas de 5 e 6 GHz. Se quiser usar como AP, pesquise o Mediatek MT7922 ( wifi 6e ) , o Qualcomm Atheros QCNCM865 ( wifi7 mas muito pouco suportado ainda ).
Então, exatamente por não ter wi-fi que eu ia pegar pra usar como base pro BE200. O processador do BPI-R4 parece razoavel pra rodar um AP pra uma internet de 1gb/500mb, as portas ethernet eu nem usaria. Se for pesquisar o preço do U6 Enterprise (wi-fi 6e), passa fácil dos 2k e com isso já passo o BPI-R4 mais a placa wi-fi mais case ou que precisar. Ainda bem que postei aqui e tu me falou que o mesmo vem bloqueado pra usar como AP, vou ver esse da Qualcom que tu comentou ... Tenho péssimas lembranças de usar chip da Mediatek, já tive problemas e até descobrir que era por causa disso!

Acho que quando tu falou de comprar o SKS, eu te perguntei se estava gostando. No meu caso eu quis ir direto pra fibra mesmo, aí peguei o SKS com 8 SFP+. O preço dos módulos e da fibra da ODI, estão em um valor aceitavel até pra passar abaixo do remessa conforme.
 
O meu é a versão xpon e não passa de 55ºC ( baixo para um dispositivo tão compacto ).
44ºC agora.
sw04-03.png
ta funcionando ai sua internet?
Aqui minha vsol ficou hoje tx e rx -inf dbm e status O1 e estou sem sinal da Vivo...
 
Não estou conseguindo algo melhor com o sqm cake + piece no redmi ax6000. Para mim deveria ser 0 até com os dois ativados, mas no teste abaixo apenas o download limitado em 380Mb (internet de 400Mb), se for com ambos ativados a latencia de Download aumenta muito e a de upload desativado não faz tanta diferença. Acho que está pior do que com o QoS do firmware original. O processador dele é bom, não sei porque não está dando conta com o melhor algoritmo, o uso do processador não passa de 10% durante o teste conforme é apresentado lá. Alguma idéia? Ou esperar nova versão do OpenWRT para ver se melhora?
sqm.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Está bem pior mesmo, fui procurar o post do teste que fiz com firmware original.
 
Última edição:
 
compartilhando com vcs.

meu nobreak que fica na roça alimentando o minipc deu um bo faltando 20mim pra virada do ano :yeah: :limo:

resumindo, comprei outro nobreak(pq é impossível de ficar sem um aqui na roça, varia de mais a tensão aqui e quando região ta lotada, quedas de energia constante)

pequei um ts shara xpro senoidal 1500va
image.png


e falar pra vcs, coloquei o report dele pra funcionar numa vm teste ubuntu primeiro pra ver qual era, pq não tem software próprio da ts shara pra linux
e como consegui configurar tudo, e consegui pegar todos os status e mandar comandos(tesde de bateria, liga/desligar o beeper) pra ele, passei tudo pro proxmox e na mão integrei o report de status na pagina web do proxmox tb :yeah::yeah::yeah::yeah:

detalhe, usei o NUT pra conseguir fazer a nobreak no linux.

o report de status no terminal:
image.png


na pagina web proxmox:
image.png


na web do proprio nut:
image.png

image.png

image.png


inclusive tem suporte ate desligamento remoto de equipamento, o programa cliente do nut no windows pegando os dados:
image.png
 
Última edição:

solucao all in one prum roteador + server potente (com portas spf+ intel x710 q aparentemente da pra negociar a 2.5G). Soh faltava ter a versao AMD com ryzen 7840HS pra ser a perfeicao :bua:
 

solucao all in one prum roteador + server potente (com portas spf+ intel x710 q aparentemente da pra negociar a 2.5G). Soh faltava ter a versao AMD com ryzen 7840HS pra ser a perfeicao :bua:
750 EuRo$$$$$$?

hermes-renato.gif


realmente faltou ter versão com cpu ryzen.
 
Última edição:
ou esqueci de compartilhar na epoca aqui no forum.
cheguei a comentar no topico da algar e claro, que mudei o link do escritorio pra um plano pme da algar. 600Mb down 300Mb up.

só pra vcs terem uma noção de uso de cpu com o wireguard.

escritório com algar 600Mb down 300Mb up -> casa claro hfc 720Mb down 100Mb up
transferência peba smb do windows de arquivo:
image-2024-01-08-13-33-24.png


config cpu que ta na vm pfsense no momento:
image-2024-01-08-13-33-24-2.png
 
postando para sanar todas as dúvidas, a pasta não escorreu, está do mesmo jeito que coloquei, no caso a thermal grizzly kryonaut, agora não sei outras pastas. enfim... tá ai. :omfg:
v25R9AU.jpg
isso aqui é boa ideia? o meu nanopi r4s ta batendo 55 graus, to pensando em trocar o thermal pad por pasta térmica tb
 

solucao all in one prum roteador + server potente (com portas spf+ intel x710 q aparentemente da pra negociar a 2.5G). Soh faltava ter a versao AMD com ryzen 7840HS pra ser a perfeicao :bua:
Não funciona! Eu perguntei pra eles por e-mail qual é a versão do controlador X710 e, apesar de não terem falado o modelo exato, afirmaram que a interface só funciona em 1 e 10Gbps.
 
Colegas, boa tarde!

Meu atual setup é o seguinte: uso OpenWrt em 3 roteadores da TP-Link, todos do mesmo modelo (Archer C6).

O primeiro e principal: fica no quarto do PC. Três dispositivos ligados via cabo neste roteador: um PC, um Raspberry Pi 3, e o segundo Archer C6 (modo AP), que descrevo abaixo.

O segundo: fica na sala, no ponto intermediário da casa. Configurei-o como um “dumb AP” (DHCP, DNS e todo o roteamento continuam sendo feitos pelo primeiro roteador). O segundo roteador é ligado ao primeiro via cabo, que passa pela laje.

O terceiro: fica na outra extremidade da casa. Utilizo-o como um repetidor, usando as especificações WDS. Ele pega o sinal sem fio do segundo roteador e o retransmite. Na prática, é um dumb AP, só que sem fio.

Todas as redes sem fio dos três roteadores usam o mesmo SSID, na mesma frequência (5 GHz), sem interferência e com fast roaming (ou seja, acesso sem queda de um roteador para o outro enquanto me movimento pela casa).

---

Só que... surgiu a oportunidade e consegui pegar um Unifi 6 Lite por um preço bacana (R$ 590, num bazar beneficente de produtos apreendidos pela Receita Federal). Vou tentar pegar mais um U6 Lite nas próximas semanas.

Juntando o útil com o agradável, há tempos venho namorando esses roteadores x86 do AliExpress. Qual vocês recomendariam para o meu setup? A ideia seria aposentar os três Archer 6; e passar a usar um roteador x86 como principal, e só dois U6 Lite como APs (já que ambos teriam até mais cobertura que os três Archer 6 atuais).

O NanoPi R6S também me parece ser uma opção interessante. Qual seria o mais indicado?

Outra dúvida: para o roteador principal (sendo um x86 ou um NanoPi), melhor um OPNsense? Ou melhor continuar com o OpenWrt?

Obrigado!
 
Colegas, boa tarde!

Meu atual setup é o seguinte: uso OpenWrt em 3 roteadores da TP-Link, todos do mesmo modelo (Archer C6).

O primeiro e principal: fica no quarto do PC. Três dispositivos ligados via cabo neste roteador: um PC, um Raspberry Pi 3, e o segundo Archer C6 (modo AP), que descrevo abaixo.

O segundo: fica na sala, no ponto intermediário da casa. Configurei-o como um “dumb AP” (DHCP, DNS e todo o roteamento continuam sendo feitos pelo primeiro roteador). O segundo roteador é ligado ao primeiro via cabo, que passa pela laje.

O terceiro: fica na outra extremidade da casa. Utilizo-o como um repetidor, usando as especificações WDS. Ele pega o sinal sem fio do segundo roteador e o retransmite. Na prática, é um dumb AP, só que sem fio.

Todas as redes sem fio dos três roteadores usam o mesmo SSID, na mesma frequência (5 GHz), sem interferência e com fast roaming (ou seja, acesso sem queda de um roteador para o outro enquanto me movimento pela casa).

---

Só que... surgiu a oportunidade e consegui pegar um Unifi 6 Lite por um preço bacana (R$ 590, num bazar beneficente de produtos apreendidos pela Receita Federal). Vou tentar pegar mais um U6 Lite nas próximas semanas.

Juntando o útil com o agradável, há tempos venho namorando esses roteadores x86 do AliExpress. Qual vocês recomendariam para o meu setup? A ideia seria aposentar os três Archer 6; e passar a usar um roteador x86 como principal, e só dois U6 Lite como APs (já que ambos teriam até mais cobertura que os três Archer 6 atuais).

O NanoPi R6S também me parece ser uma opção interessante. Qual seria o mais indicado?

Outra dúvida: para o roteador principal (sendo um x86 ou um NanoPi), melhor um OPNsense? Ou melhor continuar com o OpenWrt?

Obrigado!
cara, se vc for ficar com o OpenWRT, eu instalaria um linux no atual Rasp seu e subiria o serviço de Unifi Controller nele pra gerenciar os APs, nem gastaria dinheiro com outro rasp
 
Buenas.

Tenho um problema que parece ser o Realtek R8169
Pois ambas portas estão em 100mb
É um adaptador m.2 com duas portas 2.5gb

Será o driver Realtek?
Eu não sei como trocar, ajudem esse leigo em Linux.
Isso usando o Proxmox


Código:
root@pve:~# ethtool enp4s0
Settings for enp4s0:
        Supported ports: [ TP    MII ]
        Supported link modes:   10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
                                1000baseT/Full
                                2500baseT/Full
        Supported pause frame use: Symmetric Receive-only
        Supports auto-negotiation: Yes
        Supported FEC modes: Not reported
        Advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
                                1000baseT/Full
                                2500baseT/Full
        Advertised pause frame use: Symmetric Receive-only
        Advertised auto-negotiation: No
        Advertised FEC modes: Not reported
        Speed: 100Mb/s
        Duplex: Full
        Auto-negotiation: off
        master-slave cfg: preferred slave
        master-slave status: slave
        Port: Twisted Pair
        PHYAD: 0
        Transceiver: external
        MDI-X: Unknown
        Supports Wake-on: pumbg
        Wake-on: d
        Link detected: yes

Se eu mandar esse comando para forçar 1gb o modem fica inacessível e o link não detectado.
Código:
ethtool -s enp4s0 speed 1000 duplex full autoneg off
Só resolve reiniciando o Proxmox.
 
Última edição:
Buenas.

Tenho um problema que parece ser o Realtek R8169
Pois ambas portas estão em 100mb
É um adaptador m.2 com duas portas 2.5gb

Será o driver Realtek?
Eu não sei como trocar, ajudem esse leigo em Linux.
Isso usando o Proxmox


Código:
root@pve:~# ethtool enp4s0
Settings for enp4s0:
        Supported ports: [ TP    MII ]
        Supported link modes:   10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
                                1000baseT/Full
                                2500baseT/Full
        Supported pause frame use: Symmetric Receive-only
        Supports auto-negotiation: Yes
        Supported FEC modes: Not reported
        Advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
                                1000baseT/Full
                                2500baseT/Full
        Advertised pause frame use: Symmetric Receive-only
        Advertised auto-negotiation: No
        Advertised FEC modes: Not reported
        Speed: 100Mb/s
        Duplex: Full
        Auto-negotiation: off
        master-slave cfg: preferred slave
        master-slave status: slave
        Port: Twisted Pair
        PHYAD: 0
        Transceiver: external
        MDI-X: Unknown
        Supports Wake-on: pumbg
        Wake-on: d
        Link detected: yes

Se eu mandar esse comando para forçar 1gb o modem fica inacessível e o link não detectado.
Código:
ethtool -s enp4s0 speed 1000 duplex full autoneg off
Só resolve reiniciando o Proxmox.
Aqui rodando o Proxmox no MiniPC com 4 portas 2.5Gb Intel i226-V zero problema com a ONU VSOL. Então imagino que seja algum problema entre o chip Realtek R8169 e o chip da ONT/ONU.
 
Aqui rodando o Proxmox no MiniPC com 4 portas 2.5Gb Intel i226-V zero problema com a ONU VSOL. Então imagino que seja algum problema entre o chip Realtek R8169 e o chip da ONT/ONU.
É o Realtek 8169 mesmo, sempre se dá mal com Linux. Fosse Intel...

Descartado ser a ONU/ONT, pois testei 3
Vsol
Tp Link
Hgu Vivo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que é essa a solução.
Só não sei como modificar o GRUB agora rs
I bought a very cheap 2.5 GBit/s network card with a Realteak 8125 chip and had crashes on Linux.
I had problems with that network card in Proxmox (installed on NVMe), Unraid AND Ubuntu (booted live from USB on bare metal); I haven't tested other distros, but I guess the problem is the same (seems to be depending on the kernel version though - could work on older kernels < 6.4).
I messed around with a lot of things. Installed r8168 (for my onboard NIC) and r8125 and blacklisted r8169 and so on. BUT: I undid all of these steps.

What I found out: It seems to be a problem with PCI express Active State Power Management (ASPM).

My solution: I start Linux with parameter pcie_aspm=off

Worked for me on all of the 3 distros!
So just boot into proxmox WITH that parameter (or with the NIC unplugged) and update these lines in your GRUB config file and you hopefully won't encounter any problems anymore. :)
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo