[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Huondil
  • Data de Início Data de Início
Eu acho que as pessoas fazem essa pergunta mais por "costume" mesmo.
Só para ter uma confirmação. Para poder confirmar que não faz as outras possibilidades.
Pelo menos no meio que trabalho é comum o cara falar que só faz X coisa, mas quando a gente pede para fazer Y, ele ver se é possível.
Então quando a gente quer Y, e o cara fala que só faz X, a gente costumar perguntar se ele consegue fazer o Y mesmo assim.
Concordo que seja costume mas muita gente não ouve o que é dito.

Aprendi isso quando trabalhei na universidade. Nego chega com uma dúvida e espera que vc responda A, se vc diz B a pessoa não compreende ou fica insistindo achando que vc vai mudar sua resposta.

Sobre isso, eu tinha uma amiga que cursava pedagogia lá em uma das turmas mais problemáticas. As vezes ela vinha no balcão perguntar as coisas e quando eu via que tinha alguma aluna desse tipinho citado acima eu pedia pra ela pagar de louca só pra eu ser ríspido e sarcástico com ela, sendo minha amiga não pegava nada. huehuehue

Eu era tão feliz antigamente onde trabalho, só mulher bonita e cheirosa mas agora contrataram umas minas feias e fedidas pqp.
Podres, gordas e feias c loko, a mina vem com calça preta bem fina e calcinha branca
preciso sair daqui :oremos:

E parou por aí?
Pq geralmente vem os "mas e se(...)", "será que não tem como(...)" e o pior de todos pra mim: "MAS SE TIVESSE COMO FAZER(...)".

Nesse caso, sim. Mas por vezes eles vão na liderança, que passa por cima do próprio protocolo criado. Mas quando dá errado, adivinha para quem eles transferem a culpa?

:quico2:

Nesse caso, sim. Mas por vezes eles vão na liderança, que passa por cima do próprio protocolo criado. Mas quando dá errado, adivinha para quem eles transferem a culpa?

:quico2:
Lá na universidade era comum ter aluno me questionando quando dizia ser impossível "dar um jeitinho", pediam pra falar com a coordenadora, que os fazia repetir toda a história novamente só pra virar pra mim e perguntar como que resolvia aquele problema. huehuehue

Ou ela respondia "entendi, vou deixar o Bruno atender vcs pq ele tem mais familiaridade com esse assunto do que eu".

Gi8Ts5wWgAA2ZPp

:nooo:

Aqui aconteceu uma vez de uma moça ligar pra gente e falar "ai, qual é a chave do Windows que vocês usam ai?"

E o cara que atendeu ela, imediatamente, colocou ela no viva voz pra gente ouvir.

"É que o notebook estava lento e ai meu marido formatou, só que agora tá pedindo a chave do Windows".

Desde então, fomos obrigados a colocar senhas na BIOS.
E nem era Gen Z viu, @B_013

Não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante... GEN Z, só pode! Não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante, não quero ser implicante...
Respira. Solta o ódio, mas sem pressa :limo:

O rapaz vai aprender rapidinho sobre emprego informal.

Só vai conseguir isso, depois desse arroubo de inteligência.

Mas poderia ser, gen z não sabe usar nada que não seja o smartphone.
Fala não :bem:

Mês passado ensinamos 2 estagiários novos a usar o computador (Windows básico, Outlook, navegador web e Word).

Eles continuam errando o clique do mouse (Direito, esquerdo ou duplo clique?). Agradeço ao sistema eproc ter autocorretor e as opções de formatação de texto são pré-definidas.

Sabem usar o celular pra tudo e achavam que poderiam trabalhar usando o aparelho.

Fala não :bem:

Mês passado ensinamos 2 estagiários novos a usar o computador (Windows básico, Outlook, navegador web e Word).

Eles continuam errando o clique do mouse (Direito, esquerdo ou duplo clique?). Agradeço ao sistema eproc ter autocorretor e as opções de formatação de texto são pré-definidas.

Sabem usar o celular pra tudo e achavam que poderiam trabalhar usando o aparelho.
Eu vi coisa parecida quando um técnico pediu pra enviar um e-mail ao suporte de um fabricante, liberei meu note pra ele usar e o maluco ficou suando frio na frente do computador.

Todo vendedor e assistente de vendas novo que entra na empresa, eu, como supervisor de Arte-final, sento pra conversar com a pessoa, e explicar algumas coisas sobre os protocolos e cultura da empresa, para facilitar a integração entre os dois setores.

Entrou uma mulher como assistente de vendas, 3 semanas atrás, e eu esperei ela receber o treinamento inicial pros softwares de venda, antes de falar sobre o que ela pode saber do setor de Arte-final, que a auxiliará quando estiver conversando com o cliente; tipos de impressão/gravação, padrões de cores, etc. O básico mesmo.

Daí, no meio da explicação, a mulher começou a mexer no computador, e disse "Vai falando que eu estou te ouvindo...".

Rapá, o sangue já deu uma borbulhada!

Poucos minutos depois, ela me interrompe pra dizer que tem anos de experiência na área, e que quando ela enviar os pedidos, já terá feito a triagem.

Levantei e fui embora; nem continuei as recomendações.

Não é a fodelona? A independentona e experiente que já sabe fazer as coisas? Que não precisa dos conselhos?

Então, vamos pôr à prova. Quando tiver algum erro, não direi qual erro tem, mas sim que está errado.

Se fode aí, então... porque eu gosto é assim, amostradinha.

:melior4:

Todo vendedor e assistente de vendas novo que entra na empresa, eu, como supervisor de Arte-final, sento pra conversar com a pessoa, e explicar algumas coisas sobre os protocolos e cultura da empresa, para facilitar a integração entre os dois setores.

Entrou uma mulher como assistente de vendas, 3 semanas atrás, e eu esperei ela receber o treinamento inicial pros softwares de venda, antes de falar sobre o que ela pode saber do setor de Arte-final, que a auxiliará quando estiver conversando com o cliente; tipos de impressão/gravação, padrões de cores, etc. O básico mesmo.

Daí, no meio da explicação, a mulher começou a mexer no computador, e disse "Vai falando que eu estou te ouvindo...".

Poucos minutos depois, ela me interrompe pra dizer que tem anos de experiência na área, e que quando ela enviar os pedidos, já terá feito a triagem.

Não é a fodelona? A independentona e experiente que já sabe fazer as coisas? Que não precisa dos conselhos?

Então, vamos pôr à prova. Quando tiver algum erro, não direi qual erro tem, mas sim que está errado.

9G5Wko.gif

Eita cara, ego ferido???

:coolface:

Aí ela erra, você não diz qual erro, seu chefe manda você corrigir pra ela em cima da hora e dizer onde ela errou.

Sua cara -> :okay:

Infelizmente é assim que acontece na maioria dos casos.

Eita cara, ego ferido???

:coolface:

Nah. Só não gosto de quem "bate no peito" sem saber porra nenhuma.

Quando entrei aqui, o meu antigo supervisor passou o dia todo no meu ouvido explicando como funcionam os processos, sempre me corrigindo quando eu errava alguma coisa, e eu já tinha 15 anos de experiência à época com arte-final e design gráfico.

S'eu fosse arrogante tal qual essa débil mental, eu penaria muito mais pra resolver qualquer coisa, criando inimizades e prejudicando meu trabalho em geral.

Aí ela erra, você não diz qual erro, seu chefe manda você corrigir pra ela em cima da hora e dizer onde ela errou.

Sua cara -> :okay:

Infelizmente é assim que acontece na maioria dos casos.

Corrigir é o que mais faço aqui. E corrigir mais uma imbecil é apenas "chover no molhado".

Tem vendedor com 15 anos de casa que o retrabalho já corresponde a 46% dos pedidos, com uma média geral (dos vendedores) na ordem dos 32%.

Eu criei um Guia justamente pra reduzir as chances de erro, daí se ela vier fazer alguma pergunta, eu posso responder:

1- No Guia tem essa informação; agora estou muito ocupado pra parar para responder-te...;
2- Vê com a fulana. Ela sabe.

:alan:

Tem vendedor com 15 anos de casa que o retrabalho já corresponde a 46% dos pedidos
Isso é uma questão de gestão.
Diretoria pode tomar 2 caminhos aí:

1) O cara erra demais, o que resulta em perda de produtividade dos designers. Vamos tomar medidas administrativas, orientar e ver se muda. Ou rua direto.
2) O cara erra demais mas vende demais tmb, compensa manter pq os designers que se virem pra cumprir prazos.

Geralmente no Brasil é a segunda opção, isso em qualquer ramo.
Ainda mais quando a diretoria é formada por gente que não entende o mínimo do trabalho "braçal" e acha fácil. Pior ainda no seu caso, gente que trabalha na frente do PC e tem patrão leigo pro assunto sofre de um mal: "ah esse cara não faz muita coisa mesmo/fica na frente do pc o dia inteiro/não deve ser difícil".

1) O cara erra demais, o que resulta em perda de produtividade dos designers. Vamos tomar medidas administrativas, orientar e ver se muda. Ou rua direto.
2) O cara erra demais mas vende demais tmb, compensa manter pq os designers que se virem pra cumprir prazos.

Ainda mais quando a diretoria é formada por gente que não entende o mínimo do trabalho "braçal" e acha fácil. Pior ainda no seu caso, gente que trabalha na frente do PC e tem patrão leigo pro assunto sofre de um mal: "ah esse cara não faz muita coisa mesmo/fica na frente do pc o dia inteiro/não deve ser difícil".

A segunda opção reina, e é até um ponto interessante.

Um vendedor que erra muito e vende muito sobrecarrega todos os setores correlatos.

A minha ex-esposa trabalhou com vendas, na qual a disparidade era enorme entre 1 vendedora e as outras 6. Na ordem de 100.000 ao mês contra 30.000 de cada uma das demais. E era um inferno trabalhar com essa mulher, pois ela torrava tanto a paciência das outras que elas passavam a vez ou abdicavam das vendas.

Quando a minha ex-esposa assumiu outra unidade dessa empresa, ela viu que havia essa discrepância, também, e a solução dela foi treinar melhor as demais e demitir a que mais vendia. O resultado é que todas as demais vendedoras aumentaram suas vendas em ~30% e o faturamento geral da empresa cresceu mais do que quando estava com essa vendedora.

Foda...

a solução dela foi treinar melhor as demais e demitir a que mais vendia.
O problema está aí. É raro alguém ver que o maior vendedor da empresa pode ser o maior causador de problemas.
Quando figo alguém me refiro ao patrão. rs

Posso ter tido azar mas a maioria dos patrões/diretores/coordenadores/gerentes com os quais trabalhei desconhecem o conceito de dar um passo pra trás para dar dois pra frente. Ou que pra ganhar dinheiro é preciso gastar algum dinheiro.

E para de enrolar vai dar sua opinião de designer na parada que te mandei inbox.

Aqui na empresa acontece mesma coisa.
Inclusive to tendo dor de cabeça com uma Engenheira que, por mim, já deveria ter sido demitida a mo cota. Ela é muito desorganizada, vive fazendo besteira, pedindo para fazer as coisas em cima da hora, deixa todo mundo louco. Além de ser uma profissional muito fdp, daquele tipo que manda você fazer algo e quando dar B.O, ela diz que não foi ela que mandou e ainda te queima na diretoria.
Mas ela entrega resultados no final, mesmo deixando todo mundo louco, então os diretores bajulam ela.

Estou com um pedido 'urgente' dela parado a uma semana. Os quantitativos não batem com o que foi orçado, então já entrei em contato com ela deu uma desculpa meia boca, então levantei todo o histórico e a situação é pior do que parecia incialmente. Ao que parece, ela ta dando serviço de graça pro cliente. Talvez não seja proposital, só burrice mesmo.
Enfim, ela me ligou hoje pedindo para eu liberar o pedido, pois já foi feito pro cliente. Passei um e-mail pedindo pra ela confirmar se posso liberar a verba. Marquei gerente e o diretor local.

O problema está aí. É raro alguém ver que o maior vendedor da empresa pode ser o maior causador de problemas.
Quando figo alguém me refiro ao patrão. rs

E para de enrolar vai dar sua opinião de designer na parada que te mandei inbox.

Quando a diferença é muito grande entre um único vendedor e os demais, ou o vendedor é super-pica-"modafoca"-das-galáxias ou há algo errado na conduta do mesmo; não há meio termo.

Sobrando-me um tempinho maior, eu visualizo; hoje tá foda com os "caixas de supermercado".

Posso ter tido azar mas a maioria dos patrões/diretores/coordenadores/gerentes com os quais trabalhei desconhecem o conceito de dar um passo pra trás para dar dois pra frente. Ou que pra ganhar dinheiro é preciso gastar algum dinheiro.

Tem muito patrão míope, que consegue tornar-se patrão pela força do mercado, e não exatamente por mérito. Nisso, a empresa simplesmente vai crescendo porque vê-se obrigada a crescer, manja? Mas os problemas decorrentes dos setores continuam ali, acumulando-se, até haver a necessidade de reestruturação, que pode culminar numa melhora ou na falência da empresa.

Talvez não seja proposital, só burrice mesmo.
Melhor que seja burrice, isso é tolerável e até tem conserto.
Falta de caráter não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem muito patrão míope, que consegue tornar-se patrão pela força do mercado, e não exatamente por mérito.
No meu ramo a maioria é gente que executava o serviço e resolveu deixar de ser empregado pra ser patrão.
Alguns deram certo e suas firmas se mantiveram (nosso caso), muitos outros não.

Problema é que com o tipo de prestação de serviço que prestamos o funcionário que vai virar empresário é peão, geralmente chucro e com preguiça de se atualizar.
Meu patrão mesmo tem uma séria dificuldade com planilhas ou qualquer coisa que seja digital quando falamos da parte organizacional e administrativa. Desde que entrei aqui inseri algumas ferramentas pra facilitar o trabalho de todo mundo, que antes era praticamente tudo no papel, agilizei muitos processos que antes eram demorados.

Mas o patrão tem iPhone e ainda anota tudo em post it ou folha de rascunho - e as vezes info importante vai pro lixo.
Difícil dialogar profissionalmente com gente assim. Nem julgo, o cara seguiu o que foi exigido dele e se deu bem assim, não da pra cobrar nada.
Mas é foda...

Última edição:
Melhor que seja burrice, isso é tolerável e até tem conserto.
Falta de caráter não.
Acho que é burrice mesmo, mas, especificamente nesse caso, não acho que seja mais tolerável. Ela é contratada para isso, tem mais de 15 anos de empresa, mas ainda comete erros chulos. Por mim já tinha rodado. Porém o pior é cometer esse erros, mas nunca assumir que cometeu. Sempre botar a culpa no estagiário, no auxiliar, no sistema, no fornecedor, mas nunca é ela. Ela já fez diversos estagiários e auxiliares serem demitidos.
Mas a gerência não ver isso né. No final ela entrega resultados, os clientes gostam dela, então passam pano.

Comprador aqui da empresa acabou de mostrar um áudio que ela mandou pra ele, me esculachando, falando mal de mim, dizendo que estou atrapalhando a obra dela, segurando pedido e etc. Dizendo que vai ligar pro diretor, pois nas palavras exatas dela: As obras dela nunca dão prejuízo, sempre tem dinheiro sobrando e ela não entende pq to bloqueando verba dela. ahaha

Acho que é burrice mesmo, mas, especificamente nesse caso, não acho que seja mais tolerável. Ela é contratada para isso, tem mais de 15 anos de empresa, mas ainda comete erros chulos. Por mim já tinha rodado. Porém o pior é cometer esse erros, mas nunca assumir que cometeu. Sempre botar a culpa no estagiário, no auxiliar, no sistema, no fornecedor, mas nunca é ela. Ela já fez diversos estagiários e auxiliares serem demitidos.
Mas a gerência não ver isso né. No final ela entrega resultados, os clientes gostam dela, então passam pano.

Comprador aqui da empresa acabou de mostrar um áudio que ela mandou pra ele, me esculachando, falando mal de mim, dizendo que estou atrapalhando a obra dela, segurando pedido e etc. Dizendo que vai ligar pro diretor, pois nas palavras exatas dela: As obras dela nunca dão prejuízo, sempre tem dinheiro sobrando e ela não entende pq to bloqueando verba dela. ahaha
Digo mais tolerável por não se tratar de uma pessoa safada, golpista, etc.
Gente assim ainda tem chance de aprender com os próprios erros, não significa que vá de fato melhorar mas existe a chance. Geralmente isso acontece depois de levar um baque pesado mas o nível de choque de realidade pra que isso aconteça é pessoal.

E pelo que vc falou aí ela é egocêntrica. Pode até ser um mecanismo de defesa já que no íntimo ela reconheceria que é incompetente em certas áreas, independente do que for é uma característica detestável. Muito difícil conviver com gente assim, quando é parente ou vizinho é mais fácil ignorar mas sendo alguém do trabalho é foda, ainda mais pq vcs vão interagir com frequência.

Colega aqui do trampo foi demitido tem uns meses, mas era gente boa então de vez em quando a gente troca uns memes.

Esses dias ele pergunta se o colega do outro setor foi demitido também e eu prontamente digo que não e que inclusive vi ele pela manhã.

O gente boa então avisa que tá em uma entrevista de emprego e que esse outro colega tá lá também kkkkkk, pra não deixar mentir era uma entrevista online e ele tirou foto da webcam do coitado aberta. Na empresa tudo normal, inclusive ele continua vindo, acho que não deu certo a entrevista rsrs

Estão querendo implementar a escala 7x0 no meu trabalho, funcionaria de segunda a segunda. Tá todo mundo indignado e pensando em sair.

Users who are viewing this thread

Voltar