[REVIEW] Samsung Ativ Book 6 (670Z5E-XD1BR)

Fala galera, li o tópico inteiro já, recebi hoje meu note comprado no pontofrio por 2000 dilmas, porem... o mesmo está apresentando problema na tecla dáblio, alguém teve problema no teclado (interrogação)

Fiquei feliz pra caramba com isso, já pressionei de tudo quanto é jeito, e nada, alguém sugere algo (interrogação)
 
Fala galera, li o tópico inteiro já, recebi hoje meu note comprado no pontofrio por 2000 dilmas, porem... o mesmo está apresentando problema na tecla dáblio, alguém teve problema no teclado (interrogação)

Fiquei feliz pra caramba com isso, já pressionei de tudo quanto é jeito, e nada, alguém sugere algo (interrogação)
Se for pra usar a ''?'' é só vc apertar alt gr+w q ela aparece ;D
 
Dyna, obrigado pelo comentário. Também imaginei que podia ser o programa, mas, de qualquer forma, os resultados no 3DMark e o desempenho nos jogos ainda me deixam com a certeza de que a Radeon não está sendo usada.

Alguém acha que uma formatação com Windows "limpo" sem essas coisas da Samsung pode resolver o problema? Ou alguma possível solução pra placar funcionar... Agradeço muito a quem puder ajudar!
 
Olá, pessoal,

Já estou com meu Ativ Book 6 há dois dias. Comprei naquela promoção de 2287 do magazine luiza.

Agradeço bastante se puderem me passar umas orientações sobre as configurações iniciais. O que devo desinstalar, instalar e atualizar? Vi aqui no fórum, antes de comprar, muita gente desaconselhando atualizações em geral, salvo poucas exceções. Também vi conselhos de instalar o Catalyst 13.10 beta "1", não o 2, e também para desinstalar o intellimemory. Eu ainda não fiz esses procedimentos. Gostaria que vocês confirmassem se é isso mesmo e me informassem de procedimentos adicionais.

O SW Update no meu está sugerindo umas 6 atualizações, prometendo inclusive melhorar o desempenho. Quais delas devo fazer?

Quanto aos testes que fiz até agora, se resumem ao Dolphin (dolphin-emu.org), emulador de Wii e Gamecube, e ao CPU-Z e Hardware Monitor.

Parece que eles não estão reconhecendo a 8850m. O CPU-Z (versão portátil), na aba graphics, reconhece apenas a Intel HD 4000 e uma segunda placa que ele chama apenas de "Graphics Device", e as únicas informações que aparecem dela são o ícone da AMD e o Memory Size = -1984 MBytes (isso mesmo, negativo!). Já a versão instalada do CPU-Z não reconhece outro dispositivo a não ser a 4000. O HW Monitor e o Dolphin também não reconhecem (mas vi no fórum do Dolphin que ele pode não reconhecer a placa nas configurações, embora a use se selecionado para alto desempenho).

Já quanto ao processador, o CPU-Z informa um clock de 2999 MHz ou 3199 MHz, que, pelo que sei, correspondem ao turbo boost para 2 núcleos e 1 núcleo, respectivamente. Entretanto, o gerenciador de tarefas do Windows informa, ao mesmo tempo, frequências de 2400 a 2600 MHz. Quem está errado?

Quanto à temperatura do processador, segundo o HW Monitor, chega perto de 80ºC após alguns minutos de uso do Dolphin (testes com Mario Kart Wii e Zelda Twilight Princess, ambos a 1920x1584 sem anti-aliasing). Após cerca de meia hora de Mario Kart Wii, as temperaturas máximas registradas foram de 75ºC para o core#0, 80ºC para o core#1 e 81ºC para o package. É perigoso?

Quanto à taxa de fps dos jogos, numa determinada área de Twilight Princess, dá 26 fps (85% da velocidade) na bateria e 32 fps (107%) na tomada, com ambas as configurações para alto desempenho. Mas ouvi dizer que não há como a 8850m ser ativada na bateria, então isso significa que os 26 fps eram pela Intel HD 4000, certo? E os 32 fps pela 8850m?

É só essa a diferença entre a Intel HD 4000 e a 8850m? Ou eu ainda não soube "ativar" a 8850m já que nem o CPU-Z a está reconhecendo?

A propósito, não vi nada até agora no computador que mencionasse a 8850m. Como ter certeza de que ela está funcionando? E como "mandar" ela e o processador funcionarem com o clock no máximo?

Então, agradeço desde já a ajuda de vocês quanto a essas questões.

atmos! Vou tentar responder algumas perguntas.

Na minha opnião eu não colocaria para atualizar nada ( o que eu faço ). o 13.10 beta 1 o pessoal tem falado bem... Salvo alguns que voltaram para 13.8 por ter melhor qualidade de imagem e fps ( se eu fosse você, testaria cada um ). Procedimentos adicionais... Não posso te recomendar pois ainda não tenho o note.

Sw update. Sinceramente eu não conheço... Não posso te ajudar nisso. Não sei quais são os programas a serem atualizados.

Estranho que os jogos não estão reconhecendo a 8850m... Não sei se vc já fez, mas no catalyst tem uma opção que ao lado dos jogos existe a opção de colocar a 8850m ou HD 4000m ( se não me engano ). Se já fez isso, atualiza para outra versão: 13.8 ou 13.10 beta 1 (não se esqueça de ver qual melhor).

Não sei qual que pode estar certo sobre a frequencia da CPU. Sabemos que a frequencia do I5 3230m é de 2600 a 3200.

As temperaturas da cpu estão um pouco elevadas, eu acho. Dê uma olhada nas primeiras páginas do forum para ver o pessoal dizendo sobre a temp das cpu deles. abaixo de 80° não é perigoso... entre 80° e 90° fique em alerta... a partir de >90° fique preocupado.

26 fps na bateria e 32 fps na tomada. Ao meu ver, os dois estão com a HD 4000m. Mesmo em alto desempenho quando se tira da tomada, a tendencia é de economizar a bateria e assim diminuir um pouco o desempenho (pessoal do forum, corrijam se eu estiver errado)... Por isso estás pegando 26 na bateria e 32 na tomada.

atmos. Atualize o driver da placa. E vamos ver se melhora!

Espero ter ajudado um pouco.
 
Quanto à temperatura do processador, segundo o HW Monitor, chega perto de 80ºC após alguns minutos de uso do Dolphin (testes com Mario Kart Wii e Zelda Twilight Princess, ambos a 1920x1584 sem anti-aliasing). Após cerca de meia hora de Mario Kart Wii, as temperaturas máximas registradas foram de 75ºC para o core#0, 80ºC para o core#1 e 81ºC para o package. É perigoso?

Só agora que eu vi. Com essa resolução, você está com um outro monitor, certo? Tem deixado, enquanto joga, o note aberto ou fechado? Tem uma pessoa aqui que estava jogando com outro monitor e tinha deixado o note fechado. Isso atrapalha a saida de ar, se não me engano, comprometendo a refrigeração. E ele estava com as temps muito altas. Foi só abrir o note enquanto jogava em outro monitor e tudo ficou normal.
 
Atualizei para o Windows 8.1, e a primeira conclusão que tiro é que meus olhos estão chorando ao olhar pra tela. O brilho bugou! tá sempre no máximo e não tem como diminuir, não que eu saiba... Help!
 
Muito obrigado pela atenção, Eric2Hard.

Então, testei GTA IV e Fifa 14. No GTA não passa dos 30 fps, no médio, além de travar o tempo todo. No Fifa que é um jogo leve acontecem umas travadinhas bem chatas seja no Ultra, no High ou no Medium.

O pior é que já coloquei pra Maximizar Desempenho nessas opções, tanto na tomada quanto na bateria. Agora tentei a versão 13.8 do Catalyst e nenhuma diferença também. Além disso, instalei o programa HWMonitor e quando abro um jogo e abro ele, aparece a temperatura da HD Graphics 4000 e nenhum sinal da Radeon. Isso não tá certo, né? hahaha

Sinceramente não sei mais o que pode ser. Talvez seja o driver da Intel 4000, mas não sei bem o que fazer pra verificar isso.

Estou com a versão 9.17 do driver da intel. Não atualizei mais porque nego reclamou de problema no brilho da tela, então decidi não mexer..

Já pensou em Desabilitar a intel pelo Gerenciador de Dispositivos? Talvez ao iniciar um jogo forçaria o note a usar a HD.
Caso não dê certo ativa denovo.. (Só uma dica como uma tentativa desesperada de fazer o note usar a vga) nunca testei e nunca vi ninguem recomendar isso, mas, vai que né?

Lembre-se que é so uma sugestão, e não posso te garantir que vá funcionar
 
Mais uma vez, valeu pela atenção, Eric!

Não faço ideia de como, mas aparentemente consegui ativar a placa! hahaha
A única coisa que fiz de diferente foi apertar Fn + F11, botão que, acho eu, serve pra ligar/desligar a ventoinha.

Depois disso, notei que o note começou a fazer muito mais barulho que o normal, e, consequentemente, o desempenho nos jogos foi muito melhor. No Fifa 14 joguei uma partida inteira sem lag algum, estava com resolução de 1280x600 e com qualidade média, porém com MSAA no máximo. Acredito que mesmo em outra resolução e no High não terá nenhum lag.

No GTA IV foi melhor ainda: Coloquei quase tudo no High e o jogo rodou sem lags, com média de 30 fps. Antes no médio não passava de 20 e poucos.

Pra confirmar de vez, refiz o 3DMark e consegui resultados iguais/até um pouco melhores que o da primeira página (Stock).

Então fica a dica pra galera que tiver com essa dificuldade: Tente ouvir a ventoinha do notebook. Se ela tiver fazendo um barulho mais alto que o comum, muito provavelmente a placa está rodando, sim!

Mais uma vez, obrigado aos que ajudaram! Por mais que eu nem saiba direito o que eu fiz! hahaha
 
Atualizei para o Windows 8.1, e a primeira conclusão que tiro é que meus olhos estão chorando ao olhar pra tela. O brilho bugou! tá sempre no máximo e não tem como diminuir, não que eu saiba... Help!

O meu foi um pouco pior.... Após atualizar o W8.1 o computador reiniciou, pediu as informações de conta M$ entre outros, e quando cai na tela de bloqueio simplesmente fica uma tela preta... SEM NADA, se eu clico com o mouse ele pisca loucamente e não faz nada... não aparece NADA.

Alguém pode me dar uma luz???

Já to desesperado hahahaha Não quero mandar pc pra assist.!
 
Notei que o Windows 8.1 atualizou o driver da Intel HD Graphics, acho que vou voltar pra versão antiga... Ao menos o backlight está funionando normalzinho ^^ E digo uma coisa, esse Windows 8.1 tá muito show, o Windows 8 veio para deixar o sistema bonito, e o 8.1 é o patch que deixa o Windows prático e útil... Recomendo! :]

Galera, alguém desinstalou o Samsung Recovery? Depois que desinstalou, removeu também a partição? To pensando em desinstalar...
 
Última edição:
O meu foi um pouco pior.... Após atualizar o W8.1 o computador reiniciou, pediu as informações de conta M$ entre outros, e quando cai na tela de bloqueio simplesmente fica uma tela preta... SEM NADA, se eu clico com o mouse ele pisca loucamente e não faz nada... não aparece NADA.

Alguém pode me dar uma luz???

Já to desesperado hahahaha Não quero mandar pc pra assist.!

Por um acaso, assim só pedindo... tu usa o Avast?
Tem um bug com W8 com o Avast que deixa tela preta quando inicia. É de boa resolver.
 
Por um acaso, assim só pedindo... tu usa o Avast?
Tem um bug com W8 com o Avast que deixa tela preta quando inicia. É de boa resolver.

Não uso Avast, na vdd não uso A.V.
Eu vi algo assim em um pc aqui da empresa, que o Avast muda a inicialização e tals...
Mas não é esse caso, é realmente na tela de bloqueio... não aparece NADA... não entra no W8, fica uma tela preta sem nada... Aparece a tela da Samsung e fim... fica uma tela preta depois.

Estou restaurando o sistema NOVAMENTE. Mas é um saco ficar configurando tudo de novo!
 
Não uso Avast, na vdd não uso A.V.
Eu vi algo assim em um pc aqui da empresa, que o Avast muda a inicialização e tals...
Mas não é esse caso, é realmente na tela de bloqueio... não aparece NADA... não entra no W8, fica uma tela preta sem nada... Aparece a tela da Samsung e fim... fica uma tela preta depois.

Estou restaurando o sistema NOVAMENTE. Mas é um saco ficar configurando tudo de novo!

É que esse problema com o Avast acontece a mesmíssima coisa que você descreveu, por isso eu pensei que fosse.
Mas da uma olhada em como resolver esse bug com o Avast, vai que tenha algo haver. Registro, inicialização e afins. As vezes ajuda.
 
É que esse problema com o Avast acontece a mesmíssima coisa que você descreveu, por isso eu pensei que fosse.
Mas da uma olhada em como resolver esse bug com o Avast, vai que tenha algo haver. Registro, inicialização e afins. As vezes ajuda.

Valeu estacado, restaurei a máquina e vou instalar o W8.1 antes de fazer as configurações... hahaha

Pelo visto o problema com o Backlight foi resolvido já? Confirma BrunoNavarro?
 
Agora eu to com um "problema". Mandei umas mps pra umas galeras daqui que tinham haver com isso, mas ninguém me respondeu :forever:

Meu problema é com o desempenho no Guild Wars 2.
Lá no início vi um cara falando que rodou a quase 40 fps no high - no meu note eu só consigo isso se tiver em PvE solo com pouco bicho e ainda da umas lerdezas na tela. Ou seja, pra mim não funciona isso.

Quando jogo WvW eu tenho que setar tudo pra low/lowest e ainda quando acontecem as batalhas quase não consigo mexer no meu char, por fica muito lerdo.
Em cidades, tipo Black Gate, meu fps não passa de 10/15.
Eu tenho tudo ok no meu note, atualização da placa de video, ela roda outros jogos (FAr Cry 3 roda tudo no high de boa) e afins, já setei pra Alto Desempenho tanto o jogo como energia. Fiz tudo que tem aqui.

Maaaaaaas eu tentei ligar o jogo sem estar na bateria e me parece que é a mesma coisa :hmm: Ou eu descobri sem querer um modo de jogar com a ATI na bateria?

Então, só pode ser a placa que não esta ativando, será? Ou é assim mesmo com GW2? Queria alguém que esta jogando ele para ter uma ideia de desempenho.
Jogando PvE, WvW, PvP, Dungeons... PvE não é base pra comparação porque nem chega perto do WvW na questão de rendimento.

Obrigado desde já.
 
Pessoal, quem teve problemas com o brilho após a atualização para o Windows 8.1 para resolver basta instalar o driver antigo da intel, a versão 9.17. Consegue-se este driver através do sw update, salvar arquivos de instalação.
 
O backlight está sem problemas aqui, vou voltar pra versão 9.17 e ver se o brilho volta ao normal.

Achei outro bug, esse sim está me irritando... Toda vez que reinicio o notebook, o touchpad volta pra configação de fábrica, e eu tenho que ir lá ativar as funções de novo. Alguém sabe como resolver?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo