Voltando a falar do jogo. Eu sei que é escroto ficar comparando a Uncharted, mas sendo exclusivo de outra empresa ou não, eu não vejo nenhum outro game no mesmo estilo ou que esteja no mesmo patamar destas duas franquias...
Fui acostumado a jogar Max Payne com um arsenal incrível de armas que ele tira sei lá de onde, GTA umas das franquias mais aclamadas era a mesma coisa, Resident Evil 4 o Leon guardava até lança foguetes no bolso... Isso nunca foi problema pra mim, visto que todos estes jogos são grandiosos e foram aclamados nas suas devidas épocas...
Jogo The Witcher 3 onde Geraldão carrega uma infinidade de itens, armas,poções, armaduras no seu arsenal e nada disso me incomoda também. Aí chega Tomb Raider cheio de itens pra você pegar, madeira para flechas, cogumelos venenosos para flechas venenosas, balas que soltam fragmento, faz explosivos com latas, pode upar o fuzil, pistola, revolver, arco e flecha, sub-metraca, upa habilidades, sentidos, reflexos, itens de cura, equipamentos que vão permitir que eu explore áreas antes inacessíveis, mapa de mundo "semi-aberto"... O jogo é quase tão complexo quanto um RPG nesse ponto. Eu não consigo ver defeito nisso, pelo contrário! Depois de ser acostumado com todas essas franquias maravilhosas e seus "bolsos mágicos", acho que fica até difícil de engolir o sistema de matar matar matar e catar arma do chão sempre indo em frente sem muita coisa pra explorar, talvez na geração passada isso tenha sido incrível, não que seja algo ruim ou coisa do tipo agora (muitos ainda preferem)... Só acho que Tomb Raider atingiu uma complexidade que todos os jogos de respeito e aclamados agora estão tentando atingir enquanto a gameplay de Uncharted 4 continuou com o mata mata mata, cata arma do chão e vamos em frente que atrás vem gente!
Esse jogo merece 9 com louvor, não porque ele mereça perder 1 ponto ou a história seja ruim. Ele merece nota 9, porque ainda tem muita coisa a ser feita e que pode ficar ainda melhor do que já está... É uma série de futuro, enquanto o Drake tá começando a prender ganchos em rochas esponjosas agora.
Já parou para pensar que isso é proposital no Uncharted? Essas comparações com Uncharted até cabem mas no meu ponto de vista tá claro que TR tá tomando um caminho completamente diferente de Uncharted. TR está mais focado na exploração e Uncharted SEMPRE foi um jogo exclusivamente de ação, nao consigo ver problemas nisso porque é a proposta do jogo. Repito esse TR é um jogão muito diferente de Uncharted mas que no conjunto da obra pra mim fica muito abaixo do seu "concorrente" em praticamente TUDO. Quem gosta de TR jogue, quem não gosta de TR tbm jogue pela experiência mas HOJE são 2 jogos parecidos com propostas diferentes na minha opinião.
O tópico é do TR mas em praticamente toda página tem alguém comparando os jogos, Uncharted continua na minha opinião MUITO acima desses 2 TR e dos anteriores então nem se fala. Como alguns users adoram usar notas apenas quando é interessante os 2 TR tem média 86 enquanto seu concorrente nem preciso citar. TR mudou porque precisava, e Uncharted não vai mudar a formula que deu certo porque é uma das maiores franquias da Sony, quem jogou o 1, 2 e 3 não vai querer no 4 ficar matando coelhos, veados, ou catando galhos, plantas e etc, quem comprar o 4 quer exatamente o que viu nos 3 primeiros melhorado apenas e isso pelos gameplays é exatamente o que vão entregar!
Repito TR é um jogão, que TODOS vão poder jogar ano que vem e donos de X1 e XBOX360 esse ano e Uncharted os donos de PS4 vão ficar extremamente felizes de jogar mesmo sendo apenas mata mata, mata mata e mata mata como vc acha embora seja muito mais que apenas isso.