Atualizando: a AMD havia prometido efetuar o estorno do pagamento até o dia 01/09, o que não ocorreu até o momento (02/09).
Cronograma:
23/07: recebo um e-mail confirmando a abertura do processo e pedindo para confirmar alguns dados
24/07 (1 dia): respondo o e-mail confirmando os dados
30/07 (7 dias): recebo os dados para envio reverso
06/08 (14 dias): efetuo o envio do processador
07/08 (15 dias): processador entregue ao destinatário
15/08 (23 dias): recebo um e-mail solicitando os dados bancários
15/08 (23 dias): retorno o e-mail com os dados bancários
16/08 (24 dias): recebo um e-mail confirmando os dados bancários
02/09 (41 dias): envio e-mail perguntando sobre o pagamento
A lei não é clara quanto ao momento em que se inicia o prazo de 30 dias. Há jurisprudência entendendo que esse prazo inicia-se a partir do momento em que o vendedor, lojista ou fabricante é notificado sobre o defeito. Sendo assim, esse prazo deveria iniciar no dia 22/07, data ao qual preenchi o formulário de RMA no site da AMD.
Alguns podem observar que eu demorei 7 dias para efetuar o envio do processador, e que esses 7 dias não deveriam ser levados em consideração na contagem do prazo. Há também jurisprudência nesse sentido, onde foi estabelecido que o vendedor/lojista/fabricante deve assumir a responsabilidade pelos prazos dos serviços que ele decide terceirizar. Ou seja, é responsabilidade da AMD retirar o produto comigo, porque é responsabilidade dela resolver o problema em 30 dias. Se ela decide terceirizar uma responsabilidade, ela que seja capaz de arcar com o tempo gasto por este terceiro.
Como vivemos num país extremamente complicado, eu estou meio que "de boa" quanto a isso. Apesar de legalmente poder exigir o dinheiro no dia 23/08, estou levando em consideração o dia 07/08 como início da contagem, ou seja, o dia que eles receberam o processador de volta. Acho mais justo. Outro motivo para não ficar já putasso com eles é que eles acabaram me pagando um valor bem mais alto no 1700, praticamente o valor de um 3700X, então no final é como se eles tivessem trocando o 1700 por um 3700X, e eu dou muito crédito a eles por essa demonstração de boa vontade.
Isso não significa que eles não deram mancada. Eles me prometeram o dinheiro até o dia 01/09 (que seria sexta-feira), e até o dia 02/09 esse compromisso não foi honrado.