[TÓPICO OFICIAL] S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl

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Tá bem bugado o game. Hoje tive problema com missões secundárias e principais.

Em uma secundária mandava falar com npcs, eu falava e nada acontecia. Além de npcs presos na porta impedindo a passagem etc.

Numa missão principal tive que voltar o save lá pra trás mais de uma vez porque bugava e eu não conseguia seguir com a missão.

Enfim, tá bem kagado ainda. Quem não comprou o jogo ainda, recomendo que espere alguns meses, até consertarem tudo (missões, desempenho etc).

Sei que os caras estão no meio de uma guerra, mas analisando apenas o game em si, acho que deveriam ter atrasado o lançamento seis meses ou um ano, para arrumar tudo.
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Vocês conseguiram pegar a Água Estranha?



Fui umas 3 vezes no local, fiquei rodando por lá até expirar o tempo (4:00h da manhã), e nada de spawnar pra mim. :(

A real é q esse jogo foi lançado meio q incabado pq os devs já não aguentavam mais tantos adiamentos… quanto mais se avança na main mais bugs q impedem a progressão segundo diversos relatos por ai afora.


Eu testei, brinquei, gostei, joguei umas 10hs e já desinstalei pra abrir espaço para outros jogos q pretendo zerar aqui… daqui 1/2 meses volto a instalar no GP, dependendo do atual estado, pra dai seguir sem dor de cabeça com bugs etc.
 
Estou tendo sorte até aqui. Estou pra entrar no pântano provavelmente pra ir pra Clear Sky e ainda não tive nenhum bug que me travasse no jogo ou impedisse uma missão.

Agora no segundo patch eles tiraram a colisão do personagem com NPCs em algumas áreas. Vai ver ainda precisam olhar outras áreas mais pra frente.

Senhores e senhoras.

Pausei o game só para dizer uma coisa:

Esse game foi feito para ser jogado sem o Hud. Desabilitei todo o hud e o game ficou 100 X mais imersivo, você percebe coisas que não percebia devido a poluição da tela e, claro, o jogo fica mais difícil. Mas vale a pena.


Uma dica: para aquele que, como eu, não são fluentes em linguagem eslava, usem o tradutor do Smartphone , muitas placas contem mensagens interessantes e senhas daquelas portas com código.
Boa dica. Sacanagem do jogo não traduzir essa merda numa legenda quando vc aponta.

Questão não é de ser dífícil ou não.
O jogo não foi feito pra ser jogado sem HUD, ai fica complicado.

É o mesmo esquema de jogar Skyrim sem Quest Marker, o jogo não foi feito pra ser jogado sem isso.

Só mod resolve.
Como não foi feito? Eu só jogo aqui com a barra de vida e energia. Pq acho que não da pra desligar isso, senão já teria feito. Aviso de inimigo e bússola desligados desde o dia 1. Contando disparos desde o dia 1 tb. Funciona super bem.

E eu tenho umas house rules pra deixar o jogo ainda mais imersivo. Tipo não ficar olhando o PDA direto pra saber exatamente um stash ou lugar. Eu vejo onde é, me aproximo e dali pra frente eu tenho que procurar.
 
Última edição:
A real é q esse jogo foi lançado meio q incabado pq os devs já não aguentavam mais tantos adiamentos… quanto mais se avança na main mais bugs q impedem a progressão segundo diversos relatos por ai afora.


Eu testei, brinquei, gostei, joguei umas 10hs e já desinstalei pra abrir espaço para outros jogos q pretendo zerar aqui… daqui 1/2 meses volto a instalar no GP, dependendo do atual estado, pra dai seguir sem dor de cabeça com bugs etc.
Fazia tempo que não comprava um jogo no lançamento, a preço cheio. Realmente gostei do jogo. Uma pena ter tantos problemas.

E acho que vai demorar um pouco para consertaren pra valer o game. Os patches são bons, mas pelo ritmo e pela quantidade de coisas a consertar, melhor não se iludir achando que vai ficar redondo rápido.

Enfim, como comprei e gostei, vou seguir jogando. Mas na certeza que vou ter inconvenientes.
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Da para olhar a arma , alguma tecla?
Como em RDR2? Que eu saiba não tem essa função no jogo.
 
Eu só jogo aqui com a barra de vida e energia. Pq acho que não da pra desligar
Dá sim, eu desabilitei tudo relacionada ao hud e ela também sumiu.
Para ficar perfeito só faltou uma bússola no relógio, mas da para se guiar pelo Sol e pelo PAD de qualquer forma.
 
Dá sim, eu desabilitei tudo relacionada ao hud e ela também sumiu.
Para ficar perfeito só faltou uma bússola no relógio, mas da para se guiar pelo Sol e pelo PAD de qualquer forma.
Pois é, desabilitei tudo agora.

Outro jogo, ficou ainda melhor. Radiação agora vou precisar controlar no olhômetro, sem dado pra me dizer se estou pegando muita ou pouca radiação. E os combates tb vão ficar bem mais interessantes.

Melhora muito.

Comparaçãozinha maneira de Stalker modificado x Stalker 2.

 
Última edição:
Estou tendo sorte até aqui. Estou pra entrar no pântano provavelmente pra ir pra Clear Sky e ainda não tive nenhum bug que me travasse no jogo ou impedisse uma missão.

Agora no segundo patch eles tiraram a colisão do personagem com NPCs em algumas áreas. Vai ver ainda precisam olhar outras áreas mais pra frente.


Boa dica. Sacanagem do jogo não traduzir essa merda numa legenda quando vc aponta.


Como não foi feito? Eu só jogo aqui com a barra de vida e energia. Pq acho que não da pra desligar isso, senão já teria feito. Aviso de inimigo e bússola desligados desde o dia 1. Contando disparos desde o dia 1 tb. Funciona super bem.

E eu tenho umas house rules pra deixar o jogo ainda mais imersivo. Tipo não ficar olhando o PDA direto pra saber exatamente um stash ou lugar. Eu vejo onde é, me aproximo e dali pra frente eu tenho que procurar.
É exatamente o que eu estou falando, não existe com ter acesso as essas informações. Por isso que o jogo não foi feito pra ser jogado sem HUD.

Você querer jogar assim por qualquer motivo aleatório e/ou imersão, sem problema. Eu vejo isso como detrimento da experiência, geralmente espero algum mod que te mostre essas informações de alguma outra forma mais criativa.
 
É exatamente o que eu estou falando, não existe com ter acesso as essas informações. Por isso que o jogo não foi feito pra ser jogado sem HUD.

Você querer jogar assim por qualquer motivo aleatório e/ou imersão, sem problema. Eu vejo isso como detrimento da experiência, geralmente espero algum mod que te mostre essas informações de alguma outra forma mais criativa.
Todas as informações ficam disponíveis de outra forma. A radiação tem os pontinhos. A munição você pode contar e abrir a mochila pra confirmar quanto ainda sobra. Se quiser ainda pode apelar para o TAB. HP tem feedback na tela, ficando mais vermelha sempre que vai piorando a situação. Energia o cara apresenta falta de ar.

A única coisa que não tem é o cara sentir fome. Isso realmente tem que se programar pra comer de vez em quando, mas tb dá pra identificar que ele está com menos energia pra fazer as coisas.

Guiar você tem o mapa disponível o tempo todo no PDA. Não precisa de nada além disso, to jogando assim desde o dia 0.

Portanto não é verdade nada do que você disse.

E parece que te irritou um pouco pessoas tentarem jogar de forma mais imersiva. Achei estranho rsrs. Sendo que ninguém criticou ninguém por jogar no modo FarCry stupid way of doing things. Estamos apenas falando de um outro jeito de aproveitar o game, po.
 
Todas as informações ficam disponíveis de outra forma. A radiação tem os pontinhos. A munição você pode contar e abrir a mochila pra confirmar quanto ainda sobra. Se quiser ainda pode apelar para o TAB. HP tem feedback na tela, ficando mais vermelha sempre que vai piorando a situação. Energia o cara apresenta falta de ar.

A única coisa que não tem é o cara sentir fome. Isso realmente tem que se programar pra comer de vez em quando, mas tb dá pra identificar que ele está com menos energia pra fazer as coisas.

Guiar você tem o mapa disponível o tempo todo no PDA. Não precisa de nada além disso, to jogando assim desde o dia 0.

Portanto não é verdade nada do que você disse.

E parece que te irritou um pouco pessoas tentarem jogar de forma mais imersiva. Achei estranho rsrs. Sendo que ninguém criticou ninguém por jogar no modo FarCry stupid way of doing things. Estamos apenas falando de um outro jeito de aproveitar o game, po.
Vou repetir o que eu falei no final e você ignorou pelo visto:
Você querer jogar assim por qualquer motivo aleatório e/ou imersão, sem problema.

E não, o jogo CLARAMENTE não foi feito para ser jogado sem HUD. O que é diferente de ser possível.

Quando eu falo, ser feito, estou falando DESIGN. O jogo não foi elaboraado na sua criação para ser jogado sem HUD, o que é completamente diferente de afirmar que dá ou não pra ser jogado assim.

Eu, Rubim, particularmente EVITO ir contra o design do jogo, pois isso geralmente causa detrimento. Como por exemplo, tirar os Quest Markers do Skyrim, os NPCs não te dão uma direção válida, já que o jogo PRESUME que você tenha isso ligado.

Outro exemplo é o METRO, já que não existe uma certa lógica para interagir com as coisas. No Exodus principalmente, quando você queria subir a escada, apertava sei lá F, porém pra girar a manivela é E. Apareceu um botão? Talvez E, talvez F. Já que, sem o HUD, ele tirava também os prompts.
The prompts can be a bit random so you get stuck trying out all the random keys you can think of just to climb up that wall/climb into the traincar. Because they hide ALL HUD elements, yet don't make the prompts consistent. It's fucked up when you're running from 4 mutants then reached the place but you die because you can't figure out which button that damn crank requires you to press to operate.

And the weapon wheel. Only the throwing knives option make sense because it sounds like you're unsheathing a knife. Others are just random sounds that make no sense. You won't know what you're selecting until you try throwing that random bom on your feet.

OR you need to play at least one game in normal mode so you know that that random boof sound belongs to a claymore, that random bok sound belongs to a pipe bomb, and also that the SPACE button can sometimes be an Operate button.
Você deu a sua opinião, melhorou a sua experiência, outros usuários falaram que também estão jogando assim, eu dei meu ponto do porquê não jogaria assim, PRINCIPALMENTE na primeira jogatina.


Exemplos de jogos que foram feitos em sua concepção para ser jogado sem HUD:
Dead Space
Calllisto Protocol
 
Última edição:
Pois é, desabilitei tudo agora.

Outro jogo, ficou ainda melhor. Radiação agora vou precisar controlar no olhômetro, sem dado pra me dizer se estou pegando muita ou pouca radiação. E os combates tb vão ficar bem mais interessantes.

Melhora muito.

Comparaçãozinha maneira de Stalker modificado x Stalker 2.


Sinceramente eu prefiro o jogo nas cores originais que nesse mod Anomaly.
 
Sinceramente eu prefiro o jogo nas cores originais que nesse mod Anomaly.
Eu tbm não entendi o propósito desse anomaly… só se for pra deixar o jogo mais escuro (ao menos nos primeiros trechos q vi…). E olhe q eu sou um ferrenho defensor de reshades (desde q usados com moderação e sem tirar mto o design do jogo), mas nesse caso aí depende mto do trecho…
 
Vou repetir o que eu falei no final e você ignorou pelo visto:
Você querer jogar assim por qualquer motivo aleatório e/ou imersão, sem problema.

E não, o jogo CLARAMENTE não foi feito para ser jogado sem HUD. O que é diferente de ser possível.

Quando eu falo, ser feito, estou falando DESIGN. O jogo não foi elaboraado na sua criação para ser jogado sem HUD, o que é completamente diferente de afirmar que dá ou não pra ser jogado assim.

Eu, Rubim, particularmente EVITO ir contra o design do jogo, pois isso geralmente causa detrimento. Como por exemplo, tirar os Quest Markers do Skyrim, os NPCs não te dão uma direção válida, já que o jogo PRESUME que você tenha isso ligado.

Outro exemplo é o METRO, já que não existe uma certa lógica para interagir com as coisas. No Exodus principalmente, quando você queria subir a escada, apertava sei lá F, porém pra girar a manivela é E. Apareceu um botão? Talvez E, talvez F. Já que, sem o HUD, ele tirava também os prompts.

Você deu a sua opinião, melhorou a sua experiência, outros usuários falaram que também estão jogando assim, eu dei meu ponto do porquê não jogaria assim, PRINCIPALMENTE na primeira jogatina.


Exemplos de jogos que foram feitos em sua concepção para ser jogado sem HUD:
Dead Space
Calllisto Protocol
Elden ring e zelda botw/totk são 2 jogos open world tbm que foram feitos pra jogar sem hud de exploração...no elden ring literalmente o jogo te mostra onde ir pelas "fogueiras", o mapa n tem marcação alguma de quest. No zelda o jogo te marca 5 coisas (4 de história e o 1 do chefe final, que vc pode ir na hora que quiser), então basta abrir unicamente se quiser ir nesses locais sem paradas.

Além disso, todo o mapa desses jogos é visível, basta ir onde te chama atenção. Mas isso achei que ficou bem feito no stalker 2, eu praticamemte ia entrando em locais que eu via pela visão do personagem jogando normal e sem abrir o mapa pra marcar algo. Então era interessante se deparar com relevos diferentes, áreas com mt radiação e tal e ter que procurar outro caminho.
 
ESSE JOGO TEM UMA QUALIDADE QUE ME LEMBRA O BRUXO 3

ESTILOS E ESTILOS

E QUEM DISCORDA TÁ ERRADO
 
Elden ring e zelda botw/totk são 2 jogos open world tbm que foram feitos pra jogar sem hud de exploração...no elden ring literalmente o jogo te mostra onde ir pelas "fogueiras", o mapa n tem marcação alguma de quest. No zelda o jogo te marca 5 coisas (4 de história e o 1 do chefe final, que vc pode ir na hora que quiser), então basta abrir unicamente se quiser ir nesses locais sem paradas.

Além disso, todo o mapa desses jogos é visível, basta ir onde te chama atenção. Mas isso achei que ficou bem feito no stalker 2, eu praticamemte ia entrando em locais que eu via pela visão do personagem jogando normal e sem abrir o mapa pra marcar algo. Então era interessante se deparar com relevos diferentes, áreas com mt radiação e tal e ter que procurar outro caminho.
Elden Ring e fantástico pra isso.

Mas pra combate? Inviável. Vida, stamina, buffs tu ainda precisa ficar vendo.
 
Por que algumas armas quando você se aproxima dá pra ver que estão quebradas (escudo vermelho) e outras não?

Seria bom que acontece isso com todas, que aí a gente só pegava a munição. Na maioria das vezes não mostra o símbolo e aí tem que colocar no inventário para ver a qualidade da arma e depois descartar, se for o caso. :rolleyes:
 
Eu tbm não entendi o propósito desse anomaly… só se for pra deixar o jogo mais escuro (ao menos nos primeiros trechos q vi…). E olhe q eu sou um ferrenho defensor de reshades (desde q usados com moderação e sem tirar mto o design do jogo), mas nesse caso aí depende mto do trecho…
Isso aqui pra mim tá ótimo. Só se for mod pra deixar as texturas melhores que já estão, mas gosto é gosto.










 
Isso aqui pra mim tá ótimo. Só se for mod pra deixar as texturas melhores que já estão, mas gosto é gosto.










Esse é um dos raros jogos que n precisa de praticamente nada, reshade e tal...só ativei HDR aqui pq é lei e nada além.
 
Esse é um dos raros jogos que n precisa de praticamente nada, reshade e tal...só ativei HDR aqui pq é lei e nada além.
Eu ainda nem testei com hdr pra ver como fica, problema do hdr é que as ss vc não consegue postar em lugar nenhum depois rsrsrsrs.
 
Eu ainda nem testei com hdr pra ver como fica, problema do hdr é que as ss vc não consegue postar em lugar nenhum depois rsrsrsrs.
Se tirar pela steam dá pra postar de boa, ele consegue trazer em png. Até postei umas imagens aqui e perguntaram se estava com reshade, mas era só o HDR mesmo.
Mas se tiver jogando no gamepass e tirar SS pelo hub do xbox/windows realmente ele trás em outro formato e vem bugado para postar.
 
Se tirar pela steam dá pra postar de boa, ele consegue trazer em png. Até postei umas imagens aqui e perguntaram se estava com reshade, mas era só o HDR mesmo.
Mas se tiver jogando no gamepass e tirar SS pelo hub do xbox/windows realmente ele trás em outro formato e vem bugado para postar.
Eu uso o painel da Nvidia, pra tirar ss nos jogos atualmente, eu usava antes o Fraps, gostava demais dele, mas acho que nem existe mais.
 
Isso aqui pra mim tá ótimo. Só se for mod pra deixar as texturas melhores que já estão, mas gosto é gosto.











Esse é um dos raros jogos que n precisa de praticamente nada, reshade e tal...só ativei HDR aqui pq é lei e nada além.

Realmente o jogo já está mto bonito original, mas eu meio q “viciei” em reshades (simples), que sempre dão uma melhorada no visual (texturas, sombras, luzes), só ver os comparativos, mas vai tbm de gosto. E como a instalação é bem simples eu testo várias e sigo com o que melhor me agrada.
 
Realmente o jogo já está mto bonito original, mas eu meio q “viciei” em reshades (simples), que sempre dão uma melhorada no visual (texturas, sombras, luzes), só ver os comparativos, mas vai tbm de gosto. E como a instalação é bem simples eu testo várias e sigo com o que melhor me agrada.
Eu geralmente dou uma mexida nos pretos com o reshade.
 
Vou repetir o que eu falei no final e você ignorou pelo visto:
Você querer jogar assim por qualquer motivo aleatório e/ou imersão, sem problema.

E não, o jogo CLARAMENTE não foi feito para ser jogado sem HUD. O que é diferente de ser possível.

Quando eu falo, ser feito, estou falando DESIGN. O jogo não foi elaboraado na sua criação para ser jogado sem HUD, o que é completamente diferente de afirmar que dá ou não pra ser jogado assim.

Eu, Rubim, particularmente EVITO ir contra o design do jogo, pois isso geralmente causa detrimento. Como por exemplo, tirar os Quest Markers do Skyrim, os NPCs não te dão uma direção válida, já que o jogo PRESUME que você tenha isso ligado.

Outro exemplo é o METRO, já que não existe uma certa lógica para interagir com as coisas. No Exodus principalmente, quando você queria subir a escada, apertava sei lá F, porém pra girar a manivela é E. Apareceu um botão? Talvez E, talvez F. Já que, sem o HUD, ele tirava também os prompts.

Você deu a sua opinião, melhorou a sua experiência, outros usuários falaram que também estão jogando assim, eu dei meu ponto do porquê não jogaria assim, PRINCIPALMENTE na primeira jogatina.


Exemplos de jogos que foram feitos em sua concepção para ser jogado sem HUD:
Dead Space
Calllisto Protocol

Discordo, bicho. Entendo perfeitamente o que você tá dizendo. Mas, como acho que consegui explicar com exemplos, o jogo é perfeitamente jogável sem HUD e não briga nada contra o conceito do game. Pelo contrário, traz ainda mais imersão sem perder absolutamente nenhum feedback importante do jogo. Apenas torna o feedback mais orgânico e, consequentemente mais difícil. Mais está totalmente lá. Tudo de relevante. Comida não é, então posso dizer tudo de relevante e resumir bem.

Sinceramente eu prefiro o jogo nas cores originais que nesse mod Anomaly.

O jogo não é todo daquela cor ali não. Depende da hora do dia e do local.

Detector.png


Eu tbm não entendi o propósito desse anomaly… só se for pra deixar o jogo mais escuro (ao menos nos primeiros trechos q vi…). E olhe q eu sou um ferrenho defensor de reshades (desde q usados com moderação e sem tirar mto o design do jogo), mas nesse caso aí depende mto do trecho…
Ele não é um mod gráfico não. Ele vai muuuuuuuuuuuuuito além. É um standalone baseado no Monolith x64 Engine, que é uma aprimoração em relação ao Xray Engine, utilizada nos três jogos da série. É um jogo que entrega outro jogo, basicamente, com a temática, mutantes e mundo do Stalker. Mas é outro jogo, inclusive com storyline própria e campanhas próprias.

 
Discordo, bicho. Entendo perfeitamente o que você tá dizendo. Mas, como acho que consegui explicar com exemplos, o jogo é perfeitamente jogável sem HUD e não briga nada contra o conceito do game. Pelo contrário, traz ainda mais imersão sem perder absolutamente nenhum feedback importante do jogo. Apenas torna o feedback mais orgânico e, consequentemente mais difícil. Mais está totalmente lá. Tudo de relevante. Comida não é, então posso dizer tudo de relevante e resumir bem.



O jogo não é todo daquela cor ali não. Depende da hora do dia e do local.

Detector.png



Ele não é um mod gráfico não. Ele vai muuuuuuuuuuuuuito além. É um standalone baseado no Monolith x64 Engine, que é uma aprimoração em relação ao Xray Engine, utilizada nos três jogos da série. É um jogo que entrega outro jogo, basicamente, com a temática, mutantes e mundo do Stalker. Mas é outro jogo, inclusive com storyline própria e campanhas próprias.

É necessário ter o primeiro STALKER instalado para jogar esse mod?
 

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