[TÓPICO OFICIAL] S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl

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tu usa a nitidez em qual valor?
Tá no padrão do jogo, 20%.


Estou numa missão que tenho que andar quase 3km pra chegar no objetivo.
Pensando seriamente em ver se acho uma corrente pra por nessa bicicleta e ir pedalando.
pqp :haha:

 
Tá no padrão do jogo, 20%.
aqui tb tá 20%, mas seu jogo tá bem mais definido que o meu...
achei que 4k não daria muita diferença pra 2k, mas agora já sei qual vai ser o proximo up...hehehe
 
aqui tb tá 20%, mas seu jogo tá bem mais definido que o meu...
achei que 4k não daria muita diferença pra 2k, mas agora já sei qual vai ser o proximo up...hehehe
Depois testa aumentando pra 40% pra ver como fica.
 
aqui tb tá 20%, mas seu jogo tá bem mais definido que o meu...
achei que 4k não daria muita diferença pra 2k, mas agora já sei qual vai ser o proximo up...hehehe
Primeiro na pirâmide a priorizar é sempre resolução, se possível. Tanto é q é GIGANTESCA a alteração na performance qdo vc salta de 2k pra 4k. Eu nunca mais larguei o 4k. Prefiro jogar no LOW em 4k a jogar no épico em 2k, mas a depender tbm da resolução nativa da tela… como eu jogo em TV 4k não abro mão.
 
Primeiro na pirâmide a priorizar é sempre resolução, se possível. Tanto é q é GIGANTESCA a alteração na performance qdo vc salta de 2k pra 4k. Eu nunca mais larguei o 4k. Prefiro jogar no LOW em 4k a jogar no épico em 2k, mas a depender tbm da resolução nativa da tela… como eu jogo em TV 4k não abro mão.
2. Hoje em dia 1440p pra mim parece miopia :haha: . Só aceito 1440p em jogos multiplayer msm, pois prefiro jogar com mais precisão do mouse e sentado na cadeira...de resto, é tudo na poltrona e com uma OLED em 4K, onde jogo 90% no joystick ou quando algo for mais de k/m, tipo stalker, pego um travesseiro para colocar o teclado e o mouse no braço (com um mousepad pequeno por baixo).
 
Bom, a questão da nitidez em 1440p ou 4K vai depender do tamanho do monitor.
 
Uma alternativa para nitidez com resultado excelente e sem sacrificar performance é usando o proibidão...

Instala um reshade, coloca um filtro de sharpness e vai ser feliz..
 
Bom, a questão da nitidez em 1440p ou 4K vai depender do tamanho do monitor.
A nitidez até pode ser, mas a definição...
Tive um monitor 1440p 27 e a TV 4K C2 de 42 simultaneamente: Usando a TV de perto, obviamente tinha nitidez parecida, mas a definição da imagem era superior na TV e isso é perceptível.
Quando vc passa a usar uma TV dessa com 1 Metro ou mais... ai o monitor já não tem mais chances, tanto a nitidez quanto definição são superiores.
Quando vc passa pra uma tela 4K em um monitor então... Ai a densidade de pixels faz muita diferença.

4K é muito superior, mas também é muito exigente... 1440p tem uma qualidade razoável e pesa muito menos, no fim; Tem os dois lados da moeda e o bolso.
Pra 1440p, recomendo muito o uso do CAS, aumenta a nitidez sem sacrificar FPS (Coisa de 1-3 fps, tem nos drivers de VGA AMD de forma nativa, ou vc pode usar via reshade em qualquer VGA), claro; não vai aumentar a definição da imagem, isso é impossível, mas ajuda muito na sensação de qualidade com o aumento de nitidez - indispensável abaixo de 4K.
 
Última edição:
A nitidez até pode até ser, mas a definição...
Tive um monitor 1440p 27 e a TV 4K C2 simultaneamente... Usando a TV de perto, obviamente tinha nitidez parecida, mas a definição da imagem era superior na TV, e isso é perceptível.
Quando vc passa a usar uma TV dessa com 1 Metro ou mais... ai o monitor já não tem chances mais.
Quando vc passa pra uma tela 4K em um monitor então... Ai a densidade de pixels faz muita diferença.

4K é muito superior, mas também é muito exigente... 1440p tem uma qualidade razoável e pesa muito menos, no fim; Tem os dois lados da moeda e o bolso.
Pra 1440p, recomendo muito o uso do CAS, aumenta a nitidez sem sacrificar FPS ( Coisa de 1-3 fps, tem nos drivers de VGA AMD de forma nativa, ou vc pode usar via reshade em qualquer VGA), claro; não vai aumentar a definição da imagem, isso é impossível, mas ajuda muito na sensação de qualidade com o aumento de nitidez - indispensável abaixo de 4K.
Exatamente. Primeira coisa que fazia jogando em 1440p era colocar reshade pra ativar lumaSharpen ou CAS.
 
Nitidez é só aumentar no DLSS. Eu particularmente odeio imagens extremamente nítidas porque necessariamente cria artefatos ou arestas. Isso em 240p ou 8K, irrelevante. Vai criar.
 
Nitidez é só aumentar no DLSS. Eu particularmente odeio imagens extremamente nítidas porque necessariamente cria artefatos ou arestas. Isso em 240p ou 8K, irrelevante. Vai criar.
A do DLSS é artificial e você percebe... o ideal inclusive é 0,3 (DLSS vai de 0,0 a 1,0), mas o recomendável é não utilizar a nitidez dele.
A do CAS, não é um filtro que vc aplica por cima da imagem, mas um filtro que vc aplica na própria textura do jogo... por isso o resultado é tão bom, e sobre artefatos e arestas, é só vc não passar do ponto e colocar o filtro com uma intensidade desproporcional, tem como regular a intensidade facilmente no reshade e no próprio driver da AMD, geralmente é um valor baixinho mesmo, só pra realmente aumentar a sensação de nitidez.

Sobre relevância... só não é em algo próximo de 4K ou mais, ali já fica muito dificil perceber o resultado do CAS - tem que aumentar muito a intensidade e meio que não faz sentido.

Abaixo de 4K; 1800p ou menos já faz diferença e é bem perceptível...
 
Última edição:
A do DLSS é artificial e você percebe... o ideal inclusive é 0,3 (DLSS vai de 0,0 a 1,0), mas o recomendável é não utilizar a nitidez dele.
A do CAS, não é um filtro que vc aplica por cima da imagem, mas um filtro que vc aplica na própria textura do jogo... por isso o resultado é tão bom, e sobre artefatos e arestas, é só vc não passar do ponto e colocar o filtro com uma intensidade desproporcional, tem como regular a intensidade facilmente no reshade e no próprio driver da AMD, geralmente é um valor baixinho mesmo, só pra realmente aumentar a sensação de nitidez.

Sobre relevância... só não é em algo próximo de 4K ou mais, ali já fica muito dificil perceber o resultado do CAS - tem que aumentar muito a intensidade e meio que não faz sentido.

Abaixo de 4K; 1800p ou menos já faz diferença e é bem perceptível...
Então, já usei essa que vocês tão falando em Reshade em vários outros jogos. Nunca me agradou não. Em 2k / 1080p mesmo. Cria pequenos jitters / artefatos. Na TV 4k da sala nunca tentei.

Mesmo problema de aumentar muito a nitidez do DLSS, só que menos aparente. Inclusive costumo deixar em 0 o DLSS. Mas nesse jogo estou utilizando uns comandos aqui que deixam o DLSS melhor e naturalmente mais nítido, então foi possível colocar em 20 e tantos melhorando a qualidade sem criar nenhum artefato. Bordas lisinhas sem parece borrão. Tá bem legal.

Pelo que sei, o DLSS já trabalha esse aumento de nitidez das texturas diretamente, identificando via machine learn onde deve atuar e como. Pelo que sei, é o melhor disponível disparado para aumentar nitidez sem criar esses incômodos artefatos. Especialmente em movimento. Ai que o DLSS brilha mesmo.
 
Última edição:
Reshade é vida, basta saber usar com moderação e sem comprometer a essência visual do game.
 
Galera, deu merda aqui. Cheguei em um ponto do jogo que recebo um chamado no rádio pra defender uma certa área. Quando chego lá tá tudo bugado e não consigo avançar no jogo. Tentei ser vago pra não dar spoiler. O nome da missão é no Limite, quem chegou lá vai saber.

Tem alguma forma de passar disso? Fiquei puto e preocupado disso acontecer mais pra frente também. Até certo ponto estava indo bem, após uma certa missão as coisas ficaram estranhas, o FPS desabou na última principal que fiz
 
Esse mod parece MUITO interessante. Pra variar, balística vanilla de Stalker um lixo completo rsrs.


Depois da primeira run vanilla, esse certamente será um mod que vou testar.

Galera, deu merda aqui. Cheguei em um ponto do jogo que recebo um chamado no rádio pra defender uma certa área. Quando chego lá tá tudo bugado e não consigo avançar no jogo. Tentei ser vago pra não dar spoiler. O nome da missão é no Limite, quem chegou lá vai saber.

Tem alguma forma de passar disso? Fiquei puto e preocupado disso acontecer mais pra frente também. Até certo ponto estava indo bem, após uma certa missão as coisas ficaram estranhas, o FPS desabou na última principal que fiz
Tem sim. Tem que voltar uns saves antes e baixar o UETOOLS e usar o comando ghost. No Google tem bastante informacao sobre isso. Aqui não aconteceu comigo esse bug. Versão Steam.

Mas entendendo o bug, sinceramente acho que nem precisa voltar uns saves como dizem. Acho que depois de matar todos eles, a porta vai abrir.
 
Última edição:
Pelo jeito que anda os MODS o nexusmod não é só o melhor mas também o único site para baixar MDOS para S.T.A.L.K.E.R. 2!
Sim, não sei se será substituido pelo ModDB quando a galera começar a dropar o game e ficar só quem realmente curte a série. Espero que não, ModDB (que retém quase todos os mods dos outros Stalker) é uma página extremamente confusa e desorganizada. Sua única vantagem são os links melhores e possibilidade de criar links terceiros.
 
Esse mod parece MUITO interessante. Pra variar, balística vanilla de Stalker um lixo completo rsrs.


Depois da primeira run vanilla, esse certamente será um mod que vou testar.


Tem sim. Tem que voltar uns saves antes e baixar o UETOOLS e usar o comando ghost. No Google tem bastante informacao sobre isso. Aqui não aconteceu comigo esse bug. Versão Steam.

Mas entendendo o bug, sinceramente acho que nem precisa voltar uns saves como dizem. Acho que depois de matar todos eles, a porta vai abrir.
Putz, meu jogo é no Xbox. Vi algumas paradas na internet, vou tentar fazer mais tarde. Obrigado
 
Então, já usei essa que vocês tão falando em Reshade em vários outros jogos. Nunca me agradou não. Em 2k / 1080p mesmo. Cria pequenos jitters / artefatos. Na TV 4k da sala nunca tentei.

Mesmo problema de aumentar muito a nitidez do DLSS, só que menos aparente. Inclusive costumo deixar em 0 o DLSS. Mas nesse jogo estou utilizando uns comandos aqui que deixam o DLSS melhor e naturalmente mais nítido, então foi possível colocar em 20 e tantos melhorando a qualidade sem criar nenhum artefato. Bordas lisinhas sem parece borrão. Tá bem legal.

Pelo que sei, o DLSS já trabalha esse aumento de nitidez das texturas diretamente, identificando via machine learn onde deve atuar e como. Pelo que sei, é o melhor disponível disparado para aumentar nitidez sem criar esses incômodos artefatos. Especialmente em movimento. Ai que o DLSS brilha mesmo.

Pois então, vou te falar que acho que o CAS e o DLSS são completamente diferentes e trabalham muito bem um com o outro... inclusive tornam a imagem melhor. Um DLSS equilibrado com CAS fica melhor que o DLSS qualidade se bem ajustadinho... Um DLSS qualidade com CAS fica perto da sensação da imagem nativa se o DLSS tiver boa implementação.

Esse trabalho que o DLSS faz de machine learn de fato é muito bom, a qualidade da renderização é excelente por causa dos tensor cores e a otimização atual do algoritmo.

Agora a nitidez dele, não sei, mas nunca me convenceu; sempre me dá a sensação de artificial, parece um filtro de nitidez de monitor onde se aplica a nitidez por cima da imagem, e isso mesmo com machine learn - Claro, não é uma coisa grotesca igual alguns filtros que existem, mas ainda não é algo totalmente agradável aos olhos - mas a Nvidia tem um campo pra melhorar nisso, o DLSS no inicio nem tinha como regular essa nitidez... podem aperfeiçoar com o tempo.

O Cas, por outro lado, não sei que bruxaria a AMD fez, mas não usa IA e faz isso muito bem e com um custo de desempenho mínimo, quase inexistente, se vc calibrar ele certinho, impossível ficar ruim desse jeito; ele não granula, não estoura, fica muito natural se você usar uma quantidade correta. Geralmente um valor entre 0.350 e 0.500 fica excelente em quase tudo nesse objetivo de melhorar a nitidez de resolução. Em HDR, se o CAS não for nativo do jogo, ai já da um pouquinho de trabalho pra regular.

Não sei se vc joga COD, mas joga com CAS e depois sem CAS pra vc vê... parece que vc saiu de 1440p pra 720p - tem nativo no jogo. 🤣

Enfim, pelo nosso papo, não vou te convencer, mas fica minha sugestão pra galera - quem não sabe disso, precisa conhecer.
 
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Pois então, vou te falar que acho que o CAS e o DLSS são completamente diferentes e trabalham muito bem um com o outro... inclusive tornam a imagem melhor. Um DLSS equilibrado com CAS fica melhor que o DLSS qualidade se bem ajustadinho... Um DLSS qualidade com CAS fica perto da sensação da imagem nativa se o DLSS tiver boa implementação.

Esse trabalho que o DLSS faz de machine learn de fato é muito bom, a qualidade da renderização é excelente por causa dos tensor cores e a otimização atual do algoritmo.

Agora a nitidez dele, não sei, mas nunca me convenceu; sempre me dá a sensação de artificial, parece um filtro de nitidez de monitor onde se aplica a nitidez por cima da imagem, e isso mesmo com machine learn - Claro, não é uma coisa grotesca igual alguns filtros que existem, mas ainda não é algo totalmente agradável aos olhos - mas a Nvidia tem um campo pra melhorar nisso, o DLSS no inicio nem tinha como regular essa nitidez... podem aperfeiçoar com o tempo.

O Cas, por outro lado, não sei que bruxaria a AMD fez, mas não usa IA e faz isso muito bem e com um custo de desempenho mínimo, quase inexistente, se vc calibrar ele certinho, impossível ficar ruim desse jeito; ele não granula, não estoura, fica muito natural se você usar uma quantidade correta. Geralmente um valor entre 0.350 e 0.500 fica excelente em quase tudo nesse objetivo de melhorar a nitidez de resolução. Em HDR, se o CAS não for nativo do jogo, ai já da um pouquinho de trabalho pra regular.

Não sei se vc joga COD, mas joga com CAS e depois sem CAS pra vc vê... parece que vc saiu de 1440p pra 720p 🤣

Enfim, pelo nosso papo, não vou te convencer, mas fica minha sugestão pra galera - quem não sabe disso, precisa conhecer.

Esse CAS seria um "filtro" reshade?
 
Reshade é vida, basta saber usar com moderação e sem comprometer a essência visual do game.

Eu não consigo usar mais nenhum. Absolutamente todos, de qualquer jogo que vejo, estoura o céu, ou partes que são claras/brancas.
 
Pois então, vou te falar que acho que o CAS e o DLSS são completamente diferentes e trabalham muito bem um com o outro... inclusive tornam a imagem melhor. Um DLSS equilibrado com CAS fica melhor que o DLSS qualidade se bem ajustadinho... Um DLSS qualidade com CAS fica perto da sensação da imagem nativa se o DLSS tiver boa implementação.

Esse trabalho que o DLSS faz de machine learn de fato é muito bom, a qualidade da renderização é excelente por causa dos tensor cores e a otimização atual do algoritmo.

Agora a nitidez dele, não sei, mas nunca me convenceu; sempre me dá a sensação de artificial, parece um filtro de nitidez de monitor onde se aplica a nitidez por cima da imagem, e isso mesmo com machine learn - Claro, não é uma coisa grotesca igual alguns filtros que existem, mas ainda não é algo totalmente agradável aos olhos - mas a Nvidia tem um campo pra melhorar nisso, o DLSS no inicio nem tinha como regular essa nitidez... podem aperfeiçoar com o tempo.

O Cas, por outro lado, não sei que bruxaria a AMD fez, mas não usa IA e faz isso muito bem e com um custo de desempenho mínimo, quase inexistente, se vc calibrar ele certinho, impossível ficar ruim desse jeito; ele não granula, não estoura, fica muito natural se você usar uma quantidade correta. Geralmente um valor entre 0.350 e 0.500 fica excelente em quase tudo nesse objetivo de melhorar a nitidez de resolução. Em HDR, se o CAS não for nativo do jogo, ai já da um pouquinho de trabalho pra regular.

Não sei se vc joga COD, mas joga com CAS e depois sem CAS pra vc vê... parece que vc saiu de 1440p pra 720p 🤣

Enfim, pelo nosso papo, não vou te convencer, mas fica minha sugestão pra galera - quem não sabe disso, precisa conhecer.
Na NVidia se ativa usando algum mod? Tipo reshade?
 

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