[TÓPICO DEDICADO] Samsung Qled (60, 70, 80, 95, R e T)

Recebi o Logitech G935 de "brinde" hoje (Comprei a TV em Setembro).

Provavelmente vou ficar com ele já que não tenho nenhum headset sem fio... Fiz alguns testes no PS5 (suporta o áudio 3D) e no meu iMac, tudo normal até agora.

Edit: Depois de algumas horas testando, fiquei bem decepcionado com o som. Tenho um Tritton AX Pro com fio que venho usando desde 2012 e achei o som do Logitech bem pobre quando comparado com ele. Dei uma pesquisada e parece que o G935 só funciona em sua plenitude no PC mesmo, porque o 7.1 e DTS não funcionam com consoles.

Vou tentar vender e pegar um Arctis Nova 7X que está por mil reais na Shopee.
 
Última edição:
Peguei um PC com uma RTX 3080 pra poder finalmente usufruir melhor da TV
Porém o DSR não aparece disponível e também não consigo criar resoluções personalizadas, a opção Integer Scaling também sumiu.
Alguém sabe oq pode estar impedido essas opções, e como resolver? Lembro que vi alguém aqui com o mesmo problema.

Quando liguei na TV a primeira vez eu ainda vi essas opções normalmente, agora desapareceram

Agora, uma curiosidade é que ainda estou usando cabo HDMI 2.0 em um switch HDMI também 2.0 da Ugreen, mas consigo selecionar a opção de 4K144Hz, já 120Hz e 100Hz dão tela preta
 
Mais um sortudo que recebeu a 43QN90B com dead pixels. Pela quantidade de relatos, a probabilidade de receber outra unidade com o mesmo problema é alto 😤

Hq1e7yP.jpg
Conforme o uso nesses 2 dias encontrei mais 4 pontos entre o centro do painel e o lado direito. O problema é que se a segunda unidade também vier com defeito, vou ter que lidar direto com a marca e seu famoso, e maravilhoso, atendimento ao consumidor
 
Galera, comprei sexta feira na Kabum a QN90B de 65 polegadas, e gostaria de saber se ela é painel VA, pois vi que a QN90A aqui no Brasil é painel ADS, e como faço pra ver na etiqueta o fabricante pra saber se realmente a QN90B de 65 é painel VA
 
Tem mais gente de outras regiões recebendo o update 1420.9, acho que em breve chega ao Brasil, tentei atualizar aqui e por enquanto fala que não tem nada.

Fica aqui o changelog do 1403.6 (que foi removido) e o 1420.9 (que deve incluir tudo isso junto)
Algumas mudanças e melhorias vindo ai

Updated version 1403.6 - November 2022

  • The functionality of the application has been improved.
  • Improved interaction with game controllers.
  • Improved game hub user interface
  • Added support for Bluetooth multi-device connections in game mode.
  • General UI optimization
  • Supports 4K screen mirroring and general optimization of functions
  • Freesync improvements
  • Optimized interaction with Galaxy Buds models
  • Fixed a bug related to the Netflix app.
  • Improved QR login
  • Memory optimization related to ambience mode
  • Improved security.
  • Adjustment of the smart remote control
  • Optimization of sleep mode
  • Bugs in game mode have been fixed.
  • A bug in the full home display has been fixed.
  • Added support for brightness feature on Trio 500 smart keyboard
  • Improved voice control
  • HDR10+ support for Nvidia and EA titles
  • GeForce NOW 4K support
  • Can be used with slim fit cameras
  • Improved keyboard operation
  • Improved interaction with doorbell ringing.
  • Optimized sound and image output.
  • Fixed issues with WPS connections.
  • Optimize Bluetooth connection
  • Improved support for TV key
  • Fix error when installing Zee5 app
  • HbbTV has been revised.
  • Multi-channel PCM 32k/44.1k support
  • Fixed the "auto-launch last app" function.

Updated version 1420.9 - 29 November 2022

  • Improved quality when playing YouTube
  • Improved cold boot behavior
  • Application of RF signal improvement
fonte: https://eu.community.samsung.com/t5/tv/tv-firmware-changelogs-on-german-community/td-p/1846870
 
Tem mais gente de outras regiões recebendo o update 1420.9, acho que em breve chega ao Brasil, tentei atualizar aqui e por enquanto fala que não tem nada.

Fica aqui o changelog do 1403.6 (que foi removido) e o 1420.9 (que deve incluir tudo isso junto)
Algumas mudanças e melhorias vindo ai

Updated version 1403.6 - November 2022

  • The functionality of the application has been improved.
  • Improved interaction with game controllers.
  • Improved game hub user interface
  • Added support for Bluetooth multi-device connections in game mode.
  • General UI optimization
  • Supports 4K screen mirroring and general optimization of functions
  • Freesync improvements
  • Optimized interaction with Galaxy Buds models
  • Fixed a bug related to the Netflix app.
  • Improved QR login
  • Memory optimization related to ambience mode
  • Improved security.
  • Adjustment of the smart remote control
  • Optimization of sleep mode
  • Bugs in game mode have been fixed.
  • A bug in the full home display has been fixed.
  • Added support for brightness feature on Trio 500 smart keyboard
  • Improved voice control
  • HDR10+ support for Nvidia and EA titles
  • GeForce NOW 4K support
  • Can be used with slim fit cameras
  • Improved keyboard operation
  • Improved interaction with doorbell ringing.
  • Optimized sound and image output.
  • Fixed issues with WPS connections.
  • Optimize Bluetooth connection
  • Improved support for TV key
  • Fix error when installing Zee5 app
  • HbbTV has been revised.
  • Multi-channel PCM 32k/44.1k support
  • Fixed the "auto-launch last app" function.

Updated version 1420.9 - 29 November 2022

  • Improved quality when playing YouTube
  • Improved cold boot behavior
  • Application of RF signal improvement
fonte: https://eu.community.samsung.com/t5/tv/tv-firmware-changelogs-on-german-community/td-p/1846870

Boa!
0 1403.6 nunca chegou à minha TV e, pelo que havia visto anteriormente, tb não no site do Brasil (baixei o Firmware do site da australia pra atualizar aqui e ver se arrumava meu G-SYNC).
Agora ele apareceu no site: https://www.samsung.com/br/support/model/QN43QN90BAGXZD/#downloads
Talvez tenham corrigido algo dele - ou eu que não tinha visto o mesmo no site antes hehe
 
Boa!
0 1403.6 nunca chegou à minha TV e, pelo que havia visto anteriormente, tb não no site do Brasil (baixei o Firmware do site da australia pra atualizar aqui e ver se arrumava meu G-SYNC).
Agora ele apareceu no site: https://www.samsung.com/br/support/model/QN43QN90BAGXZD/#downloads
Talvez tenham corrigido algo dele - ou eu que não tinha visto o mesmo no site antes hehe

Na verdade parece que a Samsung esqueceu de tirar o 1403.6 do site aqui no Brasil
Recomendo não atualizar para ele pois vi que causou problemas no VRR para algumas pessoas
o 1420.9 parece já corrigir isso, mas ainda não está disponível pra nós
 
Acho que eu cheguei no endgame aqui da "calibração" da QN85A, pelo menos enquanto eu não tiver equipamento pra isso. Volta e meia alguém pergunta sobre settings e acho que a essa altura todo mundo já deve ter entendido que o que Deus nos manda é usar filme ou filmmaker. E claro, isso foi a base pra minhas settings. Mas vou compartilhar minhas personalizações ae pra quem quiser.

Desde que eu peguei a QN85A, eu achei o modo filme dela mais puxado pro amarelo do que o normal. Eu tenho mais duas TVs e um monitor aqui e eu sempre seto eles pra ter a imagem mais neutra possível. Comparado um com o outro, a QN85A é mais amarelada, a The Frame é mais puxada pro verde/ciano, a X705F é a mais neutra out of the box e no monitor do PC eu ajustei a temperatura de cor com a ajuda do quickgamma e desse padrão de teste aqui, que ajuda muito, pq com o padrão de teste fornecido pelo próprio quickgamma é muito difícil de saber se o ajuste tá certo:


Como o monitor foi o único em que eu fiz alguma forma de calibração objetiva, o que eu fiz foi abrir uma imagem com uma escala de cinza nele, abrir a mesma imagem nas TVs da Samsung e ajustar o white point das TVs pra ficar o mais próximo possível do monitor. Com certeza não ficou nem perto de perfeito, mas achei a imagem nelas mais neutras do que out of the box usando esse método.

Eu queria muito fazer uma calibração de verdade em todas essas telas, mas um colorímetro decente tá custando de 1500 reais pra cima, aí não rola. Eu tentei também copiar a calibração de cor do RTINGS na minha QN85A, mas ficou pior do que antes, a calibração deles tirou um pouco de azul, que é justamente o que já tava faltando na minha. Provavelmente variância de painel, apesar de a minha TV ser exatamente o mesmo modelo e o mesmo tamanho que a deles.

Enfim, segue aí as settings do Gonira.

*Brilho em SDR é totalmente dependente da iluminação do ambiente. Não copie essa setting, use o que for confortável pra vc. Já em HDR, brilho sempre no máximo, com economia de energia desligada. Se precisar ajustar a luminância, melhor usar o ST.2084, detalhes de sombra ou presets de escurecimento local.
**Eu ajustei a estabilidade de branco sempre em SDR. Em HDR, por impossibilidade de usar o monitor como referência, eu só copiei as mesmas settings. Mas ficou ok.
***BTW, estabilidade de branco varia de um painel pro outro, mesmo no mesmo modelo, mesmo tamanho e mesmo lote. A princípio, é melhor não copiar isso, pode deixar pior do que antes. Mas fica aí pra quem quiser testar.
****A setting neutra de nitidez é zero, mas eu gosto de aumentar alguns poucos clicks pq eu sinto que dá uma sensação de tridimensionalidade na imagem.
*****A QN85A tá em uma sala moderadamente iluminada e a The Frame em um quarto mais escuro (e eu assisto na hora de dormir), por isso tanta diferença nas settings de brilho.

QN85A 55" MODO FILME - SDR

Brilho: 42 - em "alimentação e economia de energia", otimizador de brilho ligado, com brilho mínimo = 19
Contraste: 40
Nitidez: 2
Cor: 25
Matiz: 0
Configurações de nitidez: Desativado
Regulagem de local: Padrão
Otimizador de contraste: Desativado
Tonalidade de cor: Quente2

Estabilidade de branco: 2 pontos
Verm.-Gain: -5
Verde-Gain: -4
Azul-Gain: +4
Verm.-Offset: -5
Verde-Offset: -5
Azul-Offset: +3

Gamma: BT.1886
BT.1886: +1
Detalhe de sombra: 0
Configurações do espaço de cores: Automático


QN85A 55" MODO FILME - HDR

Brilho: 50 - otimizador de brilho desligado
Contraste: 50
Nitidez: 3
Cor: 25
Matiz: 0
Configurações de nitidez: Desativado
Regulagem de local: Padrão
Otimizador de contraste: Desativado
Tonalidade de cor: Quente2

Estabilidade de branco: 2 pontos
Verm.-Gain: -5
Verde-Gain: -4
Azul-Gain: +4
Verm.-Offset: -5
Verde-Offset: -5
Azul-Offset: +3

ST.2084: 0
Detalhe de sombra: 0
Configurações do espaço de cores: Automático


QN85A 55" MODO JOGO - SDR

Brilho: 17 - otimizador de brilho desligado
Contraste: 43
Nitidez: 1
Cor: 25
Matiz: 0
Configurações de nitidez: Desativado
Regulagem de local: Alto
Otimizador de contraste: Desativado
Tonalidade de cor: Quente2

Estabilidade de branco: 2 pontos
Verm.-Gain: -8
Verde-Gain: -4
Azul-Gain: +6
Verm.-Offset: -5
Verde-Offset: -9
Azul-Offset: +4

Gamma: BT.1886
BT.1886: 0
Detalhe de sombra: 0
Configurações do espaço de cores: Automático


QN85A 55" MODO JOGO - HDR

Brilho: 50 - otimizador de brilho desligado
Contraste: 50
Nitidez: 1
Cor: 25
Matiz: 0
Configurações de nitidez: Desativado
Regulagem de local: Alto
Otimizador de contraste: Desativado
Tonalidade de cor: Quente2

Estabilidade de branco: 2 pontos
Verm.-Gain: -8
Verde-Gain: -4
Azul-Gain: +6
Verm.-Offset: -5
Verde-Offset: -9
Azul-Offset: +4

ST.2084: 0
Detalhe de sombra: 0
Configurações do espaço de cores: Automático


THE FRAME 50" MODO FILME - SDR

Brilho: 27 - em "alimentação e economia de energia", otimizador de brilho ligado, com brilho mínimo = 19
Contraste: 43
Nitidez: 2
Cor: 25
Matiz: 0
Configurações de nitidez: Desativado
Otimizador de contraste: Desativado
Tonalidade de cor: Quente2

Estabilidade de branco: 2 pontos
Verm.-Gain: 0
Verde-Gain: -11
Azul-Gain: -5
Verm.-Offset: 0
Verde-Offset: -7
Azul-Offset: -4

Gamma: BT.1886
BT.1886: 0
Detalhe de sombra: 0
Configurações do espaço de cores: Automático


THE FRAME 50" MODO FILME - HDR

Brilho: 50 - otimizador de brilho desligado
Contraste: 50
Nitidez: 1
Cor: 25
Matiz: 0
Configurações de nitidez: Desativado
Otimizador de contraste: Desativado
Tonalidade de cor: Quente2

Estabilidade de branco: 2 pontos
Verm.-Gain: 0
Verde-Gain: -11
Azul-Gain: -5
Verm.-Offset: 0
Verde-Offset: -7
Azul-Offset: -4

ST.2084: +1
Detalhe de sombra: 0
Configurações do espaço de cores: Automático
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Pois é. Pra piorar a situação, Dolby Atmos e Dolby Digital no Xbox dá um delay de quase meio segundo, é impossível de usar pra qualquer coisa. Mas aqui acho que a culpa é do Xbox mesmo, nos apps da TV o Atmos funfa legal.
Tô numa saga pra melhorar a imagem da minha 55QN85B, nos padrões que vem achei o padrao mais bonito mas fica muitas cores estouradas, ja no modo filme achei tudo muito morto, fui procurar esse post do @Gonira pra me auxiliar, adiantando que sou completamente leigo já começo com uma pergunta que mostra tal kkkk, o que é SDR e HDR? Tenho que ativar?
Assistir o jogo aqui foi um sofrimento, vocês conseguem ver os números nas camisas dos jogadores? Aqui não consigo ver nada, o amarelo parece que esconde o número, e o vermelho da Coreia explode na tv e mesmo o número sendo preto tbm não dá pra ver, isso testado tanto no aparelho da vivo, quando pela sportv 4K.
Ontem joguei só pra testar o Switch na tv, nao mexi nas configurações da tv e as cores estavam tão estouradas, que joguei menos de 1 hora e terminei com os olhos doendo, percebi um Input lag, estava no modo jogo, tenho que fazer mais alguma coisa? Minha antiga lg 47LA7400 não tinha nenhum perceptível.
Testei o primeiro settings acima e achei que ficou as cores muito apagadas e imagem muito amarela, minha sala já tem as luzes amarelas e talvez piore essa sensação, mas mesmo assim a cor da camisa da Coreia estava muito forte ainda.
To vendo que a luta vai ser grande kkkkk, a quem puder ajudar agradeço demais.
 
A QN90B de 55 ta saindo por 4900 na Girafa, alguém ja comprou nessa loja? É confiável?
 
Na verdade parece que a Samsung esqueceu de tirar o 1403.6 do site aqui no Brasil
Recomendo não atualizar para ele pois vi que causou problemas no VRR para algumas pessoas
o 1420.9 parece já corrigir isso, mas ainda não está disponível pra nós
Estou pensando em pegar esse firmware, visto que o anterior já está dando problema no VRR do God of War Ragnarok, como relatei alguns posts lá atras.
Será que tem algum outro risco ou melhor esperar o 1420.9
 
Assistir o jogo aqui foi um sofrimento, vocês conseguem ver os números nas camisas dos jogadores? Aqui não consigo ver nada, o amarelo parece que esconde o número, e o vermelho da Coreia explode na tv e mesmo o número sendo preto tbm não dá pra ver, isso testado tanto no aparelho da vivo, quando pela sportv 4K.

Cara, eu vi o jogo pelo youtube full hd então não sei se tá igual, mas eu também não consegui ver nada dos números do Brasil, e os números da Coréia também tavam bem ofuscados pelo vermelho da camisa. E minha TV tá bem ajustada pra não estourar detalhes, então no meu caso, com certeza o problema era a transmissão. Tô até revendo os melhores momentos no PC aqui e tá a mesma coisa.

Não confie em transmissão de TV pra ajustes, procura uns testes de contraste e de color clipping no youtube. Se não estiver estourando detalhes neles, tá safe.
 
Tô numa saga pra melhorar a imagem da minha 55QN85B, nos padrões que vem achei o padrao mais bonito mas fica muitas cores estouradas, ja no modo filme achei tudo muito morto
Estou assistindo os jogos (não os do Brasil) pela SportTV 4K numa 55QN85B usando as seguintes configurações:

Modo de Imagem: Filme (HDR)
Brilho: A sua escolha. De preferência abaixo de 40 pro backlight ficar em 960 Hz.
Contraste: 50
Nitidez: 0
Cor: 25
Configurações de Nitidez: Desativado
Regulagem de Local: Alto
Otimizador de Contraste: Desativado (Se achar muito escuro, deixa no Alto)
Tonalidade de Cor: Quente2 (Mas se achar muito amarelado, Quente1 fica bom também)


o que é SDR e HDR? Tenho que ativar?

O HDR é ativado automaticamente quando se reproduz um conteúdo compatível.
 
Última edição:
Estou assistindo os jogos (não os do Brasil) pela SportTV 4K numa 55QN85B usando as seguintes configurações:

Modo de Imagem: Filme (HDR)
Brilho: A sua escolha. De preferência abaixo de 40 pro backlight ficar em 960 Hz.
Contraste: 45
Nitidez: 0
Cor: 25
Configurações de Nitidez: Desativado
Regulagem de Local: Alto
Otimizador de Contraste: Desativado (Se achar muito escuro, deixa no Alto)
Tonalidade de Cor: Quente2 (Mas se achar muito amarelado, Quente1 fica bom também)




O HDR é ativado automaticamente quando se reproduz um conteúdo compatível.
Só uma coisa... HDR foi feito pra ser assistido sempre com o brilho no máximo, porque ele usa toda a extensão do brilho da TV pra produzir as imagens (cada nível de brilho é pré-definido, então se você não deixa o brilho no máximo, a imagem não vai ficar com o brilho correto)
 
Só uma coisa... HDR foi feito pra ser assistido sempre com o brilho no máximo, porque ele usa toda a extensão do brilho da TV pra produzir as imagens (cada nível de brilho é pré-definido, então se você não deixa o brilho no máximo, a imagem não vai ficar com o brilho correto)

Isso é verdade. Brilho em HDR não é preferência pessoal, é feito pra ficar sempre no máximo.

Dito isso, o que o @AVinicius falou é verdade. Pelo menos de acordo com o RTINGS, pro backlight da QN85B flickar em 960Hz, o brilho deve ser setado no máximo em 39. Acima disso, ele cai pra 120Hz.

Mais uma limitação que a QN85A não tem, eu amo minha QN85A.
 
Boa tarde galera. Nessa BF peguei uma 43qn90b por 2590 nas casas Bahia, estou usando como monitor para pc e ps5. Percebi que em modo pc o efeitos blomming é visível e demora para fazer o escurecimento. Como se tivesse alguma latência. Jogando no ps5 achei muito boa a qualidade isso pq eu jogava em uma oled c1 que ficou para os filmes e séries. E outra coisa só consigo usar em modo 21:9 no Pc, quando deixo 16:9 a tv nao aceita a resolução. Isso tudo configurado em modo jogo, hdmi 2.1, minha placa é uma rtx3080 alguém passou por isso ?

.
 
Tem muito software para ser corrigido nessas TVs com local dimming. Ao vivo a legenda fica ainda mais escura nesses transientes de iluminação de um mesmo frame

HCiK4wl.jpg


Ao usar como monitor com 2 janelas é bem perceptível também a oscilação de brilho de um dos lados conforme a exibição de conteúdo no outro. Se eu deixo um vídeo rolando em uma das janelas, ao exibir uma cena escura o lado oposto clareia e ao exigir uma cena clara o lado oposto escurece.

E acionei as Casas Bahia ontem para trocar a minha TV com dead pixels. Pediram 96 horas para analisar o pedido. Justamente quando acaba o prazo de 7 dias de arrependimento da compra. Pressinto que terei dor de cabeça
 
Tem muito software para ser corrigido nessas TVs com local dimming. Ao vivo a legenda fica ainda mais escura nesses transientes de iluminação de um mesmo frame

HCiK4wl.jpg


Ao usar como monitor com 2 janelas é bem perceptível também a oscilação de brilho de um dos lados conforme a exibição de conteúdo no outro. Se eu deixo um vídeo rolando em uma das janelas, ao exibir uma cena escura o lado oposto clareia e ao exigir uma cena clara o lado oposto escurece.

E acionei as Casas Bahia ontem para trocar a minha TV com dead pixels. Pediram 96 horas para analisar o pedido. Justamente quando acaba o prazo de 7 dias de arrependimento da compra. Pressinto que terei dor de cabeça

Tem muito dead ? A minha nao cheguei fazer o teste pra nao ficar criando neura kkk na hora de calibrar o hdr no win11 que fica aquela tela branca nao vi nada que incomodava
Única coisa que to achando estanho é o blomming no modo pc
 
Tem muito dead ? A minha nao cheguei fazer o teste pra nao ficar criando neura kkk na hora de calibrar o hdr no win11 que fica aquela tela branca nao vi nada que incomodava
Única coisa que to achando estanho é o blomming no modo pc
Não é neura, é inaceitável que uma TV topo de linha da sua categoria venha com um dead pixel que seja. Ainda mais em uma TV que é anunciada para ser usada como monitor, aonde você fica a meio metro da tela.
 
Cara, eu vi o jogo pelo youtube full hd então não sei se tá igual, mas eu também não consegui ver nada dos números do Brasil, e os números da Coréia também tavam bem ofuscados pelo vermelho da camisa. E minha TV tá bem ajustada pra não estourar detalhes, então no meu caso, com certeza o problema era a transmissão. Tô até revendo os melhores momentos no PC aqui e tá a mesma coisa.

Não confie em transmissão de TV pra ajustes, procura uns testes de contraste e de color clipping no youtube. Se não estiver estourando detalhes neles, tá safe.
Bizarro isso de não conseguir ver os numeros e na sua calibração número dos da Coreia ficava mais facil de ver, nas do Brasil ainda tava complicado, sobre aquele borrão que fica enquanto a bola viaja não tem jeito mesmo? A sua calibração feita no quente esta boa mas eu achei as cores pouco vividas, e se eu coloco sem sem no quente nao fica legal, ninguém tem alguma calibração sem ser no quente? Eu sou péssimo tentando calibrar, não consigo ver mudança mexendo nas coisas kkkk.
No modo jogo aqui no PS4 no God of War não aparece ST.2084, é por que o HDR não ativou?
E sobre o Input lag no God of war não senti mas no Switch senti um Input lag, é só acionar o modo jogo ou tem algo mais pra mexer que possa melhorar?
Estou assistindo os jogos (não os do Brasil) pela SportTV 4K numa 55QN85B usando as seguintes configurações:

Modo de Imagem: Filme (HDR)
Brilho: A sua escolha. De preferência abaixo de 40 pro backlight ficar em 960 Hz.
Contraste: 45
Nitidez: 0
Cor: 25
Configurações de Nitidez: Desativado
Regulagem de Local: Alto
Otimizador de Contraste: Desativado (Se achar muito escuro, deixa no Alto)
Tonalidade de Cor: Quente2 (Mas se achar muito amarelado, Quente1 fica bom também)




O HDR é ativado automaticamente quando se reproduz um conteúdo compatível.
Coloquei aqui mas também não curti muito pelas cores ficarem muito apagadas, fica parecendo gramado de estádio zoado que a grama não é tão verde, igual daqui do Santo André kkkkk
 
Bizarro isso de não conseguir ver os numeros e na sua calibração número dos da Coreia ficava mais facil de ver, nas do Brasil ainda tava complicado, sobre aquele borrão que fica enquanto a bola viaja não tem jeito mesmo? A sua calibração feita no quente esta boa mas eu achei as cores pouco vividas, e se eu coloco sem sem no quente nao fica legal, ninguém tem alguma calibração sem ser no quente? Eu sou péssimo tentando calibrar, não consigo ver mudança mexendo nas coisas kkkk.

Coloquei aqui mas também não curti muito pelas cores ficarem muito apagadas, fica parecendo gramado de estádio zoado que a grama não é tão verde, igual daqui do Santo André kkkkk

"Calibração" propriamente dita só dá pra fazer medindo sua própria unidade com colorímetro e ajustando aquelas configurações de nerd, 2-point, 10-point... mas a tendência ao fazer isso é o resultado se aproximar mais do Quente2 / Modo Filme do que de qualquer outra coisa, em questão de preset essa é a calibração mais neutra.

Tá certo que o consumidor médio não costuma curtir isso muito, tanto é que o padrão é sempre uma imagem muito mais azulada e raramente presets mais "amarelados" do que isso estão disponíveis.

Mas enfim, o ponto é que se saiu disso, é preferência pessoal. Deixa do jeito que vc achar melhor.

Sobre a imagem do jogo, os números do Brasil não estavam visíveis com a câmera de longe. Como eu disse, isso era deficiência da transmissão, então não importa o quanto mexesse na TV, não ia dar pra ver.

Sobre borrão de bola, isso aí tem que ajustar na suavização de movimento. A Samsung chama isso de "configurações de nitidez". Vai tentando configurações diferentes disso aí pra ver o que é que vc acha melhor. Eu deixo desativado.
 
Coloquei aqui mas também não curti muito pelas cores ficarem muito apagadas, fica parecendo gramado de estádio zoado que a grama não é tão verde, igual daqui do Santo André kkkkk
Se subir o contraste pro 50 e cor pra uns 30-35 (ou mais, é preferência pessoal no final das contas) talvez melhore isso
 
Como você achar melhor, aqui o que mais me agrada na QN90B é quente1, tem gente que não tira do quente2 por nada e gente que vai preferir o padrão/frio, no meu caso o HDR tá em 50 Brilho/Contraste e 30 Cor, realmente se baixar muito a cor fica bem lavado, e se subir muito mais que isso acho que fica exagerado, mas provavelmente vai variar de conteúdo além da preferência pessoal, pra algo mais cartoon por exemplo aí acho legal dar uma subida até
 
Como você achar melhor, aqui o que mais me agrada na QN90B é quente1, tem gente que não tira do quente2 por nada e gente que vai preferir o padrão/frio, no meu caso o HDR tá em 50 Brilho/Contraste e 30 Cor, realmente se baixar muito a cor fica bem lavado, e se subir muito mais que isso acho que fica exagerado, mas provavelmente vai variar de conteúdo além da preferência pessoal, pra algo mais cartoon por exemplo aí acho legal dar uma subida até
Não estou gostando das quentes, vou testar do jeito que você falou pra ver, com as mudanças nas cores que o @Gonira fez só passar pro padrão ou frio fica feio, vou zerar tudo de novo pra ver, mas minha preferência é a padrão, mas tá me cansando um pouco os olhos por causa da cor do campo, então preciso tirar essas cores estouradas tbm, to assistindo na do Gonira que o campo fica mais suave, pq meus olhos estão doendo agora.
 
Não estou gostando das quentes, vou testar do jeito que você falou pra ver, com as mudanças nas cores que o @Gonira fez só passar pro padrão ou frio fica feio, vou zerar tudo de novo pra ver, mas minha preferência é a padrão, mas tá me cansando um pouco os olhos por causa da cor do campo, então preciso tirar essas cores estouradas tbm, to assistindo na do Gonira que o campo fica mais suave, pq meus olhos estão doendo agora.

Aquelas mudanças que eu fiz nas cores (2-point) só fazem sentido na minha unidade da QN85A, não copie aquilo, melhor deixar tudo no zero.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo