Ai é questáo de encontrar, não encontrei pesquisando na internetHmm eu usaria o Silverstone PS15 ele tem um espaço oficial de 314mm mas já vi relatos de placas de 320mm montadas nele só deve ficar apertado.
Ai é questáo de encontrar, não encontrei pesquisando na internetHmm eu usaria o Silverstone PS15 ele tem um espaço oficial de 314mm mas já vi relatos de placas de 320mm montadas nele só deve ficar apertado.
Bem não foi possível montar com o HX100, acho que me precipitei na compra com relação ao tamanho da VGA. Devolver a Vga não vou pq veiojunto a fonte seria outro retrabalho.
A placa tem 31,7 cm de comprimento, queria um gabinete compacto, vou continuar a pesquisa.
Eu cheguei a colocar uma RTX 3080 Aorus Master no HX100, sendo que ela tem 319mm, infelizmente ela não está mais montada nesse case, então não tenho como tirar fotos. Pra montar uma VGA grande nesse case você precisa deixar o cooler do CPU, memórias e fonte para serem montados por último. Com a placa-mãe montada, conforme o desenho abaixo você insere a VGA na diagonal (1) e depois alinha ela em cima do slot PCI-E dentro do case (2).
![]()
O motivo pelo qual eu desisti de manter a 3080 Aorus no HX100 foi justamente pelo trabalho que dá para inserir e remover a GPU, tudo precisa estar desmontado (CPU cooler, memórias e fonte). Essa é uma das imperfeições desse case - diferente do NR200 onde a estrutura é presa por parafusos, no HX100 a estrutura é presa por rebites. Conforme abaixo, no NR200 essa operação é muito fácil, basta desparafusar a barra estrutural inferior, inserir a VGA na diagonal por fora (1) e depois alinha-la com o slot PCI-E (2). Tenho uma 3070 X Trio montada em um NR200 e inseri ela desse jeito.
![]()
Para os donos do NR200... Segue essa dica de genio!
Bem se formos considerar que no caso dos consoles o equipamento foi desenvolvido especificamente com uma meta financeira/performance fixa fica fácil entender o preço dos consoles da MS e da Sony, eu sempre usei AMD por causa do conjunto custo/beneficio/overclock mas sempre digo sou fã da minha carteira e não da marca, não podemos esquecer por exemplo que a AMD só tem hoje RTX porque os consoles obrigaram ela a disponibilizar. Agora que a AMD esta sentindo o alivio financeiro das ações em alta e do fluxo de caixa positivo ela quer é mais, não faz sentido nenhum pra a empresa ficar lançando produtos de média performance e médio custo (com baixo retorno mas alto giro) quando pela primeira vez em décadas ela tem quase que uma liderança tecnológica nos mercados em que disputa mas que fique claro, é mérito da litografia, mas mérito é mérito e ninguém mandou a Intel parar no tempo.
Isso sem contar que no mercado de vídeo games ela realmente não tem concorrente, aliás esse mercado foi o que manteve a AMD flutuando todos estes anos mas pode ser que isso mude, diz a lenda que a Intel vem tentando se aproximar da Nintendo, Sony e MS com promessas de dev kit para o next gen com suporte para playback 8k, RT via hardware, IA acelerada entre outros mimos que a galera gosta. Espero que a Intel consiga apresentar um bom dev kit porque um concorrente nesse setor iria forçar uma queda nos preços também dos consoles e firmar a Intel como concorrente no mercado de VGA para PCs, e convenhamos se a next gen dos consoles não agradar vai ser o funeral desse mercado como um todo e vai acelerar muito a adoção do VG de assinatura/streaming.
Não se irrita com esses caras não @rlopes, só fica tatuando logotipo de empresa no corpo quem não tem capacidade de raciocinar que antes do consumidor o que sempre será prioridade para qualquer empresa é o acionista dela, ainda mais agora que a AMD pode finalmente dar alguma alegria para os acionistas e a Lisa Su embolsar um merecido bônus de meta, não sei o que leva esse ingênuos a achar que a AMD vai "glorificar" seus pcs com um Ryzen 6000 de alta performance por um baixo custo.
Pior que ele não nesta exatamente errado, os consoles em geral tem um red rate de 100 a 190 dólares dependendo do modelo/fabricante e por isso são sim vendidos com margem negativa. Isso é uma prática comum chamada IBM Deal onde um fabricante perde dinheiro em um dos chains do negocio mas fideliza a base e lucra excessivamente nas outras chains, nesse caso dos vgs seria nos games e assinaturas.
Ate onde sei a única empresa que não pratica isso é a Nintendo por isso o hardware dela é sempre "o suficiente" e demora tanto para ser atualizado, porque eles tiram cada centavo que podem do projeto até que as vendas dele minguem e o produto seja obrigado a sofrer upgrade, esse modelo novo do switch por exemplo só saiu porque essa nova tela esta mais barata de adquirir do que a antiga mas continua com o mesmo problema do drift no controle e sem BT real porque o projeto ainda é o mesmo desde que eles bloquearam o hack físico do console.
Onde ele errou feio foram nos preços, se a MS e Sony pagassem mais de 150 dólares pelo kit mobo/processador/memoria dos vgs nunca que venderiam seus consoles por apenas 300 dólares mesmo com subsidio, elas compram na casa de dezenas de milhares de peças tem de ter um comercial muito ruim para comprar esse volume e pagar caro. Ainda tem todos os outros componentes, hora maquina, embalagem, logística, garantia e suporte se não me engano um console de 300 dólares custa na verdade uns 420 sem subsidio da fabricante ainda tem incentivos fiscais e amortizadores mas ai já é outro papo. Do outro lado temos o iphone que de tão otimizado no processo de compra de partes e projeto mal custa 25% do seu valor de venda para produzir.
Tem gente que faz as contas do custo do console como se a Sony e MS abrissem o site da Kabum e Tera todo sábado pra encomendar as peças da produção semanal.Cara isso ficou tão bonito que podia vir assim de fábrica kkkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Realmente a AMD tá aproveitando a inércia temporária da Intel pra lavar a égua. No tópico dos Ryzen eu comentei isso e o cara me vem comparar o Series S com Series X, PS5, e o pior, montado no peça a peça. Na lógica dele, um console custa mais de 1000 US$, ou seja, os fabricantes de console dão mais de 500 US$ de subsídio, e existe retorno pra isso com venda de Game Pass e joguinho kkkkk. É cada figura que aparece.
Bom, se você conseguir espremer uns milimitros a mais, talvez o scythe shuriken 2 com uma fan de 10mm da noctua dê certo (vai dar 52mm).Um i7 10700f, e a altura máxima é de 5cm.
Calcula-se que tanto a MS quanto a Sony, terão "0" de lucro com a venda dos consoles por 3 anos. Então, o lucro praticamente vem do valor dos serviços, acessórios e jogos, assim como você disse.Pior que ele não nesta exatamente errado, os consoles em geral tem um red rate de 100 a 190 dólares dependendo do modelo/fabricante e por isso são sim vendidos com margem negativa. Isso é uma prática comum chamada IBM Deal onde um fabricante perde dinheiro em um dos chains do negocio mas fideliza a base e lucra excessivamente nas outras chains, nesse caso dos vgs seria nos games e assinaturas.
Ate onde sei a única empresa que não pratica isso é a Nintendo por isso o hardware dela é sempre "o suficiente" e demora tanto para ser atualizado, porque eles tiram cada centavo que podem do projeto até que as vendas dele minguem e o produto seja obrigado a sofrer upgrade, esse modelo novo do switch por exemplo só saiu porque essa nova tela esta mais barata de adquirir do que a antiga mas continua com o mesmo problema do drift no controle e sem BT real porque o projeto ainda é o mesmo desde que eles bloquearam o hack físico do console.
Onde ele errou feio foram nos preços, se a MS e Sony pagassem mais de 150 dólares pelo kit mobo/processador/memoria dos vgs nunca que venderiam seus consoles por apenas 300 dólares mesmo com subsidio, elas compram na casa de dezenas de milhares de peças tem de ter um comercial muito ruim para comprar esse volume e pagar caro. Ainda tem todos os outros componentes, hora maquina, embalagem, logística, garantia e suporte se não me engano um console de 300 dólares custa na verdade uns 420 sem subsidio da fabricante ainda tem incentivos fiscais e amortizadores mas ai já é outro papo. Do outro lado temos o iphone que de tão otimizado no processo de compra de partes e projeto mal custa 25% do seu valor de venda para produzir.
Bom, se você conseguir espremer uns milimitros a mais, talvez o scythe shuriken 2 com uma fan de 10mm da noctua dê certo (vai dar 52mm).
O problema é que segurar esse 10700f não vai ser uma tarefa fácil não.
O esquema, se tiver espaço no case, era usar um watercooler com block de até 5cm e arrumar um canto pro radiador.
Esse teste é do shuriken 2 em um 3900X:
De opção, teria também o thermalright axp90-47, mas a performance vai ser menor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Calcula-se que tanto a MS quanto a Sony, terão "0" de lucro com a venda dos consoles por 3 anos. Então, o lucro praticamente vem do valor dos serviços, acessórios e jogos, assim como você disse.
Infelizmente, para o consumidor normal, não existe um tipo de venda de hardware com "subsídio" ou incentivo.
Outro ponto que eu realmente concordo, é que as peças no geral, poderiam ser muito mais baratas, oras, se você consegue meter uma rdna2 e um octacore + ram + mobo por aproximadamente U$200 pra vender em grande escala, que fosse U$400 pro consumidor comum, ainda ia ser mais em conta que uma 6600XT recém lançada.
Além de tudo isso, temos o nosso magnânimo empresário brasileiro, que vai e compra 1000 i5 10400F e 1000 ryzen 3600, o primeiro por U$180 e o segundo por U$160... mas, aproveitando do hype que a amd vive, vai lá e vende o i5 por R$1300 e soca R$1600~1700 no rabo do brasileiro só porque o 3600 é da amd...
Pra quem tiver interesse, um colega me passou uma cotação de uma importadora que ele faz serviços de acessória; são preços de quarta feira passada, infelizmente não posso passar o nome da empresa, por razões meio óbvias, segue uma "listinha": (preço para mil unidades)
Ryzen 5600X atacado U$265
Ryzen 3600X atacado U$171
Ryzen 5600G atacado U$240
Ryzen 5700G atacado U$289
i5 11400F atacado U$184
i7 11700F atacado U$375
i3 11100 atacado U$130
i5 11600K atacado U$280
B550 (mais barata) atacado U$103
B560 (mais barata) atacado U$99
z590 (mais barata) atacado U$150
x570 (mais barata) atacado U$145
2x8gb 3200mhz ballistix atacado U$89 (sem modelo específico; não dá pra saber se é comum ou rgb)
Apenas como sabedoria popular, procurando rapidamente, o i5 11600k que é comprado por valor superior ao 5600X, é vendido por cerca de 200 reais a menos (preço na milgiga, agora).
Se isso não é ganancia do empresário, eu sinceramente não sei do que se trata.
Só lembrando que não estou defendendo empresa A ou B, tudo depende do seu uso e pra mim, é sempre pelo preço do momento (se a intel lançar um processador com mais desempenho gráfico que o meu 3200G sem custar um rim, eu mudo de plataforma sem pestanejar). Agora, isentar o empresário da banania de sua parcela de culpa, também não dá.
O esquema, se tiver espaço no case, era usar um watercooler com block de até 5cm e arrumar um canto pro radiador.
Com essa limitação, acaba sendo a melhor opção. Um water custom nessas situações limitadas fica muito bom, mas também é muito caro.Foi o que acabei fazendo.
Peguei os cabos de uma fonte SF600 Gold que tenho aqui, que são mais flat, abrindo espaço para que os tubos do watercooler ficassem pra dentro com uma pequena barriga na tampa lateral e sem que os cabos tampassem o fluxo de ar da VGA.
Pra ajudar a FTW3 ainda pede 3x8pin.
Dei mais uma arrumada hoje, virei a fonte... e consegui fechar a tampa sem barrigas.Com essa limitação, acaba sendo a melhor opção. Um water custom nessas situações limitadas fica muito bom, mas também é muito caro.
Não possuia o conhecimento de que ele suporta ATX padrão, porém com uma padrão o fluxo de ar fica muito fechado com uma 3070ti? Sobre a potencia da fonte e etc eu entendo, meu questionamento é mais sobre as temperaturas mesmo.Só para constar o NZXT H210i suporta fontes ATX padrão, SFX-L e SFX.
Fonte é investimento se puder você deve gastar mais e comprar uma boa fonte para garantir não só uma boa vida útil dela mas também a performance e segurança dos seus outros itens, sabendo disso é a mesma conversa de sempre, quem dirá especificamente qual fonte você precisa é geralmente a sua VGA se você pretende ter uma potente precisará de uma fonte potente do contrário uma fonte simples da conta do recado. Temos no mercado para SFX aqui no Brasil Corsair, Gigabyte e Silverstone de marcas mais conhecidas mas lá fora tem marcas mais diversas como Dagger, Superflower, etc...
Pessoalmente eu recomendo as Corsair pela tradição de qualidade, garantia e RMA mas as Gigabytes parecem ser muito boas apesar de ser novata na área.
Não possuia o conhecimento de que ele suporta ATX padrão, porém com uma padrão o fluxo de ar fica muito fechado com uma 3070ti? Sobre a potencia da fonte e etc eu entendo, meu questionamento é mais sobre as temperaturas mesmo.
Poxa, acho que irei abandonar a ideia de um Mini ITX então, pois as unicas SFX que achei estão por volta de R$ 1300, e com esse valor eu consigo ir pro H510. Ou existem opções que suportam a 3070Ti? Eu realmente estou querendo navegar em mares que não conheço muito quando se trata de Mini ITX.