[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Depende do que você quer montar de uma olhada em cases como o NR200, HX100, Meshlicious, PS15 que suportam vgas triple slot facilmente. Agora se você for usar uma vga dual slot ou 2 1/2 slot da para ver o TU150, Cougar QB, Sharkon C10 entre outros mas saiba que a maioria dos cases itx no mercado hoje dão suporte a placas de vídeo dual slot.

Navegar em aguas desconhecidas é legal mas tenha consciência de que essas aguas do ITX são marcadas por 3 fatores chaves - portabilidade, miniaturização e claro uma certa dificuldade no arrefecimento. Você pode montar kits muito pequenos e legais, com ate 5 litros e com potencia surpreendente mas lembre-se quanto menor o seu sistema mais difícil refrigerar e mais fácil de transportar. Experimente se perguntar porque você quer um ITX? Um mini pc realmente é útil para você? Você pode se surpreender ao notar que um bom notebook sairia mais barato e resolveria melhor seus problemas, ou que sem aquela placa de som profissional combinada com a de captura não da para trabalhar? Nesse caso um mATX compacto é o caminho.

Não estou dizendo isso para te desanimar mas é muito chato gastar um monte de dinheiro e depois descobrir que o sistema não te atende, ah um detalhe essa fonte na faixa dos 1300 reais não esta cara hoje em dia hein? ano passado estava por até 2100 e vendeu ate faltar estoque...

Boa noite.

Eu estou pensando em comprar um NZXT H210i, porém pela falta de opção de fontes SFX no Brasil fica o meu questionamento, vale a pena? E que fontes seriam recomendadas por um preço justo? Eu tirei uma hora do meu tempo pra procurar e basicamente todas as lojas não mostram as especificações de tamanho das fontes.

Olá amigo. Dá uma olhada aqui na minha assinatura (gabinetes à venda), e vai dar pra ter uma boa ideia do NZXT H200/H210i (são exatamente do mesmo tamanho), além de outros que citaram, Blz!!! Abs.

Mano, cuidado porque se não me engano o NZXT H210i só aceita VGA até 2 slots. Fora esse lance do fluxo de ar que você citou.
O bicho é bonito mas é um "falso grande"

Isso mesmo. Minha antiga VGA (a das fotos da assinatura) tinha 52mm (2 slots e meio), sendo o recomendado no NZXT H200 44mm, mas como você vai poder observar nas fotos (assinatura), cabia justinho mas cabia, hehehehe.

Depende do que você quer montar de uma olhada em cases como o NR200, HX100, Meshlicious, PS15 que suportam vgas triple slot facilmente. Agora se você for usar uma vga dual slot ou 2 1/2 slot da para ver o TU150, Cougar QB, Sharkon C10 entre outros mas saiba que a maioria dos cases itx no mercado hoje dão suporte a placas de vídeo dual slot.

Navegar em aguas desconhecidas é legal mas tenha consciência de que essas aguas do ITX são marcadas por 3 fatores chaves - portabilidade, miniaturização e claro uma certa dificuldade no arrefecimento. Você pode montar kits muito pequenos e legais, com ate 5 litros e com potencia surpreendente mas lembre-se quanto menor o seu sistema mais difícil refrigerar e mais fácil de transportar. Experimente se perguntar porque você quer um ITX? Um mini pc realmente é útil para você? Você pode se surpreender ao notar que um bom notebook sairia mais barato e resolveria melhor seus problemas, ou que sem aquela placa de som profissional combinada com a de captura não da para trabalhar? Nesse caso um mATX compacto é o caminho.

Não estou dizendo isso para te desanimar mas é muito chato gastar um monte de dinheiro e depois descobrir que o sistema não te atende, ah um detalhe essa fonte na faixa dos 1300 reais não esta cara hoje em dia hein? ano passado estava por até 2100 e vendeu ate faltar estoque...

Nesse depoimento, além de citados outros gabinetes que você poderá observar na assinatura, é um depoimento 110% válido e real, experiência própria que inclusive os que conhecem a história toda, vão poder corroborar, hehehehehehehe.
Ah, e só pra sanar uma curiosidade, sim o NZXT H200/H210i aceita fontes ATX normais e mega potentes sem nenhum problema, também com base em experiência própria. Eu cheguei a utilizar uma fonte EVGA 850BQ, 850W, 80 Plus Bronze, Semi Modular - 110-BQ-0850-V0 que tem 16,5cm de comprimento, e cabia com folga, ok.

Por fim. Abração grande prô cê. E pesquise muito sim para uma excelente empreeitada, ok. Boa sorte amigo!!!

Última edição:
Peguei um nr200, tô pensando em colocar um 5600x + fuma 2 e uma 3080 ftw3 dentro, será que o fuma 2 dá conta? Será que encontro uma boa b550i aqui no br?

Bom dia pessoal.

Minha resolveu começar o upgrade do PC dela e a primeira peça trocada foi o gabinete, que vamos vender. kkk

Qual seria um bom preço para se pedir em um Sharkoon C10? Bem conservado, caixa e tudo mais. ^^
Novo 240, usado uns 180?

Um Fuma 2 leva um 5600X com os heatpipes amarrados nas costas, pode ficar tranquilo que mesmo com overclock vai ser uma brisa para ele e ainda deve sobrar 10mm de espaço. Quanto a B550 fique de olho nas 3 grandes que toda sexta e sábado aparecem várias "promoções", as vezes até são reais.

Em via de regra produto usado perde 50% do valor então imagino que até uns 150? Obviamente com o frete por conta do comprador.

Um Fuma 2 leva um 5600X com os heatpipes amarrados nas costas, pode ficar tranquilo que mesmo com overclock vai ser uma brisa para ele e ainda deve sobrar 10mm de espaço. Quanto a B550 fique de olho nas 3 grandes que toda sexta e sábado aparecem várias "promoções", as vezes até são reais.
B550 itx nas 3 grandes aparentemente tudo esgotado, só encontrei algumas nessas lojas que parecem vender sem estoque.
Tô quase pegando uma msi que vi no Ali, o ruim é se for taxado.

Dei mais uma arrumada hoje, virei a fonte... e consegui fechar a tampa sem barrigas.
Apesar de ter que fazer um tanto de força para fechar e parafusar tudo no lugar (não gosto disso) fiquei satisfeito e não vou relar mais a mão até chegarem os cabos custom.

Jogando CPU e GPU ficam entre 65 e 70 graus, sem barulhos excessivos.
Deu pra mandar um Control acima de 100fps com raios trançantes! Agora bateu a empolgação pra terminar essa budega!

2mT85PM.jpg

XZlGSDu.jpg

7zD5WIH.jpg

Pra não dizer que tudo são flores... minha CPU está bom o boost lockado... só de ligar o PC ela já topa o clock.
Como esse PC fica quase exclusivamente pra jogos não faz tanta diferença, mas é chato saber que algo está estranho.
Passando a página rapidamente achei que estava vendo um irmão gêmeo da minha build rs

Passando a página rapidamente achei que estava vendo um irmão gêmeo da minha build rs

Percebe-se que o nobre amigo tem bom gosto!
Ahahahhahaha

Meus cabos novos o maluco mandou via UPS mesmo eu tendo pago o frete mais furreba que tinha. Bom que chega rápido... Foda que acho que a UPS é courrier ae rola 80% de taxa...

Tem essa RoG Strix B550i e essa Aorus X570i creio que pronta entrega em lojas conhecidas só essas de momento.

Meodeos não estou mais acompanhando o mundo ITX de perto a um bom tempo mas o que já era difícil, hoje é quase impossível aqui no brhue :mdr2:

Gente eu hoje jamais montaria um ITX, não tem muita justificativa plausível ainda mais que atualmente temos excelentes opções de cases microATX com pouco mais de 20L.
Só como exemplo, eu tenho um QB One de 15L, não faz muito sentido financeiramente falando o custo maior em um ITX pra diminuir pouco mais de 5L... essa é a minha humilde opinião.

A meu ver só justificaria se o sujeito é aquele "ITX raiz" que pretende montar uma máquina minúscula tipo case abaixo de 10L.

Justifica em casos específicos ITX sempre foi nicho montar um NAS personalizado portátil, um micro servidor transportável, um load balancer customizado com cache, entre tantas outras coisas é sempre melhor com um ITX mas concordo com você. Hoje se fosse montar um novo pc montaria um mix de itx com mATX. Um TU150, NR200, HX100 ou PS15 com uma mobo Flex mATX, uma fonte sfx (uma daquelas coisas que depois que você tem nunca mais quer deixar de ter) e um bom cooler como um Mugen 5, Fuma 2 ou equivalente já fazem um belo trabalho e não devem superar (muito depende do case) os 20 litros. Também não vai custar 2000 reais uma mobo com apenas um slot PCIe... Por esses valores é mais viável pegar um bom notebook a vida útil será similar e dependendo do uso ele será até mais eficiente.

Se eu fosse montar um ITX no BR hoje, faria com um NR200 e alguma mobo mATX dessas que só tem 3 slots como disse o @M1Br , o preço das mobos ITX aqui é ridículo. A minha eu trouxe do Ali mesmo, paguei 900 paus lá, e já foi chorado kkkk.

Nem sabia que caberia uma matx no nr200, vi vcs comentando aí, dei uma googlada rápida e achei uma lista de matx compatíveis.

vamu vê se acho alguma coisa.

Nem sabia que caberia uma matx no nr200, vi vcs comentando aí, dei uma googlada rápida e achei uma lista de matx compatíveis.

vamu vê se acho alguma coisa.

Nem conhecia essa lista, tem várias plaquinhas boas e baratas.

Assim como existem as classificações nATX, ITX, mATX, ATX, eATX e fATX (menor -> maior) cada uma dessas classes possuem suas subdivisões sendo que as que nos interessa atualmente pelo seu ótimo custo beneficio é a Flex ATX, basicamente é uma placa mãe mATX que normalmente tem 2 slots de ram (existem exceções) e até 3 slots PCIe.

Essas placas se posicionam entre o ITX (DTX na verdade) e a mATX mas por serem fisicamente menores cabem em cases ITX com mais de 15 Litros (TU150, NR200, etc...), custam menos da metade do valor de uma mobo ITX e tem a vantagem de ter maior suporte placas e dispositivos, por exemplo, uma placa ITX B550 esta em torno de 2000 reais e uma Flex ATX B550 esta por volta de 800 reais ambas podem ser montadas nos cases que citei sem adaptações e em cases menores com algum trabalho. Com a economia no valor dessas mobos Flex ATX da pra comprar a Corsair 750 Platinum e ainda sobra uma grana.

Tem a Asus B550 HDV também aliás me parecem bem similares mas a Asus mede 23 x 20.1 cm (embora o VRM pareça mais fraco), procure no reddit que você acha vários cases ITX montados com placas mATX especialmente o NR200. Por não ser algo "natural" em alguns casos precisa mexer em algo no case em outros precisa "alinhar manualmente" a placa de vídeo mas em outros é só encaixar a placa e sair usando.

Não me arrependo de ter comprado mas que ódio - Corsair H80i v2 por menos de 400 reais na pombosa. Estou pensando se compro outro para fazer mod na vga será que vale a pena?

Última edição:
A Thermalright esta muito boa nesse revival dos projetos deles hein? olhem só esse AXP200R (estimado para 180w!) e essa fan muito interessante (112 CFM +3000 RPM) que eles lançaram.

Pessoal, comprei um novo gabinete (Meshlicious) e por isso terei que me desfazer do meu Scythe Fuma 2, já que não cabe nele, e partir para um AIO. Meu processador é um singelo Ryzen 3600, que uso em stock mesmo. Não gosto de RGB e se a bomba não precisar de um cabo sata para ligar (como no ML240L V2) seria um grande ponto positivo. Irei substituir as fans do radiador pelas Noctua A12x25 que já possuo. Depois de olhar diversos modelos, fiquei entre as seguintes opções:

-> Cooler Master ML240L V2 - R$ 465,00 - Apesar de ser o mais barato e não precisar do cabo sata, vi algumas reclamações de que o V1 vazava, então fico com medo desse ter o mesmo problema. Além disso, acho a bomba feia esteticamente. Entretanto, se for tão bom como os demais não vejo motivos para não compra-lo, haja vista ser bem mais barato.

-> Corsair H100X - R$ 635,00 - Achei uma ótima opção, mas fico com medo da bomba ser barulhenta por se tratar de um modelo mais simples. Além disso, me parece que é impossível desligar a iluminação de LED, o que seria um enorme ponto negativo e me faria descartá-lo imediatamente.

-> Corsair H100i Pro XT - R$ 830,00 - Não vi reclamações, mas por outro lado não sei qual a vantagem dele sobre o H100X que custa R$ 200,00 a menos.

-> NZXT Kraken X53 - R$ 975,00 - Não vi reclamações, mas por outro lado não sei qual a vantagem dele sobre o H100X que custa R$ 350,00 a menos e nem sobre o H100i Pro XT, que custa R$ 150,00 a menos.

Dentre elas, quais escolheriam? Teriam alguma outra sugestão?

Agradeço se puderem ajudar!

Eu pegaria o mais barato possível, principalmente pq vai substtituir as fans mesmo. Não faz sentido gastar muito nesse caso, principalmente para um 3600.

Em se tratando de Water Cooler eu só considero a Corsair e agora a NZXT (que ainda estou confirmando) por um simples motivo - GARANTIA.

Se o WC da Corsair vazar no seu pc durante a garantia dele (5 anos até onde sei para todos) eles não só lhe repõem o AIO como TODO o hardware que tiver sido afetado/estragado pelo vazamento, diz a lenda que a NZXT (6 a anos) esta prometendo o mesmo tratamento aqui no Brasil.

Quanto a diferença entre eles o 100X é mais simples e o led branco não parece poder ser desligado além disso usa o cabo sata. Já o 100i Pro XT é compatível com iCUE e usa cabo USB ligando o header 2.0 da placa mãe ao block, sobre o RGB ele pode ser desligado no iCUE mas recomendo usar o modo smart dele e esquecer os softwares de monitoramento de temperatura no windows, já disse várias vezes RGB pode ser útil e já que você vai estar pagando por ele melhor usar.

Minha opinião sobre os WC da CM é que são horríveis, peguei 3 unidades as 3 com defeito diferentes uma com barulho na bomba, outra com bomba morta e a última sem água! Para ajudar a porcaria da loja dos mil gigas além de levar levar quase 1 mês para trocar (2 semanas com o WC na mão e não tinham avaliado ainda tive de encher o saco) ainda levou mais 3 meses para me devolver meu dinheiro (6 meses no total), não indico nem o AIO nem a loja para ninguém.

O NZXT o pessoal compra pelo visual de longe é o que tem a bomba mais bonita mas para isso o RGB tem de estar ligado e o case de preferencia uma janela para ver o efeito de espelho infinito.

Pessoal, comprei um novo gabinete (Meshlicious) e por isso terei que me desfazer do meu Scythe Fuma 2, já que não cabe nele, e partir para um AIO. Meu processador é um singelo Ryzen 3600, que uso em stock mesmo. Não gosto de RGB e se a bomba não precisar de um cabo sata para ligar (como no ML240L V2) seria um grande ponto positivo. Irei substituir as fans do radiador pelas Noctua A12x25 que já possuo. Depois de olhar diversos modelos, fiquei entre as seguintes opções:

-> Cooler Master ML240L V2 - R$ 465,00 - Apesar de ser o mais barato e não precisar do cabo sata, vi algumas reclamações de que o V1 vazava, então fico com medo desse ter o mesmo problema. Além disso, acho a bomba feia esteticamente. Entretanto, se for tão bom como os demais não vejo motivos para não compra-lo, haja vista ser bem mais barato.

-> Corsair H100X - R$ 635,00 - Achei uma ótima opção, mas fico com medo da bomba ser barulhenta por se tratar de um modelo mais simples. Além disso, me parece que é impossível desligar a iluminação de LED, o que seria um enorme ponto negativo e me faria descartá-lo imediatamente.

-> Corsair H100i Pro XT - R$ 830,00 - Não vi reclamações, mas por outro lado não sei qual a vantagem dele sobre o H100X que custa R$ 200,00 a menos.

-> NZXT Kraken X53 - R$ 975,00 - Não vi reclamações, mas por outro lado não sei qual a vantagem dele sobre o H100X que custa R$ 350,00 a menos e nem sobre o H100i Pro XT, que custa R$ 150,00 a menos.

Dentre elas, quais escolheriam? Teriam alguma outra sugestão?

Agradeço se puderem ajudar!
Na loja que explode, os corsair estão mais baratos. Se for pela garantia, vai de corsair.
Agora, se quer o mais barato, eu iria de deepcool que é eu, particularmente, acho bem melhor que os cooler master.

Eu pegaria o mais barato possível, principalmente pq vai substtituir as fans mesmo. Não faz sentido gastar muito nesse caso, principalmente para um 3600.

No caso seria o ML240L V2, mas como vi muitos relatos de vazamento e problemas fico um pouco receoso. Será que isso foi corrigido nesse V2?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em se tratando de Water Cooler eu só considero a Corsair e agora a NZXT (que ainda estou confirmando) por um simples motivo - GARANTIA.

Se o WC da Corsair vazar no seu pc durante a garantia dele (5 anos até onde sei para todos) eles não só lhe repõem o AIO como TODO o hardware que tiver sido afetado/estragado pelo vazamento, diz a lenda que a NZXT (6 a anos) esta prometendo o mesmo tratamento aqui no Brasil.

Quanto a diferença entre eles o 100X é mais simples e o led branco não parece poder ser desligado além disso usa o cabo sata. Já o 100i Pro XT é compatível com iCUE e usa cabo USB ligando o header 2.0 da placa mãe ao block, sobre o RGB ele pode ser desligado no iCUE mas recomendo usar o modo smart dele e esquecer os softwares de monitoramento de temperatura no windows, já disse várias vezes RGB pode ser útil e já que você vai estar pagando por ele melhor usar.

Minha opinião sobre os WC da CM é que são horríveis, peguei 3 unidades as 3 com defeito diferentes uma com barulho na bomba, outra com bomba morta e a última sem água! Para ajudar a porcaria da loja dos mil gigas além de levar levar quase 1 mês para trocar (2 semanas com o WC na mão e não tinham avaliado ainda tive de encher o saco) ainda levou mais 3 meses para me devolver meu dinheiro (6 meses no total), não indico nem o AIO nem a loja para ninguém.

O NZXT o pessoal compra pelo visual de longe é o que tem a bomba mais bonita mas para isso o RGB tem de estar ligado e o case de preferencia uma janela para ver o efeito de espelho infinito.

Opa, essa questão da garantia é interessante. Eu sabia que a garantia era de 5 anos, mas não sabia sobre essa questão do vazamento.

Sobre o H100X, me parece uma ótima opção mesmo, único ponto negativo é não poder desligar a iluminação, pois como só tenho tempo de usar o PC na parte da noite geralmente o quarto está escuro, aí aqueles leds/rgb me incomodam, então costumo deixar tudo desligado mesmo.

Sobre o WC da CM, agradeço pelo seu relato, admito que isso me deixou com o pé atrás, pois prefiro gastar um pouco mais e pegar um produto de melhor qualidade/garantia do que passar perrengue em caso de problema.

Sobre o NZXT, a bomba realmente é a mais bonita, mas só para quem gosta de RGB, como eu sempre deixo tudo desligado não faria diferença para mim... Vi que ele usa a bomba asetek 7, mas pelo que pesquisei também não muda nada para asetek 6, usada no corsair, então sinceramente não estou vendo motivos para gastar mais no nzxt do que no da corsair.

Para ser sincero, estou praticamente decidido pelo H100i Pro XT em razão da qualidade do produto/garantia. Se tivesse a possibilidade de desligar a iluminação do H100X minha escolha seria ele.

No caso seria o ML240L V2, mas como vi muitos relatos de vazamento e problemas fico um pouco receoso. Será que isso foi corrigido nesse V2?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa, essa questão da garantia é interessante. Eu sabia que a garantia era de 5 anos, mas não sabia sobre essa questão do vazamento.

Sobre o H100X, me parece uma ótima opção mesmo, único ponto negativo é não poder desligar a iluminação, pois como só tenho tempo de usar o PC na parte da noite geralmente o quarto está escuro, aí aqueles leds/rgb me incomodam, então costumo deixar tudo desligado mesmo.

Sobre o WC da CM, agradeço pelo seu relato, admito que isso me deixou com o pé atrás, pois prefiro gastar um pouco mais e pegar um produto de melhor qualidade/garantia do que passar perrengue em caso de problema.

Sobre o NZXT, a bomba realmente é a mais bonita, mas só para quem gosta de RGB, como eu sempre deixo tudo desligado não faria diferença para mim... Vi que ele usa a bomba asetek 7, mas pelo que pesquisei também não muda nada para asetek 6, usada no corsair, então sinceramente não estou vendo motivos para gastar mais no nzxt do que no da corsair.

Para ser sincero, estou praticamente decidido pelo H100i Pro XT em razão da qualidade do produto/garantia. Se tivesse a possibilidade de desligar a iluminação do H100X minha escolha seria ele.

O Meshlicious é muito loco heim! Se ele estivesse disponível quando peguei o meu case a dúvida seria cruel!
Eu tenho um H100i e curti bastante. Tb não imaginava ligar o LED mas tenho usado ele pra saber se o PC está ligado ou não, tem sido bem útil!

Se não me engano o led do h100 é só na bomba na área do logo e isso o torna bem discreto se esse nível não te incomodar vale a economia ou se incomodar você pode colocar uma fita isolante em cima e pronto, ainda tem a diferença das fans mas você vai usar as Noctuas mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar