[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Mandei email pra Waz hoje perguntando se eles vão trazer KKKKKKKKKKKKKKKK
Assim que tiver resposta posto aqui no tópico, e eu JURO que vai ser a minha última loucura SFF, vou ficar com esse build por um bom tempo (pelo menos espero que sim) :yeah:

A WAZ ME RESPONDEU

Bom dia!

Notei que vocês estão trazendo os novos lançamentos da Fractal Design, como o Ridge e o North, saberiam me informar se também existe a possibilidade de disponibilizarem o mais recente, Fractal Terra?

https://www.fractal-design.com/introducing-terra/

Desde já agradeço a atenção!
Olá @oldcolar , tudo bem?

Temos 6 unidades desse modelo:
http://www.waz.com.br/gabinete-micro-atx-pcyes-preto-terra-terpt2fca-32077-119668-html/p

Além disso, é possível encomendar os modelos:

Gabinete Mini ITX - Fractal Design Terra - Prata - FD-C-TER1N-02
Gabinete Mini ITX - Fractal Design Terra - Jade - FD-C-TER1N-03
Gabinete Mini ITX - Fractal Design Terra - Grafite - FD-C-TER1N-01

Respondi perguntando "quantos que é" com medo da resposta :bem:

Então finalmente fiz umas upgrades no meu Mini Itx de Baixo Orçamento, um cooler novo, mais ram e um rx 580 2048p 8GB ITX. Sim, uma rx R580 ITX, você não leu errado. Fui comprar um SSD e talvez um i7 3770 (pq meu placa mãe é LGA 1155) e dei de cara com essa GPU, por 300 janjas parecia uma opção melhor que 99% das GPUs que achei na OLX na mesma faixa de preço. Agora é rezar pra passar sem taxa e tá de boa.

S41c49bed689c4f278cf4c2e30f8f08caG.png
tem o link camarada?

tem o link camarada?
Eu to esperando o vendedor mandar a placa, só pra ter certeza que não é enrolação e coisa e tal. Mas ta aparecendo na primeira pagina quando vc procura RX 580 no Ali se quiser arriscar.

ou...
119618-2-Antena_WiFi_2_Eightwood_IPEX_IPX_U_FL_Mini_PCI_para_RP_SMA_2_4GHz_5GHz_5dbi_Preta_119618.jpg

Compre um fita de face dupla, grude atrás do seu monitor. STONKS!

Vai parecer as antigas TV com antena parabólica!!! Pra ficar perfeito só colocando um Bombril na ponta 🤣🤣🤣🤣

Viram esses cases com madeira?

3z9PwJL.jpg

Coisa linda essa build 😍 E que case maravilhoso!

PS: Esse water Cooler é apenas uma personalização com logo da Noctua ou é uma parceria oficial com EKWB?

Última edição:
Ôpa. Olá a todos! Ainda não tinha postado especificamente aqui meu atual SFF então aí vai...

Lian Li Q58-X4 (342x170x270mm 14,5L)
l7Y09La.jpg

6FyVw7w.jpg

Setup:
Placa-Mãe Biostar Racing Z490T-Silver, Chipset Z490, Intel LGA 1200, MiniITX, DDR4, IZ49BIHT-R01-BS210X
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5GHz 4.8GHz Turbo, LGA1200, BX8070811
Memoria Team Group T-Force Delta RGB, 16GB (1x16) DDR4 3200MHz, TF11D416G3200HC16F01 (x2)
SSD Kingston NV1 2TB, M.2 2280 NVMe, Leitura 2100MB/S e Gravação 1700MB/S, SNVS/2000G
Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce® RTX™ 3080 TURBO 10GB (rev. 2.0), GV-N3080TURBO-10GD-REV2.0
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Full Modular, CP-9020186-NA
Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 240mm, MLW-D24M-A18PK-R2
Cooler FAN Noctua 120mm, NF-P12 Redux-1700 PWM (x2)

Aqui uma rápida experiência que tive a oportunidade de fazer antes da VGA em questão ir embora...
Lian Li Q58-X4 com Palit NVIDIA GeForce® RTX™ 3070 TI GameRock OC 8GB, NED307TT19P2-1047G
NTvIX1R.jpg

Essa gigantesca VGA cabe com muuuiiitaaa folga no Q58, rssssssssssssssssss!!!

turma, to montando um desktop pela primeira vez em 10 anos. to completamente por fora e quero montar um mini itx. vou usar uma placa de vídeo mid tier, como 4070 ou 4060, e o ryzen 7 7800x3d. qual recomendam? pode ser importado

turma, to montando um desktop pela primeira vez em 10 anos. to completamente por fora e quero montar um mini itx. vou usar uma placa de vídeo mid tier, como 4070 ou 4060, e o ryzen 7 7800x3d. qual recomendam? pode ser importado

Show!
Dica de itens: b650e-i + 7800x3D + 32gb 6000mhz de ram da kingston fury.
De fonte, tem uma asus rog sfx (acho) de 850w com novo conector e, uma rtx 4070 (eu não posso te recomendar um modelo, pois não os conheço).
Case: Tem o Dan A4 H2O (11l), Meshlicious (14L - importado), LianLi Q58 (14L), FormD T1 (9,5L - importado).
Pro 7800x3D um aircooler é suficiente e você pode montar um case com menos de 10L nessa build!

A WAZ ME RESPONDEU

Respondi perguntando "quantos que é" com medo da resposta :bem:

Então... O cara do SAC me repassou pra um vendedor no dia 16, mandei email e nada. Liguei no dia 20, o próprio vendedor me atendeu, falou que não tinha visto o email, mas repassou pro cara que olha importações... nada. Outro email para saber se tinha atualização ontem, até agora nada.

Só queria um Terra verdinho pra chamar de meu :pepe:

Eaí! Instalei o i7 13700k no meu Ghost S1. Resolvi testar no blender, liguei e em 2segundos deu thermal throttling kkkkkkkkkkkkk.
Para conseguir conter o bichinho, quero limitar o cpu em 125w pra não dar throttling.
E também tive problemas com o SSD da parte de trás da placa mãe que estava na casa dos 85 graus (é o samsung da assinatura).

Perguntas:
1- Tem problema trocar os ssds de lugar??? Acontece algum problema de compatibilidade?

2- Como que eu limito no app o tdp do meu i7? Alguém sabe explicar?

Última edição:
Eaí! Instalei o i7 13700k no meu Ghost S1. Resolvi testar no blender, liguei e em 2segundos deu thermal throttling kkkkkkkkkkkkk.
Para conseguir conter o bichinho, quero limitar o cpu em 125w pra não dar throttling.
E também tive problemas com o SSD da parte de trás da placa mãe que estava na casa dos 85 graus (é o samsung da assinatura).

Perguntas:
1- Tem problema trocar os ssds de lugar??? Acontece algum problema de compatibilidade?

1. Pelo site da ASUS ambos os m.2 são 4.0 x4, então problema de compatibilidade não vai ter, o que pode acontecer é cair a velocidade usando algum USB ou a Internet ao mesmo tempo, visto que o slot de trás vem do chipset e não direto da CPU, então compartilha a transmissão de dados com outros dispositivos. Nessa imagem está "up to", aí tem que ver na placa mãe quantas lanes de PCIE e qual a tecnologia/velocidade da comunicação entre o CPU e o B760, chuto que seja 4.0 x4 já que não encontrei esse dado.

2. BIOS > Ai Tweaker > Asus Multicore Enhancement [Disabled - Enforce All Limits]; isso aqui vai desabilitar o OC padrão da placa mãe que vai ficar socando tensão pra talvez aumentar 2-3% de performance e muito mais consumo/temperatura.
    Ai Tweaker > Internal CPU Power Management; aqui é o que você quer: long/short duration power limit. Dá pra colocar quanto tempo, quanta potência... ai é ficar mexendo nos valores até chegar numa combinação bacana. Se quiser fazer undervolt também pra talvez abaixar ainda mais, dá uma olhada nesse vídeo aqui (inglês) que o cara dá uma passada nesses parâmetros também

1. Pelo site da ASUS ambos os m.2 são 4.0 x4, então problema de compatibilidade não vai ter, o que pode acontecer é cair a velocidade usando algum USB ou a Internet ao mesmo tempo, visto que o slot de trás vem do chipset e não direto da CPU, então compartilha a transmissão de dados com outros dispositivos. Nessa imagem está "up to", aí tem que ver na placa mãe quantas lanes de PCIE e qual a tecnologia/velocidade da comunicação entre o CPU e o B760, chuto que seja 4.0 x4 já que não encontrei esse dado.

2. BIOS > Ai Tweaker > Asus Multicore Enhancement [Disabled - Enforce All Limits]; isso aqui vai desabilitar o OC padrão da placa mãe que vai ficar socando tensão pra talvez aumentar 2-3% de performance e muito mais consumo/temperatura.
    Ai Tweaker > Internal CPU Power Management; aqui é o que você quer: long/short duration power limit. Dá pra colocar quanto tempo, quanta potência... ai é ficar mexendo nos valores até chegar numa combinação bacana. Se quiser fazer undervolt também pra talvez abaixar ainda mais, dá uma olhada nesse vídeo aqui (inglês) que o cara dá uma passada nesses parâmetros também

Achooo que fiz tudo certo, a principio funcionou hehehehe

Última edição:
Como eu só uso para jogos em QHD, eu limitei o TDP do meu i7 em 65w, para manter ele em no máximo 60 graus em jogos e mais silencioso (meu cooler). Aliás, eu só uso o PC pra trabalhar (trabalho com word) e para jogos. E não senti perda de desempenho de 125w para 65w nos jogos que eu jogo.
Em comparação com o i5 9400f, senti um ganho de desempenho de 30% mesmo limitando o tdp.

Para uso normal do dia a dia, abertura de docs, etc, senti um boom de desempenho absurdo.

Perguntas:

Pois é... Tenho vontade de montar um setup num case bem pequeno, como o novo Fractal Terra, por exemplo. O grande empecilho continua sendo as temperaturas do processador. Há alguns meses, tentei resfriar o meu Ryzen 7, primeiro com um NH-L9a-AM4 e depois com NH-L12 Ghost S1 Edition. Para atividades leves, ambos os coolers atendiam bem, mas em jogos, as temperaturas chegavam a mais de 90º. Se não tiver como usar um AIO de pelo menos 240mm, fica inviável pra mim.

Respondendo sua pergunta de número 1: não deveria ter problemas de compatibilidade, mas talvez você perderia algum desempenho, visto que, normalmente o slot frontal da placa trabalha com mais velocidade da PCIe. Mas isso pode variar conforme especificações do fabricante.

Eu resolvi o problema de aquecimento do meu segundo SSD colocando um dissipador nele. Antes 75º, agora 60º. Se seu case permitir, considere uma solução válida e não custa muito.

Última edição:
Pois é... Tenho vontade de montar um setup num case bem pequeno, como o novo Fractal Terra, por exemplo. O grande empecilho continua sendo as temperaturas do processador. Há alguns meses, tentei resfriar o meu Ryzen 7, primeiro com um NH-L9a-AM4 e depois com NH-L12 Ghost S1 Edition. Para atividades leves, ambos os coolers atendiam bem, mas em jogos, as temperaturas chegavam a mais de 90º. Se não tiver como usar um AIO de pelo menos 240mm, fica inviável pra mim.

Respondendo sua pergunta de número 1: não deveria ter problemas de compatibilidade, mas talvez você perderia algum desempenho, visto que, normalmente o slot frontal da placa trabalha com mais velocidade da PCIe. Mas isso pode variar conforme especificações do fabricante.

Eu resolvi o problema de aquecimento do meu segundo SSD colocando um dissipador nele. Antes 75º, agora 60º. Se seu case permitir, considere uma solução válida e não custa muito.

Entre os SSDs não teve nenhum problema de compatibilidade e nem precisei mudar a ordem de boot na bios.

O problema de aquecimento do SSD resolvi da seguinte forma:
Eu tinha colocado o SSD da XPG na frente da mobo e o Samsung atrás entre a MOBO e GPU. Esse SSD XPG vem com heatsink de fábrica ao passo que o Samsung não.
Eu não tinha colocado o SSD cover da mobo, pois o SSD XPG já tinha de fábrica o heatsink.
Então, peguei e coloquei o SSD da XPG atrás com seu heatsink de fábrica e coloquei o cover de SSD original da mobo com thermal pad em cima do SSD Samsung na frente.
E.... Todos os problemas relativos a SSD foram resolvidos!

No tocante a CPU, eu limitei o TDP em 65w (mesmo do i5 9400f) e sinceramente meu desempenho está 30% superior ao i5 9400f e o cooler está beeeem mais silencioso. Sinceramente não preciso de muuuita performance de CPU e, só peguei o i7 pela longevidade. Se for necessário troco de case e coloco um WC.

No seu caso, não tem interesse em ir pra geração 7000 dos Ryzen? Pois eles são mais frios, beeeem mais frios, pelo que vejo.
Pois é, eu pretendo fazer upgrade de case, mas não agora, não sei se sub10L igual ao Ghost ou se num um pouco maior.

Pretendo importar um Formd T1 v2 ou um Meshroom S e, aí sim, compraria um Watercooler para o I7.
Na minha mesa tem um espaço perfeito esperando um case vertical, dedinho pra comprar o Meshroom chega a coçar! Mas ao mesmo tempo eu viajo levando meu case de um lado para o outro, daí eu precisaria comprar um notebook gamer pra viajar.

Independente do case que eu comprar, pretendo pegar uma fonte nova SFX da Asus com o conector novo e, também, comprar uma 4090 ou apenas upar quando chegar a série 5000

Entre os SSDs não teve nenhum problema de compatibilidade e nem precisei mudar a ordem de boot na bios.

O problema de aquecimento do SSD resolvi da seguinte forma:
Eu tinha colocado o SSD da XPG na frente da mobo e o Samsung atrás entre a MOBO e GPU. Esse SSD XPG vem com heatsink de fábrica ao passo que o Samsung não.
Eu não tinha colocado o SSD cover da mobo, pois o SSD XPG já tinha de fábrica o heatsink.
Então, peguei e coloquei o SSD da XPG atrás com seu heatsink de fábrica e coloquei o cover de SSD original da mobo com thermal pad em cima do SSD Samsung na frente.
E.... Todos os problemas relativos a SSD foram resolvidos!

No tocante a CPU, eu limitei o TDP em 65w (mesmo do i5 9400f) e sinceramente meu desempenho está 30% superior ao i5 9400f e o cooler está beeeem mais silencioso. Sinceramente não preciso de muuuita performance de CPU e, só peguei o i7 pela longevidade. Se for necessário troco de case e coloco um WC.

No seu caso, não tem interesse em ir pra geração 7000 dos Ryzen? Pois eles são mais frios, beeeem mais frios, pelo que vejo.
Pois é, eu pretendo fazer upgrade de case, mas não agora, não sei se sub10L igual ao Ghost ou se num um pouco maior.

Pretendo importar um Formd T1 v2 ou um Meshroom S e, aí sim, compraria um Watercooler para o I7.
Na minha mesa tem um espaço perfeito esperando um case vertical, dedinho pra comprar o Meshroom chega a coçar! Mas ao mesmo tempo eu viajo levando meu case de um lado para o outro, daí eu precisaria comprar um notebook gamer pra viajar.

Independente do case que eu comprar, pretendo pegar uma fonte nova SFX da Asus com o conector novo e, também, comprar uma 4090 ou apenas upar quando chegar a série 5000
Que bom que conseguiu sanar todos os perrengues com os SSDs.
Ainda não fiz testes com o TDP do meu processador. Talvez eu consiga dá uma melhorada, mas agora com um AIO, ainda não tive temperaturas superiores aos 75º. Talvez não haja mesmo necessidade de travar o rendimento do processador via bios.
Bom, trocar de geração de processador agora é inviável... Não faz nem 8 meses que montei esse setup. Me atende super bem para o momento. Pra mudar agora seria preciso trocar todo o conjunto, para a nova arquitetura e como sabe, não é fácil encontrar peças para mini ITX por aqui. Quero descansar um pouco de preocupações e custos com importação. Talvez nos próximos 2 a 3 anos. Também penso em montar algo compacto que aceita mobo MATX. Isso facilitaria muito as coisas. Até lá, quem sabe teremos mais opções de cases compactos, compatíveis com o formato.

5700X esquentando isso tudo? Troquei o cooler stock da AMD para um Jonsbo HX6200D e não vejo mais que 70°C jogando no meu 5800X3D, tudo bem que tem undervolting, o case é aberto... depos rodo um R23 nele pra ver se torra

5700X esquentando isso tudo? Troquei o cooler stock da AMD para um Jonsbo HX6200D e não vejo mais que 70°C jogando no meu 5800X3D, tudo bem que tem undervolting, o case é aberto... depos rodo um R23 nele pra ver se torra
Sim, um R7 5700X num cooler low profile, em condições stock, não tem milagre rsrs.
Como eu disse, as temperaturas chegaram a bater 90º, mas isso ocorria somente em games, e não era em 100% dos casos, o que não quer dizer que eu deveria me contentar com o resultado. Jamais tive processadores com temperaturas tão altas e quero mais é que eles durem anos...
Seu undervolt, com certeza deve tá ajudando a esfriar um pouco o menino...

Então... O cara do SAC me repassou pra um vendedor no dia 16, mandei email e nada. Liguei no dia 20, o próprio vendedor me atendeu, falou que não tinha visto o email, mas repassou pro cara que olha importações... nada. Outro email para saber se tinha atualização ontem, até agora nada.

Só queria um Terra verdinho pra chamar de meu :pepe:
"FIM" DA NOVELA

Pelo visto o Terra tá vendendo igual água mesmo, tenho notado ele fora de estoque em quase todos as lojas na europa e EUA, e aqui não foi diferente:
O gabinete que você pediu não está disponível, nem na distribuidora e nem na fábrica.
Ele está com data de disponibilidade para final de Agosto na fábrica, e deve chegar na Waz até o final de Outubro, até ele estar disponível na fábrica não tem como saber qual preço será praticado.
Peço desculpas pela demora em responder, por conta do fuso-horário é bem difícil contato com a fábrica e seus representantes.
Deixei anexo uma lista de gabinetes que tenho no estoque e uma lista do que está para chegar até 05/08 na Waz.

Bom que até lá vou fazendo um pézinho de meia pra comprar ele. Se alguém tiver interesse nessa lista, o que tem de SFF nela é só o Node 202 e Node 304. Tem o Fractal North também que não é a nossa praia, mas não deixa de ser bonito.

"FIM" DA NOVELA

Pelo visto o Terra tá vendendo igual água mesmo, tenho notado ele fora de estoque em quase todos as lojas na europa e EUA, e aqui não foi diferente:

Bom que até lá vou fazendo um pézinho de meia pra comprar ele. Se alguém tiver interesse nessa lista, o que tem de SFF nela é só o Node 202 e Node 304. Tem o Fractal North também que não é a nossa praia, mas não deixa de ser bonito.

Vai vir ao mesmo preço do Fractal Ridge (minha opinião)

Users who are viewing this thread

Voltar