Mas se o X4 for parecido com o último, pelo menos ele te dá um norte, existe um senso de progressão, você consegue ver a sua evolução. Ela tem impacto no universo. Muito diferente de Elite, por exemplo. Não importa o que você faça no Elite. As ações dos jogadores não tem importância alguma e no final das contas, o que vale é a sua "realização pessoal" de ter feito algo "fantástico" que resultou em.... nada.
Acho que qualquer sandbox que apenas te diga "oh, pega aí e veja o que consegue fazer" é só um pretexto de um jogo. No caso da série X, essa progressão sempre existiu. O jogo nem precisa ter uma história propriamente dita. O que não pode acontecer é deixar o sandbox apenas na mão do jogador.
Inserir facções, alianças e conflitos no mundo do jogo. Criar eventos aleatórios que deem ao jogador a possibilidade de interagir, piorar ou melhorar uma situação. O objetivo é sempre evoluir. Mas o mundo do jogo precisa te dizer e te mostrar isso. Os eventos no Elite, por exemplo, existem, mas não servem para absolutamente nada. Estão lá apenas momentaneamente e quando acabam, tudo volta ao normal. Quem participou dele, brincou um pouco. Quem não participou, nem ficou sabendo que existia e não vai impactar em nada seu gameplay.
Ah sim...isso a serie X é completamente diferente do que ocorre no ED. O universo nessa serie é dinamico, VIVO e evolui e tem consequencias conforme suas ações, e agora no X4 tambem em função das açoes dos NPC´s...vamos ver se a IA vai cumprir bem o seu papel desde o inicio ou sera preciso alguns updates para fazer ela entrar no eixo.