Ultimamente, estou jogando o Star Wars Jedi: Fallen Order (versão da Origin). Adorando o jogo, enredo e mecânicas (sem falar que sou “tarado” pela franquia de livros e filmes Star Wars). Quando deixei os FPS “soltos” (e V-Sync desativado), foi um show de stutterings.
Para amenizar, A-M-E-N-I-Z-A-R, tive que ativar o V-Sync (no menu do jogo) e travar 60 no Adrenalin Driver (na opção FRTC; até tenho o MSI Afterburner com o Riva Tuner para travar, além é claro de acompanhar as taxas de quadros, frequências, temperaturas e a linha de FPS, mas prefiro travar no driver mesmo). Segui um tutoral no YouTube e fiz todos os procedimentos no Windows 11 para otimizar a execução do jogo, os stutterings diminuíram, mas ocorrem com menor intensidade.
O engraçado é que no GTA V, a título de exemplo, usa a API DirectX 11 e está muito bem otimizado, não percebo essas famigeradas travadinhas (como ocorriam em 2015/2016, eu me lembro e o larguei por um tempo até resolverem...), deixo o V-Sync desativado e travo 117 no Adrenalin driver (meu monitor opera em 120Hz 10bits), e o jogo roda estável e fluído, provavelmente a Rockstar Games, juntamente com a AMD, fizeram o dever de casa.
Enfim, apenas relatei a minha experiência. Só nos resta aguardar os próximos drivers (WHQL), ativar o V-Sync, travar o jogo em 60 e não usar o MSI Afterburner/RTSS, e curtir o jogo (ignorando essas travadinhas).