Cara, há informações de que a MS teve uma receita de quase 3b com o game pass por ano.
Starfield custou 200 milhoes para a empresa e levou no mínimo uns 5 anos para fazer, ai tu faz as contas e vê que a conta está bem positiva para a MS.
Aaaah mas tem outros jogos? Sim, de fato tem outros jogos, o que faz com que o líquido seja beeem mais baixo, mas ainda assim é lucro.
Tem que colocar nessa conta várias pessoas que vão deixar de comprar o jogo mas vão assinar o serviço, sendo que um jogo denso desses, muitas vezes as pessoas levam ai uns 2-3 meses para terminar jogando full time o jogo. Nisso quase pagou o jogo sem ter ele de fato e só tendo jogado ele.
Ou seja, se a pessoa assinar o game pass e ficar 3 meses jogando somente o starfield, era mais negócio comprar o jogo. Claro que a maioria não coloca isso na conta, a maioria vai pensar "pelo preço do jogo eu assino 3-4 meses de game pass, termino o jogo e tenho outras coisas para jogar ainda". E se mesmo isso ocorrer, para a MS é interessante de qualquer forma.
Claro, existe muito daqueles que já assinam o serviço já a mais tempo, mas, ainda assim, a conta é muito provavel mais favorável a MS.
Vamos fazer um raciocinio. Hoje o game pass ultimate está 50 reais por mês. Claro, com o sistema de conversão ele fica mais barato, então vamos colocar uma média de 360 reais por ano.
Um jogador mais casual jogaria o que? Uns 4 AAA por ano, gastando ai em média de 250 por jogo. Só que o jogo não sendo da MS nem todo esse valor vai para ela, só uma porcentagem. Por sua vez a MS garante 360 reais para ela por ano.
Ou seja, ela ganha nos casual e talvez perca nos hardcore, mas a balança será positiva.
Ainda, se ela lança jogos AAA ela acaba atraindo outro público, que muitas vezes acabam pagando até mais que o jogo com a assinatura sem jogar muitas outras coisas que aquele jogo.