Então, não sei em quais termos se deram a transferência da propriedade Alan Wake à Remedy, mas definitivamente QB teria um papel importante nesse universo, especialmente com os conceitos trazidos lá no Control. Joguei QB pela primeira vez esse ano antes de AW1, 2 e Control porque disseram que não teria relação, mas logo em Control eu percebi várias similaridades de cara. Similaridades, vale dizer, não apenas de caráter artístico ou estilístico, mas de ideias e conceitos. Para mim, QB está tão dentro do universo de AW quanto o próprio Control, e já dizia o sábio: uma porta que está no meio de dois lugares, está em dois lugares ao mesmo tempo.
Edit: só para registrar, não vou entrar em detalhes por razões óbvias, mas a história de QB e AW2 são estruturalmente bastante parecidas. Posso elaborar melhor via MP, mas o fim de AW2 é bastante parecido com o fim de QB no sentido da própria ideia, fora algumas outras similaridades mais óbvias que eu também não vou comentar em respeito a quem não jogou.