Como já foi citado acima, os jogos da From Software estão longe do impossível. A diferença deles para outros jogos é que a IA dos mobs é muito boa e os mesmos possuem diversas sequências de movesets. Aumenta ou diminuir o jogo não faz o menor sentido e vou explicar o motivo pelo meu ponto de vista e também baseado nos fatos :
Jogos em geral : Possuem níveis de dificuldades. As dificuldades são baseadas no dano que você leva e no dano que os mobs levam. O que isso significa ? Quando maior a dificuldade, mais tempo demora para matar um mob ou boss, além de você morrer com 1 ou 2 hits, logo, o jogo ficar extremamente chato e lento, pois independente do seu lvl, os mobs e bosses quase não perdem vida, a dificuldade é baseada simplesmente em transformá-los em esponja de dano. Eu já precisei matar mobs simples com 10-20 hits em god of war (último game que joguei e platinei). Além disso, os mobs e bosses não possuem movesets interessantes e diversificados, no god of war, por exemplo (e ena grande maioria dos jogos tbm), a maioria dos inimigos possuem 1 ou 2 movesets, apenas, então basicamente não tem oq que aprender, é simplesmente apertar um botão e desviar de 1 moveset, esquivando e ponto. Junte isso com a dificuldade e você terá vários minutos seguidos fazendo a mesma coisa sem parar, vendo os mesmo movimento, é como se o jogador não superasse naquele momento, como se ficasse em estado de letargia e repetindo a mesma coisa, onde no fim, não parece ter nenhuma conquista a ser feita.
Jogos da from software : Possui dificuldade única. Como o básico do básico de qualquer RPG, a dificuldade é feita pelo jogador. Tudo depende de como sua build é construída e se ela é escalonada corretamente com suas armas e skills, logo, é necessário compreender os stats e distribuí-los de maneira correta para o modo como quer jogar (eu consigo matar bosses com 2 hits, literalmente, em elden ring, pois criei uma build bastante forte e estou de guerreiro e greatsword, não é nem com magia, que costuma ser mais apelão e "fácil"). Outro ponto da dificuldade é baseada na IA dos personagens e na capacidade do jogador em aprendê-las e superá-las, visto que existem diversos movesets para cada um, até mesmo para um simples mob. Logo, o jogador precisa se concentrar e trabalhar seu cérebro, se atentar a cada movimento do inimigo, pois se ele mexer a perna esquerda o moveset será diferente de caso ela mexa a perna direita e por aí vai, com uns 5-10 movesets diferentes para a maioria dos inimigos e principalmente bosses. Dessa forma, existe um sentimento muito bom de superação e progresso, que pra mim, é a verdadeira essência de um jogo soulslike da from software. Você sente que está realmente enfrentando um inimigo de verdade, você precisa pensar e superá-lo se quiser progredir (detalhe que nas batalhas os bosses falam frases de efeito quando você morre ou até mesmo durante a batalha). A curva de aprendizagem é muito boa e inteligente, o que faz o jogo ser tão viciante, na minha opinião. Matar um boss aqui é simplesmente incrível, o jogador sente que realizou algo grandioso e o principal, conseguiu superar a si mesmo.
Concluindo, a diferença de dificuldade dos jogos "padrões" para souslike da from software são baseadas no quanto o jogador está disposto a pensar e aprender bastante, e isso pode ser muito difícil para muitos jogadores pelo simples fato que a maioria quer sentar na poltrona e desopilar, o que não tem NADA de errado, na real, a essência de jogar é realmente fazer algo como hobby, que te tire os estresses do dia a dia. Mas todo esse texto foi feito para explicar as diferenças nos jogos e o que torna a dificuldade da from software tão exclusiva e interessante, pois é uma dificuldade que está quase que 100% atrelada ao próprio jogador, então depende do quanto o mesmo quer se aplicar no jogo.
Não acho que a empresa deve mudar seu formato (pelas entrevistas, eles mesmo não querem fazer isso, ainda bem), e nem sei como ele poderiam fazer isso, pois como eu disse, com poucos hits é possível matar um boss, a dificuldade é baseada na IA, então um modo fácil seria deixar a IA menos inteligente e agressiva ?? Isso o tornaria muito parecido com os outros jogos que temos no mercado, consequentemente perdendo uma de suas essências, que é a melhor IA de combate do mercado. Se eles encontrarem alguma forma bem inteligente de fazer algo mais "fácil", não sou contra, sou a favor de inclusão. Mas no formato atual, ao meu ver, é impossível fazer algo diferente, pq tu é baseado na IA e no quão interessante ela é. O modo fácil já está no jogo e para isso é saber como fazer uma build (rpg básico) ou invocar amigos online ou invocar NPCs ou lutar à distância (mago)...Tudo depende se o jogador quer fazer isso ou não. Apenas dizer que o jogo é difícil e fim de papo é algo extremamente raso.
Quando um jogo possui particularidades que o tornam únicos, é quando mais precisamos que os mesmos não mudem sua essência. Quando queremos que todos jogos possuam a mesma base (no caso, ter dificuldades e consequentemente IA mais fraca), ironicamente, estamos lutando contra a diversificação.