John Carmack, consultor do time de VR da Meta, deixa a empresa. 'Cansei da luta'
- Carmack ingressou na Oculus em 2013 como CTO, antes de sua aquisição pelo Facebook.
- Ele é um designer de jogos bem conhecido e considerado, que assumiu uma nova função de consultor na Oculus em 2019.
- Frequentemente critica o progresso do Facebook em AR/VR, a nota de saída de Carmack instou as pessoas a "se importarem".
John Carmack, CTO consultor dos esforços de realidade virtual da
Meta, está saindo da empresa, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a empresa.
Sua saída ocorreu na sexta-feira, disseram as pessoas. Carmack, que tem criticado abertamente os avanços da Meta em AR e VR, essenciais para suas ambições de
metaverso, postou no fórum interno do local de trabalho da empresa sobre sua decisão de sair.
"Construímos algo bem próximo da coisa certa",
disse Carmack na nota, vista pelo Insider. "A questão é a nossa eficiência."
No geral, Carmack disse que simplesmente "cansou da briga" com a Meta, anteriormente conhecida como Facebook, que adquiriu a Oculus em 2014. Apesar de ser um dos headsets VR mais conhecidos e populares do mercado, a Meta mudou o nome da marca no último ano para Meta Quest. A Oculus foi fundada por
Palmer Luckey em 2012, com Carmack chegando como seu primeiro CTO em 2013.
"Eu tenho minha própria startup para administrar, mas a luta ainda pode ser vencida!" Carmack acrescentou em sua nota. "Talvez seja realmente possível chegar lá apenas seguindo em frente com as práticas atuais, mas há muito espaço para melhorias. Tome decisões melhores e preencha seus produtos com 'Dê a mínima!'"
Um porta-voz da Meta se recusou a comentar. Carmack não respondeu a um pedido de comentário. Ele fundou no início deste ano a Keen Technologies, empresa focada no desenvolvimento de tecnologias de IA.
Carmack é um dos nomes mais respeitados dos videogames, em grande parte graças ao seu papel na co-criação das franquias pioneiras "Doom" e "Quake". Esse prestígio ajudou a tornar Carmack um dos embaixadores mais importantes da Meta ao vender sua visão de realidade virtual e aumentada para os jogadores que também são um de seus principais dados demográficos.
Durante a conferência de desenvolvedores da Meta em outubro, Carmack apresentou uma palestra solo de uma hora sobre o headset Oculus ou Quest da empresa. Ele admitiu que tinha muitos motivos para estar
"mal-humorado", como a taxa de progresso da empresa em avanços tecnológicos e a funcionalidade básica dos headsets. Ele disse que era frustrante ouvir pessoas dentro da Meta que achavam os headsets Quest 2 tão pouco confiáveis que se recusavam a usá-los para o trabalho ou a demonstrá-los para pessoas de fora da empresa.
"Dói-me ouvir as pessoas dizerem que nem mesmo tiram seus headsets para se exibir na empresa porque sabem que vai ser uma bagunça carregar e atualizar antes que eles possam fazer algo legal", disse Carmack na época. "VR deve ser uma delícia de demonstração para seus amigos."
Carmack disse que o Meta fez algumas melhorias. Na sexta-feira, ele escreveu "A realidade virtual pode trazer valor para a maioria das pessoas no mundo, e ninguém está melhor posicionado para fazer isso do que a Meta".
No início deste ano, Carmack
reconheceu que o aumento de preço de $100 para o headset Quest aconteceu porque os aplicativos metaversos gratuitos da empresa, dos quais a Meta obtém pouca receita em compras no aplicativo, eram mais populares do que seus jogos premium.
The social media company is betting big on the metaverse, an immersive version of the internet. Carmack was an integral part of this.
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