[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chico
  • Data de Início Data de Início
Como eu disse, sem números oficiais de vendas, faturamento, etc., é impossível afirmar se essas empresas iriam ganhar ou perder dinheiro, caso decidissem optar por preços regionais mais justos (note que eu sequer estou discutindo o preço base). Só procurei demonstrar que, mesmo pela tabela antiga da Valve, os tais preços regionais não são justos há um bom tempo - principalmente no Brasil.
Mas a questão é essa, não existe justiça no mercado
O que eles deveriam fazer é uma region lock que funciona de verdade (não é tão difícil assim, é só juntar ip + crédito local), e aí sim medir o quanto que o cidadão daquele país está disposto a pagar
Mas eu aposto 2 litros de Dolly Cola gelado e um pacote de fandangos presunto, que esse número, para AAA, seria maior que 70

No mais, o Gabe já falou como parar a pirataria, se o serviço não está valendo a pena, a gente tem que demonstrar parando de comprar

dade de poder de compra
Complementando meu post anterior, seguem dados do Banco Mundial (os mais recentes, de 2021) e do Fundo Monetário Internacional (os mais recentes, de 2022) sobre o produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) per capita de alguns países, em dólares internacionais (Int$ - uma moeda fictícia usada por organizações internacionais para eliminar as diferenças de poder de compra, quando comparando economias nacionais):

PAÍS
BANCO MUNDIAL
FMI
Estados Unidos​
69,287.5​
74,817​
Turquia​
30,737.0​
35,722​
Argentina​
23,649.7​
23,939​
Brasil​
16,031.1​
22,754​

Como vocês podem ver, o Brasil é o país mais pobre (tecnicamente, o país com o menor poder de compra) entre essas quatro economias.

De acordo com o Banco Mundial, os EUA têm um poder de compra 4.32 vezes maior que o do Brasil. E, segundo o FMI, o poder de compra dos americanos é 3.28 vezes maior que dos brasileiros. Em média, então, podemos dizer que o poder de compra deles é 3.8 vezes maior que o nosso.

Um lançamento AAA custa 70 USD nos EUA. Considerando o poder de compra do brasileiro, o mesmo jogo deveria custar mais ou menos 18.5 USD no nosso país - cerca de 95 BRL, na cotação de hoje (dólar comercial).

Só que, como eu disse antes, a taxa de câmbio comum não leva em conta outros fatores, como o poder de compra e padrão de vida da população. Pela PPC, para comprar 1 USD, deveriam ser necessários 2.52 BRL.

Por essa lógica, um jogo de valor equivalente a 70 USD, nos EUA, deveria custar 47 reais no Brasil.

Querem outra prova disso, sem precisar entrar no mérito de PPC? Basta comparar a renda média entre americanos e brasileiros.

Pelos dados do governo dos EUA mais recentes (último trimestre de 2022), os americanos receberam um salário semanal de 1085 USD - 4340 USD por mês, em média. Já no Brasil, a renda mensal média do trabalhador, no terceiro trimestre de 2022 (dados oficiais mais recentes), foi de 2737 BRL.

Um jogo de 70 USD corresponde a 1.62% do salário mensal do americano médio. No Brasil, esses mesmos lançamentos custam pelo menos 350 BRL. 350 reais são 12.78% do salário mensal médio brasileiro - quase oito vezes mais.

Tomando a renda média como base, um jogo de 70 USD deveria custar, proporcionalmente, 45 reais no Brasil (~1.62% de 2737 BRL).

Tenho certeza absoluta que se um lançamento AAA custasse, no máximo, 50 reais, a imensa maioria dos usuários não estaria arriscando perder suas contas (contrariando os termos de serviço) para comprar em outros países. Até porque, pela mesma lógica, os preços seriam menores no Brasil, em comparação com Argentina e Turquia.

Lembrando que esse valor é o pior cenário possível, já que nem toda empresa adotou o preço base de 70 USD (muito menos para jogos de PC), e indies costumam custar a metade, um terço ou até um quarto disso.

Em resumo: preços regionais nunca foram justos, e a nova tabela da Valve (com a justificativa de "corrigir a variação de câmbio"), só serviu para colocar sal na ferida, já que publishers grandes nunca a seguiram - e continuam não seguindo, aumentando os preços acima até mesmo dos novos valores sugeridos.

P.S.: De todos os posts que já escrevi sobre o assunto, esse foi o que mais deu trabalho, em razão das pesquisas, cálculos e tudo o mais. A partir de agora, vou dar um tempo nessa discussão, por já ter esgotado todos os meus argumentos, e também por não enxergar qualquer possibilidade de mudança para essas práticas injustas, abusivas e anticonsumeristas - no curto, médio ou longo prazo. Infelizmente.

Ótima análise mas tem duas coisas que estão sendo desconsideradas:

1) Impostos sobre os jogos/eletrônicos em cada país.
2) Enquanto você faz uma conta considerando o brasileiro médio, jogos/gamers é um mercado bem específico. Uma empresa estabelece o preço de um jogo como Elden Ring em R$249 pois eles sabem que o consumidor deles não é o brasileiro médio. O que eu quero dizer é, o mais importante para estabelecer um preço não é a condição do consumidor médio do país todo, mas sim o consumidor médio dentro daquela categoria de produto - isso para todos os produtos e serviços não essenciais/supérfluos.

No mais, o Gabe já falou como parar a pirataria, se o serviço não está valendo a pena, a gente tem que demonstrar parando de comprar

Ou seja, isso nunca vai acontecer. Eu vejo aqui mesmo nesse tópico. Gente que tem informação a respeito do que compra e de como conseguir economizar, mas ainda assim ignoram alternativas como o Game Pass pra comprar jogo caro no Steam que ele nem vai jogar. Muita gente pagando preço cheio por jogo que está no Game Pass e que valeria no máximo uma locação nos bons tempos dos cartuchos e CDs.

Passa a mensagem exata às publishers de que podem aumentar o preço o quanto quiser por aqui que ainda vai ter muita gente pagando o que pedem.

Ou seja, isso nunca vai acontecer. Eu vejo aqui mesmo nesse tópico. Gente que tem informação a respeito do que compra e de como conseguir economizar, mas ainda assim ignoram alternativas como o Game Pass pra comprar jogo caro no Steam que ele nem vai jogar. Muita gente pagando preço cheio por jogo que está no Game Pass e que valeria no máximo uma locação nos bons tempos dos cartuchos e CDs.

Passa a mensagem exata às publishers de que podem aumentar o preço o quanto quiser por aqui que ainda vai ter muita gente pagando o que pedem.
Isso que tu não queria citar o tópico do PS5 né

Complementando meu post anterior, seguem dados do Banco Mundial (os mais recentes, de 2021) e do Fundo Monetário Internacional (os mais recentes, de 2022) sobre o produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) per capita de alguns países, em dólares internacionais (Int$ - uma moeda fictícia usada por organizações internacionais para eliminar as diferenças de poder de compra, quando comparando economias nacionais):

PAÍS
BANCO MUNDIAL
FMI
Estados Unidos​
69,287.5​
74,817​
Turquia​
30,737.0​
35,722​
Argentina​
23,649.7​
23,939​
Brasil​
16,031.1​
22,754​

Como vocês podem ver, o Brasil é o país mais pobre (tecnicamente, o país com o menor poder de compra) entre essas quatro economias.

De acordo com o Banco Mundial, os EUA têm um poder de compra 4.32 vezes maior que o do Brasil. E, segundo o FMI, o poder de compra dos americanos é 3.28 vezes maior que dos brasileiros. Em média, então, podemos dizer que o poder de compra deles é 3.8 vezes maior que o nosso.

Um lançamento AAA custa 70 USD nos EUA. Considerando o poder de compra do brasileiro, o mesmo jogo deveria custar mais ou menos 18.5 USD no nosso país - cerca de 95 BRL, na cotação de hoje (dólar comercial).

Só que, como eu disse antes, a taxa de câmbio comum não leva em conta outros fatores, como o poder de compra e padrão de vida da população. Pela PPC, para comprar 1 USD, deveriam ser necessários 2.52 BRL.

Por essa lógica, um jogo de valor equivalente a 70 USD, nos EUA, deveria custar 47 reais no Brasil.

Querem outra prova disso, sem precisar entrar no mérito de PPC? Basta comparar a renda média entre americanos e brasileiros.

Pelos dados do governo dos EUA mais recentes (último trimestre de 2022), os americanos receberam um salário semanal de 1085 USD - 4340 USD por mês, em média. Já no Brasil, a renda mensal média do trabalhador, no terceiro trimestre de 2022 (dados oficiais mais recentes), foi de 2737 BRL.

Um jogo de 70 USD corresponde a 1.62% do salário mensal do americano médio. No Brasil, esses mesmos lançamentos custam pelo menos 350 BRL. 350 reais são 12.78% do salário mensal médio brasileiro - quase oito vezes mais.

Tomando a renda média como base, um jogo de 70 USD deveria custar, proporcionalmente, 45 reais no Brasil (~1.62% de 2737 BRL).

Tenho certeza absoluta que se um lançamento AAA custasse, no máximo, 50 reais, a imensa maioria dos usuários não estaria arriscando perder suas contas (contrariando os termos de serviço) para comprar em outros países. Até porque, pela mesma lógica, os preços seriam menores no Brasil, em comparação com Argentina e Turquia.

Lembrando que esse valor é o pior cenário possível, já que nem toda empresa adotou o preço base de 70 USD (muito menos para jogos de PC), e indies costumam custar a metade, um terço ou até um quarto disso.

Em resumo: preços regionais nunca foram justos, e a nova tabela da Valve (com a justificativa de "corrigir a variação de câmbio"), só serviu para colocar sal na ferida, já que publishers grandes nunca a seguiram - e continuam não seguindo, aumentando os preços acima até mesmo dos novos valores sugeridos.

P.S.: De todos os posts que já escrevi sobre o assunto, esse foi o que mais deu trabalho, em razão das pesquisas, cálculos e tudo o mais. A partir de agora, vou dar um tempo nessa discussão, por já ter esgotado todos os meus argumentos, e também por não enxergar qualquer possibilidade de mudança para essas práticas injustas, abusivas e anticonsumeristas - no curto, médio ou longo prazo. Infelizmente.
Bela postagem!

Algo que deveria custar 45 reais custa 300 reais.
Se ao menos pudesse repassar o jogo pra outra pessoa, daria pra aliviar essa cacetada (mídia física).

Preço seis vezes mais caro do que deveria custar.
Minha consciência pesa seis vezes menos ao embarcar rumo aos sete mares.

• Curtir
Reações: EeK
Até quem joga no PS5 anda economizando mais ultimamente se tiver paciência pra revender jogo físico. Tristes tempos em que chegamos no PC, mas tem muita culpa dos consumidores também.
Últimos lançamentos que joguei e vou jogar alugando no PS5 : Midnight Suns, Callisto Protocol, Dead Space Remake, Hogwarts Legacy, Star Wars Survivor = R$ 300 (entre 10 a 30 dias de aluguel dependendo de cada game). Com esse valor gasto eu só poderia comprar UM.
PC também economizei jogando The Outer Worlds + Hi Fi Rush no game pass (R$ 5). No fim só quero jogar, seria bom ter tudo na coleção e contas próprias? Sim, mas isso anda custando muito caro.

Últimos lançamentos que joguei e vou jogar alugando no PS5 : Midnight Suns, Callisto Protocol, Dead Space Remake, Hogwarts Legacy, Star Wars Survivor = R$ 300 (entre 10 a 30 dias de aluguel dependendo de cada game). Com esse valor gasto eu só poderia comprar UM.
PC também economizei jogando The Outer Worlds + Hi Fi Rush no game pass (R$ 5). No fim só quero jogar, seria bom ter tudo na coleção e contas próprias? Sim, mas isso anda custando muito caro.

Meu PS5 pega poeira porque não tenho paciência de revender jogo e aqui só tem uma locadora que nem sei se ainda funciona. Estou cogitando seriamente em vender e ficar apenas no PC mesmo comprando só aquilo que vou jogar e aproveitando promoções.

O cenário no PC mudou completamente e os tempos de comprar pra testar ou deixar encostado acabaram, infelizmente.

Saudades da época onde se podia alugar fitas na locadora e vc se matava de jogar para não gastar muito...

No PS existe o mercado de aluguel de contas, que é vantajoso demais para quem não quer ter coleção, no PC essa prática não se criou, mesmo tendo ferramentas para isso acontecer.
Isso iria gerar outro tipo de discussão.

E no fim, o novo tipo de aluguel "naquelas" é o gamepass, mas sem a possibilidade de "escolher" o que quer jogar.

Quanto tempo demora pra liberarem o cartão MP? Tô na fila de espera uns dias e até agora nada, até perdi o Sonic Frontiers em promoção hehe

Meu PS5 pega poeira porque não tenho paciência de revender jogo e aqui só tem uma locadora que nem sei se ainda funciona. Estou cogitando seriamente em vender e ficar apenas no PC mesmo comprando só aquilo que vou jogar e aproveitando promoções.

O cenário no PC mudou completamente e os tempos de comprar pra testar ou deixar encostado acabaram, infelizmente.
O maior segredo é conseguir se libertar de ter o jogo na biblioteca...tem uma hora que se percebe que quase nada ali é "rejogado", então basicamente foram gastos 250, 300, 350 reais e o player só joga 1 vez e nunca mais toca. Qual a diferença então em ter o game na biblioteca ? Nenhuma.

No futuro, quando quiser jogar novamente, com essa grande leva de jogos que temos...vai tá barato, então é só pegar e curtir de novo.

No ps5 eu só comprei TLOU2 (na promo), mas zerei os exclusivos revendendo todos e lucrando ainda...e agora no PC, abri minha mente totalmente para serviços. Só compro jogo que eu realmente tenha um carinho diferenciado (e mesmo assim, só compro se eu for jogar ele outras vezes em pouco tempo, aproveitar todo o conteúdo, etc, se for pra zerar 1 vez e tchau...não compro).

Obviamente, vão aparecendo exceções, mas raras.

O maior segredo é conseguir se libertar de ter o jogo na biblioteca...tem uma hora que se percebe que quase nada ali é "rejogado", então basicamente foram gastos 250, 300, 350 reais e o player só joga 1 vez e nunca mais toca. Qual a diferença então em ter o game na biblioteca ? Nenhuma.
O cara meteu um relacionamento aberto com a steam

Alguem testou/curtiu o wild hearts? Tá bem cagada a performance do jogo em, mas o jogo em si alguém curtiu?

O que mata no pc é voce comprar o jogo e ''morrer'' ali, exemplo do hogwarts legacy por exemplo, paguei 200 pela turquia, tinha opção de pegar compartilhado no ps5 jogar, vender e ter um ''prejuizo'' minimo, porem gosto da liberdade do pc e a opções gráficas melhores. Mas o custo disso realmente está ficando inviável, o que salva para mim é muitos jogos saindo no game pass, como o atomic heart que vai sair semana que vem. Pegar jogo full price só em casos com o hogwarts que sou muito fã tirando isso é bem raro.

Como eu disse, sem números oficiais de vendas, faturamento, etc., é impossível afirmar se essas empresas iriam ganhar ou perder dinheiro, caso decidissem optar por preços regionais mais justos (note que eu sequer estou discutindo o preço base). Só procurei demonstrar que, mesmo pela tabela antiga da Valve, os tais preços regionais não são justos há um bom tempo - principalmente no Brasil.
Empresa grande prefere perder dinheiro do que sair da sua margem.
É simples mano, elas só querem vender em dólar.
É o mesmo princípio da dolarificação do petróleo no brasil.

Se eu extraio o petróleo em real, pago meus funcionários em real, transporto meu petróleo em real, pq diabos eu vendo o petróleo em dólar?
Converte isso pra jogo.... se eu produzo em dólar, pago aluguel em dólar, pago funcionários em dólar, pq diabos eu to vendendo um jogo de 59 USD por 10 USD na turquia?
Hoje a economia de países emergentes é dolarificada, a banana que tu compra em real no mercado está só convertida do dólar pro real, o seu pãozinho francês é em dólar, o KW/h nos eua é 0.15 USD, aqui é 0.55-0.60 BRL... Sua energia é dolarificada.

As empresas não estão preocupadas em vender mais por menos, elas operam com margem. É com margem líquida que investidores são atraídos, é com margem líquida que ações são precificadas. As vendas em países como argentina e turquia são pesadelos contábeis pra eles.

E não vou nem entrar no mérito da insignificância que é para as vendas países como Brasil, argentina e Turquia. Apesar do BR ser um mergado grande no consumo de jogos, 80% dele está no mobile. Brasil pode sumir do mapa que a agulha de vendas na Steam não se move.

E ainda tem toda a parte burocrática, vamos vender um jogo produzido no BR por 100 reais na Steam.
Bruto - 100 Reais
Fatia Steam - 30 Reais
Fatia Imposto USA - ~15 Reais
Taxa Swift - ~5 reais
Imposto no BR - ~8 reais
Pro dinheiro chegar na sua conta, os 100 reais vão virar 42 reais.
Daí tu tem contas pra pagar aqui... aluguel, funcionários, luz, água, depreciação de equipamento... tudo isso conta.
Quanto sobra pra tu viver?

Última edição:
Até quem joga no PS5 anda economizando mais ultimamente se tiver paciência pra revender jogo físico. Tristes tempos em que chegamos no PC, mas tem muita culpa dos consumidores também.
Só li verdades, quem diria.......

O grande problema dos jogos digitais, que antigamente eram mais baratos por causa disso, hoje em dia estão com preço FULL igual aos jogos Físicos.
Se não fosse esses esquemas de viagens entre países estávamos bem piores.

O fato de não conseguir revender um jogo digital perde-se muito dinheiro e não tem como reaver algo disso.
Simplesmente fica lá na Biblioteca a ostentar/apodrecer para toda a vida.

quem diria, esse ano tá coçando o bolso hein:money:
Gastei 270 reais com iof. Daí um dos jogos que comprei com MEP entrou em promoção. Pedi reembolso e paguei 3349 algo assim ele era 5k. Daí com essa grana do reembolso peguei o jogo novamente e... 2 outros historical low. Esperando mais 2 pegarem novamente para comprar. Chegando ao todo 11 jogos com MEP.

Ótima análise mas tem duas coisas que estão sendo desconsideradas:

1) Impostos sobre os jogos/eletrônicos em cada país.
2) Enquanto você faz uma conta considerando o brasileiro médio, jogos/gamers é um mercado bem específico. Uma empresa estabelece o preço de um jogo como Elden Ring em R$249 pois eles sabem que o consumidor deles não é o brasileiro médio. O que eu quero dizer é, o mais importante para estabelecer um preço não é a condição do consumidor médio do país todo, mas sim o consumidor médio dentro daquela categoria de produto - isso para todos os produtos e serviços não essenciais/supérfluos.

Obrigado! Sobre seus pontos:

1. É difícil fazer uma análise mais aprofundada envolvendo tributos quando o Steam e outros marketplaces digitais permitem self-publishing. A maioria das empresas que oferece seus produtos através dessas lojas sequer tem representação oficial nos países onde são vendidos.

Se uma empresa não tem sede no Brasil, ou, pelo menos, CNPJ, podemos presumir que não recolhe impostos no nosso país. Nesse caso, receita bruta e líquida se equiparam, e a única "dedução" é o corte dos marketplaces de, no máximo, 30% (o padrão da indústria).

2. Eu entendo, e a justificativa para preços mais caros em certos mercados de nicho é que sempre "tem quem pague". Mas eu fiz todos os cálculos considerando o preço base de 70 USD nos EUA, o maior mercado do mundo (ao lado da China), e onde a maioria das empresas de jogos surgiu e opera.

Essas empresas estabeleceram 70 USD para lançamentos AAA com base em análises de mercado. E se os americanos já estão putos com isso, sendo que esse valor representa menos de 2% do salário médio deles (como um produto não essencial/supérfluo, podemos afirmar que o público-alvo é quem ganha mais que isso), imagine ter a audácia de cobrar oito vezes mais, proporcionalmente, em um país bem mais pobre?

Um dos maiores erros, a meu ver, é focar no 1% da população quando poderiam ofertar os mesmos produtos por valores mais justos e conquistar uma fatia maior do mercado. Mais vendas, mais publicidade positiva (principalmente por boca a boca). Win/win.

Empresa grande prefere perder dinheiro do que sair da sua margem.
É simples mano, elas só querem vender em dólar.
É o mesmo princípio da dolarificação do petróleo no brasil.

Se eu extraio o petróleo em real, pago meus funcionários em real, transporto meu petróleo em real, pq diabos eu vendo o petróleo em dólar?
Converte isso pra jogo.... se eu produzo em dólar, pago aluguel em dólar, pago funcionários em dólar, pq diabos eu to vendendo um jogo de 59 USD por 10 USD na turquia?
Hoje a economia de países emergentes é dolarificada, a banana que tu compra em real no mercado está só convertida do dólar pro real, o seu pãozinho francês é em dólar, o KW/h nos eua é 0.15 USD, aqui é 0.55-0.60 BRL... Sua energia é dolarificada.

As empresas não estão preocupadas em vender mais por menos, elas operam com margem. É com margem líquida que investidores são atraídos, é com margem líquida que ações são precificadas. As vendas em países como argentina e turquia são pesadelos contábeis pra eles.

Mas, como eu disse na resposta acima, a maioria dessas empresas sequer opera oficialmente nos países onde os jogos são vendidos. Os custos de produção são os mesmos, independentemente de vender em mais países ou não, porque os jogos são feitos pensando apenas nos principais mercados. Diferente do petróleo, não existe "exportação” de games digitais, propriamente dita, ainda mais sem gastos com logística.

Agora, é claro que pegar o valor em dólar e converter para qualquer outra moeda que seja, usando uma taxa aleatória, é muito mais simples (e barato) do que fazer uma análise de mercado completa para definir preços regionais justos em 90 ou mais países. E é por isso que esse é o padrão da indústria. Ninguém vai perder tempo e dinheiro calculando preços para mercados insignificantes, em termos de vendas e receita.

P.S.: Vi seu edit só depois de responder. Já comentei sobre o peso dos mercados nos posts que citei aqui.

Última edição:
como funciona essa parada de alugar jogo pro ps5?

Users who are viewing this thread

Voltar