Concordo com seus pontos!Obrigado! Sobre seus pontos:
1. É difícil fazer uma análise mais aprofundada envolvendo tributos quando o Steam e outros marketplaces digitais permitem self-publishing. A maioria das empresas que oferece seus produtos através dessas lojas sequer tem representação oficial nos países onde são vendidos.
Se uma empresa não tem sede no Brasil, ou, pelo menos, CNPJ, podemos presumir que não recolhe impostos no nosso país. Nesse caso, receita bruta e líquida se equiparam, e a única "dedução" é o corte dos marketplaces de, no máximo, 30% (o padrão da indústria).
2. Eu entendo, e a justificativa para preços mais caros em certos mercados de nicho é que sempre "tem quem pague". Mas eu fiz todos os cálculos considerando o preço base de 70 USD nos EUA, o maior mercado do mundo (ao lado da China), e onde a maioria das empresas de jogos surgiu e opera.
Essas empresas estabeleceram 70 USD para lançamentos AAA com base em análises de mercado. E se os americanos já estão putos com isso, sendo que esse valor representa menos de 2% do salário médio deles (como um produto não essencial/supérfluo, podemos afirmar que o público-alvo é quem ganha mais que isso), imagine ter a audácia de cobrar oito vezes mais, proporcionalmente, em um país bem mais pobre?
Um dos maiores erros, a meu ver, é focar no 1% da população quando poderiam ofertar os mesmos produtos por valores mais justos e conquistar uma fatia maior do mercado. Mais vendas, mais publicidade positiva (principalmente por boca a boca). Win/win.
Mas, como eu disse na resposta acima, a maioria dessas empresas sequer opera oficialmente nos países onde os jogos são vendidos. Os custos de produção são os mesmos, independentemente de vender em mais países ou não, porque os jogos são feitos pensando apenas nos principais mercados. Diferente do petróleo, não existe "exportação de games", propriamente dita.
Agora, é claro que pegar o valor em dólar e converter para qualquer outra moeda que seja, usando uma taxa aleatória, é muito mais simples (e barato) do que fazer uma análise de mercado completa para definir preços regionais justos em 90 ou mais países. E é por isso que esse é o padrão da indústria. Ninguém vai perder tempo e dinheiro calculando preços para mercados insignificantes, em termos de vendas e receita.
P.S.: Vi seu edit só depois de responder. Já comentei sobre o peso dos mercados nos posts que citei aqui.
Uma questão bem importante que é bem discrepante entre Brasil e EUA, por exemplo, é a questão de desigualdade e mobilidade social. Essas questões são o que realmente fazem a diferença no quão difundido é o mercado de jogos e outros artigos não-essenciais num país. Eu acredito que se o Brasil tivesse uma distribuição de renda melhor, menos desigual, provavelmente teríamos muito mais consumidores de jogos o que poderia ajudar na questão dos preços também (mais consumidores, mais competição, maior infraestrutura de distribuição e vendas de jogos, menores preços)
Última edição: