[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chico
  • Data de Início Data de Início
Obrigado! Sobre seus pontos:

1. É difícil fazer uma análise mais aprofundada envolvendo tributos quando o Steam e outros marketplaces digitais permitem self-publishing. A maioria das empresas que oferece seus produtos através dessas lojas sequer tem representação oficial nos países onde são vendidos.

Se uma empresa não tem sede no Brasil, ou, pelo menos, CNPJ, podemos presumir que não recolhe impostos no nosso país. Nesse caso, receita bruta e líquida se equiparam, e a única "dedução" é o corte dos marketplaces de, no máximo, 30% (o padrão da indústria).

2. Eu entendo, e a justificativa para preços mais caros em certos mercados de nicho é que sempre "tem quem pague". Mas eu fiz todos os cálculos considerando o preço base de 70 USD nos EUA, o maior mercado do mundo (ao lado da China), e onde a maioria das empresas de jogos surgiu e opera.

Essas empresas estabeleceram 70 USD para lançamentos AAA com base em análises de mercado. E se os americanos já estão putos com isso, sendo que esse valor representa menos de 2% do salário médio deles (como um produto não essencial/supérfluo, podemos afirmar que o público-alvo é quem ganha mais que isso), imagine ter a audácia de cobrar oito vezes mais, proporcionalmente, em um país bem mais pobre?

Um dos maiores erros, a meu ver, é focar no 1% da população quando poderiam ofertar os mesmos produtos por valores mais justos e conquistar uma fatia maior do mercado. Mais vendas, mais publicidade positiva (principalmente por boca a boca). Win/win.

Mas, como eu disse na resposta acima, a maioria dessas empresas sequer opera oficialmente nos países onde os jogos são vendidos. Os custos de produção são os mesmos, independentemente de vender em mais países ou não, porque os jogos são feitos pensando apenas nos principais mercados. Diferente do petróleo, não existe "exportação de games", propriamente dita.

Agora, é claro que pegar o valor em dólar e converter para qualquer outra moeda que seja, usando uma taxa aleatória, é muito mais simples (e barato) do que fazer uma análise de mercado completa para definir preços regionais justos em 90 ou mais países. E é por isso que esse é o padrão da indústria. Ninguém vai perder tempo e dinheiro calculando preços para mercados insignificantes, em termos de vendas e receita.

P.S.: Vi seu edit só depois de responder. Já comentei sobre o peso dos mercados nos posts que citei aqui.
Concordo com seus pontos!
Uma questão bem importante que é bem discrepante entre Brasil e EUA, por exemplo, é a questão de desigualdade e mobilidade social. Essas questões são o que realmente fazem a diferença no quão difundido é o mercado de jogos e outros artigos não-essenciais num país. Eu acredito que se o Brasil tivesse uma distribuição de renda melhor, menos desigual, provavelmente teríamos muito mais consumidores de jogos o que poderia ajudar na questão dos preços também (mais consumidores, mais competição, maior infraestrutura de distribuição e vendas de jogos, menores preços)

Última edição:
como funciona essa parada de alugar jogo pro ps5?
Cara, só pesquisar sobre contas primárias, ori 1 ori 2.
Só que no lugar de você montar grupos e comprar o jogo e dividir, tu apenas aluga de um cara que trampa com isso.
Exemplo, peguei Dead Space Remake Day One 10 dias por R$ 50. Zerei duas vezes e pronto devolvi. Vale muito a pena.

Até quem joga no PS5 anda economizando mais ultimamente se tiver paciência pra revender jogo físico. Tristes tempos em que chegamos no PC, mas tem muita culpa dos consumidores também.
Mais culpa de quem compra do que de qualquer outro. Be-a-bá da oferta e demanda. Essa estratégia de inflar preços não vai se sustentar por muito tempo. O mundo ainda nem colheu as picas do Covid, ebulição política , ameaças, guerra iminente. As big techs já começaram a dar chute na bunda a rodo por aí pra cortar despesas.

Mas é claro que a industria de videogame vai conseguir manter 70 dólares em jogos com a economia mundial desmoronando. Vai sim, no mundo da Sara e do cavalo de fogo.

Mais culpa de quem compra do que de qualquer outro. Be-a-bá da oferta e demanda. Essa estratégia de inflar preços não vai se sustentar por muito tempo. O mundo ainda nem colheu as picas do Covid, ebulição política , ameaças, guerra iminente. As big techs já começaram a dar chute na bunda a rodo por aí pra cortar despesas.

Mas é claro que a industria de videogame vai conseguir manter 70 dólares em jogos com a economia mundial desmoronando. Vai sim, no mundo da Sara e do cavalo de fogo.

Esse crash da indústria de jogos está atrasado tem pelo menos uns 20 anos já.

🇹🇷 R$1,96 🇦🇷 R$1,39

🇹🇷 R$3,00 🇦🇷 R$2,14

(Não ta colocando a bandeirinha do país aqui :l )

O primeiro é bem bom e, pra mim, tem uma dificuldade na medida certa sem ser masoquismo digital.

É exatamente isso.

O problema é que um MMO, como o termo sugere, é um jogo com um online massivo e o Xenoverse 1 e 2 teve, respectivamente, pico semanal de 120 e 1100 players. Ou seja, aquilo tá deserto. Foi um dos motivos que me fez parar o 1, inclusive.
Acredito que mesmo estando deserto, dê pra zerar a "campanha" de boa, a historinha e tal, chegar no final e desinstalar e ja era, só pra curtir as lutinhas e rever os personagens do universo do jogo mesmo.

O maior segredo é conseguir se libertar de ter o jogo na biblioteca...tem uma hora que se percebe que quase nada ali é "rejogado", então basicamente foram gastos 250, 300, 350 reais e o player só joga 1 vez e nunca mais toca. Qual a diferença então em ter o game na biblioteca ? Nenhuma.

No futuro, quando quiser jogar novamente, com essa grande leva de jogos que temos...vai tá barato, então é só pegar e curtir de novo.

No ps5 eu só comprei TLOU2 (na promo), mas zerei os exclusivos revendendo todos e lucrando ainda...e agora no PC, abri minha mente totalmente para serviços. Só compro jogo que eu realmente tenha um carinho diferenciado (e mesmo assim, só compro se eu for jogar ele outras vezes em pouco tempo, aproveitar todo o conteúdo, etc, se for pra zerar 1 vez e tchau...não compro).

Obviamente, vão aparecendo exceções, mas raras.

Cara eu to tentando voltar a ter esse pensamento, tipo, eu comecei a usar a STEAM em 2013 por conta do CS GO (eu jogava 1.6 mas as versoes piratas, pq eu nem sabia que a steam existia, na epoca meus 8, 9 anos, e nao conhecia esse universo, eu jogava na Lan House, e o dono nao ia ficar comprando jogo original).

quando lançou o CS GO em 2012 eu fui procurar como jogar e descobri q só poderia jogar "original" nao existia pirata como o 1.6, e ai fui e criei minha steam pra comprar o jogo, mas na epoca eu fiquei um bom tempo ainda no mundo da pirataria (eu ja era acostumado, ja conhecia de tras pra frente e tal) e eu só comprava jogos GRANDES (50+hrs) e jogos MULTIPLAYER, os singles eu baixava tudo pirata

Ai eu comecei a acompanhar mais a steam e descobri as SALES (em 2014 minha primeira sale), e fiquei encantando com aquela montueira de jogos EXCELENTES por menos de 10 reais, era mais barato comprar na steam do q ir no camelodramo comprar o CD com o jogo pirata as vezes, ai eu comecei a pensar "talvez valha a pena comprar alguns joguinos pra zerar".
e ai foi começando, ai em 2015 descobri a migraçao de conta pra Russia (atraves do forum aaqui), e ai a minha vida acabou praticamente, comecei a comprar compulsivamente simplesmente pq era muito barato e pela facilidade de só clicar ali em Instalar e quando terminar o jogo ja estar pronto e vc só curtir, sem precisar ficar configurando, fazendo gambiarra, indo atras de fix e etc.

mas ultimamente ta foda com esses preços e essa dificuldade que a steam vem colocando, eu to sinceramente pensando em voltar a comprar somente jogos MULTIPLAYER ou jogos sem fim (como euro truck, cities skylines) e etc

e o resto eu vou jogar por gamepass ou de outras formas, pq em 20 anos de jogatina eu consigo contaar nos dedos quais foram os jogos que eu zerei mais de 1x, eu zero e nunca mais toco no jogo, quando preciso relembrar a historia pra jogar alguma continuaçao, eu vejo um resumo no youtube ou em algum site e ja me basta pra lembrar.

entao eu comecei a notar que to perdendo dinheiro q poderia investir em outras coisas, simplesmente por comodidade/costume.

eu me tornei um acumulador de jogos, é um vicio nao adianta, como o vicio em drogas ou em bebida, a gente tem o vicio de COMPRAR, o ato de COMPRAR um jogo tras uma satisfaçao, tras uma felicidade, mas é momentaneo, logo passa e vc precisa comprar denovo pra alimentar mais esse sentimento. (e é normal isso, a gente se fode tanto na vida q nao tem tempo de conseguir essa satisfaçao de outras formas mais "complicadas", entao acabamos indo pelo caminho mais facil).

Botei o despertador, acordei uma hora mais cedo, coloquei de novo e não despertou. Os caras foram rápido. Perdi o jogo por meia hora? PQP.
Poderia ter sido pior, poderia ter perdido além da hora de sono, dinheiro por ter conseguido comprar essa bomba.

Acredito que mesmo estando deserto, dê pra zerar a "campanha" de boa, a historinha e tal, chegar no final e desinstalar e ja era, só pra curtir as lutinhas e rever os personagens do universo do jogo mesmo.

Cara eu to tentando voltar a ter esse pensamento, tipo, eu comecei a usar a STEAM em 2013 por conta do CS GO (eu jogava 1.6 mas as versoes piratas, pq eu nem sabia que a steam existia, na epoca meus 8, 9 anos, e nao conhecia esse universo, eu jogava na Lan House, e o dono nao ia ficar comprando jogo original).

quando lançou o CS GO em 2012 eu fui procurar como jogar e descobri q só poderia jogar "original" nao existia pirata como o 1.6, e ai fui e criei minha steam pra comprar o jogo, mas na epoca eu fiquei um bom tempo ainda no mundo da pirataria (eu ja era acostumado, ja conhecia de tras pra frente e tal) e eu só comprava jogos GRANDES (50+hrs) e jogos MULTIPLAYER, os singles eu baixava tudo pirata

Ai eu comecei a acompanhar mais a steam e descobri as SALES (em 2014 minha primeira sale), e fiquei encantando com aquela montueira de jogos EXCELENTES por menos de 10 reais, era mais barato comprar na steam do q ir no camelodramo comprar o CD com o jogo pirata as vezes, ai eu comecei a pensar "talvez valha a pena comprar alguns joguinos pra zerar".
e ai foi começando, ai em 2015 descobri a migraçao de conta pra Russia (atraves do forum aaqui), e ai a minha vida acabou praticamente, comecei a comprar compulsivamente simplesmente pq era muito barato e pela facilidade de só clicar ali em Instalar e quando terminar o jogo ja estar pronto e vc só curtir, sem precisar ficar configurando, fazendo gambiarra, indo atras de fix e etc.

mas ultimamente ta foda com esses preços e essa dificuldade que a steam vem colocando, eu to sinceramente pensando em voltar a comprar somente jogos MULTIPLAYER ou jogos sem fim (como euro truck, cities skylines) e etc

e o resto eu vou jogar por gamepass ou de outras formas, pq em 20 anos de jogatina eu consigo contaar nos dedos quais foram os jogos que eu zerei mais de 1x, eu zero e nunca mais toco no jogo, quando preciso relembrar a historia pra jogar alguma continuaçao, eu vejo um resumo no youtube ou em algum site e ja me basta pra lembrar.

entao eu comecei a notar que to perdendo dinheiro q poderia investir em outras coisas, simplesmente por comodidade/costume.

eu me tornei um acumulador de jogos, é um vicio nao adianta, como o vicio em drogas ou em bebida, a gente tem o vicio de COMPRAR, o ato de COMPRAR um jogo tras uma satisfaçao, tras uma felicidade, mas é momentaneo, logo passa e vc precisa comprar denovo pra alimentar mais esse sentimento. (e é normal isso, a gente se fode tanto na vida q nao tem tempo de conseguir essa satisfaçao de outras formas mais "complicadas", entao acabamos indo pelo caminho mais facil).
É um assunto que tento puxar pra cá as vezes...a galera leva isso no meme (o que é legal tbm, pra n deixar as coisas tão pesadas), mas é um negócio sério, vai além da brincadeira de "vou comprar pra não zerar".

Comprar algo e usufruir, mesmo que seja momentâneo é dentro do esperado ainda, a vida é assim mesmo, vários pequenos momentos de felicidade (algumas dezenas/centenas de horas jogando, por exemplo)...mas quando chega no momento em que a felicidade é em apertar o botão de comprar, ver o jogo na library e acabou...é pq o negócio tá fora do controle.

Concordo contigo. Por isso sugeri o Kakaroto. Mas vale a pena.

Cortou os ovos? :sera::sera::sera:
SE tu nunca viu, conhece praticamente ninguém. Conheço MUITA gente que fala, inclusive um casal que tem 8 filhos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

:limo:

Postando resposta em spoiler, para ocultar o off-topic começado anteriormente:

Vasectomia é um corte superficial de 1cm, cirurgia dura 5 minutos, no dia seguinte eu já tava até subindo e descendo escada, 1 mês depois nem sinal de cicatriz nem nada (vide 1cm de corte). Tão simples, tão eficaz, mas tão incomum (1% dos homens). :vai: Mas, numa sociedade machista, recai sempre a responsabilidade para a mulher ter que cuidar dos riscos de gravidez indesejada (não é à toa a quantidade absurda de "macho alfa" que larga o filho e nem pensão paga, tão alfa que não tem nem responsabilidade e culhões para assumir a criança que gerou).

> SE tu nunca viu, conhece praticamente ninguém. Conheço MUITA gente que fala, inclusive um casal que tem 8 filhos...

Heh até gente mais velha que conheço que teve filho "tarde", você vê na cara deles o arrependimento, e se dá corda pra conversa eles entregam as pontas. Talvez o meu círculo de pessoas tenha sido exceção... mas lembre-se que não moro no Brasil há quase 5 anos, a mentalidade dos brasileiros aqui é diferente (em geral pessoa já casada a mais de 5 anos, que já tá acostumada a pular de país, 100% ateísta, 100% de esquerda, etc. - longe do conservadorismo do ideal de "família tradicional").

> Inclusive um casal que tem 8 filhos...

:rip::rip: :rip: :rip:

Última edição:

Mazolha, faz um tempo que não vejo jogo liberando na madruga. Há esperança? Vou dormir e sonhar com promobug.

Esse jogo tá um lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nem se fosse lançado free compensava pegar.

Esse jogo tá um lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nem se fosse lançado free compensava pegar.
To vendo aqui. Sensação de alívio ter perdido a promobug.

peguei o WO LONG aqui, ctz que ele vai aumentar, se for basear no novo fatal frame deve subir para bagatela de 7500 pesos. só espero que o coop dele não seja daqueles que a pessoa ja tem que ter jogado a fase para poder entrar no coop com o amigo, que nem nioh.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse jogo tem demo, baixarei aqui para testar.

peguei o WO LONG aqui, ctz que ele vai aumentar, se for basear no novo fatal frame deve subir para bagatela de 7500 pesos. só espero que o coop dele não seja daqueles que a pessoa ja tem que ter jogado a fase para poder entrar no coop com o amigo, que nem nioh.
Eu ainda estou pensando se compro ou se fico com a versão gamepass mesmo botei ate saldo na steam.

Eu estou querendo jogar primeiro antes de decidir se compro.

Nioh 2 da minha wishlist se aumentar já removo. Nem todo jogo entra na ideia de "botar saldo pra garantir logo antes do aumento." Se não vou é pra roça assim.
É bom até pra fazer uma análise, até hoje não terminei o Nioh 1, gosto do gameplay mas odeio o sistema de loot.

Eu ainda estou pensando se compro ou se fico com a versão gamepass mesmo botei ate saldo na steam.

Eu estou querendo jogar primeiro antes de decidir se compro.
Versão do gamepass não vem com os DLC. Melhor pegar a versão deluxe no steam por R$152 que vem tudo (essa versão custa 85 dolares, quando aumentarem pode esperar 10k+ARS)

Nioh 2 da minha wishlist se aumentar já removo. Nem todo jogo entra na ideia de "botar saldo pra garantir logo antes do aumento." Se não vou é pra roça assim.
É bom até pra fazer uma análise, até hoje não terminei o Nioh 1, gosto do gameplay mas odeio o sistema de loot.
Wo Long falaram que vai ter o combate parecido com Nioh mas muito menos loot pra se preocupar.

Versão do gamepass não vem com os DLC. Melhor pegar a versão deluxe no steam por R$152 que vem tudo (essa versão custa 85 dolares, quando aumentarem pode esperar 10k+ARS)
mais eu não me garanto que vou jogar as DLC kkkkkk.

eu aqui peguei a versão base mesmo, só tinha saldo suficiente pra ela. qualquer coisa to prevendo que o preço deve dobrar, aí quando as DLCs estiverem lançadas vou esperar uns 40-50% off nelas e pegar talvez. peguei trauma do gamepass na época que tentei colocar mod de skyryim e não consegui, tinha que fazer um malabarismo para acessar a pasta do jogo, fora que ja teve amigo meu perdendo save de death stranding eos kct lá.

Qual problema do loot?

Aquele The Day Before já era mesmo.

Qual problema do loot?
Dropa equipamentos demais todo tempo. Toda hora tendo que fazer microgerencimaneto no inventário, removendo, escolhendo qual o melhor, vendendo, desmontando.
Chato demais isso. Podia ser bem menos. Sem falar que cada equip tem vários stats diferentes, o que deixa o jogo muito confuso, você não sabe o que equipar.
No Dark Souls tu pode pegar uma espada qualquer do inicio e zerar com ela tranquilamente apenas upando.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar