[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chico
  • Data de Início Data de Início
A indústria de jogos é meio atrasada nisso, ficam dependendo dessas ferramentas proprietárias é pedir para se ferrar. Nas outras indústrias de software, todo mundo já viu que o negócio é usar ferramentas open-source, pois impede que atitudes como essa do Unity peguem todos de calças na mão.

Seria lindo, mas ainda usamos todos os dias quase ferramentas e soluções proprietárias. Exemplo disso é aws.

Unity pode até contratar galera pra ficar instalando e deletando os games.

ultra-mega-stonks-meme.jpg

Eu ainda acho que a Unity vai voltar atrás e aumentar de outro jeito os custos pros devs de forma "menos pior" para tentar sair como boa samaratina, depois de "ouvir as reclamações".

Não é possível que tenham achado isso uma boa ideia e aprovado isso por pura gânancia

Eu ainda acho que a Unity vai voltar atrás e aumentar de outro jeito os custos pros devs de forma "menos pior" para tentar sair como boa samaratina, depois de "ouvir as reclamações".

Não é possível que tenham achado isso uma boa ideia e aprovado isso por pura gânancia
Ainda bem que os devs tão caindo matando, se todo mundo tivesse ficado no xiu, isso seria rotina

Sepá pensaram que cobrar por instalação seria o mesmo de cobrar por venda...

Ou, se não voltarem atrás, logo geral pula fora da Unity, ela cai no esquecimento e daqui 6 meses uma gigante compra.

Se já nao for o plano, tentar esse último tiro antes de vazar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ATUALIZAÇÃO
Depois que a bomba explodiu e as críticas vieram de todos os lados, a Unity tentou remediar a situação e revisou algumas regras. A taxa por múltiplas instalações de um mesmo usuário caiu, passando a contar apenas a primeira (provavelmente por dispositivo), e a inclusão de um game no Game Pass ou PS+ não se reverterá em cobrança para o desenvolvedor.

Claro, tem pegadinha: a taxa passará a ser cobrada da plataforma, ou seja: digamos que um game, presente no iPhone e Game Pass, é instalado 2 milhões de vezes em cada plataforma. Apple e Microsoft terão que, cada uma, pagar à Unity US$ 400 mil por mês, se o dev for usuário do plano Personal e morar nos Estados Unidos, ou US$ 40 mil/mês caso seja de um país emergente.

Como Mike Blackney apontou no X, há a possibilidade bastante real de que Apple, Google, Microsoft, Sony, Nintendo, Valve, GOG e outras lojas para PC, barrem a submissão de games desenvolvidos em Unity a partir de janeiro de 2024, para não terem que pagar nada, e isso pode inclusive ser estendido a jogos já presentes em suas plataformas, que poderiam ser sumariamente removidos, pois a taxa é retroativa.

É uma questão do que será mais "barato" para as empresas, se entubar a cobrança dos games já lançados, ou apagar tudo e ressarcir os jogadores, mas é bem provável que novos títulos não sejam aceitos num futuro próximo.

Vários desenvolvedores apontaram para o óbvio cenário em que muitos estúdios pequenos (os grandes têm dinheiro o bastante para contornar tais problemas) terão que investir mais tempo e dinheiro para, em um cenário extremo, abandonar a Unity e migrar para outro motor gráfico, como a Unreal Engine 5, considerada mais amigável, mas que, como manda a oferta e procura, pode se tornar menos interessante (leia-se mais cara e restrita) se o número de usuários aumentar significativamente.

Por fim, mesmo com a Unity tendo revisto alguns dos pontos mais polêmicos sobre a taxa de instalação de games, o estrago já foi feito: somando-se este caso ao lançamento recente de ferramentas que usam IAs generativas, no que a empresa foi acusada de compactuar com o roubo de trabalhos autorais de artistas, a mesma já vem sendo considerada não confiável.

Em uma mensagem privada enviada ao site Kotaku, o desenvolvedor indie Xalavier Nelson Jr. (El Paso, Elsewhere) explicou como a comunidade se sente agora em relação à Unity Technologies:

"Esse é o perigo que jogos modernos correm, com os ciclos de desenvolvimento se tornando cada vez mais complexos, demorados e sujeitos a uma enorme dependência (...). Quando uma decisão como essa é anunciada, e você já está há 3 anos em uma jornada (desenvolvimento de um game) de 5, você tem pouca ou nenhuma escolha.
Você está preso a um parceiro que pode atuar de modo ativo contra os seus interesses, e ele é alguém em quem você não pode confiar."
A Unity defende a cobrança da taxa, dizendo que "cerca de 10%" dos desenvolvedores terão que pagar a taxa, baseado nos limites que a companhia estabeleceu, mas não esclareceu como o cálculo será feito, e nem o fará, se limitando a dizer que usarão "um modelo de coleta de dados proprietário".

No mais, grupos de desenvolvedores estão se organizando e pretendem entrar com uma ação coletiva contra a Unity, caso todo o plano não seja revisto.

Última edição:
Sepá pensaram que cobrar por instalação seria o mesmo de cobrar por venda...

Ou, se não voltarem atrás, logo geral pula fora da Unity, ela cai no esquecimento e daqui 6 meses uma gigante compra.

Se já nao for o plano, tentar esse último tiro antes de vazar
Ctz que esse é o plano do CEO, queima tudo e foge com a grana.

Não seria a primeira vez dele...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ATUALIZAÇÃO
Depois que a bomba explodiu e as críticas vieram de todos os lados, a Unity tentou remediar a situação e revisou algumas regras. A taxa por múltiplas instalações de um mesmo usuário caiu, passando a contar apenas a primeira (provavelmente por dispositivo), e a inclusão de um game no Game Pass ou PS+ não se reverterá em cobrança para o desenvolvedor.

Claro, tem pegadinha: a taxa passará a ser cobrada da plataforma, ou seja: digamos que um game, presente no iPhone e Game Pass, é instalado 2 milhões de vezes em cada plataforma. Apple e Microsoft terão que, cada uma, pagar à Unity US$ 400 mil por mês, se o dev for usuário do plano Personal e morar nos Estados Unidos, ou US$ 40 mil/mês caso seja de um país emergente.

Como Mike Blackney apontou no X, há a possibilidade bastante real de que Apple, Google, Microsoft, Sony, Nintendo, Valve, GOG e outras lojas para PC, barrem a submissão de games desenvolvidos em Unity a partir de janeiro de 2024, para não terem que pagar nada, e isso pode inclusive ser estendido a jogos já presentes em suas plataformas, que poderiam ser sumariamente removidos, pois a taxa é retroativa.

É uma questão do que será mais "barato" para as empresas, se entubar a cobrança dos games já lançados, ou apagar tudo e ressarcir os jogadores, mas é bem provável que novos títulos não sejam aceitos num futuro próximo.

Vários desenvolvedores apontaram para o óbvio cenário em que muitos estúdios pequenos (os grandes têm dinheiro o bastante para contornar tais problemas) terão que investir mais tempo e dinheiro para, em um cenário extremo, abandonar a Unity e migrar para outro motor gráfico, como a Unreal Engine 5, considerada mais amigável, mas que, como manda a oferta e procura, pode se tornar menos interessante (leia-se mais cara e restrita) se o número de usuários aumentar significativamente.

Por fim, mesmo com a Unity tendo revisto alguns dos pontos mais polêmicos sobre a taxa de instalação de games, o estrago já foi feito: somando-se este caso ao lançamento recente de ferramentas que usam IAs generativas, no que a empresa foi acusada de compactuar com o roubo de trabalhos autorais de artistas, a mesma já vem sendo considerada não confiável.

Em uma mensagem privada enviada ao site Kotaku, o desenvolvedor indie Xalavier Nelson Jr. (El Paso, Elsewhere) explicou como a comunidade se sente agora em relação à Unity Technologies:

A Unity defende a cobrança da taxa, dizendo que "cerca de 10%" dos desenvolvedores terão que pagar a taxa, baseado nos limites que a companhia estabeleceu, mas não esclareceu como o cálculo será feito, e nem o fará, se limitando a dizer que usarão "um modelo de coleta de dados proprietário".

No mais, grupos de desenvolvedores estão se organizando e pretendem entrar com uma ação coletiva contra a Unity, caso todo o plano não seja revisto.
Incrível, os caras dão um passo pra frente e 5 pra trás, essa novela ainda vai pra frente...

Última edição:
Que merda hein. Essa diferença de valores.
a taxa é retroativa.
Aí é de lascar.

Só por curiosidade eu escrevi no google "best games made with unity" já que eu não sou dev e não entendo muito.
Logo de cara já aparece Genshin, Pokemon Go, heartstone, fallguys imagine o estrago que essa nova política de cobrança não vai fazer.
Ta certo que ninguém trabalha de graça e eles também tem que tirar o deles mas com certeza vão ter que revisar totalmente essas regras.

Se depender do povo desse tópico, esse lance da unity não vai pra frente, afinal a gente compra mas nunca instala os jogos mesmo.
Essa é a melhor forma de dar apoio aos devs de jogos em Unity: continuar fazendo o que já fazemos de melhor. Comprar e NUNCA instalar, por favor.

Só por curiosidade eu escrevi no google "best games made with unity" já que eu não sou dev e não entendo muito.
Logo de cara já aparece Genshin, Pokemon Go, heartstone, fallguys imagine o estrago que essa nova política de cobrança não vai fazer.
Ta certo que ninguém trabalha de graça e eles também tem que tirar o deles mas com certeza vão ter que revisar totalmente essas regras.
Não só eles.

A indústria de jogos é meio atrasada nisso, ficam dependendo dessas ferramentas proprietárias é pedir para se ferrar. Nas outras indústrias de software, todo mundo já viu que o negócio é usar ferramentas open-source, pois impede que atitudes como essa do Unity peguem todos de calças na mão.

Infelizmente no "dia a dia real" as coisas não são tão fáceis. Tem todo o pipeline de integração entre as ferramentas, tem décadas de knowledge base e treinamentos, além de todos os processos bem definidos com as ferramentas proprietárias e mais maduras. Fale o que quiser, mas a Unity tem um pipeline muito bem definido com pipeline artístico e sistemas de integração contínua. Além de ser um produto maturo.

Falando como um dos desenvolvedores e contribuidores da Godot, eu posso te dizer que a Godot está longe de ser uma alternativa de substituição imediata para Unity. Godot funciona sim muito bem para equipes pequenas ou individuais e modalidades MUITO específicas de jogos 2D.

Mas, para equipes maiores e para jogos 3D, a posição da Godot no momento é como o Blender uns anos atrás: faz tudo, mas faz tudo mal e porcamente, não integra com nada. Dê 3-5 anos, e aí sim, Godot vai ser uma alternativa viável para a Unity. Assim como o Blender hoje em dia é finalmente uma alternativa viável e recomendada a Maya e 3D Max.

Mesmo para o meu jogo Brazilian Street Food Simulator, o Godot se mostrou completamente inviável devido a falhas básicas na física 3D, pipeline 3D quebrado (por exemplo, criar um asset 3D e depois atualizá-lo é um pesadelo, na Unity e UE é completamente suave), e assim vai. Tudo isso por falta de maturidade da engine ainda. O meu jogo não é nada simples, então seria um puta benchmark para as possibilidades com Godot. E eu tive que abandonar.

MAS... com esse shitshow recente da Unity eu talvez volte ao Godot (e até porque já estou considerando pivotar o BRFoodSim pra 2D, então Godot seria perfeita).

Prova que sou um dos devs da Godot e mesmo assim recomendo apenas para jogos 2D :p:
AkmPh1o.png

Última edição:
Posição do Garry, dev do Garry Mod e Rust:

O Ori and the Blind Forest e a sequencia, Ori and the will of the wisps também são feitas na Unity, talvez o jogo mais bonito e bem feito nessa engine.

• Curtir
Reações: C.J
Não necessariamente os mais high profile em termos visuais, mas outros jogos populares e que serão impactados:

Super populares (10M+ downloads):
7 Days to Die
Vampire Survivors
Rimworld
Among Us

Populares:
House Flipper
Caves of Qud
Tavern Master
My Summer Car
The Long Drive
Travellers Rest

e 100s de outros mais (fun fact: 68% dos jogos da Steam são feitos em Unity).

Users who are viewing this thread

Voltar