[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, outra questão. Vi que estão vendendo o M4 na claro - wifi plus com duas unidades por 799. Vale a pena? Sabem se eles modificam algo?

Por esse preço vale a pena, nas outras lojas vendem R$ 100,00 mais barato mas não sei a procedência

O Kit vendido na Magazine Luiza sai por R$ 700,00 mas é vendido pela loja TEC TURBO

Você esta confundindo o E4 com o M4...
O disponível na NET é o M4, mais de 1.000 reais!
Sim, pois é. Liguei lá na claro/Net a mulher não sabia muito bem, teve que pesquisar e ela viu que a venda agora somente pelo site. Minha dúvida se vinha alguma modificação, mas acho que é o aparelho direto mesmo. Acho q vou nele.

Galera acabei de configurar meu Deco M4, mas não sei se fiz certo. Coloquei o 1° na sala ligado direto ao modem e o 2° no quarto. Porém, como tenho cabo de internet passado da sala pro quarto, eu conectei o 2° Deco direto no Modem também.. Está correto isso? É melhor deixar o 2° deco conectado direto no modem também ou conectá-lo no 1° Deco?
2.png
1 ou 2?

Galera acabei de configurar meu Deco M4, mas não sei se fiz certo. Coloquei o 1° na sala ligado direto ao modem e o 2° no quarto. Porém, como tenho cabo de internet passado da sala pro quarto, eu conectei o 2° Deco direto no Modem também.. Está correto isso? É melhor deixar o 2° deco conectado direto no modem também ou conectá-lo no 1° Deco?
2.png
1 ou 2?

O melhor é o "1" vulgo "estrela"

Pessoal, tudo bom com vcs?
Venho acompanhando o Fórum e agradeço a ajuda de todos nas mais diversas dúvidas. Estou buscando uma solução para minha casa, em princípio mesh. De tudo que eu li, estou na dúvida entre o Twibi Giga, o M4 ou um Archer c6 com algum repetidor compatível como o re200. Mas não sei se alguém já utilizou dessa última forma para falar se o mesh funciona bem.
Tenho claro/Net de 240 MB com modem/roteador sagemcom fast 3486 Net docsis 3.0. Meu ap é de 120m com dois andares e o modem fica na sala de cima bem centralizado. Tenho cabo cat5e para a sala de baixo que fica bem centralizado na parte de baixo e um cabo que vai para meu quarto. Tbem t um repetidor re 54 da Multilaser que não dá conta.

Dúvidas:

1 - devo colocar o modem em bridge e qual o benefício considerando os bloqueios da claro/Net.

2 - caso de modem bridge, ao optar pelo Twibi Giga ou M4 devo usar modo router ou ap?

3 - entre o Archer c6 e c7, vi vcs recomendarem mais o 6. Também pelo valor me atende. Mas vou optar somente se funcionar o mesh com um repetidor da linha e barato.

4 - alguma outra solução? Estou ente o Twibi Giga e o c6+repetidor, optaria para o M4 se fosse algo muito melhor que o Twibi. Estou disposto no máximo uns 800 reais.

Desculpem as muitas perguntas mas quis colocar as principais dúvidas num posto só.

Certo dá atenção agradeço vcs!
1 - Recomendo o modem em bridge, porque ai o MTA da NET vai apenas receber a internet e mandar para o seu roteador que vai fazer o roteamento, atribuir ip, e toda as funcionalidades que eles oferecem, o que sem bridge( como acess point) você vai perder quase todas funções.
2- Modo Router, os outros nós vão se conectar via Wifi 5Ghz ou no caso do M4 tem como ligar eles via ethernet backhaul sem perdas na velocidade. (https://community.tp-link.com/en/home/forum/topic/98898)
3- Se você comprar o C6, vai precisar comprar também um repetidor que aceita a tecnologia OneMesh, então não recomendo a compra, já que vai ficar pelo preço de um M4.
4- O Twibi GIGA é um rebrande da TENDA , é o MW6 basicamente. Usa chip Realtek. O Deco M4 é masi confiável e usa chip qualcomm. Por 800 reais comprando na NET, que ainda pode ser parcelado direto na fatura, eu compraria sem dúvidas o Deco M4, sem falar que ele tem garantia de 8 anos, e os tecnicos da NET faz toda a instalação pra você, caso não tenha conhecimento para colocar o modem da net em bridge e posicionar os nós adicionais.
Abraços!!

1 - Recomendo o modem em bridge, porque ai o MTA da NET vai apenas receber a internet e mandar para o seu roteador que vai fazer o roteamento, atribuir ip, e toda as funcionalidades que eles oferecem, o que sem bridge( como acess point) você vai perder quase todas funções.
2- Modo Router, os outros nós vão se conectar via Wifi 5Ghz ou no caso do M4 tem como ligar eles via ethernet backhaul sem perdas na velocidade. (https://community.tp-link.com/en/home/forum/topic/98898)
3- Se você comprar o C6, vai precisar comprar também um repetidor que aceita a tecnologia OneMesh, então não recomendo a compra, já que vai ficar pelo preço de um M4.
4- O Twibi GIGA é um rebrande da TENDA , é o MW6 basicamente. Usa chip Realtek. O Deco M4 é masi confiável e usa chip qualcomm. Por 800 reais comprando na NET, que ainda pode ser parcelado direto na fatura, eu compraria sem dúvidas o Deco M4, sem falar que ele tem garantia de 8 anos, e os tecnicos da NET faz toda a instalação pra você, caso não tenha conhecimento para colocar o modem da net em bridge e posicionar os nós adicionais.
Abraços!!
Muito obrigado! É o que estava pensando. Acabei comprando ontem, divide no cartão. Achei meio estranho pois tava mais barato mesmo do que em outros lugares, mas o link era direto do site da Net para um hot site (loja integrada da TP link) Quando chegar configuro e faço um Review.

Um relato sobre meus upgrades de rede aqui em casa. Tinha um Tenda AC10 que me atendia relativamente bem dentro do meu apartamento, mas aumentei minha internet e ele não dava mais conta de toda a banda. Comprei um Intelbras Twibi Fast e um Twibi Giga, no caso o kit com 2 de cada. Obviamente estando perto do roteador principal sempre tenho a velocidade máxima, mas fiz uns testes que podem ser uteis para outras pessoas. O cabo de rede chega no quarto das crianças e costumo usar mais na sala que dá cerca de 6 a 7 metros de distancia com duas paredes de distância, no caso dos Twibis o segundo aparelho ficou na estante a uma distancia de uns 4 metros do principal atravessando as duas paredes, vou postar abaixo as diferenças de velocidade desses aparelhos neste mesmo local.

Tenda AC10 - 25 a 30 Mbps - dificilmente conseguia conectar a 5ghz nesse ponto
Twibi Fast - 55 a 60 Mbps
Twibi Giga - 85 a 90 Mbps - minha internet hoje é de 200mbs mas nesse ponto não consigo essa velocidade

Resumo é que estou bastante satisfeito com o desempenho dos Twibis, eles ainda assim não conseguem entregar os 200mb na casa inteira, mas aumentou muito a banda e o alcance. Vejo que com essas velocidades atuais não vai ser fácil encontrar roteadores que consigam entregar toda a banda disponível.

Um relato sobre meus upgrades de rede aqui em casa. Tinha um Tenda AC10 que me atendia relativamente bem dentro do meu apartamento, mas aumentei minha internet e ele não dava mais conta de toda a banda. Comprei um Intelbras Twibi Fast e um Twibi Giga, no caso o kit com 2 de cada. Obviamente estando perto do roteador principal sempre tenho a velocidade máxima, mas fiz uns testes que podem ser uteis para outras pessoas. O cabo de rede chega no quarto das crianças e costumo usar mais na sala que dá cerca de 6 a 7 metros de distancia com duas paredes de distância, no caso dos Twibis o segundo aparelho ficou na estante a uma distancia de uns 4 metros do principal atravessando as duas paredes, vou postar abaixo as diferenças de velocidade desses aparelhos neste mesmo local.

Tenda AC10 - 25 a 30 Mbps - dificilmente conseguia conectar a 5ghz nesse ponto
Twibi Fast - 55 a 60 Mbps
Twibi Giga - 85 a 90 Mbps - minha internet hoje é de 200mbs mas nesse ponto não consigo essa velocidade

Resumo é que estou bastante satisfeito com o desempenho dos Twibis, eles ainda assim não conseguem entregar os 200mb na casa inteira, mas aumentou muito a banda e o alcance. Vejo que com essas velocidades atuais não vai ser fácil encontrar roteadores que consigam entregar toda a banda disponível.
Sim, isso é normal. Somente um sistema mesh tri band para você conseguir velocidades próximas do total em todos os nós, porque nesse sistema os nós se comunicam por uma rede 5ghz exclusiva, enquanto que nos outros a rede 5ghz além de enviar o sinal para o nó, ainda transmite para os outros dispositivos, comprometendo a velocidade de transmissão na repetição do sinal.

Você esta confundindo o E4 com o M4...
O disponível na NET é o M4, mais de 1.000 reais!

Eitcha, valeu pelo aviso, na hora peguei o errado mesmo. Ví que o kit com 2 M4 na Kabum tá R$ 929,90

O da NET ainda vale a pena pegar os 3 por R$ 999,00 ou os 2 por R$ 799,00, agora uma dúvida, esses que a NET vende é alugado ou é pessoal? porque diz que pode cobrar a visita técnica para a instalação na casa

Eitcha, valeu pelo aviso, na hora peguei o errado mesmo. Ví que o kit com 2 M4 na Kabum tá R$ 929,90

O da NET ainda vale a pena pegar os 3 por R$ 999,00 ou os 2 por R$ 799,00, agora uma dúvida, esses que a NET vende é alugado ou é pessoal? porque diz que pode cobrar a visita técnica para a instalação na casa

Não sei informar

O aparelho é seu. Somente tem o desconto e instalação grátis assinantes NET/Claro. O site de compra é da própia TP Link.

Vale a pena pagar R$ 653,65 pelo Twibi Giga da Intelbras(2unidades)???

Esse M4 vendido pela NET/CLaro. Será que compensa pagar os 999,00 pelo kit com 3 e deixar 1 de backup(minha casa creio que só 2 dão conta).

Última edição:
Vale a pena pagar R$ 653,65 pelo Twibi Giga da Intelbras(2unidades)???

Em desempenho o Twibi Giga é bem parecido com o Deco M4. A maior diferença é no aplicativo porque o da Intelbras é mais limitado e não suporta ajustar as configurações fora da rede em que se encontra o aparelho.

Eu liguei na Net e não sabem explicar muito bem. Tudo que ela me falou é o que tá no site. Inclusive o valor deles por telefone é diferente mas ela não soube especificar se era o M4, M5 e que também a venda era somente pelo site mesmo. em fim... A minha dívida era essa se era comodato ou aquisição. Disse que era aquisição e somente pelo site. Acabei comprando e mandei um e-mail pra eles perguntando se era a v1 ou v2, e pedi pra mandar um v2. Perguntei também se tinha alguma modificação no firmware pela claro e falei que queria o original. Rs. Quando chegar falo pra vcs como foi. Mas realmente o preço tá bem melhor. Acho que quem optar pelo M5 vale a pena tb.

Eu liguei na Net e não sabem explicar muito bem. Tudo que ela me falou é o que tá no site. Inclusive o valor deles por telefone é diferente mas ela não soube especificar se era o M4, M5 e que também a venda era somente pelo site mesmo. em fim... A minha dívida era essa se era comodato ou aquisição. Disse que era aquisição e somente pelo site. Acabei comprando e mandei um e-mail pra eles perguntando se era a v1 ou v2, e pedi pra mandar um v2. Perguntei também se tinha alguma modificação no firmware pela claro e falei que queria o original. Rs. Quando chegar falo pra vcs como foi. Mas realmente o preço tá bem melhor. Acho que quem optar pelo M5 vale a pena tb.
Eu comprei o meu Deco M4 pela NET/Claro, custo 700,00 reais 2 nós, veio V1 e sem modificaões. 8 anos de garantia. Isso foi em Novembro 2019, pode ser que hoje mandem V2...

Tem muita diferença entre o V1 e V2? Vc saberia me dizer? E como foi sua experiência com ele?
Normalmente, a mudança de uma versão pra outra é só uma pequena correção no hardware, mas acredito que não seja algo considerável no final das contas... Quanto a experiência, simplesmente resolvi meu problema com Wifi no meu apt de 139m2, com 2 nós, antes tinha 2 roteadores e a conexão caia direto e com velocidade baixa em determinados lugares. Muito satisfeito, vale o preço.

Vendi meu Asus AC86U, paguei na época 1100, vendi 1500.
Agora estou importando um Netgear Orbi RBK50 Triband AC3000.

Chega de travamentos, chega de pontos fracos de internet.
Top hein!! Se puder fazer um review quando chegar...

Top hein!! Se puder fazer um review quando chegar...

Ok., faço sim.

Pelo que vi tem mto leilão de RBK30 no ebay por 60 a 90 dólares. Pra quem ta pagando 600 a 1 mil nos BRs que nem são triband, pelo menos esse RBK30 é triband e AC2200.

Usa o redirecionador WeGet2U e sejam felizes, pq ebay só com redirecionador, se não 90% de taxas que o ebay cobra para o brasil.

O kit com 3 deco m5 tá saindo por 1499 na Net, é isso mesmo? Tô me segurando pra comprar. Uma coisa, aqui é em casa é Oi fibra 400 MB, a ONT não da ora colocar em bridge, perderia muito em desempenho colocando os decos em AP, ou só funcionalidades? Pretendo usar todos cabeados caso compre.
Edit. Tô lendo lá na página de venda, parece que é exclusivo pra quem tem contrato com a NET, procede? Se for isso, posso pedir pra um amigo que tem NET pra comprar?

Última edição:
O kit com 3 deco m5 tá saindo por 1499 na Net, é isso mesmo? Tô me segurando pra comprar. Uma coisa, aqui é em casa é Oi fibra 400 MB, a ONT não da ora colocar em bridge, perderia muito em desempenho colocando os decos em AP, ou só funcionalidades? Pretendo usar todos cadeados caso compre.
Edit. Tô lendo lá na página de venda, parece que é exclusivo pra quem tem contrato com a NET, procede? Se for isso, posso pedir pra um amigo que tem NET pra comprar?
Não vai perder desempenho, só não vai rotear pelo Deco. Imagino que voce tenha dito usar todos "cabeados".. Se for assim, o Wifi iria funcionar livre de conexões paralelas entre os Decos.

Na página do WifiPlus está descrito que "O produto Wi-Fi Plus 360º é exclusivo para clientes com serviço ativo de Banda Larga Claro net vírtua nas cidades com disponibilidade do serviço. Ao adquirir o equipamento, é necessário informar nome completo, CPF/CNPJ, CEP e endereço do titular do contrato NET para efetivação da compra e acesso aos benefícios oferecidos "

Existe também a opcão do Deco M4 por 10xR$99,00

Não vai perder desempenho, só não vai rotear pelo Deco. Imagino que voce tenha dito usar todos "cabeados".. Se for assim, o Wifi iria funcionar livre de conexões paralelas entre os Decos.

Na página do WifiPlus está descrito que "O produto Wi-Fi Plus 360º é exclusivo para clientes com serviço ativo de Banda Larga Claro net vírtua nas cidades com disponibilidade do serviço. Ao adquirir o equipamento, é necessário informar nome completo, CPF/CNPJ, CEP e endereço do titular do contrato NET para efetivação da compra e acesso aos benefícios oferecidos "

Existe também a opcão do Deco M4 por 10xR$99,00
Sim, pretendo ligá-los na ONT via cabo de rede.
Então pelo regulamento, teria que ser assinante da NET, vou falar com meu amigo.

Users who are viewing this thread

Voltar