[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Opa... Eu fiz a compra do kit m4 pelo site da Claro que direciona para a TP-Link no dia 10 e chegou hoje dia 16. Tenho Claro 120 Mb e já instalei aqui e a Internet está batendo em 125 Mb. Excelente compra. Pra mim está ótimo. Pulou de 51 pra 120.

Que bom, comprou o kit com quantos? Estaou interligados via cabo ou wifi?

Que bom, comprou o kit com quantos? Estaou interligados via cabo ou wifi?

Comprei o Kit com duas unidades deco m4:

Chegou dia 16/07 e logo instalei. Segui apenas as orientações do App tp-link e mais nada. Estão interligados via Wi-fi.

O principal está aligado ao modem da net por cabo e alcança 125mb. O segundo, ligado via wi-fi, está no andar de cima e alcança em torno de 70mb.

Tenho pacote contratado de 120mb, mas nunca consegui o contratado, somente agora com o Deco.

vlw....

Conectei um cabo de rede no notebook e no segundo Mesh e também bateu 125mb.

Então, pra mim valeu a compra. Funciona 100% e é muito simples e prático.

Recebi uma atualização de software hoje no Deco M4. Verifiquem no app de vocês...

Recebi também. Versão 1.4.0.

Notei que o sinal 5Ghz deu uma pequena caída. Antes os dois Decos ficavam interligados com 3 barrinhas mas agora caiu para 2. Alguns cantos da casa era de sinal máximo e agora caiu um pouco.
A rede 2,4GHz não se alterou.

Chegou! Vou começar os testes, é a versão 3.
20200718_144537.jpg
20200718_144145.jpg

Edit.1: Estou apanhando um pouco pra configurar o terceiro Deco. O App reconhece, faz todo procedimento, mas no fim ele fica piscando vermelho, como se não estivesse comunicando com o principal. Estão todos os 3 ligados na ONT da Oi via cabo de rede, todos os cabos estão funcionando.
Edit.2: Agora resolvi, como falei anteriormente, os decos estavam todos conectados a ONT da Oi, em modo Router. Daí o problema, não pode. Mudei pro modo AP e foi de boa (ruim que perco um monte de funcionalidades). Pra deixar em modo Router, só pode ligar o deco principal na ONT e fazer como na imagem abaixo (o ruim que fico em duplo NAT, por causa dessa ONT nojenta!):

26c5ec958b7641ceb79b3dd4e60ed906.png

Última edição:
Chegou! Vou começar os testes, é a versão 3.
20200718_144537.jpg
20200718_144145.jpg

Edit.1: Estou apanhando um pouco pra configurar o terceiro Deco. O App reconhece, faz todo procedimento, mas no fim ele fica piscando vermelho, como se não estivesse comunicando com o principal. Estão todos os 3 ligados na ONT da Oi via cabo de rede, todos os cabos estão funcionando.
Edit.2: Agora resolvi, como falei anteriormente, os decos estavam todos conectados a ONT da Oi, em modo Router. Daí o problema, não pode. Mudei pro modo AP e foi de boa (ruim que perco um monte de funcionalidades). Pra deixar em modo Router, só pode ligar o deco principal na ONT e fazer como na imagem abaixo (o ruim que fico em duplo NAT, por causa dessa ONT nojenta!):

26c5ec958b7641ceb79b3dd4e60ed906.png

Onde eu vejo a versão do Deco? Sei que a minha não é a primeira pois o conector de tomada não é USB tipo C

Depois de ler o tópico, estou pesquisando algumas opções lá para casa. O meu principal problema é que o meu roteador está na sala, e preciso levar o sinal até um cômodo de trás, separado por 2 paredes. Neste caso, será que só a unidade principal já seria suficiente para levar o sinal, ou precisaria colocar um segundo módulo no outro cômodo?

Cômodo onde o sinal deve chegar
_________________________________________ Parede

Cômodo onde está o roteador

Estou entre o Deco M4 e o M5. Alguém sabe se esses dois modelos tem suporte para Wi-Fi 6? Será que as antenas adicionais do M5 fariam com que o sinal chegasse mais forte no cômodo que precisa ser atendido?

Última edição:
Dando mais um feedback sobre os M5. Estou muito satisfeito com os resultados, mesmo eles estando em modo AP. Consigo saber quem estalá conectado na rede, bloquear usuários, o alcance da rede aumentou, mas o melhor fica com as trocas automáticas entre eles, sempre tenho ótima conexão na casa toda. E caso precise expandir o sinal é só acrescentar mais um deco. Muito bom mesmo. Agora preciso dos suportes de parede.

Última edição:
Depois de ler o tópico, estou pesquisando algumas opções lá para casa. O meu principal problema é que o meu roteador está na sala, e preciso levar o sinal até um cômodo de trás, separado por 2 paredes. Neste caso, será que só a unidade principal já seria suficiente para levar o sinal, ou precisaria colocar um segundo módulo no outro cômodo?

Cômodo onde o sinal deve chegar

Cômodo onde está o roteador

Estou entre o Deco M4 e o M5. Alguém sabe se esses dois modelos tem suporte para Wi-Fi 6? Será que as antenas adicionais do M5 fariam com que o sinal chegasse mais forte no cômodo que precisa ser atendido?

Mais uma pergunta. La em casa preciso ligar uma caixa de som e uma central de alarme via cabo na internet, e vi que o Deco M5 tem apenas duas conexões, sendo uma para receber o sinal. Ou seja, não poderia ligar os dois aparelhos direto no Deco.

Se eu colocar o roteador da NET em Bridge, posso ligar nele tanto o Deco, como também a caixa de som e o alarme?

Mais uma pergunta. La em casa preciso ligar uma caixa de som e uma central de alarme via cabo na internet, e vi que o Deco M5 tem apenas duas conexões, sendo uma para receber o sinal. Ou seja, não poderia ligar os dois aparelhos direto no Deco.

Se eu colocar o roteador da NET em Bridge, posso ligar nele tanto o Deco, como também a caixa de som e o alarme?
Se vc colocar o NET em bridge não. Mas cara, compra um switch 10/100 ou 10/100/1000 e vc 'cria portas'... hj switch simples é bem barato e não precisa configurar nada....

Se vc colocar o NET em bridge não. Mas cara, compra um switch 10/100 ou 10/100/1000 e vc 'cria portas'... hj switch simples é bem barato e não precisa configurar nada....

Obrigado pela ajuda. Ou seja, eu preciso deixar o meu roteador Net em Bridge, instalar um swich em seguida e no switch eu ligaria o Deco M5, a caixa de som e o alarme.

Obrigado pela ajuda. Ou seja, eu preciso deixar o meu roteador Net em Bridge, instalar um swich em seguida e no switch eu ligaria o Deco M5, a caixa de som e o alarme.

Não, você liga o modem da net no Deco, a LAN do Deco no switch, e do switch na caixa de som e alarme

Não, você liga o modem da net no Deco, a LAN do Deco no switch, e do switch na caixa de som e alarme
Oq o @lucas_alex falou... NET --- Deco (WAN)-DECO(LAN) --- Switch --- demais dispositivos cabeados (incluindo outros DECOs tbm)

Valeu pela ajuda pessoal. Lá em casa apenas a unidade principal será cabeada, o restante irei conectar wireless.

Se tiver como conectar via cabo de rede, seria o ideal.

Realmente não dá. Por isso estou querendo investir em um sistema wireless de melhor qualidade. O apartamento tem 150m2, e um dos locais que preciso de sinal fica duas paredes atrás da unidade principal (cabeada). A outra unidade fica a uma distância de 20m em linha reta sem paredes no caminho.

Por isso, inclusive, resolvi pegar o M5, pois ele tem 4 antenas e acredito que terá um sinal mais forte para chegar no cômodo atrás das duas paredes.

Realmente não dá. Por isso estou querendo investir em um sistema wireless de melhor qualidade. O apartamento tem 150m2, e um dos locais que preciso de sinal fica duas paredes atrás da unidade principal (cabeada). A outra unidade fica a uma distância de 20m em linha reta sem paredes no caminho.

Por isso, inclusive, resolvi pegar o M5, pois ele tem 4 antenas e acredito que terá um sinal mais forte para chegar no cômodo atrás das duas paredes.
Pode ser que fique mais forte, mas não conseguirá usufruir ao máximo, pois os decos terão que compartilhar o wifi, pois estarão se comunicando através dele ao mesmo tempo que com seus aparelhos. Aqui em casa ele estão cabeados, assim consigo ter 400MB da minha Internet sempre. Tb testei sem os cabos, o máximo que conseguia era 150/200MB, o que pode ser bom pra uns, mas no meu caso, a ideia era ter o máximo sempre.
No seu caso pra melhorar mesmo, devia ser um Deco M9 por exemplo, pois é tri-band, onde uma das bandas fica exclusiva para a intercomunicação dos Decos. Acho que é isso, me corrijam se estiver errado, mas pode ser que tenha uma boa melhora no seu caso e te atendam bem.

Última edição:
Pode ser que fique mais forte, mas não conseguirá usufruir ao máximo, pois os decos terão que compartilhar o wifi, pois estarão se comunicando através dele ao mesmo tempo que com seus aparelhos. Nesse caso pra melhorar mesmo, devia ser um Deco M9 por exemplo, pois é tri-band, onde uma das bandas fica exclusiva para a intercomunicação dos Decos. Acho que é isso, me corrijam se estiver errado, mas pode ser que tenha uma boa melhora no seu caso.

Esse M9 vende aqui no Brasil?? Não encontrei. Também vi que o M5 não tem Wi-Fi 6, mas os novos Decos, que têm essa tecnologia, não tem previsão de vir para o Brasil.

Mas no geral a demanda não é grande na minha casa. Tenho 240mb contratados com a Net, e no auge da utilização seria filmes na Netflix (quarto localizado a 10 metros do Deco principal) e 2 notebooks (uso de internet e video-chamadas). Hoje, utilizando o sinal do roteador da Net, já funciona bem, mas sem cobertura na casa toda.

Esse M9 vende aqui no Brasil?? Não encontrei. Também vi que o M5 não tem Wi-Fi 6, mas os novos Decos, que têm essa tecnologia, não tem previsão de vir para o Brasil.

Mas no geral a demanda não é grande na minha casa. Tenho 240mb contratados com a Net, e no auge da utilização seria filmes na Netflix (quarto localizado a 10 metros do Deco principal) e 2 notebooks (uso de internet e video-chamadas). Hoje, utilizando o sinal do roteador da Net, já funciona bem, mas sem cobertura na casa toda.
Esse M9 cheguei a ver na internet por um preço bem salgado (perto do 4k). Aqui o único aparelho que pode usufruir do Wifi 6 é o meu Note 10+ a maioria nem padrão AC usa (o IPhone da dona Maria, o celular do meu filho e o chromecast usam). A TV é cabeada, a do quarto é pelo chromecast, resumindo, aqui tá tudo rodando liso. Tô bem satisfeito com os decos até o momento.

Com essa questão de Home Office tivemos que comprar dois notebooks novos, e ambos tem Wi-Fi 6. Mas o uso de ambos é para trabalho, ou seja, internet e video conferência, por isso a internet, mesmo não sendo Wi-Fi 6 está rodando bem tranquilo.

Até tinha pensando em pegar um roteador normal, de longo alcance, mas a esposa disse que não daria para colocar aquele monstro em cima do móvel, que teria que ficar dentro dele. Aí ia ficar a mesma porcaria de sinal que é hoje.

Como ela gostou do design do M4 e M5, acabou sendo a solução escolhida.

Última edição:
Com essa questão de Home Office tivemos que comprar dois notebooks novos, e ambos tem Wi-Fi 6. Mas o uso de ambos é para trabalho, ou seja, internet e video conferência, por isso a internet, mesmo não sendo Wi-Fi 6 está rodando bem tranquilo.

Até tinha pensando em pegar um roteador normal, de longo alcance, mas a esposa disse que não daria para colocar aquele monstro em cima do móvel, que teria que ficar dentro dele. Aí ia ficar a mesma porcaria de sinal que é hoje.

Como ela gostou do desing do M4 e M5, acabou sendo a solução escolhida.
Show, ajustando bem aí, vc vai gostar do resultado.

Com relação ao roteador da Net, tenho lá em casa um TC7337. Vocês mesmo colocaram em modo Bridge, ou pediram a visita de um técnico para isso? O procedimento é complexo?

Com relação ao roteador da Net, tenho lá em casa um TC7337. Vocês mesmo colocaram em modo Bridge, ou pediram a visita de um técnico para isso? O procedimento é complexo?
Pessoal sempre aconselha colocar em bridge, aqui a minha ONT não possibilita isso. Procura algo na internet, deve ter algum tutorial.

Agora que decidi pegar o M5, ele está esgotado no site da Claro. Só tem o M4 com disponibilidade.

Vou aguardar uns dias para ver se volta a ter disponibilidade, e se for o caso pego o M4 mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar