Bom dia pessoal.
Hoje estou usando um Huawei AX3 Quad-Core para minha internet de fibra da Copel.
O ONT está em Bridge e o AX3 cuida do resto.
Porém, as paredes do meu apartamento são bem grossas e apesar do apartamento só ter 90 metros, existem lugares em que o sinal é bem ruim.
Consigo um outro AX3 Quad-Core por cerca de 300 a 350 reais. Vale a pena pegar mais um e ligar ambos em Mesh? É possível?
É possivel colocar em mesh sim. Mas se atente em um detalhe: mesh só funciona em global com global ou chinês com chinês. Aqui em casa tenho dois ax3 quadcore em mesh e um ax3 dualcore em mesh com eles, todos cabeados. Funciona wifi na casa toda (consigo 600Mb em qualquer ponto da casa.
Ajudinha, comentaram para eu ligar os dois M4 no cabo de rede mas, o segundo esta conectado mas não esta "funcionando" como se tivesse no cabo e sim pelo sinal sem fio.
Alguma dica? Não achei nenhuma configuração para resolver isso. O Deco 1 esta como router.
Vejam se alguém pode me ajudar.
Estou com o meu xbox ligado num deco M5, e não consigo entrar em nenhuma partida on line com o jogo Rainbow six Siege. Fica procurando partida mas não entra nunca.
Acredito que seja alguma configuração do Deco que esteja bloqueando. Já aconteceu isso com alguém? Alguma dica de como resolver?
Interessante que com o Rainbow six Extraction a partida on line entra normalmente.
Veja se o modelo seu é o WS7200.. Se for, ele realmente tem uma das potencias mais baixas do mercado, em torno de 85mW em 5GHz (roteadores de entrada como o AX10 tem em torno de 400mW)
Se não estou enganado, é possível sim colocar outro WS7200 em Mesh, mas para evitar incompatibilidade, eu recomendaria ser o mesmo modelo que você tem hoje, inclusive do mesmo mercado (se o seu é global, procure pegar outro global). Parece que os modelos qu fazem Mesh possuem um botao com H no topo do case, conforme informado no site pro produto.
veja também qual é a velocidade esperada e a forma de montar o mesh (wifi ou cabeado).. Se for por Wifi, por ser MiMo 2x2 (duas streams de 433mbps), um dos streams seria usada para comunicação e a outra para transmissão, o que limitaria a velocidade de repasse em torno de 350mbps (433mbps teóricos)..
Entendi. Eu teria a possibilidade de pegar outro exatamente igual.
Considerando o investimento e a possibilidade de vender meu AX3 atual, seria melhor partir para algo com maior alcance? Asus, TP-Link, etc?
É possivel colocar em mesh sim. Mas se atente em um detalhe: mesh só funciona em global com global ou chinês com chinês. Aqui em casa tenho dois ax3 quadcore em mesh e um ax3 dualcore em mesh com eles, todos cabeados. Funciona wifi na casa toda (consigo 600Mb em qualquer ponto da casa.
Sem saber exatamente sua necessidade, não da pra garantir o que seria melhor.. Apto de 90m² com paredes grossas, dependendo da velocidade que vc quer ter nos cantos, um único roteador pode não ser a solução..
Se pegar os roteadores da TP-Link, vai perder a capacidade Mesh. Se pegar os da Asus, pode até pegar os com EasyMesh, mas vai gastar uma boa grana.
Ajudinha, comentaram para eu ligar os dois M4 no cabo de rede mas, o segundo esta conectado mas não esta "funcionando" como se tivesse no cabo e sim pelo sinal sem fio.
Alguma dica? Não achei nenhuma configuração para resolver isso. O Deco 1 esta como router.
Vim pra deixar um feedback aqui. Depois de ler as discussões desse tópico, decidi comprar um kit com 2 Deco M4 pois o sinal wi-fi aqui aqui de casa estava uma merda com o roteador da TP-LINK Archer C5 W.
Meu plano de internet é de 600 Mbps e o modem e roteador ficam no meu quarto, onde fica meu PC de trabalho, ligado no cabo. O sinal mal chegava no último quarto da casa, que nem é tão grande, mas possui 3 paredes, por isso decidi ir de MESH ao invés de um roteador mais potente. E passar cabo não conseguiria por conta da laje...
Por estar desatualizado, antes testei comprando um repetidor de sinal antes de descobrir como o MESH estava "avançado" e "barato" no Brasil, porém o resultado foi uma merda. O resultado é o seguinte:
No quarto mais longe, apenas com o roteador na banda 2.4GHz (5GHz nem pensar):
Sem saber exatamente sua necessidade, não da pra garantir o que seria melhor.. Apto de 90m² com paredes grossas, dependendo da velocidade que vc quer ter nos cantos, um único roteador pode não ser a solução..
Se pegar os roteadores da TP-Link, vai perder a capacidade Mesh. Se pegar os da Asus, pode até pegar os com EasyMesh, mas vai gastar uma boa grana.
Entendi. Fiquei pensando um lugar bom para colocar o outro roteador, e não encontrei haha.
No fim acabei encontrando um ASUS RT-AX82U barato, e acho que consigo vender meu AX3 Quad.
Pelos testes em condições semelhantes, o AX82 vai cobrir com mais qualidade e pelo preço dos 2 AX3.
Se eu colocar 2 mesh M4 junto com 1 M5, o que conecto no roteador seria o principal (no caso o M5)? Tanto no M4 quanto o M5 fala que suporta ate uns 100 dispositivos conectados, o M4 suporta isso mesmo? pois o M5 ate faz sentido ja que tem o dobro de RAM
Se eu colocar 2 mesh M4 junto com 1 M5, o que conecto no roteador seria o principal (no caso o M5)? Tanto no M4 quanto o M5 fala que suporta ate uns 100 dispositivos conectados, o M4 suporta isso mesmo? pois o M5 ate faz sentido ja que tem o dobro de RAM
Moçada do Deco M5 e similares, já tiveram ocorrência da conexão "pipocar" de tempos em tempos, não importando o nó onde esteja conectado?
Instalei um trio desses na casa de uns amigos no último final de semana e hoje reportaram que alguns dispositivos aparentemente perdem conectividade por alguns instantes (segundos, o suficiente para incomodar). Eles até acharam que poderia ser culpa da operadora mas creio que seja algo no TP-Link, uma vez que usaram apenas o equipamento da operadora por 2~3 dias e isso não aconteceu, mas obviamente a cobertura do Wi-Fi era bem menor.
Encontrei essa thread no fórum da TP-Link da galera relatando comportamentos similares e aparentemente uma alternativa seria configurá-los para trabalhar como Access Point, é isso?
Inicialmente coloquei o equipamento da operadora (Claro) em bridge e deixei o M5 cuidando da infra por achar que faria mais sentido, mas como eles não tem nenhuma necessidade de roteamento avançada penso que vale o teste como AP.
Se tiverem outras dicas agradeço
Chegou a cogitar em instalar os FW Beta? Tenho instalados nos meus M5 e deu uma nova vida a eles.
Aqui felizmente nunca tive qualquer tipo de problemas com os Deco's... E aqui é uma miscelânia de Deco's; M5 (esses não uso mais), M9 e X60... foi configurar e esquecer.
Chegou a cogitar em instalar os FW Beta? Tenho instalados nos meus M5 e deu uma nova vida a eles.
Aqui felizmente nunca tive qualquer tipo de problemas com os Deco's... E aqui é uma miscelânia de Deco's; M5 (esses não uso mais), M9 e X60... foi configurar e esquecer.
Ainda não me aventurei pois como estou um pouco distante fica complicado ajudar caso dê alguma zebra grave, eles estão com o fw 1.5.7 que apareceu quando liguei-os pela primeira vez.
Por hora pedi pro pessoal realocar um dos M5 que fica em um andar intermediário para outra tomada, pelo app da TP-Link vi que ele estava recebendo um sinal meio porco do deco 'principal' e é justamente o nó que normalmente tem mais clientes pendurados, parece que o sinal entre decos melhorou e vou monitorar pelos próximos dias pra ver se fará alguma diferença.
Onde pega os fw beta? Acabei esquecendo de ver/anotar a versão de hardware mas isso é fácil de resolver.
Current Release For Deco M5(V1/V2/V3/V3.2) Deco M5_1.7.8 Build 20240719 for All versions Modifications and Bug Fixes: 1. Improve the device stability. 2. Enhance the system security. 3. Fixed the bug of Deco network dis
community.tp-link.com
Nos meus últimos testes que fiz esse última versão Beta resolveu os problemas da primeira versão Beta... Tá redondinho, pelo que pode constatar.
fala pessoal. to vendo mta gente recomendando e usando roteador sem WIFI6. pra wifi 6, além dos xiaomi qual vcs indicam? sinceramente nao estou entendendo pq tem gente instalando mesh sem ser wifi 6...
NMHO, o motivo é que para as velocidades de internet nas casas de 99% da população, o Wifi 6 ainda não faz diferença..
No Wifi5 é possível obter uns 750mbps reais com duas streams de 80MHz..
Wifi 6 só vai valer acima dos 1gbps, e pra isso vai precisar de WAN 2.5gbps, que quase nenhum sistema de entrada tem..
Pessoal, o Max dicas falou q a tp link vai disponibilizar o one mesh entre mesmos roteadores archer. Tipo mesh entre dois archer c80 ou c6. Vou deixar o link do video. podem ir para o tempo 9:40.
fala pessoal. to vendo mta gente recomendando e usando roteador sem WIFI6. pra wifi 6, além dos xiaomi qual vcs indicam? sinceramente nao estou entendendo pq tem gente instalando mesh sem ser wifi 6...
posso falar por mim. No momento eu nem se quer tenho aparelhos compativeis com wifi 6. como minha internet é de 320mb eu nem se quer preciso de wifi 6. o wifi 5 ja é suficiente para mim.
Tem a linha Deco X20/60/90.. Apenas o X90 tem WAN 2.5gbps..
NMHO, o motivo é que para as velocidades de internet nas casas de 99% da população, o Wifi 6 ainda não faz diferença..
No Wifi5 é possível obter uns 750mbps reais com duas streams de 80MHz..
Wifi 6 só vai valer acima dos 1gbps, e pra isso vai precisar de WAN 2.5gbps, que quase nenhum sistema de entrada tem..
Wifi6 não é só pela VELOCIDADE, o Ping e Jilter do Wifi6 são BEM MENORES que o Wifi5, isso influencia muito em JOGOS ONLINE para quem joga em Notebook, Xbox, Celular via Wifi.
Quem vai comprar um roteador novo, tem que ir logo de Wifi6 para estar preparado para a chegada de novos aparelhos.
Não vejo pq pegar um Wifi5, ai depois de 2 ~ 3 anos trocar por um Wifi6, bastava ter pego logo o WIFI6 logo de cara.
Moçada do Deco M5 e similares, já tiveram ocorrência da conexão "pipocar" de tempos em tempos, não importando o nó onde esteja conectado?
Instalei um trio desses na casa de uns amigos no último final de semana e hoje reportaram que alguns dispositivos aparentemente perdem conectividade por alguns instantes (segundos, o suficiente para incomodar). Eles até acharam que poderia ser culpa da operadora mas creio que seja algo no TP-Link, uma vez que usaram apenas o equipamento da operadora por 2~3 dias e isso não aconteceu, mas obviamente a cobertura do Wi-Fi era bem menor.
Encontrei essa thread no fórum da TP-Link da galera relatando comportamentos similares e aparentemente uma alternativa seria configurá-los para trabalhar como Access Point, é isso?
Inicialmente coloquei o equipamento da operadora (Claro) em bridge e deixei o M5 cuidando da infra por achar que faria mais sentido, mas como eles não tem nenhuma necessidade de roteamento avançada penso que vale o teste como AP.
Eles estão ligados via Cabo CAT5 ou CAT6 ? CAT5 é problematico
Eles não estão repetindo sinal estão ? se estiverem é esse o problema. Tem que ligar eles via cabo.
Eles estão com IP Fixo ? se não estiverem, pode ser esse o problema. Usa o roteador da operadora como DHCP e seta IP fixo em cada um deles
Desativa o WPS e WPA1 e ativa o WPA2 como padrão em todos eles.
No meu caso estava em bridge, tirei do bridge e conectei um cabo de rede para cada partindo do modem da operadora e agora noto esses pequenos travamentos.
No meu caso estava em bridge, tirei do bridge e conectei um cabo de rede para cada partindo do modem da operadora e agora noto esses pequenos travamentos.
Se não me engano, para o fast roaming funcionar corretamente é preciso que o cabeamento saia do primeiro Deco diretamente para os demais, e não do modem/roteador da operadora.
Ex.: Modem >> Primeiro Deco >> Switch 5 portas >> Demais Decos
Wifi6 não é só pela VELOCIDADE, o Ping e Jilter do Wifi6 são BEM MENORES que o Wifi5, isso influencia muito em JOGOS ONLINE para quem joga em Notebook, Xbox, Celular via Wifi.
Quem vai comprar um roteador novo, tem que ir logo de Wifi6 para estar preparado para a chegada de novos aparelhos.
Não vejo pq pegar um Wifi5, ai depois de 2 ~ 3 anos trocar por um Wifi6, bastava ter pego logo o WIFI6 logo de cara.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eles estão ligados via Cabo CAT5 ou CAT6 ? CAT5 é problematico
Eles não estão repetindo sinal estão ? se estiverem é esse o problema. Tem que ligar eles via cabo.
Eles estão com IP Fixo ? se não estiverem, pode ser esse o problema. Usa o roteador da operadora como DHCP e seta IP fixo em cada um deles
Desativa o WPS e WPA1 e ativa o WPA2 como padrão em todos eles.
Sobre o Wifi6 concordo 100% contigo.
Depois que troquei meu AP por um AX, eu passei a jogar tranquilamente no wifi mano.
Diferença de 2ms somente, comparado com o cabo. Hoje nem compensa mais usar wifi5
Eu adquiri o Covr 1102, e gostaria de saber qual a melhor configuração pra usar ambos no cabo, pois cabeei a casa...
O roteador de dentro só chega 95/95 mb down e up, enquanto o "mestre" que fica do lado do modem da operadora chega os 200/100 contratados certinho...Ouvi falar que a porta Wan não é gigabit, então qual seria a saida pra ligar o de dentro? No modem da operadora e na porta lan dele? Tem alguma configuração? Não achei no YT
Eu adquiri o Covr 1102, e gostaria de saber qual a melhor configuração pra usar ambos no cabo, pois cabeei a casa...
O roteador de dentro só chega 95/95 mb down e up, enquanto o "mestre" que fica do lado do modem da operadora chega os 200/100 contratados certinho...Ouvi falar que a porta Wan não é gigabit, então qual seria a saida pra ligar o de dentro? No modem da operadora e na porta lan dele? Tem alguma configuração? Não achei no YT
Se não me engano, para o fast roaming funcionar corretamente é preciso que o cabeamento saia do primeiro Deco diretamente para os demais, e não do modem/roteador da operadora.
Ex.: Modem >> Primeiro Deco >> Switch 5 portas >> Demais Decos