• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pelo que entendi, tá vindo velocidade baixa conectado direto no cabo, né isso?

Olha, realmente muito estranho... no cabo era pra vir full mesmo, até +-940mbs. Qualquer roteador barato pega de 300 conto funciona full no cabo. Não faz sentido o Google Wifi não funcionar.

Se continuar dessa forma, sinceramente eu devolveria. Pode ser defeito, incompatibilidade, não sei.
Isso mesmo, direto no cabo.

Justamente! O ZTE bixeira que a provedora manda aqui pega a velocidade full 600/300, mas o Google, mais caro e teoricamente mais tecnologico, nao consegue.

Eu abri um chamado com o Google, to no aguardo. Se nao resolverem, vou devolver mesmo :(
 
Isso mesmo, direto no cabo.

Justamente! O ZTE bixeira que a provedora manda aqui pega a velocidade full 600/300, mas o Google, mais caro e teoricamente mais tecnologico, nao consegue.

Eu abri um chamado com o Google, to no aguardo. Se nao resolverem, vou devolver mesmo :(
Tem como vc conectar mais de um dispositivo por cabo na sua rede e testar o iperf entre eles?
 
Eh, eu vi esse vídeo ai na real antes de pegar o kit.
Mas, na realidade, o wifi eu nem me importo muito. Se pegar 100 ou 200 esta tranquilo pra mim.
O que esta me pegando mesmo eh a velocidade no cabo que não esta chegando full do jeito que deveria. Num ZTE de 100 conto pega os 600/300 mas num kit de 2k reais pega 400/200? Ai eh foda...

Eu dei mais uma fuçada na internet e vi alguém falando que quando setava o equipamento do Google pra PPPoE, ele abaixava a velocidade pra essa pessoa também. E aqui também é PPPoE e, infelizmente, a ISP não tem a opção de DHCP.
Vou ver se acho mais alguma outra evidência de que seja isso o problema e, se realmente for, vou devolver o kit porque também faz zero sentido ter restrição dependendo do protocolo que você seleciona...

Faz o teste, deixa o modem da sua operadora em modo router distribuindo os ips e desliga o WiFi dele, coloca o Google Wifi como acess point e conecta o cabo de rede no Google wifi, se passar os 940mbps pode ser isso mesmo que você falou de não passar toda velocidade no modo router PPOE, ai é um bug mesmo que ninguém sabe se um dia será arrumado.

Agora, sendo bem sincero com você, gastar quase 2k em uma tecnologia AC (WiFi 5) já ultrapassada sendo que você poderia ter gastado essa mesma grana ou até menos em 3 unidades AX (Wi Fi 6) de outra marca é complicado, ainda mais que a sua conexão de internet já tem uma alta velocidade.

Eu até entendo que a marca Google tem o seu peso e nos faz querer ter algo da marca, mas com esse problema que você relatou aí vai ser difícil justificar a compra e ficar satisfeito.

Eu quase peguei 2 decos M4 AC1200 em uma promoção que hoje me atenderiam muito bem em uma conexão de 250 Mega, mais eu sei que daqui a algum tempo eu vou fazer um upgrade de velocidade e aí esses decos já não iriam me atender bem, foi ai que pensei bem, deixei passar a promoção e já me decidi que vai ser uma rede Mesh AX WiFi 6 de no mínimo 3000, pois não quero ter de trocar de roteadores tão cedo, então quero investir em uma tecnologia que vai me atender com altas velocidades no WIFi por alguns anos.
 
Última edição:
Tem como vc conectar mais de um dispositivo por cabo na sua rede e testar o iperf entre eles?
Vou testar aqui com o notebook, logo posto os resultados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faz o teste, deixa o modem da sua operadora em modo router distribuindo os ips e desliga o WiFi dele, coloca o Google Wifi como acess point e conecta o cabo de rede no Google wifi, se passar os 940mbps pode ser isso mesmo que você falou de não passar toda velocidade no modo router PPOE, ai é um bug mesmo que ninguém sabe se um dia será arrumado.

Agora, sendo bem sincero com você, gastar quase 2k em uma tecnologia AC (WiFi 5) já ultrapassada sendo que você poderia ter gastado essa mesma grana ou até menos em 3 unidades AX (Wi Fi 6) de outra marca é complicado, ainda mais que a sua conexão de internet já tem uma alta velocidade.

Eu até entendo que a marca Google tem o seu peso e nos faz querer ter algo da marca, mas com esse problema que você relatou aí vai ser difícil justificar a compra e ficar satisfeito.

Eu quase peguei 2 decos M4 AC1200 em uma promoção que hoje me atenderiam muito bem em uma conexão de 250 Mega, mais eu sei que daqui a algum tempo eu vou fazer um upgrade de velocidade e aí esses decos já não iriam me atender bem, foi ai que pensei bem, deixei passar a promoção e já me decidi que vai ser uma rede Mesh AX WiFi 6 de no mínimo 3000, pois não quero ter de trocar de roteadores tão cedo, então quero investir em uma tecnologia que vai me atender com altas velocidades no WIFi por alguns anos.
Eu nao me recordo de ter visto opcao de access point ou bridge nas configuracoes avancadas do Google Mesh no app mas vou ver se eh possivel e testar isso dai. Mas uma coisa que achei curioso eh que o roteador da ZTE também é via PPoE e testei tbm o modem, um FiberHome (onde a fibra vai conectada), direto no PC, com o PPoE no Windows, e a velocidade de ambos ficaram 600/300, só o Google que não vai mesmo... mas vou ver tentar esse lance do access point que ai da pra eliminar ou confirmar essa situação.

Em relação ao valor, na realidade, eu comprei pelo marketplace da empresa que trampo com uns "pontos de milhas" que a gente vai ganhando ao longo dos anos. Como foi enviado pelo Ponto, e na NF lancada consta os 2k reais, eu assumi que esse seria o valor. Mas olhando aqui, vi que encontra esse kit na faixa dos 1200. Mas, de qualquer maneira, concordo contigo, acho overpriced, soh peguei porque foi "de graça" e era a unica opcao de mesh que tinha disponivel.
 
Última edição:
Faz o teste, deixa o modem da sua operadora em modo router distribuindo os ips e desliga o WiFi dele
F :(
Não consigo acessar as configs do modem e a provedora nao me passa os dados pra isso também, ou seja, não consigo tirar ele de modo bridge nem mudar o PPoE.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas uma coisa que achei curioso eh que o roteador da ZTE também é via PPoE e testei tbm o modem, um FiberHome (onde a fibra vai conectada), direto no PC, com o PPoE no Windows, e a velocidade de ambos ficaram 600/300, só o Google que não vai mesmo
Uma correção em relação ao comentário abaixo: o unico teste que consigo 600/300 é com o roteador da ZTE, ou seja, modem HomeFiber (bridge) => roteador ZTE (PPoE) > PC ethernet.
Fiz mais alguns testes com o HomeFiber (bridge) conectado direto no PC via cabo com o PPoE do Windows e o resultado é o mesmo do equipamento do Google, não chegando na velocidade full e nem com o mesmo ping...

Sendo assim, pode ter relação com a config de MTU onde o roteador da ZTE esteja configurado corretamente e o mesh do Google não?!
 
Última edição:
Mais uma update, talvez a ultima porque agora parece que ta bala rs
Fiz um outro esquema aqui:
Modem da ISP HomeFiber (bridge) => Roteador ZTE (PPoE) => Google Mesh (DHCP)
Ou seja, toda a autenticação rola antes de chegar no Google, feita pelo ZTE, então o Google só fica com o trabalho fácil rs e, de fato, isso fez com que eu pegasse a velocidade completa de 600/300 e pings normais, como o esperado.
Então podemos concluir que esse mesh do Google realmente não gosta ou não sabe lidar muito bem com PPoE, infelizmente.
Agora o esquema vai ser tentar ver com a ISP pra tirar o modem HomeFiber do modo bridge pra ele fazer a distribuição dos IPs e gerenciar o PPoE e eu conectar o mesh direto nele, assim evito ter um equipamento extra no meio do caminho, simplificando o setup. Mas duvido muito que a provedora vá acatar isso, galera lá no máximo sabe pedir pra reiniciar o modem/roteador :(
 
Mais uma update, talvez a ultima porque agora parece que ta bala rs
Fiz um outro esquema aqui:
Modem da ISP HomeFiber (bridge) => Roteador ZTE (PPoE) => Google Mesh (DHCP)
Ou seja, toda a autenticação rola antes de chegar no Google, feita pelo ZTE, então o Google só fica com o trabalho fácil rs e, de fato, isso fez com que eu pegasse a velocidade completa de 600/300 e pings normais, como o esperado.
Então podemos concluir que esse mesh do Google realmente não gosta ou não sabe lidar muito bem com PPoE, infelizmente.
Agora o esquema vai ser tentar ver com a ISP pra tirar o modem HomeFiber do modo bridge pra ele fazer a distribuição dos IPs e gerenciar o PPoE e eu conectar o mesh direto nele, assim evito ter um equipamento extra no meio do caminho, simplificando o setup. Mas duvido muito que a provedora vá acatar isso, galera lá no máximo sabe pedir pra reiniciar o modem/roteador :(
Que confusão que ficou hein 😂😂.

O único problema do HomeFiber virar dhcp e o google wifi continuar dhcp, é que você terá nat duplo aí.

Pra navegação normal não atrapalha, mas pra jogos e coisas mais avançadas complica.

A solução seria deixar o homefiber como dhcp e o google wifi como AP. Mas aí... um equipamento desse como só AP é um desperdício tremendo. Sem contar que vc provavelmente pede o gerenciamento dos clientes pelo aplicativo do google wifi.

Resumindo, a não ser que vc AME o google wi-fi, se tivesse como devolver, eu devolveria, e faria um seguinte:

Se vc quer uma rede mesh sem muita complicação, pegaria um tp-link deco com wifi 6.

Se vc quer uma rede mais complexa, com mais opções avançadas, iria de roteador (ou 2, em rede mesh), da asus.
 
Que confusão que ficou hein 😂😂.

O único problema do HomeFiber virar dhcp e o google wifi continuar dhcp, é que você terá nat duplo aí.

Pra navegação normal não atrapalha, mas pra jogos e coisas mais avançadas complica.

A solução seria deixar o homefiber como dhcp e o google wifi como AP. Mas aí... um equipamento desse como só AP é um desperdício tremendo. Sem contar que vc provavelmente pede o gerenciamento dos clientes pelo aplicativo do google wifi.

Resumindo, a não ser que vc AME o google wi-fi, se tivesse como devolver, eu devolveria, e faria um seguinte:

Se vc quer uma rede mesh sem muita complicação, pegaria um tp-link deco com wifi 6.

Se vc quer uma rede mais complexa, com mais opções avançadas, iria de roteador (ou 2, em rede mesh), da asus.
É que vc não viu como ficaram os fios aqui embaixo da mesa :bem:

A ideia seria o HomeFiber fazer o gerenciamento do PPPoE (sem wifi, sem nada) e o Google Wifi conectar via DHCP nele. Ainda assim teria NAT duplo?!
E por que exatamente isso é ruim para jogos? Porque, por exemplo, o PC estaria conectado diretamente no Google via cabo, então ele pega a rede somente desse equipamento, correto? Pelo que entendi, NAT duplo atrapalha quando se conecta via Wifi, ou eu entendi tudo errado kkkk

Então, na realidade nem de rede mesh eu preciso :haa: moro num apto pequeno. Eu peguei esse Google aí a titulo de curiosidade mesmo e porque sairia de graça. Mas to pensando seriamente mesmo em devolver e tentar pegar meus pontos de volta e pegar alguma outra coisa disponível lá na lojinha da empresa.

Edit: :crycat:

gx31w3G.png
 
Última edição:
É que vc não viu como ficaram os fios aqui embaixo da mesa :bem:

A ideia seria o HomeFiber fazer o gerenciamento do PPPoE (sem wifi, sem nada) e o Google Wifi conectar via DHCP nele. Ainda assim teria NAT duplo?!
E por que exatamente isso é ruim para jogos? Porque, por exemplo, o PC estaria conectado diretamente no Google via cabo, então ele pega a rede somente desse equipamento, correto? Pelo que entendi, NAT duplo atrapalha quando se conecta via Wifi, ou eu entendi tudo errado kkkk

Então, na realidade nem de rede mesh eu preciso :haa: moro num apto pequeno. Eu peguei esse Google aí a titulo de curiosidade mesmo e porque sairia de graça. Mas to pensando seriamente mesmo em devolver e tentar pegar meus pontos de volta e pegar alguma outra coisa disponível lá na lojinha da empresa.

Edit: :crycat:

gx31w3G.png
Na verdade Nat duplo é quando o seu roteador principal, que distribui ips etc, não tem um IP público. Pode ser tanto no Wi-Fi como no cabo. É característica da rede.

Vc tem um roteador X, pegando o IP Público da net, distribuindo pra outro roteador Y um IP privado, e dele vc conecta os outros dispositivos. Como tem dois roteadores na mesma rede, aí tem o Nat duplo.

O Nat duplo no jogos, console, pc, etc. atrapalha um pouco por exemplo quando vc for o servidor (host) da partida. Em algumas situações acaba limitando o multiplayer.
E pra coisas mais avançadas, atrapalha pra fazer um VPN direto pra sua rede por exemplo.

A melhor configuração sempre é ou um aparelho só fazendo tudo (que é mais raro), ou um modem (Ou roteador em modo bridge) pra um roteador propriamente dito. Aí vc só tem 1 roteador recebendo o IP público direto nele.

Edit: como vc disse q tem um Ap pequeno, vai por mim. Pega um bom roteador Wi-Fi 6 que vc estará melhor servido do que o Google Wi-Fi com Wi-Fi 5.
Se tivesse funcionando o Google Wi-Fi, e como foi de graça, seria perfeito. Mas como não está...
 
Na verdade Nat duplo é quando o seu roteador principal, que distribui ips etc, não tem um IP público. Pode ser tanto no Wi-Fi como no cabo. É característica da rede.

Vc tem um roteador X, pegando o IP Público da net, distribuindo pra outro roteador Y um IP privado, e dele vc conecta os outros dispositivos. Como tem dois roteadores na mesma rede, aí tem o Nat duplo.

O Nat duplo no jogos, console, pc, etc. atrapalha um pouco por exemplo quando vc for o servidor (host) da partida. Em algumas situações acaba limitando o multiplayer.
E pra coisas mais avançadas, atrapalha pra fazer um VPN direto pra sua rede por exemplo.

A melhor configuração sempre é ou um aparelho só fazendo tudo (que é mais raro), ou um modem (Ou roteador em modo bridge) pra um roteador propriamente dito. Aí vc só tem 1 roteador recebendo o IP público direto nele.

Edit: como vc disse q tem um Ap pequeno, vai por mim. Pega um bom roteador Wi-Fi 6 que vc estará melhor servido do que o Google Wi-Fi com Wi-Fi 5.
Se tivesse funcionando o Google Wi-Fi, e como foi de graça, seria perfeito. Mas como não está...
Show, valeu demais pela explicação!

Tenho 2 opções... 3 na verdade:
1. falei com a provedora, eles disseram que tem sim a opção de deixar o modem (que recebe a fibra) fazendo todo o gerenciamento de PPoE e distribuição dos IPs porém só com visita técnica;
2. me lembrei que tenho um tplink aqui, bonzinho até, onde consigo configurar ele como um roteador dummy (faz todo o esquema PPoE, jogo um IP estatico na DMZ e boa), pra ele só fazer o trampo de conectar na internet. Daí eu configuro o Google com IP estatico e ele faz a distribuição dos IPs no mesmo range do tplink, o que evitaria o double NAT (tipo na imagem em spoiler). O problema disso é que o equipamento do Google só tem uma porta lan e pra fazer esse setup eu tenho que conectar a lan do tplink na lan do Google. Ai conecto o PC como? :shrug:
Tipo assim, mas tplink no lugar do zte:
m2AVMpP.png
3. devolver o equip do Google, que já vi aqui na empresa que é possível, e pegar um roteador Wi-Fi 6 como você mencionou. A propósito, recomenda algum em específico?
 
Show, valeu demais pela explicação!

Tenho 2 opções... 3 na verdade:
1. falei com a provedora, eles disseram que tem sim a opção de deixar o modem (que recebe a fibra) fazendo todo o gerenciamento de PPoE e distribuição dos IPs porém só com visita técnica;
2. me lembrei que tenho um tplink aqui, bonzinho até, onde consigo configurar ele como um roteador dummy (faz todo o esquema PPoE, jogo um IP estatico na DMZ e boa), pra ele só fazer o trampo de conectar na internet. Daí eu configuro o Google com IP estatico e ele faz a distribuição dos IPs no mesmo range do tplink, o que evitaria o double NAT (tipo na imagem em spoiler). O problema disso é que o equipamento do Google só tem uma porta lan e pra fazer esse setup eu tenho que conectar a lan do tplink na lan do Google. Ai conecto o PC como? :shrug:
Tipo assim, mas tplink no lugar do zte:
m2AVMpP.png
3. devolver o equip do Google, que já vi aqui na empresa que é possível, e pegar um roteador Wi-Fi 6 como você mencionou. A propósito, recomenda algum em específico?
Pelo que entendi, quem terá IP público será o Tp-link. O Google Wi-Fi continuaria tendo um IP privado (192.168.1.2), só que agora estático, não? Ou será que o DMZ consegue resolver o nat duplo. Nesse caso vou passar a bola pra outra pessoa responder.

Sobre o roteador Wi-Fi 6. Eu gosto dos deco da tp-link. Tenho 2 m4 e gosto bastante. Eles são bem estáveis e funcionam bem.

Gosto tb dos da Asus. Tenho um tb. São mais caros porém são bem poderosos em termos de software. Não tem comparação. Aí vai de gosto e necessidade.

O pessoal aqui tb gosta dos da Xiaomi, mas não tenho não posso opinar.
 
Pelo que entendi, quem terá IP público será o Tp-link. O Google Wi-Fi continuaria tendo um IP privado (192.168.1.2), só que agora estático, não? Ou será que o DMZ consegue resolver o nat duplo. Nesse caso vou passar a bola pra outra pessoa responder.

Sobre o roteador Wi-Fi 6. Eu gosto dos deco da tp-link. Tenho 2 m4 e gosto bastante. Eles são bem estáveis e funcionam bem.

Gosto tb dos da Asus. Tenho um tb. São mais caros porém são bem poderosos em termos de software. Não tem comparação. Aí vai de gosto e necessidade.

O pessoal aqui tb gosta dos da Xiaomi, mas não tenho não posso opinar.
Cara, sinceramente, desisto desse kit do Google. Passei a noite toda testando uns setups ai e em nenhum deles eu consegui me livrar do nat duplo. Ele simplesmente nao me deixa colocar um IP Lan na mesma faixa de IP do TPLink, nesse caso. Tentei desabilitar DHCP, colocar em modo bridge, configurar com IP estatico, nada. O Google força as configs dele e pnc do cliente rs
Vou é devolver essa encrenca, já to até com o código de devolução, e gastar os pontos da empresa nuns kits da Logitech e boa xD

E vou fazer isso que vc aconselhou, investir num WiFi 6 e ser feliz.
Gosto bastante dos equips da TPLink, sempre tive alguma coisa deles aqui. Mas dessa vez acho que vou de Asus, principalmente pelo esquema open source deles e custom firmware.
 
Cara, sinceramente, desisto desse kit do Google. Passei a noite toda testando uns setups ai e em nenhum deles eu consegui me livrar do nat duplo. Ele simplesmente nao me deixa colocar um IP Lan na mesma faixa de IP do TPLink, nesse caso. Tentei desabilitar DHCP, colocar em modo bridge, configurar com IP estatico, nada. O Google força as configs dele e pnc do cliente rs
Vou é devolver essa encrenca, já to até com o código de devolução, e gastar os pontos da empresa nuns kits da Logitech e boa xD

E vou fazer isso que vc aconselhou, investir num WiFi 6 e ser feliz.
Gosto bastante dos equips da TPLink, sempre tive alguma coisa deles aqui. Mas dessa vez acho que vou de Asus, principalmente pelo esquema open source deles e custom firmware.
Uma pena cara que não rolou o Google Wi-Fi.

Vai de Asus mesmo e seja feliz. O software deles é outro nível.
 
Já se passou 1 mês e a Intelbras ainda não se posicionou sobre a falha de funcionamento da função beamforming na linha Twibi

Após eu divulgar a falha, começou a aparecer clientes reclamando e ameaçando processar/devolver os equipamentos.

:fire:
 
Uma pena cara que não rolou o Google Wi-Fi.

Vai de Asus mesmo e seja feliz. O software deles é outro nível.
Rapaz, esses wifi6 da Asus tão caro demais :miau:
O mais barato que achei foi um de 1300 bonoros.

Os deco m4 da Tplink que você citou são os mesh?
Porque wifi6 deles eu só vi os Archer (AX73, AX50 e AX10) e os mesh (X50 e X20). Seria algum desses?
Gostei bastante dessa linha AX e achei um preço bom. O que você acha deles?

E agora, mais do que nunca, to precisando de um outro roteador mesmo porque o Tplink achado aqui, o antiguinho, tá com mal contato no botão on/off do wifi e fica derrubado o wifi de tempo em tempo :crycat:
 
Rapaz, esses wifi6 da Asus tão caro demais :miau:
O mais barato que achei foi um de 1300 bonoros.

Os deco m4 da Tplink que você citou são os mesh?
Porque wifi6 deles eu só vi os Archer (AX73, AX50 e AX10) e os mesh (X50 e X20). Seria algum desses?
Gostei bastante dessa linha AX e achei um preço bom. O que você acha deles?

E agora, mais do que nunca, to precisando de um outro roteador mesmo porque o Tplink achado aqui, o antiguinho, tá com mal contato no botão on/off do wifi e fica derrubado o wifi de tempo em tempo :crycat:
Então, os da Asus são caros mesmo kkkk eu avisei 😅
Peguei o ax82u. Puta roteador que faz exatamente o que quero. Mas custou 1400 pau 😂.

Esse deco m4 não é Wi-Fi 6 mesmo não. É Wi-Fi 5. É aquela solução mais em conta mesmo. Vc pega um kit com 2 por uns 600 700 conto.

Agora uma coisa que é importante que vc saiba é o seguinte. A tp-link tem duas linhas. A deco, que é basicamente feita pro mesh, e a archer, que não é feito pro mesh.

Aí na deco vc tem a linha Wi-Fi 5 (m4, m5, etc) e Wi-Fi 6 (x20, etc).

Já o archer, se vc quer mesh, esqueça. Alguns até tem o tal do "onemesh", mas o mesh deles só funciona entre roteador e repetidor, não entre roteadores.

Aí vai depender do que vc quer. Mesh é essencial? Tem que ir de deco ou asus (ou talvez Xiaomi? Alguém mais entendido sobre eles pode falar).

Você não precisa de mesh? Um roteador apenas dá conta? Aí dá pra pegar um archer Wi-Fi 6. Aí sobre os modelos, o único porém é que o ax10 não é Wi-Fi 6 na banda 2.4ghz. Apenas na 5ghz. Se vc não liga... tranquilo. Se vc quer Wi-Fi 6 em todas as bandas, aí só o ax50, ax55 e ax73.
 
Então, os da Asus são caros mesmo kkkk eu avisei 😅
Peguei o ax82u. Puta roteador que faz exatamente o que quero. Mas custou 1400 pau 😂.

Esse deco m4 não é Wi-Fi 6 mesmo não. É Wi-Fi 5. É aquela solução mais em conta mesmo. Vc pega um kit com 2 por uns 600 700 conto.

Agora uma coisa que é importante que vc saiba é o seguinte. A tp-link tem duas linhas. A deco, que é basicamente feita pro mesh, e a archer, que não é feito pro mesh.

Aí na deco vc tem a linha Wi-Fi 5 (m4, m5, etc) e Wi-Fi 6 (x20, etc).

Já o archer, se vc quer mesh, esqueça. Alguns até tem o tal do "onemesh", mas o mesh deles só funciona entre roteador e repetidor, não entre roteadores.

Aí vai depender do que vc quer. Mesh é essencial? Tem que ir de deco ou asus (ou talvez Xiaomi? Alguém mais entendido sobre eles pode falar).

Você não precisa de mesh? Um roteador apenas dá conta? Aí dá pra pegar um archer Wi-Fi 6. Aí sobre os modelos, o único porém é que o ax10 não é Wi-Fi 6 na banda 2.4ghz. Apenas na 5ghz. Se vc não liga... tranquilo. Se vc quer Wi-Fi 6 em todas as bandas, aí só o ax50, ax55 e ax73.
Cara, eu to quase chutando o balde e pegando um ASUS RT-AX88U :fire::limo:
Mas uma coisa que fiquei curiosa é que nos vídeos de reviews do MaxDicas, tanto o AX88U quanto o AX82U da Asus, que são mais caros e tem mais poder de processamento, ficaram bem abaixo no teste de distância + velocidade comparado com o TP-LINK ARCHER AX73. Faz sentido isso? :hmm:
TP-LINK ARCHER AX73
FF2Ny7q.png


ASUS RT-AX88U
w1d0VpE.png


ASUS RT-AX82U
cSqmMGL.png

Se for isso dai mesmo, eu prefiro ir de TPLink já que não preciso de uma rede mesh, pelo menos não por enquanto.
E ainda por cima economizo 800 pila :yeah:
 
Cara, eu to quase chutando o balde e pegando um ASUS RT-AX88U :fire::limo:
Mas uma coisa que fiquei curiosa é que nos vídeos de reviews do MaxDicas, tanto o AX88U quanto o AX82U da Asus, que são mais caros e tem mais poder de processamento, ficaram bem abaixo no teste de distância + velocidade comparado com o TP-LINK ARCHER AX73. Faz sentido isso? :hmm:
TP-LINK ARCHER AX73
FF2Ny7q.png


ASUS RT-AX88U
w1d0VpE.png


ASUS RT-AX82U
cSqmMGL.png

Se for isso dai mesmo, eu prefiro ir de TPLink já que não preciso de uma rede mesh, pelo menos não por enquanto.
E ainda por cima economizo 800 pila :yeah:
Cara, depende do que vc quer do seu roteador.

Se vc gosta de mexer. Usar de forma mais avançada ou gosta de firmware de terceiros, vai de Asus. O ax88u é suportado pelo Asus-wrt Merlin.
A grande diferença da Asus pra outras é o software. Eles lançam updates com muita frequência e por muito tempo. A cada 2 3 meses tem update.
Já a tp-link, tenho o deco m4 e tinha um ax50, os meus demoram na faixa do 1 ano ou mais pra ter update. E as vezes nem tem.
Eu comprei o Asus pq eu queria usar o ax50 como servidor de arquivos tb por usb, mas o software era todo bugado. E update que é bom esqueça.

Agora se tu quer só pra usar a internet mesmo e nada mais, e não liga pra update de roteador tanto, tp-link dá tranquilo.
 
Última edição:
Cara, depende do que vc quer do seu roteador.

Se vc gosta de mexer. Usar de forma mais avançada ou gosta de firmware de terceiros, vai de Asus. O ax88u é suportado pelo Asus-wrt Merlin.
A grande diferença da Asus pra outras é o software. Eles lançam updates com muita frequência e por muito tempo. A cada 2 3 meses tem update.
Já a tp-link, tenho o deco m4 e tinha um ax50, os meus demoram na faixa do 1 ano ou mais pra ter update. E as vezes nem tem.
Eu comprei o Asus pq eu queria usar o ax50 como servidor de arquivos tb por usb, mas o software era todo sugado. E update que é bom esqueça.

Agora se tu quer só pra usar a internet mesmo e nada mais, e não liga pra update de roteador tanto, tp-link dá tranquilo.
Boa, valeu! Mas é que achei bem estranho o TPLink conseguir velocidades muito maiores numa distância maior e com mais obstáculos.
Uma coisa que to tentando levar em conta também é que to pra pegar um Quest 2 e aconselham muito um WiFi 6 pra ele e, baseado nesses testes do MaxDicas, o TPLink se sairia melhor pra usar o VR em outro cômodo, pelo que entendi.
 
Consigo fazer um Mesh onde o AX1800 cuida do wifi 6 e o Ax5 gerencia o Wifi 5?
Peguei o Ax1800 para realidade virtual e meu celular.
E pretendo pegar o Ax5 pra fazer a rede pro resto dos aparelhos que não suportam, tv, celulares antigos da casa etc.
Tenho um Archer C6 e ele tem aquele problema cronico chato de sumir a 2.4 (rolou esse final de semana e foi bem chato, pq é sempre quando mais precisa)

Então vou ter que trocar mesmo, a dúvida fica mesmo se eu terei que usar o Ax5 em acess point pra ter os 2 wifis, ou se o mesh tem como fazer isso, (antes de investir né).

Dei uma pesquisada aqui e não achei, talvez até pesquisei errado pois nem sei como pesquisar isso haha

- Já aproveitando vi que mais pessoas tem o AX1800, alguém sabe me dizer pq meu app do celular não existe opção de criar rede de convidado, mas existe a opção de definir velocidade pra ela?
 
Bom dia, estou precisando de dois repetidores mesh (1 par) para apartamento de 120m². Internet de 600mb/s, vivo fibra.
Qual seria o melhor repetidor mesh para o meu caso no valor de 1000 reais ambos, caso precise posso passar um pouco desse valor.
Grato.
 
Bom dia, estou precisando de dois repetidores mesh (1 par) para apartamento de 120m². Internet de 600mb/s, vivo fibra.
Qual seria o melhor repetidor mesh para o meu caso no valor de 1000 reais ambos, caso precise posso passar um pouco desse valor.
Grato.
Recomendo Deco M5 mas dá uma olhada nas páginas anteriores pois há outras boas opções também.

Só não tenho certeza se 2 unidades será suficiente para essa metragem, especialmente em um apto. onde normalmente há bastante interferência de redes vizinhas, mas se for necessário dá pra comprar mais unidades futuramente e ir adicionando à rede, inclusive de outros modelos (M4, M9, etc.).

Por fim: não espere grandes velocidades por Wi-Fi, especialmente se não pretende conectá-los por cabo.
 
Consigo fazer um Mesh onde o AX1800 cuida do wifi 6 e o Ax5 gerencia o Wifi 5?
teoricamente todo roteador Wifi6 também faz broadcast de Wifi5.. Mas tanto o Wifi6/5/4/3 suportam 2.4GHz..
Hoje tenho Mesh de um AX6 como principal e o AX5 como satelite, ambos rodando Wifi6/5, com as redes 2.4 e 5Ghz juntas num mesmo SSID e nunca tive problemas de instabilidade em equipamentos que só rodam 2.4GHz (como Sonoffs, lampadas Wifi, celulares antigos)
Então, NMHO, não precisaria de todo esse malabarismo para atender esses equipamentos.

Bom dia, estou precisando de dois repetidores mesh (1 par) para apartamento de 120m². Internet de 600mb/s, vivo fibra.
Qual seria o melhor repetidor mesh para o meu caso no valor de 1000 reais ambos, caso precise posso passar um pouco desse valor.
Grato.
Como nosso amigo @neo666 comentou, tem como vc interliga-los por cabo? Por que para 600mbps, o roteador vai precisar ter muita banda Wifi para se comunicar com a base e com os clientes ao mesmo tempo..
Roteadores como o M4, M5, Twibi+, só possuem duas streams simultaneas, cada uma fornecendo teóricos 433mbps por stream. Isso significa que se ligados por Wifi, esses Meshs mais baratos não teriam como entregar os 600mbps no cliente, já que uma stream estaria conversando com a base e a outra com o cliente, COm isso vc teria apenas algo próximo dos 433mbps (uns 350mbps reais) de velocidade nos clientes
Já o Archer M9 é 4x4 e consegue se comunicar com a base em 866mbps, e manter outro link de 866mbps para os clientes, o que poderia atender sua velocidade ligado pelo wifi.

Massssssss.. nao sei se vale investir em Wifi5 hoje, pois esse M9 ficaria desatualizado e não atenderia caso você subisse sua velocidade para 800~1000mbps.
Por R$750 seria possível importar um par de AX6S da Xiaomi, que tem um excelente alcance e Mimo 4x4 no Wifi6
 
Então, o modem fica na sala e tenho um PC no quarto. A ideia era colocar um roteador mesh na sala junto do modem e outro no quarto pra poder puxar um cabo de rede pro PC.
 
Como usuário de Twibi, não recomendo.
Gerenciamento bem ruinzinho.

Só suporta 5 dispositivos em 5G por módulo, 2G muitas vezes instável e processos atualizações complicadas que vez ou outra paraliza o módulo, só resolvendo com o suporte da Intelbras.

Os Twibi também estão com problemas na função beamforming que ainda não foram resolvidos, o que pode prejudicar o desempenho em alguns estilos de residências, pois não vão conseguir lidar melhor com áreas de sombra no sinal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo