Pessoal, aquele kit TP Link Deco M5, consigo criar mais de 1 SSID (1 - Produção, 2 - Administrativo, 3 - Recepção)?
Ou só consigo propagar 1 única rede?
Não sei se vc vai lembrar, mas comprei um ax1800 há uns 3-4 meses é só instalei ontem. Vc até comentou q a galera resolve o problema e some. Estava com essa mesma dúvida. Até baixei o firmware chinês para o ax1800 e não precisei usar (ainda…)Ah sim.. para montar mesh no sistema Xiaomi será necessário ambos os roteadores estarem na ultima versão do firmware.
Uma dúvida: Ambos os seus roteadores são da mesma região? tipo, Global, Chines, BR?
Pq sempre fico na duvida se daria pra usar um roteador chines em Mesh com um Global. Sei que nas primeiras versões de firmware havia um problema de autenticação em servidores diferentes para cada região e o Mesh não fechava.. não sei se resolveram isso no ultimo firmware..
nossa.. estou por fora mas existe firmware global do ax1800? estamos falando daquele modelo de torre preto?Não sei se vc vai lembrar, mas comprei um ax1800 há uns 3-4 meses é só instalei ontem. Vc até comentou q a galera resolve o problema e some. Estava com essa mesma dúvida. Até baixei o firmware chinês para o ax1800 e não precisei usar (ainda…)
Então, meu ax5 está na última versão chinesa. Acho q1.44.9 (amanhã confiro). O ax1800 estava original de fábrica (global) Passei o cabo, pluguei e de primeira não funcionou, resetei e foi na segunda. Está funcionando normalmente. Único porém é q tenho visita técnica para terça-feira. A net só bate 95mbps em 2g e no 5g. Já estava assim antes da instalação do ax1800 em mesh. Acho q o cabo lá de fora já degradou. 5 anos sem trocar.
O Firmware global deve existir, mas para versão de hardware global. Eu nunca achei esse firmware pra download.nossa.. estou por fora mas existe firmware global do ax1800? estamos falando daquele modelo de torre preto?
outra dúvida que fiquei da sua resposta: como que dá pra saber se o backhaul entre um ponto e outro está via ethernet e não wifi? essa dúvida me mata rs
Ainda estou tentando ter a certeza rs. Se não me engano, achei o firmware chinês de um link no Reddit. Não consegui entrar nas config. do ax1800. Pede uma senha + user q não tenho (e não é a do ax5).nossa.. estou por fora mas existe firmware global do ax1800? estamos falando daquele modelo de torre preto?
outra dúvida que fiquei da sua resposta: como que dá pra saber se o backhaul entre um ponto e outro está via ethernet e não wifi? essa dúvida me mata rs
Eu quero entrar para ter a certeza de q as config estão corretas e tentar instalar a firmware nova. (Por conta da “potência adicional” do firmware chinês. Estou fora da minha cidade, quando voltar vou fazer o teste e posto aqui. Só estou com receio de brickar o ax1800.O Firmware global deve existir, mas para versão de hardware global. Eu nunca achei esse firmware pra download.
Agora se dá pra colocar o firmware global no hardware chines eu não tenho como afirmar, mas no AX3600 (irmão mais velho do AX1800 torre) o pessoal fazia o contrário: Colocavam a firmware chinesa no hardware global e dessa forma liberava a potencia máxima do roteador, mas trazia diversos bugs no App.
Pensando dessa firma, se colocar o firmware global no equipamento chines, é provável que o firmware limite a potencia de 1000mW para 200mW..
Sobre a forma de conexão do Mesh, eu vejo no App -> gerenciamento de redes Mesh e clico no nó secundário. Lá vai aparecer o Tipo de conexão. A minha está como Cabo.
Eu consigo definir um IP pra cada device (DHCP) no Deco XE75 (ou outro deco similar)?
Começo agradecendo a constante ajuda e compartilhamento de conhecimento!Relaxa pq muitas vezes um sistema Mesh bem montado com 200mW é melhor que um único roteador de 800mW.
Esses sistemas de agregar links ou failover não são algo simples e não é feito por esses roteadores. Geralmente, apenas roteadores de classe comercial possuem essa opção.utro ponto é sobre a facilidade de configurá-los e se eu consigo jogar duas conexões de internet juntas. Com trabalho de casa não posso confiar em uma conexão única e já estou aguardando a segunda instalação, mas não gostaria de montar duas redes isoladas.
O Redmi AX5400 Gamer tem suporte a duas conexões de internet. Se na prática funciona adequadamente eu não sei, mas tem até um vídeo no canal Max Dicas testando isso, sugiro dar uma olhada no link abaixo:Começo agradecendo a constante ajuda e compartilhamento de conhecimento!
Sobre essa sua fala, analisando o preço dos AX3000 de 200 mW, estou pensando em pegar 3 ou 4 de dividir pela casa. O andar de baixo terá 212 m2 e o andar de cima mais 108. Colocaria um ou dois em cada andar, todos cabeados, diminuindo as interferências.
O meu problema é se eles chegarão com sinal em todo o terreno, 100 m2, mas acredito que sim.
Outro ponto é sobre a facilidade de configurá-los e se eu consigo jogar duas conexões de internet juntas. Com trabalho de casa não posso confiar em uma conexão única e já estou aguardando a segunda instalação, mas não gostaria de montar duas redes isoladas.
Pessoal, podem me ajudar?
Comprei um kit com 2 Twibi Giga+, e cai aqui após instalar e ver a velocidade de conexão cair pela metade a partir do ponto secundário (conectado via wifi ao gateway).
Conheço pouco de rede e após ler tudo o que vocês vem falando, estou convencido que não é um problema do aparelho.
No entanto, tenho uma dúvida e gostaria da saber de vocês que manjam:
- Tenho o roteador da vivo fibra e fiz a configuração dos Twibis de forma padrão pelo app como sugere o manual. Minha dúvida é se preciso configurar o roteador ou os Twibi em modo Bridge? Seria uma boa prática fazer isso?
Obrigado pelos esclarecimentos meu caro.Boa tarde!
Os Twibi não vão entregar 100% da velocidade contratada via wi-fi por diversos fatores, entre eles a necessidade do uso de capacidade da banda para comunicação entre os nós.
Independente do modo de conexão esse fator irá pesar no máximo que você receberá no dispositivo final.
Acredito que no seu caso o Twibi escolheu modo Ip dinâmico (DHCP)
Não vai impactar na sua experiência de uso.
Já no modo bridge, você perderá algumas funções, como a rede de convidados.
Eu aconselharia deixar como o Twibi ele mesmo definiu.
Se possível, conectar os dois Twibis via cabo de dados de no mínimo categoria cat5e
Faça também a atualização manual de firmware deles, caso não estejam atualizados.
Obrigado pelos esclarecimentos meu caro.
A configuração escolhida foi IP dinâmico mesmo.
Sobre o firmwre, pelo app diz que está atualizado (1.0.8), mas no site tem o firmware 1.0.9. Então farei a atualização manualmente como você sugere, e darei um jeito de ligar os Twibis via cabo.
Mais uma vez muito obrigado!
Estava voltando aqui para me corrigir mesmo! O site da margem para confundir.O Twibi Giga+ a última versão em site é 1.0.17
Cuidado para não confundir com firmware do modelo Giga.
Como o colega @Lumiatron comentou, o problema de fazer o backhaul por wifi é que metade da capacidade é usada para conversar com o ponto principal e a outra metade vai para os clientes. Se ligasse por cabo, 100% do Wifi estaria disponível aos clientes.Pessoal, podem me ajudar?
Comprei um kit com 2 Twibi Giga+, e cai aqui após instalar e ver a velocidade de conexão cair pela metade a partir do ponto secundário (conectado via wifi ao gateway).
Conheço pouco de rede e após ler tudo o que vocês vem falando, estou convencido que não é um problema do aparelho.
No entanto, tenho uma dúvida e gostaria da saber de vocês que manjam:
- Tenho o roteador da vivo fibra e fiz a configuração dos Twibis de forma padrão pelo app como sugere o manual. Minha dúvida é se preciso configurar o roteador ou os Twibi em modo Bridge? Seria uma boa prática fazer isso?
O RE200 não fará mesh com o Deco. São tecnologias diferentes.Galera, to na duvida de quais equipamentos pegar. Moro numa casa de 2 pavimentos, relativamente grande e com um quintal (cerca de 450 m²). A casa é meio antiga e é ja vi que é difícil passar cabos de rede pelos conduítes. Será que vou ter perda mt grande de velocidade fazendo uma rede mesh via wifi? Alem disso, to na dúvida se vale a pena ou nao pegar o DECO M5 3 pack por 1350 reais do que pegar 2 pack do AX3000 da xiaomi por 1150 reais. Além disso, eu tenho um repetidor RE200 q nao sei se faria mesh com os deco M5 (ficando no total 4 aparelhos). Com o xiaomi provavelmente nao faz, acredito eu. Observação: tenho uma internet de 200Mb da VIVO.
Opa, essa eu posso responder.Galera, to na duvida de quais equipamentos pegar. Moro numa casa de 2 pavimentos, relativamente grande e com um quintal (cerca de 450 m²). A casa é meio antiga e é ja vi que é difícil passar cabos de rede pelos conduítes. Será que vou ter perda mt grande de velocidade fazendo uma rede mesh via wifi? Alem disso, to na dúvida se vale a pena ou nao pegar o DECO M5 3 pack por 1350 reais do que pegar 2 pack do AX3000 da xiaomi por 1150 reais. Além disso, eu tenho um repetidor RE200 q nao sei se faria mesh com os deco M5 (ficando no total 4 aparelhos). Com o xiaomi provavelmente nao faz, acredito eu. Observação: tenho uma internet de 200Mb da VIVO.
Opa, essa eu posso responder.
Eu tenho lá em casa um kit com 2 Deco m4 e internet 200mb da vivo tb.
O m4 e m5 acredito que sejam bem parecidos.
Funciona muito bem. Tenho wifi no apartamento todo. Os dois estão conectados via wi-fi.
No satélite principal, consigo os 200mb sem problemas. Mas quando conectado no segundo satélite, geralmente cai pela metade. Fica entre 100 a 120mb.
Mas pro meu uso... tá ótimo. Se quisesse usar 200mb nos dois satélites, ou se tivesse mais banda, acredito que só conectando os dois via cabo.
Concordo. Não há muito controle no software (há muito pouco na verdade), e nem aquela velocidade incrível. Mas de fato é bastante estável.É isso!
Rede mesh de entrada/intermediário é para estabilidade.