• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, aquele kit TP Link Deco M5, consigo criar mais de 1 SSID (1 - Produção, 2 - Administrativo, 3 - Recepção)?
Ou só consigo propagar 1 única rede?
 
Pessoal, aquele kit TP Link Deco M5, consigo criar mais de 1 SSID (1 - Produção, 2 - Administrativo, 3 - Recepção)?
Ou só consigo propagar 1 única rede?

No Deco você só consegue criar até dois SSID (um de rede principal e um de rede convidado).
 
Ah sim.. para montar mesh no sistema Xiaomi será necessário ambos os roteadores estarem na ultima versão do firmware.
Uma dúvida: Ambos os seus roteadores são da mesma região? tipo, Global, Chines, BR?
Pq sempre fico na duvida se daria pra usar um roteador chines em Mesh com um Global. Sei que nas primeiras versões de firmware havia um problema de autenticação em servidores diferentes para cada região e o Mesh não fechava.. não sei se resolveram isso no ultimo firmware..
Não sei se vc vai lembrar, mas comprei um ax1800 há uns 3-4 meses é só instalei ontem. Vc até comentou q a galera resolve o problema e some. Estava com essa mesma dúvida. Até baixei o firmware chinês para o ax1800 e não precisei usar (ainda…)

Então, meu ax5 está na última versão chinesa. Acho q1.44.9 (amanhã confiro). O ax1800 estava original de fábrica (global) Passei o cabo, pluguei e de primeira não funcionou, resetei e foi na segunda. Está funcionando normalmente. Único porém é q tenho visita técnica para terça-feira. A net só bate 95mbps em 2g e no 5g. Já estava assim antes da instalação do ax1800 em mesh. Acho q o cabo lá de fora já degradou. 5 anos sem trocar.
 
Não sei se vc vai lembrar, mas comprei um ax1800 há uns 3-4 meses é só instalei ontem. Vc até comentou q a galera resolve o problema e some. Estava com essa mesma dúvida. Até baixei o firmware chinês para o ax1800 e não precisei usar (ainda…)

Então, meu ax5 está na última versão chinesa. Acho q1.44.9 (amanhã confiro). O ax1800 estava original de fábrica (global) Passei o cabo, pluguei e de primeira não funcionou, resetei e foi na segunda. Está funcionando normalmente. Único porém é q tenho visita técnica para terça-feira. A net só bate 95mbps em 2g e no 5g. Já estava assim antes da instalação do ax1800 em mesh. Acho q o cabo lá de fora já degradou. 5 anos sem trocar.
nossa.. estou por fora mas existe firmware global do ax1800? estamos falando daquele modelo de torre preto?

outra dúvida que fiquei da sua resposta: como que dá pra saber se o backhaul entre um ponto e outro está via ethernet e não wifi? essa dúvida me mata rs
 
nossa.. estou por fora mas existe firmware global do ax1800? estamos falando daquele modelo de torre preto?

outra dúvida que fiquei da sua resposta: como que dá pra saber se o backhaul entre um ponto e outro está via ethernet e não wifi? essa dúvida me mata rs
O Firmware global deve existir, mas para versão de hardware global. Eu nunca achei esse firmware pra download.
Agora se dá pra colocar o firmware global no hardware chines eu não tenho como afirmar, mas no AX3600 (irmão mais velho do AX1800 torre) o pessoal fazia o contrário: Colocavam a firmware chinesa no hardware global e dessa forma liberava a potencia máxima do roteador, mas trazia diversos bugs no App.
Pensando dessa firma, se colocar o firmware global no equipamento chines, é provável que o firmware limite a potencia de 1000mW para 200mW..

Sobre a forma de conexão do Mesh, eu vejo no App -> gerenciamento de redes Mesh e clico no nó secundário. Lá vai aparecer o Tipo de conexão. A minha está como Cabo.
 
nossa.. estou por fora mas existe firmware global do ax1800? estamos falando daquele modelo de torre preto?

outra dúvida que fiquei da sua resposta: como que dá pra saber se o backhaul entre um ponto e outro está via ethernet e não wifi? essa dúvida me mata rs
Ainda estou tentando ter a certeza rs. Se não me engano, achei o firmware chinês de um link no Reddit. Não consegui entrar nas config. do ax1800. Pede uma senha + user q não tenho (e não é a do ax5).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Firmware global deve existir, mas para versão de hardware global. Eu nunca achei esse firmware pra download.
Agora se dá pra colocar o firmware global no hardware chines eu não tenho como afirmar, mas no AX3600 (irmão mais velho do AX1800 torre) o pessoal fazia o contrário: Colocavam a firmware chinesa no hardware global e dessa forma liberava a potencia máxima do roteador, mas trazia diversos bugs no App.
Pensando dessa firma, se colocar o firmware global no equipamento chines, é provável que o firmware limite a potencia de 1000mW para 200mW..

Sobre a forma de conexão do Mesh, eu vejo no App -> gerenciamento de redes Mesh e clico no nó secundário. Lá vai aparecer o Tipo de conexão. A minha está como Cabo.
Eu quero entrar para ter a certeza de q as config estão corretas e tentar instalar a firmware nova. (Por conta da “potência adicional” do firmware chinês. Estou fora da minha cidade, quando voltar vou fazer o teste e posto aqui. Só estou com receio de brickar o ax1800.

Ps: não é o modelo de torre preta, é o branco parecido com o ax5.
 
Eu consigo definir um IP pra cada device (DHCP) no Deco XE75 (ou outro deco similar)?
 
Relaxa pq muitas vezes um sistema Mesh bem montado com 200mW é melhor que um único roteador de 800mW.
Começo agradecendo a constante ajuda e compartilhamento de conhecimento!
Sobre essa sua fala, analisando o preço dos AX3000 de 200 mW, estou pensando em pegar 3 ou 4 de dividir pela casa. O andar de baixo terá 212 m2 e o andar de cima mais 108. Colocaria um ou dois em cada andar, todos cabeados, diminuindo as interferências.
O meu problema é se eles chegarão com sinal em todo o terreno, 100 m2, mas acredito que sim.
Outro ponto é sobre a facilidade de configurá-los e se eu consigo jogar duas conexões de internet juntas. Com trabalho de casa não posso confiar em uma conexão única e já estou aguardando a segunda instalação, mas não gostaria de montar duas redes isoladas.
 
utro ponto é sobre a facilidade de configurá-los e se eu consigo jogar duas conexões de internet juntas. Com trabalho de casa não posso confiar em uma conexão única e já estou aguardando a segunda instalação, mas não gostaria de montar duas redes isoladas.
Esses sistemas de agregar links ou failover não são algo simples e não é feito por esses roteadores. Geralmente, apenas roteadores de classe comercial possuem essa opção.
Se não me engano, o firmware OpenWRT (que eu ainda não vi para o AX3000 mas é comum em outros roteadores) é capaz de fazer esse tipo de coisa, mas aí voce perderia a capacidade de montar Mesh.

Talvez pra vc seja necessário ter um roteador agregador com multi-WAN pra depois distribuir o Wifi pelos AX3000 em modo AP..
 
Pessoal, atualizando sobre o assunto Beamforming nos Twibis da Intelbras:

Como mencionei em outro posto, no aplicativo Network Analyzer Pro o Twibi (tanto Fast quanto Giga+) aparece com as funções Single User Beamforming e Multi User Beamforming marcados como OFF, ou seja, desligados, ou não disponíveis.

A Intelbras entrou em contato comigo e em testes internos realizados em bancada lá, perceberam que o Twibi de fato não está transmitindo sinal com as especificações.

Foi verificado também dentro da interface de sistema do Twibi que a função hora aparece ativada, hora desativada, mas que não está funcionando, tendo o Twibi transmitido sinal em formato "convencional"

O funcionário informou que o Twibi não respondeu durante as tentativas de forçar o Twibi a ativar a funcionalidade.

Me informou também que repassou as informações analisadas ao setor de desenvolvimento a fim de encontrar uma solução geral, pois como visto, se trataria de uma questão em todos os modelos.

Sugeri que se possível fosse avaliada a mesma questão no Tenda MW6, para saber se já não é um problema crônico que já foi repassado através dos white labels.

Então fica aí a informação para quem usa Twibi.

A Intelbras está avaliando a ausência de funções avançadas para tomar uma posição sobre o equipamento, principalmente se tratando de uma função amplamente divulgada no marketing, que pode gerar uma dor de cabeça por não serem entregues.
 
Começo agradecendo a constante ajuda e compartilhamento de conhecimento!
Sobre essa sua fala, analisando o preço dos AX3000 de 200 mW, estou pensando em pegar 3 ou 4 de dividir pela casa. O andar de baixo terá 212 m2 e o andar de cima mais 108. Colocaria um ou dois em cada andar, todos cabeados, diminuindo as interferências.
O meu problema é se eles chegarão com sinal em todo o terreno, 100 m2, mas acredito que sim.
Outro ponto é sobre a facilidade de configurá-los e se eu consigo jogar duas conexões de internet juntas. Com trabalho de casa não posso confiar em uma conexão única e já estou aguardando a segunda instalação, mas não gostaria de montar duas redes isoladas.
O Redmi AX5400 Gamer tem suporte a duas conexões de internet. Se na prática funciona adequadamente eu não sei, mas tem até um vídeo no canal Max Dicas testando isso, sugiro dar uma olhada no link abaixo:

 
Pessoal, podem me ajudar?
Comprei um kit com 2 Twibi Giga+, e cai aqui após instalar e ver a velocidade de conexão cair pela metade a partir do ponto secundário (conectado via wifi ao gateway).
Conheço pouco de rede e após ler tudo o que vocês vem falando, estou convencido que não é um problema do aparelho.

No entanto, tenho uma dúvida e gostaria da saber de vocês que manjam:
- Tenho o roteador da vivo fibra e fiz a configuração dos Twibis de forma padrão pelo app como sugere o manual. Minha dúvida é se preciso configurar o roteador ou os Twibi em modo Bridge? Seria uma boa prática fazer isso?
 
Pessoal, podem me ajudar?
Comprei um kit com 2 Twibi Giga+, e cai aqui após instalar e ver a velocidade de conexão cair pela metade a partir do ponto secundário (conectado via wifi ao gateway).
Conheço pouco de rede e após ler tudo o que vocês vem falando, estou convencido que não é um problema do aparelho.

No entanto, tenho uma dúvida e gostaria da saber de vocês que manjam:
- Tenho o roteador da vivo fibra e fiz a configuração dos Twibis de forma padrão pelo app como sugere o manual. Minha dúvida é se preciso configurar o roteador ou os Twibi em modo Bridge? Seria uma boa prática fazer isso?

Boa tarde!

Os Twibi não vão entregar 100% da velocidade contratada via wi-fi por diversos fatores, entre eles a necessidade do uso de capacidade da banda para comunicação entre os nós.

Independente do modo de conexão esse fator irá pesar no máximo que você receberá no dispositivo final.

Acredito que no seu caso o Twibi escolheu modo Ip dinâmico (DHCP)
Não vai impactar na sua experiência de uso.

Já no modo bridge, você perderá algumas funções, como a rede de convidados.


Eu aconselharia deixar como o Twibi ele mesmo definiu.

Se possível, conectar os dois Twibis via cabo de dados de no mínimo categoria cat5e

Faça também a atualização manual de firmware deles, caso não estejam atualizados.
 
Boa tarde!

Os Twibi não vão entregar 100% da velocidade contratada via wi-fi por diversos fatores, entre eles a necessidade do uso de capacidade da banda para comunicação entre os nós.

Independente do modo de conexão esse fator irá pesar no máximo que você receberá no dispositivo final.

Acredito que no seu caso o Twibi escolheu modo Ip dinâmico (DHCP)
Não vai impactar na sua experiência de uso.

Já no modo bridge, você perderá algumas funções, como a rede de convidados.


Eu aconselharia deixar como o Twibi ele mesmo definiu.

Se possível, conectar os dois Twibis via cabo de dados de no mínimo categoria cat5e

Faça também a atualização manual de firmware deles, caso não estejam atualizados.
Obrigado pelos esclarecimentos meu caro.
A configuração escolhida foi IP dinâmico mesmo.
Sobre o firmwre, pelo app diz que está atualizado (1.0.8), mas no site tem o firmware 1.0.9. Então farei a atualização manualmente como você sugere, e darei um jeito de ligar os Twibis via cabo.
Mais uma vez muito obrigado!
 
Obrigado pelos esclarecimentos meu caro.
A configuração escolhida foi IP dinâmico mesmo.
Sobre o firmwre, pelo app diz que está atualizado (1.0.8), mas no site tem o firmware 1.0.9. Então farei a atualização manualmente como você sugere, e darei um jeito de ligar os Twibis via cabo.
Mais uma vez muito obrigado!

O Twibi Giga+ a última versão em site é 1.0.17
Cuidado para não confundir com firmware do modelo Giga.
 
O Twibi Giga+ a última versão em site é 1.0.17
Cuidado para não confundir com firmware do modelo Giga.
Estava voltando aqui para me corrigir mesmo! O site da margem para confundir.
Na tela do próprio produto aparece: "Firmware: (Twibi Giga - Changelog 1.1.9), que na verdade é um arquivo pdf apenas. kkk :burro:

Encontrei o arquivo certo por este link: https://www.intelbras.com/pt-br/ajuda-download/download/roteador-wi-fi-5-mesh-ac-1200-twibi-giga
Baixei a versão 1.0.17 e substitui pela minha que era 1.0.8.

Valeu!!!
 
Pessoal, podem me ajudar?
Comprei um kit com 2 Twibi Giga+, e cai aqui após instalar e ver a velocidade de conexão cair pela metade a partir do ponto secundário (conectado via wifi ao gateway).
Conheço pouco de rede e após ler tudo o que vocês vem falando, estou convencido que não é um problema do aparelho.

No entanto, tenho uma dúvida e gostaria da saber de vocês que manjam:
- Tenho o roteador da vivo fibra e fiz a configuração dos Twibis de forma padrão pelo app como sugere o manual. Minha dúvida é se preciso configurar o roteador ou os Twibi em modo Bridge? Seria uma boa prática fazer isso?
Como o colega @Lumiatron comentou, o problema de fazer o backhaul por wifi é que metade da capacidade é usada para conversar com o ponto principal e a outra metade vai para os clientes. Se ligasse por cabo, 100% do Wifi estaria disponível aos clientes.

Sobre colocar os Twibis em Bridge (modo AP) depende de como você usa a internet. Isso por que da forma padrão você está criando uma rede do Twibi dentro da rede da Vivo, o que configura DuploNAT e faz com que os equipamentos da rede do twibi nao conversem com os equipamentos da rede da Vivo, além do fato de abrir portas ficará complicado para equipamentos na rede Twibi.
Para diminuir alguns problemas sem precisar colocar o Twibi em Bridge e perder algumas funções, recomendo colocar o IP do Twibi conectado na rede da Vivo em DMZ.
 
Galera que tem Deco (TPLINK), no ultimo firmware que saiu, versão 1.60 (ja tinha saído ele beta, agora saiu oficial), tem como configurar manualmente qual deco cada dispositivo vai ficar amarrado e qual frequencia (2.4 ou 5ghz). Bom para dispositivos que ficam fixos e insistem em conectar nos Decos mais distantes, como acontecia aqui com uma TV que insistia em conectar no Deco mais longe.
 
Galera, to na duvida de quais equipamentos pegar. Moro numa casa de 2 pavimentos, relativamente grande e com um quintal (cerca de 450 m²). A casa é meio antiga e é ja vi que é difícil passar cabos de rede pelos conduítes. Será que vou ter perda mt grande de velocidade fazendo uma rede mesh via wifi? Alem disso, to na dúvida se vale a pena ou nao pegar o DECO M5 3 pack por 1350 reais do que pegar 2 pack do AX3000 da xiaomi por 1150 reais. Além disso, eu tenho um repetidor RE200 q nao sei se faria mesh com os deco M5 (ficando no total 4 aparelhos). Com o xiaomi provavelmente nao faz, acredito eu. Observação: tenho uma internet de 200Mb da VIVO.
 
Galera, to na duvida de quais equipamentos pegar. Moro numa casa de 2 pavimentos, relativamente grande e com um quintal (cerca de 450 m²). A casa é meio antiga e é ja vi que é difícil passar cabos de rede pelos conduítes. Será que vou ter perda mt grande de velocidade fazendo uma rede mesh via wifi? Alem disso, to na dúvida se vale a pena ou nao pegar o DECO M5 3 pack por 1350 reais do que pegar 2 pack do AX3000 da xiaomi por 1150 reais. Além disso, eu tenho um repetidor RE200 q nao sei se faria mesh com os deco M5 (ficando no total 4 aparelhos). Com o xiaomi provavelmente nao faz, acredito eu. Observação: tenho uma internet de 200Mb da VIVO.
O RE200 não fará mesh com o Deco. São tecnologias diferentes.
Sobre liga-los por Wifi, para até 200mbps pode ser que funcione relativamente bem, desde que o sinal que chegue aos pontos seja forte para manter essa velocidade. Dependendo da Laje entre os pavimentos, acho que 200mbps é o limite. Se um dia aumentar para 600mbps, certamente teria que liga-los por cabo.
Sobre o alcance com 3 M5 (de 400mW) ou 2 AX3000 (com 800mW), vai depender de onde vc vai posiciona-los.. Se tiver muita parede (3, 4) entre o ponto no térreo até o quintal, certamente o sinal vai ficar degradado nessa região, com velocidade baixa e instável. Até umas duas paredes, por experiencia própria, acredito que uns 200mbps seja possivel com o AX3000 de 800mW.
Com o M5 de 400mW, acredito que pouco mais de 100mbps.
 
Galera, to na duvida de quais equipamentos pegar. Moro numa casa de 2 pavimentos, relativamente grande e com um quintal (cerca de 450 m²). A casa é meio antiga e é ja vi que é difícil passar cabos de rede pelos conduítes. Será que vou ter perda mt grande de velocidade fazendo uma rede mesh via wifi? Alem disso, to na dúvida se vale a pena ou nao pegar o DECO M5 3 pack por 1350 reais do que pegar 2 pack do AX3000 da xiaomi por 1150 reais. Além disso, eu tenho um repetidor RE200 q nao sei se faria mesh com os deco M5 (ficando no total 4 aparelhos). Com o xiaomi provavelmente nao faz, acredito eu. Observação: tenho uma internet de 200Mb da VIVO.
Opa, essa eu posso responder.

Eu tenho lá em casa um kit com 2 Deco m4 e internet 200mb da vivo tb.

O m4 e m5 acredito que sejam bem parecidos.

Funciona muito bem. Tenho wifi no apartamento todo. Os dois estão conectados via wi-fi.

No satélite principal, consigo os 200mb sem problemas. Mas quando conectado no segundo satélite, geralmente cai pela metade. Fica entre 100 a 120mb.

Mas pro meu uso... tá ótimo. Se quisesse usar 200mb nos dois satélites, ou se tivesse mais banda, acredito que só conectando os dois via cabo.
 
Opa, essa eu posso responder.

Eu tenho lá em casa um kit com 2 Deco m4 e internet 200mb da vivo tb.

O m4 e m5 acredito que sejam bem parecidos.

Funciona muito bem. Tenho wifi no apartamento todo. Os dois estão conectados via wi-fi.

No satélite principal, consigo os 200mb sem problemas. Mas quando conectado no segundo satélite, geralmente cai pela metade. Fica entre 100 a 120mb.

Mas pro meu uso... tá ótimo. Se quisesse usar 200mb nos dois satélites, ou se tivesse mais banda, acredito que só conectando os dois via cabo.

É isso!
Rede mesh de entrada/intermediário é para estabilidade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo