Olá sou novo aqui o fórum, com eu li alguns posts e depoimentos, eu queria deixar aqui a experiencia que estou tendo com minha nova rede Mesh. A alguns dias atrás venho pesquisando sobre roteadores wifi Mesh. Eu tinha até semana passada, uma rede Mikrotik aqui na minha casa. Adquiri eles a cerca de dois anos e meio, um deles o Roteador Principal(Mikrotik Hap Ac) escolhi este como principal somente porque ele tem mais saidas de portas Ethernet Giga, no caso 05 portas configuráveis Wan ou Lan, uma das facilidades do Mikrotik, o outro que coloquei como AP é um Mikrotik Audience (este com apenas 02 portas Ethernet Giga, porém ele tem 03 Rádios Wifi sendo um delos 2,4ghz e dois deles em 5ghz sendo um deles pode ser usado como backhaul e ainda ele é 4x4 e usam para espécia de rede mesh) porém ele nlao tem esta tecnologia. Acontece que os roteadores mikrotik são muito bons por sinal para aplicações em provedores e pequenas empresas, mas quando se trata de um wifi residencial ele não tem as técnologias mais novas e talvez seu firmware precisa de melhor desenvolvimento, sendo que neste ano que eles estavam entregando em teste a tecnolologia Wave2, que já existe em vigor na maioria dos roteadores comercializados de seus concorrentes.
Em tenho em casa uma Internet de 400/200 Megas em fibra entregues em uma Onu Fiberhome muito bom inclusive, porém o wifi dele é somente 2.4ghz o qual eu nem uso, eu usava o par de Mikrotiks para isto. A interligação destes dois pontos eu uso via cabo ethernet CAT 5E interligando eles, e e tambémm tenho cabo em mais dois pontos da minha casa, mas preciso de wifi na casa toda. O mikrotik até que cumpria o papel, eu tinha wifi 5ghz praticamente em todos os ambientes com estes dois Roteadores Wifi,, um em uma sala ao lado da ONU da operadora, e outro na parte de cima logo ao sair das escadas cobrindo os outros bientes. Bem eu atingia com um dos notebooks, este com placa Intel AX200 preparado para 160Mhz estando perto do roteador cerca de 300Mbps as vezes um pouco mais, e através de paredes chegava a atingir tranquilamente 200Mbps; Eu sempre separei as Redes, uma para 2.4ghz(somente para uma camera e uma TV que usava com um roteador mais antigo de 2.4ghz e outra para 5Ghz que atendia todos os outros dispositivos(02 smartphones, 01 TV, 01 Chromecast, 01 HTV, 01 camera Xiaomi e 02 Notebooks). Bem via cabo recebo 432Mbps de download por cerca de 215Mbps de Upload da provedora de Fibra. Eu tinha um pouco de problemas com os notebooks as vezes e mais com o smartphone Xiaomi da minha esposa que ao se movimentar na casa na maioria das vezes continuava no wifi do Roteador que estava mais longe, o mais chato era qeu ele se conectava a rede 2.4ghz e não saia mais dela.
Pesquisando a cerca de 02 saemanas atrás roteadores com tecnologias Mais novas e ainda com Mesh e wifi6, eu assisti reviews, depoimentos, e pesquisei preços é claro, me deparei com algumas opções:
- Tplink X20 , TPlink X50 e TPlink X60 todos com 02 unidades( x60 este gostei bastante do resultado do review, porém ele é de valor alto e tem dois problemas, nçao separa as redes, poucas opçoes de configuração e poucas sapídas Ethernet);
- Asus XT8 - este um dos mais caros, encontra importando de de fora, e os preços daqui são absurdos, porém o review revelou que é o que tem mais opções de configuração, tem 03 radios porém eu não iria utilizar pois tenho cabo de rede instalado.
- huawei AX3 ws7200 - estilo roteador mesmo com 04 antenas, dava para adquirir 02 e depois configura-lo em Mesh, tem a opção de importar da China ou comprar aqui , porém não achei um review que me mostra-se como é o roaming dos dispositivos.
- Huawei WiFi Mesh 3 WS8100 - Este é bem recente, mas não menciona ter algumas tecnologias que acredito ser interessante são BSS Color e Beamforming;
- Ai me deparei com os Roteadores Xiaomi, vi alguns reviews e escolhi adquirir o Xiaomi AX3000 02 unidades na versão Chinesa, eles tem formato de torre, tem 03 saidas Lan e 01 Wan, tecnologias BSS Color e Beamforming, OFDMA e MU-MIMO, aliás todos os modelos citados que pesquisei são wifi6 já. Opiniões podem divergir é claro, mas eu acabei escolhendo estes Xiaomi AX3000 (acabei comprando aqui no Brasil pelo mercado livre) e eles saíram quase que a metade do preço comparando por exemplo, o preço do par de Tplink X60.
Estou usando o Xiaomi AX3000 (02 unidades na versão Chinesa) a uma semana , coloquei nos mesmos lugares que estavam os da Mikrotik. , estão interligados via cabo de rede e ativado com todas as configurações de rede mesh, porém eu gosto de deixar as redes 2.4ghz e 5Ghz separadas. Me surpreendi na cobertura deles, eu tinha ainda algunas lugares que o sinal de 5ghz dos Mikrotik ficava oscilando, e o smartphone por exemplo, acabava indo para a rede 2.4ghz . Hoje só deixo a rede 2.4 para uma Camera Xiaomi que tenho e futuramente para alguns dispositivos IOT que vou adquirir. O smartphone Xiaomi não tem mais problema com o roaming quando se movimenta pela casa, ele troca automaticamente para a o Wifi mais próximo, fiz o teste várias vezes e só percebo a troca pelo APP wifi Analiser ativo que ele trocou de MAC do Roteador. Ando pela casa com o smartphone ou notebook com sinal muito forte e bem estável, e agora a velocidade do meu smartphone Galaxy S21 FE chega a 370Mbps de dowload, já os dois notebooks batem 420Mbps de dowload. No ponto com mais obstáculos, com cerca de 03 paredes a velocidade chega a bater 190Mbps de download com meu Samsung Galaxy. Me supreendi com a estabilidade e alta velocidade do wifi 6, é uma pena que ainda não tenho do provedor como contratar uma velocidade ainda maior para ver até onde chegam os testes de velocidade com estes roteadores wifi Xiaomi AX 3000
As velocidades atingidas depende também de cada dispositivo, do ambiente, interferencias, etc,
Agradecimentos a todos aqui do fórum, pois pesquisei vários relatos aqui e também a um canal do Youtube chamado Max Dicas.