[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Então, o modem fica na sala e tenho um PC no quarto. A ideia era colocar um roteador mesh na sala junto do modem e outro no quarto pra poder puxar um cabo de rede pro PC.
Esse é o principal erro de quem vai instalar um sistema Mesh: Colocar um ponto no mesmo local do roteador atual e outro ponto onde o sinal está fraco.
Dessa forma o sinal vai continuar chegando fraco no destino e será repassado fraco pelo satélite.

A melhor forma é tentar deixar os dois pontos o mais bem espaçados possivel, para que o sinal wifi chegue forte no satélite, para que ele consiga retransmitir o sinal forte.

Na imagem abaixo, imagine que o ponto azul seja o Mesh primário e o do meio o satelite secundário. Esqueça o terceiro ponto da direita. Suponha que vc queira uma interner forte no quarto logo abaixo do satelite central da figura da esquerda.
asus-mesh-placement-dos-and-donts.png

Na figura da esquerda, se colocar o satelite do lado do quarto, o sinal do Wifi vai ficar cheio, mas a internet desse Wifi será lenta e instável.
Na figura da direita, se colocar o satélite no meio do caminho, ele vai pegar o sinal forte da base e repassar com força para o quarto.

Esse é o principal erro de quem vai instalar um sistema Mesh: Colocar um ponto no mesmo local do roteador atual e outro ponto onde o sinal está fraco.
Dessa forma o sinal vai continuar chegando fraco no destino e será repassado fraco pelo satélite.

A melhor forma é tentar deixar os dois pontos o mais bem espaçados possivel, para que o sinal wifi chegue forte no satélite, para que ele consiga retransmitir o sinal forte.

Na imagem abaixo, imagine que o ponto azul seja o Mesh primário e o do meio o satelite secundário. Esqueça o terceiro ponto da direita. Suponha que vc queira uma interner forte no quarto logo abaixo do satelite central da figura da esquerda.

Na figura da esquerda, se colocar o satelite do lado do quarto, o sinal do Wifi vai ficar cheio, mas a internet desse Wifi será lenta e instável.
Na figura da direita, se colocar o satélite no meio do caminho, ele vai pegar o sinal forte da base e repassar com força para o quarto.

Muito bem!

Dependendo do kit mesh, o recomendado é que receba pelo menos -55dbm para que seja tenha velocidade bacana e exista margem de perdas com as variações de recepção do sinal.

Se for instalado em um local que a recepção não dê margem para perda, podem ocorrer desconexões entre os módulos.

Experimentei isso algumas vezes aqui em casa.

Boa, valeu! Mas é que achei bem estranho o TPLink conseguir velocidades muito maiores numa distância maior e com mais obstáculos.
Uma coisa que to tentando levar em conta também é que to pra pegar um Quest 2 e aconselham muito um WiFi 6 pra ele e, baseado nesses testes do MaxDicas, o TPLink se sairia melhor pra usar o VR em outro cômodo, pelo que entendi.
Cara, por curiosidade foi dar uma pesquisada sobre o Google Wi-Fi.

Pelo jeito é muito comum esse problema do PPPoE nele. Muita gente reclamando de baixa performance.

Pelo que entendi, o PPPoE usa mais processamento e o Google Wi-Fi não aguenta. Um absurdo, mas... aparentemente esse é o problema.

Queria fazer dessa forma q conectaria o modem via cabo de rede no mesh primário (ambos na sala), já o segundo tem q ficar no quarto aonde está o.PC para eu puxar um cabo de rede do mesh para o PC, n tenho.wifi nele (desktop).

Com o próprio roteador do modem eu já consigo Internet na casa toda, n precisaria do mesh para isso. Preciso apenas para conseguir passar o cabo de rede pro PC pra conseguir jogar tb sem perder mt velocidade, o que provávelmente ocorreria se fosse utilizar outro roteador/repetidor.

teoricamente todo roteador Wifi6 também faz broadcast de Wifi5.. Mas tanto o Wifi6/5/4/3 suportam 2.4GHz..
Hoje tenho Mesh de um AX6 como principal e o AX5 como satelite, ambos rodando Wifi6/5, com as redes 2.4 e 5Ghz juntas num mesmo SSID e nunca tive problemas de instabilidade em equipamentos que só rodam 2.4GHz (como Sonoffs, lampadas Wifi, celulares antigos)
Então, NMHO, não precisaria de todo esse malabarismo para atender esses equipamentos.

Como nosso amigo @neo666 comentou, tem como vc interliga-los por cabo? Por que para 600mbps, o roteador vai precisar ter muita banda Wifi para se comunicar com a base e com os clientes ao mesmo tempo..
Roteadores como o M4, M5, Twibi+, só possuem duas streams simultaneas, cada uma fornecendo teóricos 433mbps por stream. Isso significa que se ligados por Wifi, esses Meshs mais baratos não teriam como entregar os 600mbps no cliente, já que uma stream estaria conversando com a base e a outra com o cliente, COm isso vc teria apenas algo próximo dos 433mbps (uns 350mbps reais) de velocidade nos clientes
Já o Archer M9 é 4x4 e consegue se comunicar com a base em 866mbps, e manter outro link de 866mbps para os clientes, o que poderia atender sua velocidade ligado pelo wifi.

Massssssss.. nao sei se vale investir em Wifi5 hoje, pois esse M9 ficaria desatualizado e não atenderia caso você subisse sua velocidade para 800~1000mbps.
Por R$750 seria possível importar um par de AX6S da Xiaomi, que tem um excelente alcance e Mimo 4x4 no Wifi6
Estranho, meu Ax1800 se ativo wifi6 desliga o 5 e vice versa.
E aparelhos antigos não conectam nele.

Peguei o Ax5 pra tentar fazer a gambiarra kkkkk

saudações a todos, estou querendo comprar um kit mesh, residência pequena. Pretendo investir no máximo uns 1500. Quais opções vocês recomendam?

saudações a todos, estou querendo comprar um kit mesh, residência pequena. Pretendo investir no máximo uns 1500. Quais opções vocês recomendam?
Tem mais fators que são importantes para montar uma rede mesh.. QUal a velocidade da internet que vc pretende usar e se há a possibilidade de vc liga-los por cabo..
Pq dependendo do que vc tem hoje, um sistema de R$300 reais pode te atender..

Tem mais fators que são importantes para montar uma rede mesh.. QUal a velocidade da internet que vc pretende usar e se há a possibilidade de vc liga-los por cabo..
Pq dependendo do que vc tem hoje, um sistema de R$300 reais pode te atender..
500megabits, a casa está em um terreno aproximadamente 10x20m e a casa pega uns 70% da área. Posso ligá-los via cabo sim.

500megabits, a casa está em um terreno aproximadamente 10x20m e a casa pega uns 70% da área. Posso ligá-los via cabo sim.
O fato de poder ligar por cabos já permite usar sistemas Mesh mais em conta..
Um sistema mais simples (Wifi 5 mimo2x2) como o MR50G, Deco M4 ou M5 ou Twibi Giga+ poderia te fornecer até uns 700mbps de internet para cada ponto..
A diferença é que o M4/5 teriam uns 500mW de potencia, o MR50G uns 700mW e o Twibi uns 850mW em 5GHz. EM teoria, o MR50g teria 20% a mai de alcance que o M4/5 e o Twibi uns 30% a mais.

Se quiser Wifi6, o Deco X20 forneceria algo em torno de 1200mbps por ponto enquanto o X60 forneceria até 2400mbps de velocidade e o X90 até 4800mbps.
O X20/60 teria 600mW de potencia e o X90 teria uns 900mW.. Em teoria, o X20/60 teria uns 10% a mais de alcance que o M4/5 e o X90 uns 40% a mais de alcance.

O fato de poder ligar por cabos já permite usar sistemas Mesh mais em conta..
Um sistema mais simples (Wifi 5 mimo2x2) como o MR50G, Deco M4 ou M5 ou Twibi Giga+ poderia te fornecer até uns 700mbps de internet para cada ponto..
A diferença é que o M4/5 teriam uns 500mW de potencia, o MR50G uns 700mW e o Twibi uns 850mW em 5GHz. EM teoria, o MR50g teria 20% a mai de alcance que o M4/5 e o Twibi uns 30% a mais.

Se quiser Wifi6, o Deco X20 forneceria algo em torno de 1200mbps por ponto enquanto o X60 forneceria até 2400mbps de velocidade e o X90 até 4800mbps.
O X20/60 teria 600mW de potencia e o X90 teria uns 900mW.. Em teoria, o X20/60 teria uns 10% a mais de alcance que o M4/5 e o X90 uns 40% a mais de alcance.
Muito obrigado. Meu roteador atual (Tp link archer c6) ainda poderia ser utilizado? tenho duas saídas rj45 livres nele, pois uma deixo para o pc e outra para um dvr de cftv, então poderia ligar, em tese, dois dispositivos mesh via cabo.

O site da fabricante traz essa lista de dispositivos mesh compatíveis, seria uma lista exclusiva ou outros de fora também funcionariam? https://www.tp-link.com/br/onemesh/...ce=web&utm_medium=ui&utm_campaign=wifi-router

Oq vcs acham do roteador mesh xiaomi ax3000?
Recomendam? Se não, qual outro modelo?
Internet de 600mb download e 300mb upload. Casa 110m². O próprio modem da vivo fibra já consegue levar wifi na casa toda, então essa n seria uma preocupação com mais dois roteadores mesh.
Estava a procura de dois roteadores mesh até 1500 o conjunto.
Ligar um via cabo ao modem principal e o segundo ficaria no quarto pra puxar um cabo de rede até o PC q tb fica no quarto.
Preciso q mantenha estabilidade e velocidade já q pretendo jogar online.
Vlw

Pessoal, tudo bem?

Seguinte, to tentando fazer uma rede Wi-Fi onde trabalho, será que mesh resolveria?

É um prédio de 3 andares (separados por escadas, então dá pra fazer cabeamento entre os andares, se preciso), e eu quero manter o sinal bom e estável nos 3 andares.
Precisaria aguentar de 50 a 100 dispositivos simultaneos, sem perda considerável no sinal. Atualmente eu uso uns roteadores como repetidor, mas aparentemente eles não dão conta de lidar com tantas conexões simultâneas e a conexão está sempre instável.

Pessoal, tudo bem?

Seguinte, to tentando fazer uma rede Wi-Fi onde trabalho, será que mesh resolveria?

É um prédio de 3 andares (separados por escadas, então dá pra fazer cabeamento entre os andares, se preciso), e eu quero manter o sinal bom e estável nos 3 andares.
Precisaria aguentar de 50 a 100 dispositivos simultaneos, sem perda considerável no sinal. Atualmente eu uso uns roteadores como repetidor, mas aparentemente eles não dão conta de lidar com tantas conexões simultâneas e a conexão está sempre instável.

Recomendaria o uso de Access Point profissional.
A rede mesh é para demanda residencial.

Qualquer instabilidade que houver, nem suporte vão querer dar, afirmando que esse tipo de rede não se destina ao seu caso.

Recomendaria o uso de Access Point profissional.
A rede mesh é para demanda residencial.

Qualquer instabilidade que houver, nem suporte vão querer dar, afirmando que esse tipo de rede não se destina ao seu caso.
Entendi, valeu pela sugestão.

Eu to com 2 pontos de fibra de 300mb cada. Esses sistemas conseguem distribuir a banda entre os usuários né? Porque to na dúvida agora se esse link é suficiente, mesmo com os AP.

Entendi, valeu pela sugestão.

Eu to com 2 pontos de fibra de 300mb cada. Esses sistemas conseguem distribuir a banda entre os usuários né? Porque to na dúvida agora se esse link é suficiente, mesmo com os AP.

AP consegue sim e é até mais vantajoso no seu cenário.
É o mesmo modelo de redes usadas em shoppings, aeroportos etc.
Inclusive, é possível criar inúmeras SSID para facilitar e dimensionar o uso para cada cenário que for preciso.

AP consegue sim e é até mais vantajoso no seu cenário.
É o mesmo modelo de redes usadas em shoppings, aeroportos etc.
Inclusive, é possível criar inúmeras SSID para facilitar e dimensionar o uso para cada cenário que for preciso.
Interessante, você recomenda algum? Vi algumas pessoas falando do Ubiquiti e TP-Link. É consideravelmente mais caro do que os roteadores comuns né, mas acho que não vai ter jeito, tá bem ruim de trampar com esse sinal assim.

Acha melhor eu cancelar um ponto de fibra e manter tudo no AP, ou manter ele pra dar uma respirada e dividir as 2 fibras entre os andares?

Interessante, você recomenda algum? Vi algumas pessoas falando do Ubiquiti e TP-Link. É consideravelmente mais caro do que os roteadores comuns né, mas acho que não vai ter jeito, tá bem ruim de trampar com esse sinal assim.

Acha melhor eu cancelar um ponto de fibra e manter tudo no AP, ou manter ele pra dar uma respirada e dividir as 2 fibras entre os andares?

Realmente Ubiquiti é unânime.
Entenda como um investimento, é algo com o qual você não deverá se preocupar.

Existem outras marcas como Intelbras etc, mas eu não posso recomendar pois nunca usei ou me conectei em uma.

Sobre as fibras, eu recomendaria você conversar com seu provedor, a fim de entender a melhor solução dimensionada à demanda que você poderá ter.

Até pq o ideal é que uma empresa faça toda a instalação para que você tenha a melhor eficiência possível.

Os AP tem um roaming funcional, funções de transferência entre si que tornarão o uso muito mais simples para o usuário final.

Dimensiona seu uso, conversa com teu provedor e encontra a melhor alternativa.
Se não houver uma demanda para tanta transferência de dados, não deve ser necessário manter dois links.

Até pq se você precisar de redes separadas, o AP pode criar várias, como mencionei.

Administração, funcionários e visitantes, por exemplo.

Eu uso 2 AP ubiquiti wifi 6 aqui em casa e nada a reclamar. O único ponto é que são meio caros e acho que o U6Lite não vale a pena pelo preço.

Pessoal pra quem quer uma conexão estável e rápida o suficiente para fazer video chamadas/assistir streaming e apenas usando wifi, seria melhor comprar um desses modelos Ubiquiti da vida tipo UniFi6 LR e deixar ligado no modem da claro ou 3-4 daqueles DECO M4, ou alguma outra solução sem fio que garanta ao menos estabilidade de sinal? Na minha casa até o último quarto tem uns 15m em linha reta só que tem umas 4-5 paredes no caminho entre o roteador e o notebook. A internet é 500 MB, mas isso nem faz tanto diferença só quero ela estável até esse último ambiente. Estava usando um tenda AC6 como repetidor do sinal da claro no meio do caminho, mas mesmo assim o sinal ficava ruim nesse último cômodo. Disposto a gastar até uns R$2k, mas não queria nada importado da china pois iria demorar e preciso pra trabalhar.

Pessoal, atualizando sobre o assunto Beamforming nos Twibis da Intelbras:

Como mencionei em outro posto, no aplicativo Network Analyzer Pro o Twibi (tanto Fast quanto Giga+) aparece com as funções Single User Beamforming e Multi User Beamforming marcados como OFF, ou seja, desligados, ou não disponíveis.

A Intelbras entrou em contato comigo e em testes internos realizados em bancada lá, perceberam que o Twibi de fato não está transmitindo sinal com as especificações.

Foi verificado também dentro da interface de sistema do Twibi que a função hora aparece ativada, hora desativada, mas que não está funcionando, tendo o Twibi transmitido sinal em formato "convencional"

O funcionário informou que o Twibi não respondeu durante as tentativas de forçar o Twibi a ativar a funcionalidade.

Me informou também que repassou as informações analisadas ao setor de desenvolvimento a fim de encontrar uma solução geral, pois como visto, se trataria de uma questão em todos os modelos.

Sugeri que se possível fosse avaliada a mesma questão no Tenda MW6, para saber se já não é um problema crônico que já foi repassado através dos white labels.

Então fica aí a informação para quem usa Twibi.

A Intelbras está avaliando a ausência de funções avançadas para tomar uma posição sobre o equipamento, principalmente se tratando de uma função amplamente divulgada no marketing, que pode gerar uma dor de cabeça por não serem entregues.
Pessoal, tenho que um kit Twibi Giga com duas unidades via cabo, alguém tem alguma novidade sobre a questão apontada pelo Lumiatron, Beamforming e MU-MIMO, do suporte da Intelbras, desde já agradeço.

Pessoal, tenho que um kit Twibi Giga com duas unidades via cabo, alguém tem alguma novidade sobre a questão apontada pelo Lumiatron, Beamforming e MU-MIMO, do suporte da Intelbras, desde já agradeço.

Zero novidades, até então.

A situação é curiosa para mim, já que o técnico da Intelbras me informou que a função não funcionou nem mesmo quando ele executou os códigos dentro da interface de controle do Twibi.

Meu receio é que seja algo crônico, espero estar enganado.

Queria falar com alguém que usa os Tenda MW3 e MW6, que são os modelos que inspiram o Twibi, para saber se o mesmo problema acontece.

Vou esperar um bom tempo até a Intelbras se manifestar, caso contrário vou solicitar a troca por produtos que atendam às especificações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal pra quem quer uma conexão estável e rápida o suficiente para fazer video chamadas/assistir streaming e apenas usando wifi, seria melhor comprar um desses modelos Ubiquiti da vida tipo UniFi6 LR e deixar ligado no modem da claro ou 3-4 daqueles DECO M4, ou alguma outra solução sem fio que garanta ao menos estabilidade de sinal? Na minha casa até o último quarto tem uns 15m em linha reta só que tem umas 4-5 paredes no caminho entre o roteador e o notebook. A internet é 500 MB, mas isso nem faz tanto diferença só quero ela estável até esse último ambiente. Estava usando um tenda AC6 como repetidor do sinal da claro no meio do caminho, mas mesmo assim o sinal ficava ruim nesse último cômodo. Disposto a gastar até uns R$2k, mas não queria nada importado da china pois iria demorar e preciso pra trabalhar.

O ideal seria usar uma rede mesh de ponta, que possua uma frequência exclusiva para uso entre os nós.

Como o seu objetivo é estabilidade, é possível que a rede mesh intermediária supra sua demanda.

Deixando claro que, a sua velocidade de 500mb ficará longe de ser entregue via wi-fi em todos os pontos, mas a rede deve ter estabilidade e constância de sinal.

Basta posicionar bem os módulos para diminuir o espaçamento entre as paredes que você possui.

Deixando claro que, obstáculos não são apenas as paredes, mas móveis, Eletros e objetos no geral que esteja no ambiente onde as ondas de rádio se direcionam.

Se puder, faça um desenho que represente o plano do seu imóvel que fica mais fácil o pessoal sugerir uma melhor alternativa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive, tenho um tópico no fórum oficial da Intelbras.

Quem puder ir lá se manifestar, já ajuda a eles entenderem que cada vez mais pessoas estão cientes de algo abafado, até então.

Última edição:
Para quem possui o Xiaomi / Redmi AX6S versão chinesa aqui vai uma dica: atualize o firmware para a versão a nova versão 1.0.54.

Até que enfim que corrigiram os problemas do mesh. Nos meus testes o wireless backhaul está estável com ping de 1 a 2ms (nos firmwares anteriores a cada 10 a 30 segundos o segundo roteador perdia a conexão e ocasionava um lag de 100 a 1000ms). Aparentemente nessa nova versão de firmware o wireless backhaul está sendo ativado apenas para a rede de 5GHz (o que é muito bom). Também foi corrigido o problema do fast roamming entre mesh de roteadores AX6S, onde a conexão dos dispositivos não cai quando se conecta entre roteadores diferentes.

O AX6S está super estável com um wireless forte (principalmente em 2,4GHz) e com o MU-MIMO funcionando perfeitamente. Agora sim ele está com um ótimo custo-benefício.

Para quem possui o Xiaomi / Redmi AX6S versão chinesa aqui vai uma dica: atualize o firmware para a versão a nova versão 1.0.54.

Até que enfim que corrigiram os problemas do mesh. Nos meus testes o wireless backhaul está estável com ping de 1 a 2ms (nos firmwares anteriores a cada 10 a 30 segundos o segundo roteador perdia a conexão e ocasionava um lag de 100 a 1000ms). Aparentemente nessa nova versão de firmware o wireless backhaul está sendo ativado apenas para a rede de 5GHz (o que é muito bom). Também foi corrigido o problema do fast roamming entre mesh de roteadores AX6S, onde a conexão dos dispositivos não cai quando se conecta entre roteadores diferentes.

O AX6S está super estável com um wireless forte (principalmente em 2,4GHz) e com o MU-MIMO funcionando perfeitamente. Agora sim ele está com um ótimo custo-benefício.
tenho uma dica melhor do que ficar nessa porcaria de FW da mimimi.

passa OPENWRT no router de uma vez e acaba com as dores de cabeça.
image.png

versão china tem um FW beta que tem telnet habilitado que facilita instalar o openwrt, na versão Global as primeiras unidades fabricadas tem o esquema do telnet tb as demais só via serial com solta na pcb.

Opa, beleza?

Depois de muita pressão, a Intelbras se pronunciou via fórum de suporte.

Me foi informado que conseguiram diagnosticar o problema no beamforming dos Twibi, e que já criaram um script para ativação da função.

Além disso, disseram que já está em desenvolvimento uma nova versão de firmware com a correção definitiva do defeito.

Solicitaram que entrasse em contato com o suporte técnico para poder ativar a função via script, como paliativo, antes de sair a atualização definitiva.

Opa, beleza?

Depois de muita pressão, a Intelbras se pronunciou via fórum de suporte.

Me foi informado que conseguiram diagnosticar o problema no beamforming dos Twibi, e que já criaram um script para ativação da função.

Além disso, disseram que já está em desenvolvimento uma nova versão de firmware com a correção definitiva do defeito.

Solicitaram que entrasse em contato com o suporte técnico para poder ativar a função via script, como paliativo, antes de sair a atualização definitiva.
Deram algum prazo pra essa atualização definitiva?

Users who are viewing this thread

Voltar